Confira uma lista dos principais instrumentos odontológicos utilizados!

Avaliações
5/5
instrumentos odontologicos ferramentas

Os instrumentos odontológicos foram desenvolvidos para atender as necessidades do dentista a realizar procedimentos necessários ao seu cliente. A variedade no mercado é grandiosa e diante de tanta oferta, surgem dúvidas nos profissionais e estudantes em Odontologia sobre quais instrumentais deve-se investir.

Alguns instrumentais são utilizados por todas as especialidades, e outros são específicos de cada especialidade na Odontologia. Como por exemplo: as limas endodônticas geralmente usadas por endodontistas, e as curetas periodontais por periodontistas.

Também conhecidos como artigos odontológicos, estes são classificados em artigos críticos, semi-críticos e não críticos. Vamos agora falar um pouco sobre cada um deles!

Como são classificados os instrumentos odontológicos?

instrumentos odontologicos materiais

Conforme mencionado acima, os instrumentos odontológicos ou artigos odontológicos, são classificados em artigos críticos, semi-críticos e não críticos:

– Artigos críticos

Quando falamos em artigos críticos, nos referimos aos instrumentais utilizados em procedimentos de alto risco para desenvolvimento de infecções, ou aqueles que tenham penetração pela pele ou mucosa do paciente em atendimento. Vamos citar alguns destes instrumentos odontológicos:

  • Agulhas;
  • Seringas;
  • Kit de implantes dentários;
  • Kit mini implantes ortodônticos;
  • Limas endodônticas;
  • Instrumentais de corte ou pontiagudos;
  • Cinzel;
  • Raspador;
  • Curetas periodontias;
  • Alavancas cirúrgicas;
  • Broca cirúrgica; dentre outros.

– Semi-crítico

Os artigos odontológicos semicríticos, são aqueles que entram em contato com a pele e mucosas íntegras e não íntegras.

  • Espelhos clínicos;
  • Moldeiras para moldagem ou scanner intraoral;
  • Condensadores;
  • Instrumentais para resina; dentre outros.

– Não críticos

Os artigos odontológicos não críticos são materiais utilizados em procedimentos com baixo risco de desenvolvimento de infecção, ou que entram em contato apenas com pele íntegra.

  • Equipo odontológico;
  • Placas de vidro;
  • Potes Dappen;
  • Espátulas e pincéis;
  • Arco de Young; dentre outros.

Principais instrumentos odontológicos usados pelo dentista

instrumentos odontologicos atendimento odontologico

Sabe aqueles instrumentais que todo dentista ou estudante de Odontologia tem que ter ? Pois é, vamos citar e comentar um pouco deles, logo abaixo:

Espelho bucal

O espelho permite a visualização das estruturas orais e é  utilizado em exames clínicos, podendo ser plano ou côncavo, para aumentar a imagem refletida. É importante considerar que o espelho e o cabo do espelho são vendidos separadamente.

Sonda exploradora

A sonda exploradora é utilizada para detectar falhas na estrutura dental como cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente.

Pinça clínica

A pinça clínica serve para pegar materiais, como rolinhos de algodão e brocas, e levá-los até a cavidade oral (“boca”) do paciente.

Espátula 24

A espátula 24 é usada para a manipulação de diversos materiais como cera e cimentos diversos.

Seringa carpule

O carpule é uma seringa apropriada para fazer a administração de anestésicos no paciente.

Escavador / Colher de dentina

O escavador, como o próprio nome diz, serve para escavar material cariado a fim de avaliar o grau de dano causado pela cárie.

Hollemback

A espátula Hollemback é indicada para fazer inserção de material pastoso no preparo cavitário, como curativos e resinas.

Pote Dapen

O pote Dapen é um pequeno recipiente, que pode ser de plástico ou vidro, para o armazenamento de materiais.

