A impressão em 3D é uma tecnologia aditiva utilizada para a fabricação de peças. Mas, você sabe como funciona uma impressora 3D na Odontologia? Conheça as vantagens e como utilizar esse tipo de impressora.
Em resumo, a impressão 3D não requer um bloco de material ou um molde para fabricar objetos físicos, ela simplesmente empilha e funde camadas de material.
Além disso, é rápida, com baixos custos fixos de configuração, e pode criar geometrias mais complexas do que as tecnologias tradicionais, com uma lista de materiais em constante expansão.
É usado extensivamente na indústria de engenharia, particularmente para prototipagem e criação de geometrias leves. Entretanto, a cada dia o uso desse tipo de impressora se torna mais comum, e diversas áreas estão se beneficiando do uso desse tipo de impressão.
A impressora 3D na Odontologia está revolucionando diversos processos, como por exemplo, próteses dentárias, confecção de moldes, implantes e até mesmo em cirurgias.
O que é a impressão 3D?
A impressão em 3D ou fabricação aditiva é um processo de fabricação de objetos sólidos tridimensionais a partir de um arquivo digital. Nesse sentido, a criação de um objeto impresso em 3D é realizada por meio de processos aditivos.
Em um processo aditivo, um objeto é criado estabelecendo camadas sucessivas de material até que o objeto seja criado. Cada uma destas camadas pode ser vista como uma fina seção transversal do objeto.
Além disso, a impressão 3D permite produzir formas complexas usando menos material do que os métodos tradicionais de fabricação.
Para que serve uma impressora 3D?
Em resumo, as impressoras 3D utilizam o desenho criado por computador (CAD) para criar objetos 3D a partir de uma variedade de materiais. As impressoras, funcionam de forma um pouco semelhante às tradicionais impressoras a jato de tinta 2D. Pois, usam um método de camadas para criar o objeto desejado.
Elas trabalham de baixo para cima e se empilham camada após camada até que o objeto se pareça exatamente como foi imaginado.
Estas impressoras têm extrema flexibilidade no que pode ser impresso. Afinal, elas podem usar plásticos para imprimir materiais rígidos, como óculos de sol. Bem como, também podem criar objetos flexíveis, como fios e cabos, usando um pó híbrido de borracha/plástico.
Algumas impressoras 3D têm até a capacidade de imprimir com fibra de carbono e pós metálicos para produtos industriais extremamente fortes.
Quais as aplicações da impressora 3D na Odontologia?
Como explicado acima, as impressoras 3D são incrivelmente flexíveis, não apenas nos materiais que utilizam, mas também com o que elas podem imprimir. Além disso, são incrivelmente precisas e rápidas, tornando-as uma ferramenta promissora.
Atualmente, muitas impressoras 3D são usadas para o que se chama prototipagem rápida. Empresas em todo o mundo agora empregam impressoras 3D para criar seus protótipos em questão de horas, em vez de perder meses de tempo e potencialmente milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento.
De fato, algumas empresas afirmam que as impressoras 3D tornam o processo de prototipagem 10 vezes mais rápido e cinco vezes mais barato do que os processos normais.
Nesse sentido, a impressora 3D na Odontologia pode ser usada em diversas áreas, entre elas:
Utilização em cirurgias
Em resumo, é muito mais fácil substituir ou reparar um dente danificado com o uso de impressoras 3D na Odontologia.
Afinal, o dentista faz o scanner intraoral da boca do paciente com uma pequena varinha digital que cria uma imagem em 3D dos dentes e gengivas, que é salva como um arquivo de computador.
Feito isso, o software CAD permite que o dentista projete digitalmente o reparo do dente e imprima o produto acabado em uma impressora 3D.
Além disso, a tecnologia de impressão 3D imprime um molde da mordida do paciente para projetar um tratamento.
Restaurações
Nesse sentido, um dentista pode usar a mesma tecnologia destacada no primeiro exemplo para escanear os dentes, projetar um aparelho ortodôntico e imprimir o resultado final internamente.
Além disso, é possível produzir coroas, restaurações, dentaduras e muito mais. A única diferença é o material utilizado no processo de impressão.
