Pesquisa de satisfação clínica odontológica: Aprenda como fazer

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Fazer pesquisa de satisfação na clínica odontológica é fundamental para conhecer a opinião dos seus pacientes. Assim fica mais fácil saber como potencializar os pontos fortes e corrigir os pontos fracos da sua clínica. 

Com essa ferramenta poderosa é possível obter informações úteis e valiosas sobre o consultório. E assim fica mais fácil, para você dentista empreendedor, tomar decisões e alavancar os seus resultados. 

Apesar de ser fundamental, poucos dentistas fazem ou sabem como fazer uma pesquisa de satisfação. Para saber como implementar essa ferramenta no seu consultório continue a leitura do texto!

O quê é uma Pesquisa de satisfação para Clínica Odontológica?

Pesquisa de satisfação do paciente

A manutenção dos seus pacientes e aquisição de novos depende fortemente do grau de satisfação dos seus clientes. Já vimos aqui no blog como a experiência do paciente é importante para que você potencialize sua clínica.

Mas, de nada vale investir na recepção ao paciente, no espaço físico e no atendimento técnico se o paciente de fato não está satisfeito. Devemos descobrir os nossos pontos de vulnerabilidade para melhorar nosso atendimento.

E, como saber se o paciente ficou satisfeito com o atendimento que recebeu? Aplicando e analisando uma pesquisa de satisfação.

A pesquisa de satisfação nada mais é do que a aplicação de um questionário para conhecer melhor o seu paciente e saber como foi a experiência dele na sua clinica. Isso tudo para descobrir o olhar dele sobre a sua clínica,  que poderá ser diferente do seu. 

Através da pesquisa de satisfação conseguimos descobrir os pontos fortes e fracos da clínica. E assim conseguimos corrigir erros, implementar mudanças e alavancar a experiência do paciente. 

Além de servir como guia de tomada de decisão na clínica, quando o paciente recebe uma pesquisa de satisfação ele percebe que está sendo cuidado e ouvido. Ele saberá que aquela clínica preza pelo bem estar dos pacientes e que está aberta a sugestões para melhorar.

Tudo isso é muito positivo e irá trazer ótimos resultados para sua clínica. 

Qual a importância da pesquisa de satisfação para uma Clínica Odontológica?

Fazer uma pesquisa de satisfação é tão importante quando comprar materiais odontológicos, fazer uma boa restauração ou ir a um congresso. Só assim descobrimos como a sua clínica é vista pela ótica do seu paciente.

Você sabe quais cores os seus pacientes acham mais agradáveis para se ver na clínica? Você sabe o que ele quer assistir na recepção? Sabe o grau de satisfação dele com sua secretária? E com o seu atendimento? 

Acho que todos os dentistas já vivenciaram aquela situação em que o paciente vai na primeira consulta mas não retorna ou não fecha o tratamento. E você sabe porque ele não voltou? 

Quando aplicamos um questionário como uma pesquisa de satisfação fica mais fácil identificar todos os pontos de fragilidade do consultório e trabalhar neles. Mais fácil do que imaginar o que o paciente quer é de fato saber. 

A pesquisa de satisfação permite descobrir o que funciona bem na clínica.  As preferências dos pacientes, o atendimento da sua recepcionista, o grau de satisfação com o atendimento dos dentistas. 

Sendo assim veja abaixo o que a pesquisa de satisfação irá te possibilitar.

Conquistar e fidelizar pacientes

Uma das grandes necessidades dos consultórios odontológicos é atrair e manter os pacientes. Os pacientes são o que há de mais importante na clínica. Sem eles, todo o resto se torna irrelevante.

Por isso se torna importante conhecer o seu paciente a fundo. Saber como ele se sente no seu consultório, o que ele valoriza, do que gosta é fundamental para agradá-lo e fazê-lo fidelizar a clínica. 

Além disso, é importante descobrir a opinião do paciente em relação ao funcionamento da clínica. O tempo de espera, o atendimento que os funcionários e dentistas forneceram, conforto, limpeza e organização. 