Cubas metálicas

As cubas metálicas são feitas em aço inox e estão disponíveis em diversas formas e tamanhos. São utilizadas para a colocação de substâncias como álcool iodado e solução fisiológica.

Cubas de borracha

As cubas de borracha são flexíveis e indicadas para a manipulação de alginato, gesso, dentre outros.

Bandejas metálicas

As bandejas metálicas são apropriadas para a colocação dos instrumentais que serão utilizados durante o atendimento. Elas são fabricadas em aço inox e podem ser encontradas em diversos tamanhos, podendo ou não apresentar divisórias.

Conjunto de fórceps odontológico

O fórceps odontológico é um instrumento cirúrgico utilizado para a extração de dentes de leite, dentes definitivos e suas raízes.

Brocas odontológicas

As brocas apresentam diversas funcionalidades, como o uso para remoção de material cariado, preparo cavitário, preparo endodôntico, corte de tecido ósseo, corte de metal, acabamento e polimento de materiais restauradores diretos e indiretos.

Além de todos esses que foram citados, ainda existem diversos instrumentos que são imprescindíveis para o trabalho do dentista, como: condensadores, brunidores, porta-matriz, fios afastadores, pinças para sutura, fios para sutura e muito mais.

Quer ter acesso a um Manual de Instrumental Odontológico, disponibilizado pelo site da Universidade Federal do Ceará. Acesse esse link agora mesmo, e tenha o manual diante dos seus olhos.

Qual o custo médio dos instrumentos básicos para começar?

instrumentos odontologicos equipamentos

É difícil mencionar aqui, o custo dos instrumentais básicos para um atendimento odontológico. Dependendo do procedimento a ser realizado, os instrumentais e materiais necessários podem variar.

O que é possível mencionar é que desde a faculdade, o aluno em Odontologia já inicia os gastos na compra de instrumentais para atendimento dentro da faculdade.

Normalmente, há uma lista de materiais desde o terceiro período até o nono período para se comprar, ou seja, são em média sete períodos com listas de materiais a serem compradas (custando em média 1.500,00 a 4.000,00 de acordo com o Guia do Estudante).

Posteriormente à graduação, os profissionais que forem cursar uma especialização, devem novamente investir nos materiais específicos da área, e essa “nova lista de materiais específicos” pode custar em média até 20.000,00.

Para aqueles que irão investir em consultórios próprios, é preciso ter em mente que ainda irão gastar com equipamentos e outros utensílios para a composição do estabelecimento.

Principais marcas de confiança que fabricam instrumentos odontológicos

Contar com equipamentos e instrumentos odontológicos de qualidade e alta tecnologia é o desejo de qualquer profissional de alto nível. Dessa forma, a área odontológica possui diversos instrumentais,  materiais e equipamentos de última geração.

Vamos citar alguns marcas de instrumentais clínicos mais conhecidas:

A Quinelato é uma marca fortemente reconhecida no Brasil e em vários outros países pelo seu arsenal de instrumentos cirúrgicos e odontológicos.

A Golgran atua no desenvolvimento de instrumentais odontológicos, sendo referência em alguns segmentos da área, como Periodontia e Dentística. Desenvolve continuamente sua gama de produtos a partir do convívio com professores e profissionais da área que buscam design, inovação e qualidade.

É reconhecida como a melhor opção de custo benefício por clientes e formadores de opinião e está presente em 95% de todas as faculdades de Odontologia do Brasil.

Para aqueles que estão interessados a saberem mais a respeito desse assunto. Baixe aqui um artigo científico publicado com o tema: Instrumentais odontológicos essenciais para a graduação em Odontologia.

Como deve ser a limpeza, desinfecção e esterilização dos instrumentos odontológicos?

instrumentos odontologicos desinfeccao

Limpeza dos instrumentos odontológicos:

A limpeza é a remoção da sujidade de qualquer superfície, reduzindo o número de microrganismos presentes. Esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado antes da desinfecção e/ou esterilização.

