Marketing Odontológico: como captar pacientes para sua clínica

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marketing odontologico celular mao

O Marketing Odontológico é uma ferramenta fundamental para agregar valor e atrair pacientes, porém isso não é ensinado na faculdade de Odontologia.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada pelo Minha Vida, empresa que desenvolve produtos digitais relacionados à saúde, 94% das pessoas procuram informações sobre saúde na internet pelo Google ou sites especializados.

É muito provável que, quando alguém tiver dor de dente ou então pensar em fazer um procedimento de clareamento, procure imediatamente no Google sobre o assunto e os profissionais na sua região que são especialistas no tema.

Portanto, se você quer que as pessoas te achem e contratem os seus serviços, é preciso construir urgentemente a sua presença digital.

Acompanhe neste post tudo sobre o Marketing Odontológico e como usar essa ferramenta a seu favor.

O que é o Marketing Odontológico?

Se você ainda não conhece sobre o Marketing Odontológico, nós vamos explicar agora o que é e qual a sua importância.

O Marketing Odontológico nada mais é do aplicar as ferramentas de marketing digital em clínicas e consultórios odontológicos, a fim de atrair mais pacientes e, consequentemente, aumentar a receita.

Esta tem sido uma maneira muito eficiente de fazer marketing para clínicas odontológicas. Uma vez que o retorno é rápido e alto, enquanto o investimento é baixo quando comparado  às publicidades tradicionais como televisão, rádio e revista.

E saiba que, quanto antes você começar a investir em Marketing Odontológico, mais cedo irá conquistar uma posição de reconhecimento.

Assista nosso vídeo completo no Canal do Youtube:

 

 

Principais características do Marketing Odontológico

marketing odontologico consultorio

O Marketing Odontológico, quando feito de maneira correta, fornece informações importantes para cada perfil de paciente e de acordo com o estágio em que se encontra na jornada de decisão.

Seguindo essa linha podemos dizer que, através dessa ferramenta, o relacionamento entre dentista e paciente se estende mesmo após consultas e tratamentos, o que resulta em clientes mais satisfeitos, que geram mais retornos e indicações.

Além do Marketing Odontológico ser uma ferramenta de aproximação entre profissional e paciente, ele ainda cumpre um papel social. Por meio dos textos de blog e até mesmo das redes sociais, é possível levar conhecimento à população, beneficiando a saúde dessas pessoas e também fortalecendo, indiretamente, a imagem do dentista.

Logicamente que é preciso tomar alguns cuidados para que as ações sejam bem sucedidas e sigam as regulamentações do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Mas falaremos mais sobre esse assunto logo adiante.

Vale a pena ressaltar que uma característica que deve sempre estar presente no Marketing Odontológico é a ética na divulgação dos serviços.

Qual a importância de se ter uma estratégia de Marketing para o seu Consultório?

marketing odontologico dentista tablet

É muito fácil distinguir o que é conteúdo de qualidade do que é mera publicidade. Por isso, contar com a ajuda de profissionais que entendam de Marketing Odontológico é fundamental para obter resultados efetivos.

Quando bem gerenciado, o marketing pode ajudar o cirurgião dentista a conquistar lugar de destaque e o reconhecimento. Sempre promovendo a saúde de forma ética e responsável. Inclusive, o Marketing Odontológico é uma arma poderosa para auxiliar o dentista na gestão do seu Consultório Odontológico.

Sendo assim, podemos dizer que são várias as vantagens de se ter uma estratégia de marketing para o seu consultório. Confira abaixo quais são elas!

Vantagens

O mercado prova que o número de cirurgiões dentistas é alto no Brasil, por isso é importante apostar em Marketing Odontológico para ter um diferencial competitivo e conseguir aproveitar as oportunidades de expansão e crescimento.

É aqui que os conhecimentos em gestão e técnicas de atração e fidelização de pacientes, fazem diferença para o sucesso do profissional. Conheça agora alguns benefícios do Marketing Odontológico:

Diferencial estratégico

Investir em Marketing Odontológico, mais especificamente no marketing digital e de conteúdo, significa identificar uma oportunidade de se destacar no mercado. Isso também permite que o profissional identifique quem é seu público, quem são as pessoas que mais deseja atingir, quais são as prioridades do seu consultório, como ele pode maximizar sua lucratividade e a qualidade do seu atendimento.