Próteses dentárias
Embora a Odontologia sempre tenha exigido altos níveis de personalização, a indústria tradicionalmente tem confiado principalmente em métodos manuais para criar aparelhos personalizados. Hoje, os fluxos de trabalho digitais permitem a personalização em massa de forma consistente e automatizada, exigindo menos mão de obra e custos.
Com fluxos de trabalho digitais, cada produto odontológico é precisamente detalhado de acordo com as especificações ditadas pela anatomia do paciente. As impressoras 3D na Odontologia são uma ótima ferramenta para produzir uma variedade grande de produtos odontológicos com qualidade.
Confecção de moldes
A fabricação tradicional de dentaduras e moldes requer um fluxo de trabalho manual demorado e trabalhoso que envolve múltiplas visitas a pacientes e etapas de produção.
Além disso, é um ofício complexo e os consultórios odontológicos procuram cada vez mais encontrar técnicos com as habilidades e conhecimentos avançados necessários para produzi-los.
Nesse sentido, a confecção de moldes é uma das últimas inovações na Odontologia digital. Afinal, elas oferecem uma solução de fabricação eficiente e econômica é um passo importante para a simplificação geral do processo de fabricação do laboratório odontológico.
Além disso, as próteses digitais são econômicas e oferecem um fluxo de trabalho consistente para um produto final de alta qualidade. Bem como, a produção de moldes com impressoras 3D incluem menos etapas e menos variabilidade, resultando sempre em um fluxo de trabalho mais consistente para um produto final de alta qualidade.
Os designs de moldes digitais também são reutilizáveis, compartilháveis, modificáveis e fáceis de reproduzir com impressão 3D. O hardware acessível, os menores custos de material e a economia de tempo contribuem para uma vantagem substancial sobre seus equivalentes artesanais.
Implantes
As tecnologias facilitam os processos cirúrgicos complexos. É possível a impressão de um guia cirúrgico para a colocação de implantes com precisão. Assim, o risco de complicações cirúrgicas diminui e os resultados clínicos são melhores.
Com base nos dados anatômicos, os profissionais usam o software para planejar o tratamento e a impressora 3D para imprimir os acessórios necessários.
O que é preciso para usar a impressora 3D na Odontologia?
Enquanto há alguns anos, as impressoras 3D só eram acessíveis aos maiores laboratórios e centros odontológicos, hoje elas são comuns em muitos consultórios e laboratórios odontológicos e ortodônticos.
Nesse sentido, considere os fatores discutidos acima e as necessidades de seu negócio para começar a usar a impressora 3D na Odontologia. Por isso, certifique-se de fazer sua pesquisa, avalie as peças reais e evite pagar um valor alto antes de ter certeza que é a impressora 3D ideal para o seu consultório.
Afinal, usando materiais dedicados, laboratórios e consultórios podem usar impressoras 3D para produzir modelos ortodônticos de alta precisão, guias cirúrgicos, restaurações, alinhadores e produtos dentários biocompatíveis.
As tecnologias digitais simplificam os fluxos de trabalho, reduzem o espaço para erros e a quantidade de mão-de-obra necessária, resultando em economia de tempo e custos tanto no laboratório quanto no atendimento odontológico.
Quais as vantagens de utilizar a impressora 3D na Odontologia?
A fabricação de aditivos tem afetado muitas indústrias, mas poucas se beneficiam tanto quanto as áreas médicas, incluindo a Odontologia.
As tecnologias de impressão 3D prosperam em um ambiente onde nossos corpos exigem soluções personalizadas.
Como resultado, a Odontologia está passando por uma rápida transformação digital com fluxos de trabalho digitais trazendo maior eficiência, alta qualidade consistente e custos mais baixos para os laboratórios e consultórios odontológicos.
Melhora a qualidade do atendimento
A impressão em 3D é uma parte do fluxo de trabalho digital que está se tornando cada vez mais comum na indústria odontológica. Um fluxo de trabalho digital começa com o dentista fazendo a digitalização oral da boca do paciente antes de enviar a cópia escaneada a um técnico odontológico.
