A ansiedade precedente ao atendimento odontológico interfere diretamente nos cuidados quando nos referimos à saúde oral.
O paciente que apresenta ou relata um quadro de trauma, ou algum tipo de transtorno, de ansiedade mediante ao atendimento odontológico tem dificuldade na adesão ao tratamento. As faltas às consultas poderão ser frequentes, pois qualquer outra situação será mais importante. E a colaboração do paciente provavelmente será menor, o que dificulta o trabalho do profissional.
Observa-se que boa parte das pessoas sente medo ou fobia diante dos atendimentos odontológicos, tanto adultos como infantis. A habilidade para interagir e se comunicar com o paciente é essencial para a fidelização do mesmo.
“É necessário que o profissional tenha conhecimento para interagir e se comunicar com o cliente, consequentemente terá uma boa relação profissional-paciente.”
A adesão do seu cliente ao tratamento é importante para você?
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Como funciona a Psicologia aplicada à Odontologia?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que saúde é “muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social”.
Saber conversar e entender o próximo facilita o atendimento a pacientes que enfrentam a ansiedade e ou o medo diante do atendimento odontológico da melhor forma.
A psicologia pode atuar em todas as áreas da Odontologia, sem restrições. Principalmente para as crianças, a terapia psicológica é interessante e traz resultados positivos. Quando elas ficam expostas a situações diversas, é comum que reajam tentando fugir, se esquivar, ou algum outro comportamento difícil.
Por isso, aprender e saber se relacionar com o outro vai trazer benefícios ao seu atendimento. E é claro que para situações difíceis e pontuais, é preciso do profissional da psicologia, o qual irá atuar para que o problema seja contornado.
É importante que o cirurgião-dentista entenda e saiba como conduzir, encaminhar e a lidar com pacientes que precisam do atendimento da psicologia, junto ao atendimento odontológico. Afinal, cada pessoa é única e possui suas particularidades, por isso na área da saúde todo atendimento deve ser individualizado.
Qual o papel da Psicologia na Odontologia?
O psicólogo é o profissional que estuda as questões psíquicas e comportamentais dos seres humanos, promovendo uma análise sobre as emoções, valores e pensamentos. Ajudando no bem estar mental, o que interfere positivamente no comportamento mediante ao tratamento odontológico, por exemplo.
Quando acontece alguma situação difícil, que foge do controle emocional, é o psicólogo a pessoa mais adequada a orientar o outro a lidar com os sentimentos, identificando fatores causadores e oferecendo alternativas para sair deste ciclo.
Por que é importante o cirurgião-dentista conhecer, estudar e entender a Psicologia?
O cirurgião-dentista que adquire conhecimentos relacionados a psicologia, compreende o seu cliente e sabe conduzir aqueles que precisam do atendimento do psicólogo e do atendimento odontológico em conjunto. Isso é saber individualizar o seu paciente de acordo com o que ele precisa.
Os profissionais que acertam condutas como a mencionada acima, ganham a confiança e a gratidão dos pacientes. E esses são os clientes com maior taxa de fidelização, ou seja, são aqueles que sempre retornam e indicam para familiares e amigos.
Quando é necessária a intervenção do psicólogo nos tratamentos odontológicos?
A intervenção do psicólogo é necessária em situações em que a pessoa precisa ir ao dentista, precisa realizar um tratamento odontológico, mas está aflita com isso ou mesmo está postergando um procedimento que beneficia a sua saúde.
Abaixo, vamos citar alguns comportamentos ou sintomas que o seu paciente pode apresentar, e acender o alerta vermelho para as suas atitudes durante o atendimento.
- Não adere completamente ao tratamento,
- Não é colaborador,
- Falta às consultas com frequência,
- Interrompe o tratamento sem um real motivo,
- Relata trauma ou experiências ruins no passado,
- Apresenta ansiedade previamente as consultas,
- Fica muito calado durante as consultas,
- Transpiração ofegante,
- Náuseas,
- Tonturas,
- Choro ou aspecto triste,
- Ataque de pânico e até mesmo, gritar durante o atendimento.
Os comportamentos ou sintomas citados, podem levar ao direcionamento de que o paciente precisa do profissional da psicologia para ajudar a superar seus bloqueios, medos e encorajá-los a realizar o tratamento que é necessário para a sua saúde oral.
Procedimentos realizados pela Psicologia aplicada à Odontologia
Muitos são os desafios que nós dentistas enfrentamos nos nossos atendimentos. Talvez, um dos mais corriqueiros seja lidar com o medo e com a ansiedade dos nossos pacientes frente ao tratamento proposto.
É natural que todos os pacientes tenham um certo grau de ansiedade ou desconforto ao ir ao dentista. A fobia de dentista, ou odontofobia, pode causar desistência do paciente a aderir ao tratamento. E, consequentemente, esse tipo de atitude pode gerar uma saúde oral precária, que necessitará de mais procedimentos para recuperar a saúde do mesmo.
Levando em consideração que esses fatores podem influenciar na precariedade da saúde oral, é importante saber como os cirurgiões-dentistas podem combater tal condição. Vamos agora falar sobre alguns procedimentos realizados pelo psicólogo para encorajar o paciente.
Modelação
Nesse processo, é demonstrado para a pessoa, de maneira didática, o que será realizado. O uso de imagens ou vídeos facilita a compreensão, e é possível que seja exposto uma pessoa sendo submetida a um tratamento odontológico.
Dessa maneira, a pessoa que está assistindo fique mais encorajada a se submeter ao mesmo procedimento.
Relaxamento muscular
O relaxamento muscular tem como pretensão deixar o paciente com menor tensão muscular e agitação. Normalmente o procedimento é conduzido por meio de sons e imagens que buscam e remetem tranquilidade.