Ela pode ser dividida entre:

  • Limpeza manual: deve ser realizada manualmente para a remoção de sujidade, por meio de ação física aplicada sobre a superfície do artigo, usando escova de cerdas macias e cabo longo, escova de aço para brocas, escova para limpeza de lâminas, pia com cuba profunda específica para esta finalidade, detergente e água corrente.
  • Limpeza mecânica: procedimento automatizado para a remoção de sujidade por meio de lavadoras com jatos de água ou lavadoras com ultrassom de baixa frequência que operam em diferentes condições de temperatura e tempo.

Desinfecção dos instrumentos odontológicos:

A desinfecção é um processo que elimina microrganismos patogênicos e seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos.

Esse procedimento pode ser:

  • Alto nível: elimina esporos, porém não atinge o status esterilizante.
  • Nível intermediário: com propriedade da tuberculinicina, elimina o bacilo da tuberculose, mas não age contra todos os esporos, age contra microrganismos vegetativos e fungos, realizando somente a desinfecção.
  • Baixo nível: produtos químicos formulados com pouca atividade bactericida, não são tuberculinicidas, que inativam alguns tipos de fungos e vírus e podem destruir bactérias vegetativas.

Esterilização dos instrumentos odontológicos:

instrumentos odontologicos limpeza

A esterilização é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários.

Todo serviço odontológico deve ter um espaço destinado ao reprocessamento de instrumental que conste, no mínimo, de uma pia exclusiva para lavagem de instrumental, bancada para secar, embalar, aparelho esterilizador (autoclave) e gavetas e/ou armários para o acondicionamento dos instrumentais estéreis.

De acordo com a norma do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (COVISA-SP), este espaço é dimensionado de acordo com o número de unidades de trabalho (cadeiras odontológicas) do estabelecimento.

Este espaço é denominado Central de Esterilização, que deve ter um fluxo unidirecional de trabalho, seguindo a ordem:

  • Pré-lavagem: essa é a etapa que antecede a lavagem e deve ser realizada com todos os artigos que serão reprocessados por meio de imersão de tais materiais em detergente enzimático durante 5 minutos. O detergente enzimático deve ter no mínimo 3 enzimas: protease, amilase e lipase.
  • Lavagem: a etapa mais importante nos processos de esterilização e desinfecção, já que resíduos de matéria orgânica visíveis ou não, podem esconder microrganismos causadores de infecção no instrumental clínico e cirúrgico. Esse processo remove o material orgânico acumulado, como sangue e saliva.
  • Secagem/inspeção visual: etapa que não deve ser esquecida e faz parte do correto preparo dos artigos para posterior desinfecção ou esterilização. Deve ser realizada utilizando-se papel toalha de boa qualidade ou compressa cirúrgica que deve ser reprocessada. Já a inspeção visual deve ser realizada logo após a secagem do instrumental.
  • Embalagem: a embalagem é etapa essencial para garantia do sucesso no processo de esterilização.
  • Esterilização/monitoramento da esterilização: é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos presentes, quer sejam eles vírus, bactérias, fungos, protozoários e/ou esporos, para um aceitável nível de segurança.

As esterilizações devem ser feitas com a autoclave, que é um equipamento que utiliza vapor saturado para realizar o processo de esterilização. É o método de esterilização mais conhecido e eficaz.

Podem ser esterilizados todos os artigos críticos (curetas periodontais, materiais cirúrgicos, entre outros) e os semi-críticos (espelhos, porta algodão, espátulas para resinas, alicates ortodônticos, dentre outros).

De acordo com o sistema de vigilância sanitária, o instrumental esterilizado deve ser datado, guardado em armário fechado, em prateleiras exclusivas para esta finalidade.

Como organizar os instrumentos odontológicos?

Uma sugestão para organizar os instrumentos odontológicos e otimizar o tempo no consultório é separar os kits por especialidade ou por procedimento.