Com esse conhecimento em mãos fica mais fácil se diferenciar dos concorrentes. Assim você poderá potencializar os aspectos que os pacientes consideram mais importantes durante o atendimento. Tudo isso para proporcionar um atendimento cada vez melhor nas próximas visitas. 

Quando houver reclamações, leve-as a sério. Principalmente quando elas veem de pacientes antigos e recorrentes. Corrija os problemas, mostre ao paciente que a opinião dele vale muito. 

Essas ações além de diferenciar a clínica aumentam a confiança e a simpatia do cliente. Assim você consegue fazer um boa primeira impressão e manter fiéis os clientes da clínica

Saber onde é necessário melhorar

opinião e atendimento do cliente na pesquisa de satisfaçãoTodos nós estamos sujeito a falhas. E elas certamente acontecem e acontecerão na sua clinica. O que importa não é errar, é o que você faz com o seu erro. 

Provavelmente se você não tem pesquisa de satisfação na sua clínica odontológica fica mais difícil identificar erros no processo de atendimento. Daí a necessidade de aplicar a pesquisa. 

Conhecer os erros irá te possibilitar corrigi-los e mostrar ao seu paciente o que vocês tem feito para melhorar a clínica. 

As pesquisas levam a uma atualização e melhorias constantes do seu negócio. Isso certamente contribui para o seu destaque entre os seus concorrentes e para alavancagem do seu negócio.

Além de saber onde melhorar você poderá saber onde investir na sua clinica. Sabemos que montar e manter uma clínica odontológica é caro. Por isso você precisa saber se o seu investimento financeiro vai ter retorno. 

Através da pesquisa de satisfação você irá descobrir o que o seu paciente necessita. Uma recepção mais aconchegante, espaço para o café, equipamentos mais modernos ou uniformes mais bonitos. Assim você consegue direcionar o seu investimento e aumentar o seu retorno.

Elaboração de campanhas de marketing mais assertivas 

Sabemos que o marketing é uma peça chave para o crescimento do consultório odontológico. Através do marketing você consegue ampliar a sua rede de contatos e gerar mais oportunidades de vendas.

Para que suas estratégias de marketing sejam efetivas é necessário conhecer a fundo o seu público alvo. Nada melhor do que conhecer bem os seus próprio clientes para entender e gerar campanhas com maior taxa de retorno.

A pesquisa de satisfação permite que você conheça a fundo as necessidades, gostos e preferências do seu cliente. Assim você consegue fazer campanhas direcionadas para responder a essas necessidades. 

Quais os tipos de pesquisa de satisfação que podem ser feitas em uma Clínica Odontológica?

formas de fazer uma pesquisa de satisfação

Sabemos que a pesquisa de satisfação na clínica odontológica é fundamental para descobrir pontos forte e fracos do seu consultório. Mas quais tipos de pesquisa podemos aplicar? 

Veja abaixo todos os tipos de pesquisa de satisfação que você pode usar no seu consultório:

Pesquisa exploratória

Segundo o artigo publicado da Revista Interdisciplinar de Marketing, pesquisa exploratória tem como objetivo buscar entender as razões e motivações para determinadas atitudes e comportamentos das pessoas.

Esse tipo de pesquisa está relacionada com o levantamento de dados e entrevistas. Ela é interessante para conhecer os problemas e as experiências prévias do paciente. 

No consultório odontológico podemos utilizar esse tipo de pesquisa na primeira consulta. Você pode incluir na ficha clínica odontológica perguntas para conhecer melhor o seu paciente e sua história pregressa.

Para isso podemos utilizar perguntas como:

  • Qual é o principal objetivo com o seu tratamento?
  • O que mais incomoda no seu sorriso?
  • Você já teve alguma experiência negativa no dentista? Qual?
  • O que você acha fundamental ter na recepção do consultório?
  • O que você acha fundamental no dentista?
  • Quais são seus hábitos?
  • Quais são os seus hobbies? 

Pesquisa descritiva 

É, juntamente com a pesquisa exploratória, o tipo de pesquisa mais utilizada. São realizadas com o objetivo de coletar dados.

A pesquisa descritiva é uma pesquisa observacional ou de pergunta/resposta. 

