É uma dúvida ou uma curiosidade dos dentistas saber o que está em alta na sua profissão. Conhecer os serviços ou tratamentos odontológicos mais requisitados no momento é uma informação relevante para planejamento dentro do consultório.
Isso porque, essa informação pode ser utilizada para gerar ações, indicar tendências, e até influenciar na tomada de decisão para fazer cursos de curta e longa duração.
Por isso, você precisa estar atualizado e saber quais tipos de serviço odontológico estão em alta no mercado. Veja nesse texto o que preparamos para você.
Quais serviços odontológicos podem ser prestados em consultório?
Quando nos formamos em Odontologia, o cirurgião-dentista legalmente inscrito no Conselho Regional de Odontologia, torna-se apto a prestar todos os tipos de serviços ou tratamentos odontológicos.
É claro, que existem alguns tipos de tratamento ou procedimentos mais complexos que, dentistas especialistas, estão mais aptos a fazer do que clínicos gerais. Por isso, a especialização e o estudo contínuo é sempre bem vindo.
Geralmente, o dentista clínico geral irá prestar toda atenção básica aos pacientes, como a realização de profilaxia, restaurações diretas e indiretas, tratamento de canal em casos simples, exodontias, entre outras.
Já os dentistas especialistas, são aqueles que optaram por focar o seu estudo dentro de uma área da odontologia e por isso, canalizam seus atendimentos nas especialidades, como Ortodontia, Implantodontia, Endodontia, entre outros.
O tipo de serviço ou tratamento odontológico mais realizado por dentistas varia muito em relação a região do consultório, público alvo, expertise do dentista entre outros fatores. Abaixo vamos citar alguns serviços em alta na Odontologia no momento.
Serviço odontológico: Quais são os mais procurados?
Dentre os diversos tipos de serviços ou tratamento odontológicos podemos citar abaixo alguns que, atualmente, são os mais procurados pelos pacientes, seja por demanda estética ou funcional. Confira!
Implante dentário
A Implantodontia é uma especialidade da Odontologia voltada para a reabilitação oral de pacientes que perderam um ou mais dentes. E essa perda dos dentes pode afetar a vida do paciente, como por exemplo ao comer, ao sorrir ou até mesmo promover mudanças em sua autoestima.
Para a cirurgia da instalação de um implante de dente, o paciente precisa fazer uma tomografia computadorizada, para que o Cirurgião Dentista Especialista em Implantodontia realize o planejamento da cirurgia de acordo com o indicado para o paciente.
A cirurgia de implante é a colocação do parafuso de titânio em substituição a raiz do dente perdido. A prótese ou coroa de cerâmica é colocada em média de três meses da instalação do implante e pode ser cimentada ou parafusada.
Esse procedimento é mais simples do que você imagina. Uma cirurgia simples, rápida e que pode ser realizada sob sedação endovenosa, ou seja, você poderá dormir durante todo o procedimento.
Tratamento de cárie
Quando o tecido dentário é perdido por cárie é necessário realizar a remoção da doença antes de fazer a restauração. Depois disso, o dentista fará a reconstituição do dente.
As restaurações podem ser feitas pelo próprio dentista no consultório, as chamadas restaurações diretas. Ou serem realizadas em laboratórios, as chamadas restaurações indiretas.
A escolha entre uma restauração direta ou indireta depende do tipo de lesão do elemento dentário. Ou seja, a magnitude da mesma. Portanto, o dentista é responsável por avaliar qual restauração está mais indicada para o caso.
As restaurações diretas podem ser feitas de diversos tipos de materiais. A escolha do tipo de material restaurador também possui indicação específica de caso para caso.
Após restaurado, o dente terá sua estética e função adequadas novamente. Além de lesões cariosas, existem outras indicações para restaurar os dentes como no caso de: fraturas dentárias e lesões não cariosas, como abfrações e erosões dentárias.
Facetas de porcelana
As facetas em porcelana, foram inventadas pelo californiano Charles Pincus, em 1928, com o objetivo de serem usadas em filmagens cinematográficas para a mudança temporária de aparência dos atores.
Não existia o domínio das técnicas de cimentação adesiva, e desta forma, os procedimentos eram de pouca durabilidade.
Diante das inovações tecnológicas na Odontologia e o aprimoramento desses materiais foi possível reunir os requisitos ópticos, biológicos, mecânicos e funcionais favorecendo e ampliando as suas indicações clínicas.
A durabilidade e a resistência desse material ganharam espaço, o que favoreceu a comercialização das lentes de contato dental para outros fins, ampliando as possibilidades no universo da Odontologia tanto para o profissional quanto para o paciente.
Clareamento dental
O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio. Esse produto em contato com a superfície dos dentes, consegue quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.
É importante ressaltar que a superfície dentária não é a única região afetada, a gengiva também precisa de atenção e proteção. O gel clareador utilizado é forte e pode queimá-la.