É possível criar os kits que serão utilizados em cada procedimento, embalá-los em um envelope de papel para autoclave, e esterilizar os conjuntos de instrumentais. Este procedimento é simples e otimiza muito o atendimento clínico.

Além disso, os instrumentais podem ser esterilizados na bandeja metálica ou individualmente nos envelopes, não podendo esquecer de marcar a data da esterilização.

Cuidados que o dentista precisa ter com os instrumentos odontológicos

instrumentos odontologicos dentista

Registro dos instrumentais

Os instrumentais odontológicos devem ser registrados em uma planilha, ou mesmo com o auxílio de um software ou aplicativo próprio para tal. Esse registro deverá ser continuamente atualizado toda vez que o dentista adquirir um novo instrumento, seja ele uma nova broca ou simples espátula.

Um inventário de todos os instrumentais, equipamentos, todos os pertences para controle pessoal, ou mesmo controle da empresa, quando se refere aos pertences do consultório ou clínica odontológica.

Identificação

A identificação dos instrumentais é necessária para evitar que os mesmos sejam perdidos ou trocados no caso da participação de cursos ou aulas na faculdade, é indispensável identificar cada item com as inicias do nome ou outra forma de identificação.

Carregar os equipamentos de forma adequada

A maleta odontológica serve para carregar os instrumentos de forma adequada e cuidadosa. Na maleta ou mala odontológica contém materiais que servem para possibilitar o dentista ou estudante, realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. E é de suma importância que o profissional saiba diferenciar os instrumentais nela contida, além de conhecer todas as suas funções.

Comprar a maleta com todos os seus instrumentos é um dos primeiros passos no curso de Odontologia. Quando o estudante chega no terceiro ou quarto período da faculdade existe a necessidade de realizar um treinamento pré-clínico.

Nesse atendimento, o estudante faz procedimentos odontológicos em manequins e aprende quais são e quais as finalidades dos materiais. Sendo assim, a compra da maleta odontológica é fundamental para iniciar o treinamento e o atendimento de pacientes.

O tamanho da lista de materiais da maleta pode assustar no primeiro momento, pois de acordo com o Guia do Estudante, ela pode variar de R$ 1.500 e R$ 4.000. A lista varia de acordo com a faculdade.

Vale ressaltar que muitos dos objetos, como espelho, sonda, pinça, entre outros,  contidos na maleta irão acompanhar o seu proprietário por muitos anos, o que faz com que o investimento no início da graduação seja recompensado no futuro.

Apesar de serem muitos os materiais odontológicos necessários para estudantes, a vantagem de comprar instrumentos de qualidade é que eles podem ser utilizados durante toda a vida do profissional.

Finalizando a faculdade, a maioria dos recém formados vão ser prestadores de serviços odontológicos em clínicas de terceiros. E alguns desses instrumentais devem ser levados pelos profissionais a estas clínicas, portanto, ainda na vida profissional o uso da maleta acontece.

Somente após se instalar em um local para atendimento fixo, é que os profissionais em Odontologia irão “eliminar o uso da famosa maleta odontológica”.

Conclusão

instrumentos odontologicos consultorio

O profissional e o estudante em Odontologia devem ter em mente que a escolha do instrumental trará benefícios não apenas a eles, mas também aos pacientes que se submeterão aos tratamentos.

Isso não significa que o dentista precisa comprar os instrumentais mais caros do mercado, mas sim optar por equipamentos que sigam as normas de qualidade e que tenham um ótimo custo benefício.

Portanto, antes de fazer esse investimento, siga as dicas que passamos ao longo do texto e, principalmente, converse com os colegas de profissão para que eles ajudem na escolha. Afinal, muitos desses instrumentais vão acompanhá-lo durante toda a sua dedicação profissional.

Continue acompanhando o nosso portal Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos! Baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso, um manual prático completo para dentistas que querem abrir o seu próprio consultório odontológico.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.