Após realizar um levantamento de todos estes dados, o dentista poderá então traçar uma estratégia eficiente e adequada às suas necessidades específicas, juntamente com uma equipe especializada nessa área.

Captação de pacientes

Uma vez que o Marketing Odontológico é capaz de construir uma sólida presença digital, a visibilidade do serviço prestado e também do consultório será maior. E isso, aliado a estratégias fundamentadas de atração de público, refletindo em mais pacientes e, em consequência, mais rentabilidade.

Fidelização de pacientes

Atrair pacientes através do Marketing Odontológico é muito importante. Para se estabilizar e estar em constante crescimento da carreira profissional como Dentista, é preciso investir na fidelização dos pacientes. Eles também farão a divulgação do seu negócio. Por isso, é importante construir uma boa relação de confiança com o paciente, e assim garantir estabilidade e longevidade para o negócio.

Construção de autoridade e renome na área

O Marketing Odontológico ajuda a fortalecer a sua marca e o seu nome no mercado, tornando-o uma referência na sua cidade, região ou bairro. E tudo isso é possível através de boas estratégias digitais.

Menos vulnerabilidade às crises

Uma vez que os objetivos do Marketing Odontológico estejam bem traçados, e que todos estejam atentos aos erros e acertos, fica muito mais fácil prever problemas e riscos, permitindo que você se prepare melhor para as crises.

Desvantagens

É possível afirmar que não existem desvantagens em investir em Marketing Odontológico, desde que seja feito com ética e qualidade de conteúdo.

Outro ponto importante é que de nada adianta começar a postar em redes sociais e em blogs se o conteúdo não estiver de acordo com o seu público e nem otimizado para o Google. Por isso deve-se exigir planejamento e traçar muito bem os objetivos para alcançar os resultados desejados.

Assista nosso vídeo completo no Youtube:

Como definir sua Persona no Marketing Odontológico?

marketing odontologico dentes

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus pacientes. Ela ainda apresenta uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona é feita através do contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores, mesmo que tenham perfis diferentes.

A criação de persona é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Odontológico, pois criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, conseguir melhores resultados.

Sendo assim, podemos dizer que a criação de persona é importante para: determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos; definir o tom e o estilo de seu conteúdo; ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado; definir os tópicos sobre os quais você deve escrever; e entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Ou seja, você precisa ter em mente o que o seu cliente, responsável pela compra de seu produto ou serviço, busca na área de atuação de sua empresa. Pense também em outros assuntos que ele pode estar interessado, como os problemas relacionados ao seu setor que ele enfrenta no dia-a-dia.

Uma vez encerrado o processo de criação da persona, você terá uma grande quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.

Saiba o que é um Avatar e como criar o seu

O avatar, dentro do marketing, é a personificação do seu público-alvo, o que pode aumentar bastante os resultados de suas estratégias.

Para criar um avatar é preciso levar em consideração alguns pontos sobre o seu público. O que inclui: sexo, idade e local de moradia. Também é importante considerar os desejos e necessidades dessas pessoas: O que a pessoa precisa? O que ela quer?

Na verdade, assim que você consegue entender como criar um avatar no marketing digital, você começa a pensar como cliente e agir como dono do produto a ser vendido.

Quando você conhece o seu grupo, você sabe exatamente o que ele quer e o que ele espera. E a partir daí pode usar todas as melhores palavras para fazer um bom texto de vendas.

Saiba mais no vídeo em nosso Canal do Youtube:

Regras do CFO: o quê é permitido no Marketing Odontológico?

marketing odontologico dentista

Atualmente, o código que rege a Odontologia é mais flexível. A resolução CFO-196/2019 flexibilizou a publicidade nesta área e, ações que antes eram proibidas, como selfies com pacientes e fotos de antes e depois, agora podem ser realizadas.

No entanto, o bom-senso e a ética ainda prevalecem, pois nem tudo é permitido. Abaixo listamos o que pode e o que não pode ser feito no Marketing Odontológico.

Selfies

A nova resolução (CFO-196/2019) autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não. No entanto, o Conselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

Antes e Depois na Odontologia

Com as mudanças divulgadas na resolução de janeiro de 2019, está autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos. Assim, a publicidade na Odontologia ganha um excelente recurso.