O clareamento dental pode ser realizado desde que toda a cavidade oral esteja em um bom estado de saúde, e sob controle profissional.
Existem maneiras diferentes de realizar o clareamento dental e o resultado final do tratamento vai depender do tipo de técnica que foi utilizada e também da dedicação do paciente.
Cada técnica tem uma atuação profissional referente e cuidados proporcionais ao paciente. Portanto, tudo vai depender da indicação profissional para cada caso e a escolha do paciente, levando em consideração os cuidados pós clareamento que cada paciente terá.
Bichectomia
A Bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista e que tem como objetivo remover a bola de Bichat. A bola de Bichat é um tipo de tecido adiposo localizado na mucosa jugal ou bochechas.
A bola de Bichat possui uma função mecânica durante a mastigação. Ela se interpõe entre os músculos da mastigação masseter e bucinador, participando do deslizamento dos mesmos.
Apesar de serem um tipo de tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento. Ou seja, permanecem presentes mesmo com o emagrecimento. Por isso, desconfortos estéticos podem ser causados ao paciente.
Tradicionalmente a remoção desse tecido é indicada para casos em que os pacientes laceram a sua bochecha na parte interna da boca durante a mastigação. Outra aplicação clássica da bola Bichat é o fechamento de comunicações buco-sinusais.
No entanto, observou-se que a remoção desse tecido gerava o afinamento do rosto na região da bochecha. Esse resultado chamou atenção e viralizou rapidamente como um procedimento estético.
Com finalidade estética, o dentista pode realizar a retirada total ou parcial das bolas de Bichat. Esse procedimento é realizado a nível ambulatorial e sob anestesia local.
Segundo censo divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2016, quase 1,5 milhões de brasileiros realizaram cirurgias plásticas, sendo que 7.400 delas foram de Bichectomia.
Harmonização orofacial
Se antigamente a Odontologia era ligada apenas no tratamento dentário, atualmente a Odontologia não se restringe mais ao tratamento dentário curativo, ou seja, em caso de dor. A Odontologia moderna combina o tratamento dentário com o facial, devolvendo ou melhorando a estética e a função dos pacientes.
Com o reconhecimento da Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, os dentistas se tornaram aptos a realizar procedimentos estéticos faciais. Tais procedimentos são capazes de suavizar linhas de expressão causadas pelo processo de envelhecimento, camuflar assimetrias, além de deixar a face mais harmônica e em sintonia com o formato e tamanho dos dentes.
Podemos dizer que a Harmonização Orofacial é um tratamento da Odontologia cuja técnica busca proporcionar equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso, quanto do rosto do paciente. Isso significa que por meio de alguns procedimentos o dentista consegue melhorar proporções faciais e garantir um aspecto rejuvenescido da região.
A Harmonização Orofacial é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto através de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos como a correção da linha do sorriso, o contorno da boca, nariz, queixo, região malar, entre outros.
É importante dizer que antes de realizar qualquer procedimento, é feita uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além de analisar as principais queixas do paciente. Assim, com todas essas informações, o dentista especialista consegue propor um plano de tratamento individualizado.
Alguns resultados desses procedimentos podem ser notados de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora entre 15 a 30 dias a surgir.
Como precificar um serviço odontológico?
Como você determina o preço dos procedimentos executados na sua clínica? Baseando – se no concorrente? Imaginando um valor? Usando as tabelas de convênios ou de entidades, como os conselhos regionais?
Se você usa uma dessas opções anteriores saiba que você pode estar tendo prejuízo na sua clínica! Para elaborar o valor de um procedimento devemos fazer várias contas e análises e assim, criar a nossa própria tabela de preço.
A tabela de preços nada mais é do que uma lista de todos os procedimentos odontológicos executados na sua clínica. Além de ser uma lista de procedimentos, a tabela apresenta os valores a serem cobrados dos pacientes pelos tratamentos executados.
Várias entidades e convênios odontológicos possuem tabelas como essa para serem usadas como referência. Essas tabelas incluem toda a gama de tratamentos odontológicos divididos por especialidade.
As tabelas pré-estabelecidas levam em consideração uma média de hora trabalhada do dentista. Não leva em consideração o público que você trabalha, qual é a estrutura da sua clínica, quais materiais você usa e nem os seus custos fixos. Portanto, devem ser utilizadas apenas como referência.
Por isso, o ideal é que você construa a sua própria tabela de valores. Uma tabela que esteja alinhada a sua realidade e que irá te trazer bons rendimentos.
O que é a hora clínica de um serviço odontológico?
Saber o valor da sua hora clínica é importante para, além de tudo, ser remunerado da maneira adequada, ou seja, para que você consiga pagar todas as despesas e ainda obtenha lucro.
É possível encontrar vários dentistas que estão com a agenda cheia, mas não têm os resultados financeiros que esperam. Apesar do número alto de pacientes, o que recebiam não era suficiente para cobrir os custos do consultório.