Demonstração prática do tratamento odontológico
Assim como o uso de imagens ou vídeos facilita a compreensão, o dentista também pode explicar o tratamento de uma outra maneira, dessa vez de um modo mais empírico.
O profissional deve mostrar os instrumentais que serão utilizados, falando os nomes e para que servem, sem se esquecer de esclarecer as etapas do procedimento.
Criar junto ao paciente processos de distração
O processo de distração, tem como objetivo desviar a atenção do que gera incômodo.
Para essa situação dar certo, o dentista e o psicólogo devem criar um estímulo que seja suficiente para se contrapor à tensão que o paciente apresenta.
Um exemplo é a pessoa que tem aversão ao barulho do motorzinho. A sugestão é que a pessoa use um fone de ouvido enquanto o procedimento é realizado, se distraindo e esquecendo.
O Papel da Psicologia na Odontopediatria
O conhecimento da psicologia infantil no atendimento odontológico, promove uma melhor e interação no relacionamento profissional-paciente. O que reduz as situações de medo, estresse, ansiedade, dor e consequentemente maior taxa de sucesso nos procedimentos clínicos na odontopediatria e promoção à saúde das nossas crianças.
O impacto da Psicologia na experiência do paciente na sua clínica odontológica
A psicologia atua junto à Odontologia com o objetivo de readequar os hábitos dos pacientes e fazer com que eles percam o medo e consigam realizar o tratamento necessário para beneficiar a própria saúde oral.
Um paciente que vive uma boa experiência ao atendimento clínico, fideliza ao profissional e a empresa envolvida. Ele se torna um embaixador da sua marca, dos seus serviços, e isso tudo o torna fiel e confiante para indicar aos familiares e amigos.
Afinal, a captação de novos pacientes é um processo difícil. Mas que se torna fácil mediante a estes embaixadores fiéis. Com maior fluxo de clientes seu consultório ou clínica odontológica agradece no faturamento final.
Lembre-se: A experiência engloba tudo que o paciente vivenciou dentro e fora do seu consultório. Desde o momento em que ele ligou para agendar a consulta, passando pelo tratamento e terminando com o marketing de relacionamento.
Como aplicar na prática a Psicologia nas primeiras consultas do paciente?
Para começar a proporcionar uma bela experiência para o seu paciente, o primeiro passo é criar a jornada do cliente, estabelecendo protocolos de atendimento para todos momentos que o paciente tiver contato com você ou sua equipe.
A jornada do cliente é o caminho que ele percorre dentro da sua clínica ou consultório odontológico. Desde as primeiras interações, físicas ou online (mídias sociais), como marcação da consulta, recepção, atendimento telefônico, o atendimento propriamente dito, até o término do tratamento odontológico, e no pós tratamento.
Tão reconfortante para o paciente ter uma boa experiência, são os benefícios da humanização na Odontologia. Ao fazer um atendimento atencioso e sem pressa, o paciente se sente confortável e seguro de que buscou o profissional certo. Por sua vez, o profissional ganha a fidelidade desse paciente.
Em outras palavras, em um atendimento humanizado o faturamento é consequência e chega ao profissional de forma natural quando o acolhimento é personalizado.
Livros para aprender mais sobre a Psicologia aplicada à Odontologia
Para ampliar seu aprendizado em relação ao tema, aprofundar seus conhecimentos sobre a psicologia aplicada à Odontologia, vamos citar logo abaixo alguns livros que você pode adquirir e realizar a leitura.
- Livro: Psicologia & Odontologia – Uma Abordagem Integradora, por Liliana Seger.
- Livro: Fundamentos Psicológicos Da Prática Odontológica, por Myrna Cicely Couto Giron.
- Livro: Psicologia na Odontologia – Aspectos Emocionais dos Tratamentos Odontológicos, por José Osmir Fiorelli.
Este Livro foca no profissional da Odontologia e seu relacionamento com pacientes e auxiliares. Sua elaboração partiu de extensa pesquisa qualitativa, em que foram entrevistados mais de uma centena de profissionais.
O texto apresenta um panorama geral dos conceitos de psicologia e das funções mentais, que constituem a base teórica sobre a qual se desenvolverá a análise dos fatores emocionais relacionados com o comportamento de profissionais e pacientes no cotidiano dos consultórios.
- Livro: Psicologia da Saúde em Odontologia – Saúde e Comportamento, por Antonio Bento Alves de Moraes, Gustavo Sattolo Rolim, José Ernani de Carvalho Pacheco.
O objetivo deste livro é para os profissionais de Odontologia que queiram ampliar a conscientização aos clientes que recebem os serviços odontológicos expostos a experiências emocionais e sensoriais que se caracterizam por comportamentos evocados pelas condições imediatas da situação e por numerosos outros que foram aprendidos ao longo da vida.
A ansiedade, medo e a adesão constituem processos que devem ser entendidos na educação odontológica. Ainda é verdade que a discussão desses aspectos têm sido ensinados sob a designação da psicologia aplicada à Odontologia ou ciência do comportamento, não totalmente aceita por estudantes de Odontologia e por vezes por profissionais e acadêmicos da área.
Conclusão
É necessário que o cirurgião-dentista saiba como a psicologia aplicada à Odontologia pode melhorar a sua interação e comunicação com o seu cliente, consequentemente esse entendimento proporcionará uma relação profissional-paciente melhor.
Por isso, aprender e saber se relacionar com o outro vai trazer benefícios ao seu atendimento. E é claro que para situações difíceis e pontuais, é preciso do profissional da psicologia, o qual irá atuar para que o problema seja resolvido.
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