Para realizar esse tipo de pesquisa podemos utiliza questionários ou apenas observar o comportamento dos clientes. 

Como podemos aplicar esse tipo de pesquisa na Odontologia? Por exemplo, aplicando um questionário após finalizar o tratamento.

Neste questionário você deve incluir perguntas sobre todos os pontos de contato que o paciente teve com sua clinica. Desde a marcação da consulta até o acompanhamento pós tratamento. Esse caminho que o paciente percorre na sua clínica é chamado “jornada do paciente”. 

São exemplos dos tipos de perguntas que você pode fazer nesse tipo de pesquisa: 

  • O que você mais gostou na nossa clínica?
  • O que você acha que podemos melhorar?
  • Como a recepcionista o tratou no telefone?
  • Você se sente a confortável na nossa recepção?
  • Qual nota você daria para o tratamento odontológico recebido?

Dentro dessa categoria você também pode fazer uma pesquisa observacional. Você mesmo ou algum funcionário pode ficar observando o comportamento dos pacientes na sua clinica.

Como eles se comportam na recepção, o que eles fazem, como eles gostam de ser tratados. No consultório, se eles tem medo de dentista, do que se queixam, o que gostam que seja feito.

Dessa forma, fica mais fácil coletar as informações e tirar conclusões mais precisas. Se puder, faça os dois tipos de pesquisa e compare os resultados.

Você irá se surpreender com as respostas e como as observações, e certamente irá melhorar muito o atendimento da sua clínica. 

Quer ter um modelo de pesquisa de satisfação para clínica odontológica? No final desse texto você poderá baixar o modelo empreendedor dentista e aplicar na sua clínica hoje mesmo. 

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa tem como objetivo registrar fatos, analisá-los e interpretá-los. Identificar a causa dos problemas e elabora hipóteses e soluções. 

Na clínica odontológica uma pesquisa explicativa seria uma pesquisa secundária a pesquisa explicativa. 

Para ficar fácil a compreensão vamos pensar na seguinte situação no dia-a -dia: 

Você realizou uma pesquisa de satisfação (descritiva). Nessa pesquisa você descobriu que 80% dos seus pacientes se demonstraram insatisfeitos com sua recepcionista. Só que você ainda não sabe o motivo para isso. 

A pesquisa explicativa visa compreender e interpretar os fatos. Sendo assim, você resolve perguntar a esses pacientes a causa da insatisfação. Nessa segunda pesquisa você descobre que 90% desses pacientes acham a sua recepcionista impaciente. 

Ou seja, você identificou o fator de insatisfação com a recepcionista, e depois identificou a causa: ser impaciente. Assim você não só tem os dados, mas também descobre a causa/motivo dos mesmos. 

Com o resultado desses três tipos de pesquisa em mãos certamente você terá informações relevantes da sua clínica. Com elas você poderá corrigir os erros e potencializar o que os clientes já consideram muito bom. 

Ferramentas que podem te ajudar a fazer uma Pesquisa de Satisfação para sua clínica odontológica

Você já sabe o que é e qual a importância de se fazer uma pesquisa de satisfação para clínica odontológica! Agora vamos aprender quais ferramentas que você pode utilizar para aplicar a pesquisa para os seus pacientes. 

Google Forms

O Google possui uma plataforma específica para elaboração, envio e coleta de dados de pesquisa. Essa plataforma se chama Google Forms

Com o Google Forms você consegue fazer uma enquete, coletar emails, gerenciar inscrições em eventos e criar questionários. 

Os questionários são customizáveis, ou seja, você pode colocar a cor que desejar e adicione sua logomarca. Você também pode escolher entre vários tipos e opções de perguntas. Elas podem ser de múltipla escolha, listas suspensas e escalas lineares. 

Para ficar ainda mais personalizado, você pode adicionar fotos e vídeos do Youtube no seu questionário. As respostas coletadas são organizadas de forma automática, gerando gráficos e planilhas. 

Assim você pode criar questionários de satisfação para sua clínica de maneira fácil e gratuita. Para enviar a pesquisa para os pacientes você pode copiar o link do questionário e mandar por whatsapp ou email.