E através do cálculo da hora clínica, você consegue identificar onde pode cortar gastos ou ainda quanto pode dar de desconto para o paciente sem comprometer o seu lucro.
Se você quer aprender a calcular a sua hora clínica, acesse esse link para o nosso texto exclusivo.
A importância do contrato de prestação de serviço odontológico
Para evitar dor de cabeça e eventuais processos de responsabilidade civil ou penal, os cirurgiões dentistas devem estar atentos e fazer um contrato de prestação de serviços odontológicos bem como utilizar um termo de consentimento de tratamento.
Além disso, outros cuidados são importantes antes e durante o tratamento do seu paciente, veja:
- Fornecer ao paciente todas as informações, de forma objetiva e esclarecedora, sobre os tratamentos a serem realizados destacando os riscos, efeitos colaterais e outras variáveis;
- Documentar todos as etapas, intercorrências e conversas com o paciente;
- Guardar em local seguro essas informações para proteger seu trabalho e usar os dados como prova, caso seja necessário;
- Mantenha-se sempre atualizado em relação aos procedimentos, técnicas e o quadro do paciente, apresentando sugestões àquele que está sendo submetido ao tratamento;
- Promova um suporte efetivo e acompanhe do paciente, desde o atendimento na primeira consulta até o pós-tratamento;
- Colete a assinatura do seu paciente no contrato de prestação de serviço, em todas as etapas de evolução clínica e sempre que achar pertinente;
- Mantenha sigilo do tratamento dos seus pacientes;
- Faça notificações compulsórias de doenças ou agressões;
- Faça o correto preenchimento de atestados e declarações. Não ceda a possíveis pedidos do paciente para aumentar as horas na declaração de comparecimento;
- Saiba como realizar os primeiros socorros em casos de urgências no seu consultório.
A Biossegurança nos serviços odontológicos
Outro aspecto importante da prestação de serviços odontológicos é a necessidade de se seguir protocolos rígidos de biossegurança, para assegurar a todos: profissionais e pacientes.
A Biossegurança é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e a toda a sua equipe.
Tendo em vista o aumento do número de doenças infecciosas e de infecções cruzadas entre os profissionais da área da saúde, uma vez que eles ficam expostos a uma grande variedade de microrganismos veiculados pelo sangue e pela saliva dos pacientes, é fundamental o conhecimento de alguns conceitos de Biossegurança, a fim de evitar problemas mais graves.
E a única maneira de prevenir a transmissão de doenças é empregando medidas de controle de infecção com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente e anti-sepsia da boca do paciente.
Normas da Vigilância Sanitária para Consultório Odontológico
Além dos cuidados com a biossegurança durante a realização dos serviços e tratamentos odontológicos, precisamos também estar atentos às normas da vigilância sanitária.
Toda a documentação do seu consultório deve estar em dia para evitar autuações e constrangimentos.
Há normas da vigilância sanitária para consultório odontológico que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que precisam ser cumpridas. Essas normas são importantes para manter o bom funcionamento do ambiente de trabalho, para prestar um atendimento seguro aos pacientes e realizar o controle de infecções de maneira adequada, evitando danos à saúde.
Essas normas compõem uma série de regras detalhadas que ajudam na estruturação da clínica. Para evitar problemas e multas, você deve seguir essas normas à risca.
As infrações sanitárias para o não comprimento das normas da Vigilância Sanitária para Consultório Odontológico, são de fato punidas de acordo com a gravidade da transgressão e sua recorrência. As punições podem variar, desde uma simples advertência até uma multa, interdição do local, cancelamento do registro do profissional ou do local e revogação do alvará de funcionamento.
Não estar de acordo com as exigências, não significa apenas que você será penalizado, mas sim que a sua clínica não funcionará com os cuidados que deveria, colocando a sua vida e a de todas pessoas que utilizam o seu consultório em risco de saúde.
É importante ter a consciência de que falamos da área da saúde e devemos proporcionar aos nossos clientes e funcionários um ambiente seguro, no qual garantimos uma qualidade de vida melhor.
Perceba que o assunto é sério e devemos agir de acordo com a lei, não só pelo medo de ser multado ou de ter os consultórios fechados, mas pela preocupação com o nosso bem-estar e com o da população.
Conclusão sobre serviço odontológico
Vimos nesse texto que algumas áreas ou procedimentos estão mais em alta na odontologia. Essa informação pode te ajudar na tomada de decisões estratégicas para sua carreira ou para o seu consultório.
É claro que não podemos nos esquecer das outras áreas da odontologia. Lembre-se que modismos passam e ter uma formação sólida que o habilite a realizar diversos procedimentos com maestria é sempre o mais indicado.
Continue acompanhando o nosso portal Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Baixe agora mesmo o nosso e-book: Meu Primeiro Consultório de Sucesso!
O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico.