Moldagem odontológica: como fazer nas técnicas tradicional e digital

Avaliações
5/5
moldagem aparelhos

A moldagem odontológica é um procedimento de rotina em todo consultório. Essa técnica é utilizada para realizar inúmeros tipos de tratamentos dentários.

Apesar de ser um procedimento corriqueiro, precisamos conhecer bem os tipos de materiais e técnicas indicadas para realizar a moldagem ideal.

Entender qual é a importância da moldagem odontológica e como realizá-la de uma maneira eficaz é fundamental para reduzir gastos da clínica e potencializar seus tratamentos.

Por isso, escrevemos esse texto completo sobre moldagem odontológica. Confira!

O que é moldagem odontológica?

moldagem recriacao

É uma técnica que visa gerar modelos de dentes e/ou arcadas dentárias com o objetivo fazer a reprodução exata das estruturas bucais. Toda a estrutura anatômica de dentes e mucosas podem e devem ser copiadas a cada moldagem e assim é gerado um modelo de trabalho.

Tradicionalmente a moldagem odontológica é realizada com algum tipo de material, como alginato ou siliconas, e moldeiras. Após a moldagem em boca, o gesso é utilizado para preencher o molde das arcadas e gerar um modelo de trabalho ou estudo.

A moldagem odontológica pode ser utilizada em vários tratamentos como:

  • confecção de prótese total;
  • modelo de estudo para ortodontia;
  • confecção de lentes de contato;
  • enceramentos para planejamento de caso;
  • facetas dentárias;
  • confecção de coroas;
  • confecção de prótese parcial removível.

Para que serve a moldagem odontológica?

Muitos tipos de tratamento precisam da moldagem odontológica para sua realização. Isso porque é necessário gerar uma cópia fiel dos dentes e tecido de suporte ao redor para fazer trabalhos protéticos.

Ou seja, a moldagem é a responsável por transferir a situação clínica para o laboratório onde vai ser confeccionado o trabalho .

Para realizar a moldagem devemos utilizar um bom material e também a técnica correta para cada situação. Com relação aos materiais, podemos utilizar os  hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).

Como descrito acima, a moldagem odontológica pode servir para muitas finalidades como confecção de placas de clareamento e miorrelaxantes, confeccionar próteses unitárias ou múltiplas, fixas ou removíveis, fazer modelos de estudo, aparelhos ortodônticos entre outros tipos de tratamento.

Qual a importância da moldagem odontológica?

moldagem fabricacao protese

A moldagem odontológica é uma etapa fundamental para a realização de diversos tratamentos. Por isso, esse procedimento deve ser  muito bem executado, ou seja, o dentista precisa saber a técnica e escolher os materiais mais adequados.

A forma como o procedimento é realizado depende do tipo de moldagem e tratamento. Existem modelagens específicas para cada finalidade, seja de estudo,  anatômicas, funcionais, para clareamento, prótese, prótese sobre implante, entre outras.

A modelagem bem feita é o primeiro passo para um trabalho bem feito. Se sua moldagem tiver falhas ou distorções, seu modelo de trabalho também terá. Assim, consequentemente, seu trabalho será realizado em um modelo inadequado, gerando problemas de adaptação e falha clínica nas próteses, placas entre outros tratamentos.

Como fazer uma boa moldagem odontológica?

Para realizar uma boa moldagem é necessário ter conhecimento anatômico, de materiais dentários e também conhecer a fundo as necessidades de cada tipo de tratamento que será realizado.

De maneira prática, para obter um bom modelo de trabalho devemos seguir os seguintes passos:

1- seleção da moldeira correta para a arcada do paciente (formato, tamanho e material);

2- escolha do material correto de moldagem de acordo com o tratamento proposto (silicona, alginato, etc);

3- proporcionar e manipular corretamente os materiais seguindo as orientações dos fabricantes;

4- inserção correta da moldeira da arcada do paciente para não fazer bolhas e copiar toda área de trabalho necessária;

5- aguardar o tempo correto de presa do material para remoção da boca sem distorções;

6- fazer vazamento de gesso imediato se for indicado para o material ou guardar o modelo da maneira correta para esperar o tempo de vazamento.

Quais tipos de material são usualmente utilizados na moldagem odontológica?

Além da técnica em si, um dos fatores fundamentais de uma boa moldagem é a seleção correta do material a ser utilizado. Confira abaixo alguns tipos e suas indicações:

O hidrocolóide irreversível (alginato)

O alginato possui a apresentação pó/líquido . O contém alginato de potássio que quando misturado com água sofre um processo de geleificação.

Como vantagem de utilização ressaltamos a sua fácil manipulação, baixo custo e o fato de ser hidrofílico, ou seja, bom para moldagem de mucosas.

Como desvantagens de uso do material podemos citar a sua  baixa fidelidade de reprodução, e baixa estabilidade dimensional, por esse motivo, não se utiliza alginato para moldar preparos, como os de coroa total.

Elastômeros

Poliéter

Sua apresentação envolve duas bisnagas, uma contendo a pasta base e a outra contendo a pasta catalisadora. É mais utilizado para moldar mucosas pois apresenta excelente reprodução de detalhes e excelente estabilidade dimensional.

Uma informação importante é que esse material exige a utilização de uma  moldeira individual e o  emprego de adesivo próprio sobre a moldeira para facilitar a retenção do material. Por possuir um tempo de trabalho reduzido e alto módulo de elasticidade devemos ter cuidado ao utilizar o poliéster em regiões retentivas.

Siliconas de condensação

Sua apresentação envolve duas pastas, uma leve e uma densa e um catalisador para ambas as pastas. Esse material possui boa estabilidade dimensional, custo reduzido, boa reprodução de detalhes e fácil manipulação.

Como todo material possui desvantagens como a maior deformação quando comparada a silicona de adição. Por isso, moldes de silicona de condensação devem ser vazados imediatamente.

Siliconas de adição 

São consideradas o material mais preciso na categoria dos  elastômeros. Pode ser comercializada em diferentes consistências (leve, regular e pesado). Sua característica marcante é sua alta resistência ao rasgamento, rápida recuperação elástica, alta estabilidade dimensional e boa reprodução de detalhes.

O material tem seu processo de polimerização alterado na presença do enxofre, então não pode ser manipulado com luvas de látex. Ao contrário de muitos tipos de materiais, o molde com silicona de adição não pode ser vazado imediatamente por conta da reação tardia com liberação de hidrogênio que pode influenciar na superfície do gesso.

Polissufeto

Também conhecidos como mercaptanas. Uma de suas vantagens é o tempo de trabalho, pois sua polimerização final ocorre em cerca de 9 minutos. Aspectos como baixo custo, alta resistência ao rasgamento, bom tempo de trabalho e boa reprodução de detalhes tornavam os polissulfetos uma boa opção de material para moldagem.

Mas, esse tipo de material entrou em desuso por apresentar um mau odor, capacidade de manchamento e baixa memória elástica.

Feita a moldagem, o que observar para saber se o trabalho foi bem realizado

Após realizar a moldagem seguindo as recomendações que descrevemos acima você deve, antes de seguir para o vazamento, observar se o molde está adequado.

O que você deve observar no seu molde para saber se ele está adequado?

  • As cúspides dentárias e as margens gengivais estão bem definidas?
  • A moldeira aparece na moldagem?
  • A sua moldagem inclui o mínimo de 3-4 mm de superfícies vestibular e lingual fora da margem gengival?
  • Todos os dentes presentes estão copiados?
  • Existem bolhas que comprometem a visualização dos elementos dentários?
  • Existe algum tipo de dano ou deformação do material?

Ao responder essas perguntas você saberá fazer um julgamento fiel se sua moldagem está correta ou precisa ser repetida para que você tenha sucesso no seu tratamento.

Como funciona a moldagem odontológica digital?

moldagem replica

Quem já passou por uma moldagem odontológica sabe que o procedimento não é dos mais confortáveis. Por isso, atualmente a “moldagem digital” tem ganhado muita atenção.

Sabemos que a moldagem analógica ou digital serão eficazes se bem realizadas, mas a digital e mais confortável, não depende de materiais dentários, reduz etapas no processo que aumentar a fidelidade  e precisão de modelos tornando seu tratamento mais eficaz.

Esse tipo de moldagem é realizado através da utilização de um scanner intra bucal. Através dessa ferramenta podemos criar modelos 3D das arcadas dos pacientes. Esses podem ser encaminhados aos laboratórios para realizar o trabalho ou ser impressos no seu próprio consultório utilizando impressora 3D.

Quais as vantagens da moldagem digital em face à tradicional

Como tudo na Odontologia, a moldagem digital tem suas vantagens e duas desvantagens. Consideramos que as desvantagens são menores e estão mais relacionadas ao custo de investimento de ter um scanner no seu consultório e o fato de que, em algumas situações  clínicas essa técnica não poderia ser utilizada.

Ainda assim as vantagens superam as desvantagens, confira:

Conforto do paciente

Enquanto a moldagem analógica exige do paciente o uso de uma moldeira e material moldador, a digital obtém todas as imagens necessárias utilizando uma ponta de scanner intra bucal.

Esse fato aumenta muito o conforto do paciente pois reduz o tempo de boca aberta e o desconforto com o extravasamento de material moldador que comumente geram ânsia de vômito nos pacientes.

Mais rápida

O processo como um todo e mais rápido para moldagens digitais. Isso porque, após treinamento, você consegue escanear o paciente em cerca de 1 a 3 minutos e não precisará de mais etapas laboratoriais, como vazamento de gesso.

Isso elimina etapas no seu dia-a-dia, reduz a utilização de materiais e aumenta a velocidade do processamentos dos seus dados.

Economia de material

Utilizando a moldagem digital o único material que terá que utilizar são as ponteiras de proteção individual do equipamento. Fora isso, existe uma redução de consumo, pois você não precisará do material de moldagem nem de gesso.

Maior precisão

A precisão certamente é uma das maiores vantagens do processo de moldagem digital. Nele não temos distorções, bolhas, falha de material ou falha no vazamento de gesso. Vale a pena investir nesse processo pois os trabalhos protéticos virão 100% adaptados evitando repetição.

Simulação estética baseada nas características do paciente

Um dos problemas causados pela moldagem convencional é que o profissional não conseguia, por exemplo, se basear na cor dos dentes do paciente. Com isso, a caracterização da prótese se torna um processo mais difícil.

Com a moldagem digital, você também conta com detalhes de cor de toda a arcada dentária. Além disso, o próprio paciente pode palpitar no resultado do modelo digital de prótese. Assim, você faz um trabalho em que todos saem mais satisfeitos.

Sustentabilidade

Ser sustentável hoje é uma condição obrigatória, devemos sim pensar como podemos ter um consultório mais “verde”e evitar processos desnecessários. A utilização de moldagem digital reduz o consumo de materiais de moldagem e gesso, gerando menos resíduos e menor produção de substâncias tóxicas que vão para a rede de esgoto.

Conclusão

moldagem diversos

A moldagem odontológica é uma técnica que visa gerar modelos de dentes e/ou arcadas dentárias com o objetivo fazer a reprodução exata das estruturas bucais. Com a moldagem são gerados modelos de trabalhos para realizar uma série de tratamentos.

Dentre os tratamentos que dependem de uma modelagem bem feita podemos citar:a confecção de prótese total, modelo de estudo para ortodontia, confecção de lentes de contato, enceramentos para planejamento de caso, facetas dentárias, confecção de coroas e confecção de prótese parcial removível.

Para realizar uma boa moldagem é necessário conhecer bem os materiais que podem ser utilizados bem como suas indicações e limitações. É importante saber também que atualmente existe a possibilidade de substituir a moldagem convencional pela digital em muitas situações clínicas.

A moldagem digital através da utilização de scanner intra bucal aumenta a precisão, reduz tempo e gasto de materiais. Esteja atento às tendências de mercado e fique sempre a frente no seu mercado de atuação.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.