Essa é uma maneira bem fácil e prática de pesquizar! Além de ser mais tecnológica, evitando o tradicional papel e caixa de sugestões. 

Survey Monkey

O Survey monkey é uma plataforma digital muito utilizada para fazer formulários e pesquisa de mercado. O objetivo da plataforma é facilitar a mensuração e a compreensão do feedback dos clientes. E assim, impulsionar o crescimento e a inovação dos negócios. 

Eles possuem a versão web e também aplicativo para celular. A montagem e o envio de um questionário é bem simples e rápido. 

A versão gratuita é limitada. Você pode criar questionários, porém, nem todos os recursos estão liberados. Na versão gratuita você também vai encontrar limite do número de questionários e de perguntas por questionário. 

A partir de R$49/ mês você poderá criar questionários ilimitados, com 10 perguntas em cada, porém sem customização. Para tornar o questionário mais profissional, o usuário deverá desembolsar cerca de R$109/mês. 

Por ser uma plataforma amplamente utilizada ela pode sim ser uma boa opção para você. Vale a pena testar a versão gratuita e ver se você vai gostar e se adaptar.

Whatsapp

Sabemos que o Whatsapp é uma ferramenta imprescindível na comunicação das clínicas odontológicas com seus pacientes. Por isso, esse aplicativo é uma ótima ferramenta para fazer uma pesquisa de satisfação. 

O WhatsApp é a ferramenta utilizada para conversar com familiares e amigos e, por isso,  é considerada mais humanizada. Isso faz com que o seu paciente fique mais propenso a responder contatos e pesquisas com mais empatia. 

Criar formulários ou pesquisas no próprio Whatsapp ainda não é possível. Porém, a techtudo listou 5 aplicativos que você consegue criar as pesquisas e enviar para os seus contatos do Whatsapp.

Esss 5 aplicativos podem ser baixados gratuitamente, tanto para Android quanto para IOS. São os aplicativos: 

A maioria desses aplicativos gera um link que será enviado para os contatos selecionados no Whatsapp. Com o aplicativo Pollie a pesquisa é enviada no formato de mensagem de texto.

Já no Zoho Forms o compartilhamento pode ser feito por meio de um QR code ou uma URL encurtada. 

Email  

Segundo a pesquisa organizada pela Rock Content, 76.7% das empresas utilizam o email para ampliar as vendas e o contato com clientes. 

O email, portanto, não é tido apenas como um canal de vendas, mas também um canal de contato direto e eficiente com o seu paciente. Por isso você pode e deve utilizá-lo para manter relacionamento com o cliente. 

Não é possível incorporar sua pesquisa de satisfação inteira a um email, mas existem algumas coisas legais que você pode fazer. Por exemplo: você pode incorporar uma pergunta a um convite por email para que os clientes possam respondê-la com apenas um clique.

Você também tem a opção de enviar o link do questionário pelo email ou de redirecionar o seu paciente para o site institucional da clínica. No site você consegue colocar um link de coleta de pesquisa. 

Sabemos que a taxa de resposta para pesquisas de satisfação utilizando email é mais baixa do que pelo Whatsapp. Porém, você pode utilizar algumas estratégias para aumentar essa conversão:

Capriche no assunto do email

A primeira coisa que fazemos ao visualizar um novo email é ver de quem é e do que se trata. Por isso, use um tema interessante e chamativo, convidando os seus pacientes a continuarem a leitura;

Tenha um relacionamento com seu cliente por email

Se você enviar apenas uma pesquisa para o seu paciente ele poderá não responder pois, não existe uma relação entre vocês. Invista em email informativos de saúde bucal para criar vínculo. Depois que o paciente já está habituado a ver emails seus, evie a sua pesquisa.

Evite pesquisas longas, isso reduz a taxa de adesão

Tempo é dinheiro! Para o seu paciente, responder uma pesquisa longa pode ser uma perda de tempo incrível! Por isso seja objetivo e faça uma pesquisa breve e objetiva.

Seja claro na sua mensagem e avise o tempo que será necessário para responder o questionário. Ex: Você irá gastar 3 minutos para responder essa pesquisa.

Como fazer uma excelente Pesquisa de satisfação para clínica odontológica

Como fazer uma boa pesquisa de satisfação.

Fazer pesquisa de satisfação é uma estratégia eficiente para conhecer as necessidades e anseios do paciente. Dessa forma, podemos trabalhar para aumentar a eficiência e tornar o seu consultório diferenciado e mais atrativo para o seu público. 

Porém, como fazer uma excelente pesquisas para sua clínica? Veja as nossas dicas abaixo.

Escolha a plataforma mais adequada para a divulgação

Para ter adesão e um bom número de resposta para sua pesquisa você deve escolher bem a plataforma que irá utilizar. Para isso você precisa conhecer os seus pacientes e saber quais meios de comunicação eles mais utilizam.

Como vimos no tópico anterior, você pode utilizar o Google Forms ou aplicativos como Survey Monkey para criar a sua pesquisa. Quando estiver pronta você poderá enviá-la ao paciente por pesquisa por Whatsapp ou  por email.

Daí a importância de saber se os seus pacientes preferem Whatsapp ou email com forma de comunicação. 

Atualmente, o Whatsapp demonstra ser uma ótima opção para envio de link de pesquisa que pode ser gerado gratuitamente pelo Google Forms ou Survey Monkey.

Selecione perguntas relevantes e úteis

Quais perguntas fazer em uma pesquisa de satisfação? Isso vai depender da sua realidade e dos seus objetivos com a pesquisa. De uma maneira geral  é importante elaborar perguntas que identifiquem os pontos fortes e fracos da clínica. 

Também é importante abordar o nível de satisfação dos clientes, possibilidade de indicação, qualidade do tratamento, agilidade de respostas e marcação de consultas. 

A seleção das perguntas é o diferencial de um questionário eficiente. Elabore-as com muita clareza e objetividade. Faça o direcionamento correto às necessidades e anseios dos pacientes e da clínica. 

Atente-se para a qualidade e quantidade de questões

As perguntas de um questionário devem ser claras, objetivas, diretas e bem estruturadas. Não devemos dar margem para dupla interpretação. Quando for elaborar as perguntas tente apresentá-las a outras pessoas e ver se você foi claro o suficiente e se todos entendem o que você pretende. 

Também é importante ressaltar que você deve fazer todas as perguntas necessárias porém sem exageros. Os pacientes não vão responder questionários longos. Por isso, seja objetivo. E se possível, coloque no início da pesquisa o tempo estimado que o cliente levará para responder. 

Encontre meios de incentivar os pacientes a responderem

Como as respostas são valiosas você pode encontrar maneira de incentivar o seu paciente participar e responder sua pesquisa de satisfação. 

Para isso, você pode elaborar um convite dizendo o motivo e a importância da pesquisa de satisfação. Além disso você pode criar algumas estratégias de marketing para alavancar sua adesão. 

 

Dicas de textos para pesquisa de satisfação em clínicas odontológicas

Alternativas de texto para pesquisa de satisfação odontologica

Após a leitura desse texto você deve ter percebido a importância de se fazer uma pesquisa de satisfação com seu paciente. Mas, talvez você ainda não saiba quais perguntas fazer, certo?

Para facilitar a sua vida preparamos um modelo de pesquisa de satisfação do Empreendedor Dentista para você aplicar na sua clínica. 

Quer ter acesso a esse modelo? Basta fazer o download abaixo.

[Faça o download de Modelo de Ficha de Satisfação do Paciente em PDF]

Conclusão

Importância da pesquisa de satisfação da clinica odontologica

A pesquisa de satisfação para clínica odontológica é muito importante para se conhecer a opinião dos pacientes sobre a qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

A pesquisa permite que o empreendedor dentista tome decisões de forma mais estruturada e planeje estratégias para investir em melhorias contínuas para sua clínica.

Algumas plataformas gratuitas podem ser utilizadas para facilitar a elaboração, envio e análise da pesquisa. o Google Forms e o Survey Monkey são bons exemplos dessas plataformas. 

Se você quer ter um modelo de pesquisa de satisfação para o seu consultório baixe gratuitamente o nosso manual e implemente essa poderosa ferramenta ainda hoje no seu consultório.

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