O método de moldagem convencional, pode afetar de forma negativa a impressão do paciente. Devido ao desconforto do procedimento, e a demora para obter o resultado do tratamento.
Além de dar ao paciente uma experiência mais confortável, o scanner e a impressora 3D na Odontologia termina com uma impressão e resultado final mais precisos.
Otimização de processos
O uso de uma impressora 3D no consultório odontológico,otimiza os processos realizados, bem como economiza tempo.
Ou seja, reduz o número de consultas, para o profissional e paciente. Reduz custos com materiais odontológicos, como materiais para moldagem por exemplo. Aumenta a eficácia e eficiência dos tratamentos, além de oferecer maior conforto ao paciente.
Maior velocidade
Como dito anteriormente, a impressora 3D na Odontologia torna todo o processo mais rápido e eficiente. Na primeira consulta, o dentista realiza o plano de tratamento para o paciente, com maior precisão.
Bem como, proporciona mais conforto e segurança para o paciente.
Maior precisão e segurança
A impressão 3D proporciona maior precisão e segurança nos serviços terceirizados, como restaurações indiretas, próteses, aparelhos ortodônticos, placas para bruxismo, dentre outros produtos a serem utilizados pelos pacientes.
Os serviços realizados diante da utilização do scanner intraoral e impressora 3D, são executados em menor tempo e com maior eficácia. A tecnologia permite uma precisão maior que a fornecida pelos materiais utilizados pelos profissionais.
É um diferencial em meio a concorrência
Quando falamos em restaurar ou substituir dentes, o principal requisito é uma aparência realista. Além de um estética agradável da restauração ou prótese.
Nesse sentido, as próteses impressas em 3D garantem que elas possuam exatamente a mesma cor e tonalidade que os dentes do paciente.
Antes de iniciar seu tratamento, seu dentista irá primeiro registrar digitalmente a tonalidade e a cor dos dentes.
Estas informações serão introduzidas no sistema de impressão 3D, e a prótese resultante será semelhante aos seus próprios dentes naturais.
Conforme mais pesquisas forem sendo feitas na tecnologia de impressão 3D, soluções mais novas e inovadoras de tratamentos dentários estarão disponíveis.
Portanto, investir em uma impressora 3D será um diferencial do seu consultório em meio a concorrência.
Tipos de impressão 3D:
DLP
O tipo de impressão DLP (Digital Light Processing) foi criado em 1987 é um dos mais antigos tipos de impressão 3D. Este tipo de impressão trabalha com fotopolímeros, através de uma fonte de luz tradicional, normalmente lâmpadas de arco.
O DLP é um processo de impressão mais rápido, pois ele expõe camadas inteiras de uma vez só. Além disso, outro ponto positivo para a tecnologia de impressão DLP é que ela é robusta e produz modelos de alta resolução todas as vezes.
Também é econômico com a capacidade de usar materiais mais baratos para objetos complexos e detalhados. Isso é algo que não apenas reduz o desperdício, mas também reduz os custos de impressão.
MSLA
As impressoras 3D SLA podem produzir peças com uma precisão dimensional muito alta e detalhada. Além disso, as peças impressas nesse tipo de impressora têm um acabamento superficial muito suave, tornando-as ideais para protótipos visuais.
Nesse sentido, os protótipos podem ser criados com uma qualidade extremamente alta, com recursos detalhados e formas geométricas complexas.
FDM
Em resumo, o FDM (Fused Deposition Modeling) utiliza termoplásticos para impressão. Por isso, as impressões possuem melhores atributos mecânicos, químicos e térmicos.
Portanto, eles são utilizados para produzir protótipos funcionais, modelos conceituais e para todos os tipos de peças. Além disso, é um tipo de impressão que pode criar detalhes precisos e possui uma excepcional relação resistência/peso.
Como implementar a impressão 3D no seu consultório odontológico?
Em resumo, para implementar a impressão 3D no seu consultório odontológico você pode adotar dois caminhos, sendo eles: investir em uma impressora 3D ou fazer parcerias com laboratórios com impressoras 3D.