Equipamentos e outros Recursos

O CFO proíbe a utilização de imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos na publicidade Odontológica.

Imagens Durante o Tratamento

O CFO não permite a divulgação de vídeos e/ou imagens do transcurso do tratamento ou procedimento, exceto em publicações científicas.

Identificação do Profissional

A nova resolução do CFO ainda reforça a necessidade de identificação do profissional. De acordo com a norma, “Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros”.

Como fazer boas postagens no Instagram e Facebook?

marketing odontologico atendimento

Posts aleatórios e sem conteúdo e nem estratégia definida não vão trazer os resultados esperados.

Ao planejar um post, é preciso pensar em ideias para cobrir toda a jornada do comprador, ou seja, posts para: atrair pacientes que não conhecem a clínica, para converter clientes que já conhecem a clínica  porém nunca testaram os serviços e para aqueles que estão analisando as melhores opções do mercado para agendar uma consulta.

Após elaborado os posts, é importante pensar: nos dias e horários de postagens, de acordo com as características do seu público; e em quais hashtags usar, optando por poucas e boas.

Além de fazer uma boa postagem, com conteúdo relevante, a clínica precisa conversar com os usuários e interagir com os comentários e directs; fazer stories para alavancar a interação e alcançar resultados melhores; e transmitir profissionalismo com fotos de qualidade e temas que estejam de acordo com a proposta da sua clínica.

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Estratégias de Marketing Odontológico para conquistar pacientes no curto prazo

O Marketing digital Odontológico é a melhor ferramenta para atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo. Confira abaixo em quais estratégias apostar!

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Realizar esse procedimento é rápido, fácil e totalmente gratuito. Ele vai te ajudar a ficar melhor posicionado na busca orgânica do Google.

É importante usar palavras-chaves na sua descrição, que são aquelas que as pessoas

pesquisam quando estão procurando por um dentista ou clínica odontológica da sua especialidade na sua cidade ou região.

Com esta simples ação você já garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site.

Aprenda a usar o Google Adwords

Para obter resultados imediatos, usar o Google Adwords pode te dar visibilidade instantânea, desde que você configure a campanha da forma correta para o seu público.

A vantagem desses tipos de anúncios, que geram resultados no curto prazo, é que você paga por clique ou número de impressões ( o número de vezes que o anúncio é exibido para usuários da plataforma).

Faça Anúncios no Facebook e Instagram

Os resultados orgânicos do Facebook e Instagram já deixaram de ter um bom alcance há algum tempo. Portanto, caso queira ter um resultado melhor, você deve investir em anúncios pagos do seu consultório.

Estratégias de Marketing Odontológico para conquistar pacientes no longo prazo

Agora que você conhece os benefícios do Marketing Odontológico e sabe quais as estratégias para conquistar clientes no curto prazo, chegou a hora de conhecer as estratégias no longo prazo.

Tenha engajamento nas Redes Sociais

Um bom resultado de engajamento vai ajudar a vender mais e a estabelecer um sólido relacionamento da sua clínica com o seu público. Sendo assim, podemos afirmar que ter um bom engajamento é essencial para que seu conteúdo alcance mais pessoas e para que o seu negócio venda mais serviços.

E para ter engajamento é preciso: utilizar hashtags, fazer stories, publicar no horário mais adequado, manter a qualidade das postagens, interagir com os seguidores e postar com frequência.

Pratique o Marketing de Conteúdo

A melhor estratégia do Marketing Odontológico consiste em atrair, engajar, fidelizar e encantar potenciais e atuais clientes através da oferta de conteúdo relevante.

E depois que ele se tornar seu paciente, a produção de um conteúdo útil e interessante ainda pode dar mais credibilidade e confiança no seu serviço. E a melhor maneira de fazer isso é postando em blog.

Invista no Relacionamento e boca-a-boca

O marketing boca a boca precisa ser muito mais do que uma mensagem bonita ou eficaz, pois de nada adianta uma boa ação em determinado momento se aquilo não for colocado em prática no dia-a-dia.

Isso porque o público percebe rapidamente quando uma empresa age de uma maneira apenas para conquistar vendas e clientes. Dessa forma, além de se sentirem enganados, os clientes passarão a fazer propaganda negativa do seu consultório.

Por isso é importante atender a todos os pacientes com respeito e colocando em prática tudo o que aprendeu durante anos de estudo. Assim, ele sairá da clínica satisfeito e repassará essa experiência adiante.