Investir em uma impressora 3D
Se você optar por investir em uma impressora 3D no seu consultório odontológico você deverá utilizar tanto a estrutura quanto o financeiro da sua empresa. Por exemplo, será necessário realizar o investimento na impressora e nos equipamentos necessários. Como um computador e os softwares da impressora.
Além disso, seu consultório deverá reservar uma área para colocar esses equipamentos de forma segura e permitir que a impressora funcione sem problemas.
Fazer parcerias com laboratórios que possuem impressora 3D
Entretanto, caso seu consultório odontológico não possua espaço físico ou o investimento financeiro necessário é possível realizar parcerias com laboratórios.
Neste caso, seu consultório fará apenas o escaneamento dos dentes e gengiva dos pacientes. Enquanto o laboratório será encarregado da impressão.
A desvantagem desta alternativa é que o seu consultório dependerá de outros profissionais para realizar a impressão, além do custo do serviço terceirizado.
Dicas para comprar uma boa impressora 3D para o seu consultório odontológico
Custo – benefício
Quando você considera a adoção de uma nova tecnologia, ela precisa fazer sentido para seu negócio. O custo das impressoras 3D vêm caindo e os sistemas existentes no mercado hoje em dia oferecem os custos mais baixos para muitas aplicações.
Por exemplo, uma prática ou laboratório imprimindo guias cirúrgicas ou modelos odontológicos para produzir alinhadores pode reduzir os custos em 75-95% para cada peça em comparação com a terceirização para laboratórios ou prestadores de serviços.
Ao comparar diferentes soluções de impressão 3D, lembre-se de considerar:
- Custos iniciais, incluindo não apenas o custo da máquina, mas também o treinamento, a configuração e, potencialmente, o software.
- Custos de funcionamento, melhor estimado com os custos por unidade de material.
- Custos de manutenção. Cuidado com contratos de serviços obrigatórios que podem custar até 20% do custo inicial da impressora.
Reconhecimento no mercado
Atualmente, há diversas marcas de impressoras 3D para Odontologia. Nesse sentido, é importante escolher a marca que tenha uma boa reputação e qualidade de seus produtos. Bem como, suporte técnico e garantia de problemas de fabricação.
Portanto, a melhor escolha será uma marca com reconhecimento no mercado no qual seu consultório odontológico possa confiar.
Suporte técnico
O suporte técnico da marca da impressora 3D deve atender o chamado dos usuários. Por exemplo, através do esclarecimento de dúvidas, calibração dos diferentes materiais e quaisquer questionamentos durante o uso do produto.
Além disso, o suporte técnico deve corrigir qualquer problema de infraestrutura como a configuração da impressora e do software. Bem como, garantir a usabilidade e estabilidade constante da impressora 3D.
Garantia
É de suma importância escolher uma impressora 3D que possua garantia contra defeito de fabricação, defeito no funcionamento de peças e de componentes do equipamento. Afinal, problemas técnicos podem acontecer e o fabricante deve solucionar esses problemas.
Manutenção e disponibilidade
Outra consideração importante é como é fácil usar uma impressora 3D. Afinal, você e sua equipe terão que aprender como usar o equipamento e mantê-lo diariamente. Tente ter uma noção da curva de aprendizado que virá com uma nova impressora 3D.
Considere os tipos de interações e manutenção diárias que a impressora precisará quando estiver em funcionamento. Além disso, a impressora deve ser de fácil manutenção e com disponibilidade de assistência técnica quando necessário.
Conclusão
Garantir peças finais precisas e de alta qualidade é uma preocupação importante para qualquer consultório e laboratório odontológico. Infelizmente, nem todas as impressoras 3D para Odontologia podem oferecer a qualidade, precisão e exatidão necessárias para aplicações ortodônticas.
Por isso, sempre avalie os estudos de precisão com dados reais de escaneamento das peças impressas.
Estude, pesquise, conheça as impressoras, antes de decidir qual comprar. Além disso, sempre leve em consideração a função principal que a mesma irá realizar no dia a dia.
De toda forma, procure pensar no curto, médio e longo prazo para avaliar de que forma a adoção da impressão 3D poderia impactar positivamente o crescimento do seu consultório odontológico.
Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias sobre Odontologia.