Assegure a excelência no atendimento

Apesar de parecer bastante óbvia, essa etapa é muito importante, pois não adianta investir em excelentes estratégias de Marketing Odontológico e não atender às expectativas dos paciente, que é o atendimento de excelência.

Uma ótima maneira de fazer isso é começar valorizando seu serviço de dentro para fora no consultório!

Quais são as principais ferramentas que podem te ajudar a fazer o Marketing Odontológico?

marketing odontologico radiografia

Conheça agora as principais ferramentas que podem te ajudar a fazer o Marketing Odontológico. São elas:

  1. Redes sociais: ter um perfil nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, é uma boa maneira de fazer com que possíveis clientes te encontrem e também para manter o relacionamento com os pacientes que já conhecem o seu trabalho.
  2. Blog: essa ferramenta é uma boa forma de compartilhar conteúdo de qualidade e mostrar que você é autoridade quando o assunto é saúde bucal.
  3. Sites: esse é o item básico para o marketing de qualquer profissional. Ele deve ser fácil de navegar e também precisa conter informações fundamentais para seus pacientes, como formas de entrar em contato e os serviços que você realiza.
  4. Email marketing: utilizado para enviar newsletter, lembretes de consultas, condições especiais e até mesmo lembrar de datas comemorativas.

A importância de uma agência especializada em Marketing Odontológico

Como sabemos, os profissionais que se formam em Odontologia não recebem conhecimentos de empreendimento e de marketing digital.

Por isso, é muito importante contar com a expertise de quem entende do assunto quando pensar em planejar o Marketing Odontológico do seu consultório.

Uma agência de Marketing Odontológico pode ajudar os profissionais de Odontologia e empresários do segmento desde a montagem de novos consultórios ou clínicas até o desenvolvimento da marca. Também ajudam a criar e estabelecer estratégias de captação de pacientes personalizadas, através de um plano de marketing da clínica.

Também é importante optar por profissionais capacitados na área, pois eles saberão como agir de acordo com o código de ética de cada segmento.

Para saber mais sobre como o Marketing Odontológico pode ajudar na captação de pacientes para o seu consultório, acesse o site da DIGITAL ESTRATÉGIA e converse com os especialistas parceiros do Blog Empreendedor Dentista.

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As melhores frases e posts de Marketing Odontológico 2019

marketing odontologico sorriso

Vamos falar um pouco sobre as melhores frases e posts de Marketing Odontológico que fizeram sucesso esse ano?

Além do que já citamos acima, sobre postar imagens de antes e depois de pacientes, para que o seu público possa realmente acompanhar o seu trabalho, existem algumas frases que podem conquistar pacientes. São elas:

Frases motivacionais

  • “Bem feito é melhor do que bem dito” (Benjamin Franklin)
  • “A única maneira de fazer um bom trabalho é amar o que você faz” (Steve Jobs)
  • “Esforce-se não para ser um sucesso, mas sim para ser valioso” (Albert Einstein)
  • “Continuamente se pergunte como pode fazer as coisas melhores e continue se questionando” (Elon Musk)
  • “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando dinheiro para gastar em outro lugar” (Sam Walton)

Frases sobre sorriso

  • “Nada do que você veste é mais importante do que seu sorriso” (Connie Stevens)
  • “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada” (William Shakespeare)
  • “O sorriso é o seu cartão de visitas. Lembre-se que você vai com ele aonde for” (Desconhecido)
  • “Vamos sempre nos encontrar com um sorriso, pois o sorriso é o começo do amor” (Madre Teresa)

Conclusão

Como você pode notar, o Marketing Odontológico é um investimento que tem tudo para levar seu negócio a um novo estágio, atraindo mais pacientes e gerando mais lucros.

Com o avanço de redes sociais e plataformas de comunicação, o uso dessas ferramentas para divulgação da marca é cada vez maior. Daí a importância de investir em redes sociais.

Entretanto, é preciso saber produzir o conteúdo para atrair o seu público alvo e torná-lo fiel. Para isso, além das ferramentas de marketing digital, o profissional também precisa tratar bem os pacientes e passar segurança durante o procedimento.

Com certeza, com um bom planejamento, você conseguirá ótimos resultados com o Marketing Odontológico!

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