Gestão de custos: saiba como fazer uma boa administração financeira

Avaliações
5/5
gestao custos doutora

A gestão de custos compõe todos os gastos e ganhos necessários para que um consultório odontológico consiga produzir e lucrar todo o mês. De maneira prática a gestão de custos serve para direcionar o planejamento financeiro de uma clínica.

A gestão de custos feita de maneira eficiente contribui para a saúde financeira do seu consultório e uma maior renda para você dentista. Todo empreendedor dentista precisa estar inteirado sobre o tema para administrar os gastos e manter uma boa lucratividade para o consultório.

No entanto, sabemos que o dia a dia de atendimentos muitas vezes nubla a visão do do dentista. Assim, sem nem perceber, nós definimos um preço sobre serviços que não condiz com a realidade dos nossos gastos. E no fim das contas, começamos a trabalhar muito sem o retorno financeiro esperado.

Por isso, nesse texto, vamos explorar maneiras de controlar bem os gastos de um consultório e assim aumentar a produtividade do seu consultório! Confira.

O que é gestão de custos?

Gestão de custos de maneira simplificada é a forma de gerenciar e monitorar os gastos de uma empresa, ou no nosso caso, consultório odontológico. Os gastos de uma clínica certamente são fatores cruciais que afetam a lucratividade e a margem financeira.

Mas quais seriam os custos de um consultório odontológico? Esses custos são variados, incluindo uma série de despesas fixas, diretas e indiretas que logo mais nos aprofundaremos.

O que precisamos saber é que o processo de gestão de custos busca entender, calcular e controlar esses valores. Dessa forma, você pode planejar melhor seus investimentos, saber onde gasta mais, rever fornecedores e calcular melhor sua tabela de procedimentos.

Assim, você saberá onde pode economizar e quando deve receber por cada tratamento. Dessa forma você otimiza os seus ganhos, aumentando a lucratividade do seu consultório.

Por que fazer uma gestão de custos?

gestao custos prancheta

Parece uma atividade óbvia e todos os dentistas pensam que controlam seus gastos. No entanto, uma gestão de custos eficiente tem vários objetivos além de definir um preço final para os seus tratamentos.

Em especial, a gestão de custos serve para direcionar o planejamento estratégico de um consultório ou clínica. Isso porque cabe à essa parte gestora a responsabilidade de contabilizar todos os custos da clínica.

Assim, é possível ter em mãos as informações necessárias e importantes para otimizar o desenvolvimento de novos serviços, investimentos estruturais como compra de equipamentos, saber em qual área da Odontologia você deve investir mais, além de  exercer um melhor controle financeiro da sua empresa.

Sim, mesmo que você não tenha CNPJ considere que seu consultório é uma empresa e deve ser tratado como tal.  Dessa forma, a gestão de custos na Odontologia passa a ser um fator decisivo em situações que exigem tomada de decisão.

Qual é a importância da gestão de custos para as empresas?

Ao compreender os todos os custos envolvidos em um consultório odontológico fica mais fácil entender sua situação econômica. E esse é um ponto importante no qual a gestão de custos é parte essencial para melhorar o desempenho e o rendimento da sua clínica.

Como uma das finalidades mais relevantes podemos ressaltar a importância da gestão de custos na definição da margem de lucro.

É a margem de lucro que impacta diretamente os resultados financeiros do seu consultório. Entenda como margem de lucro o valor restante após a subtração da quantidade de dinheiro que entrou (receitas) e da quantidade de dinheiro que saiu (gastos) da sua clínica.

Além disso, a gestão de custos possibilita realizar um planejamento de investimentos ou a necessidade de realizar cortes nos gastos. Uma boa gestão de custos é uma ferramenta indispensável para uma clínica manter a saúde financeira.

Quais são os custos de um negócio?

gestao custos consultorio

O gerenciamento de custos é uma das partes mais importantes de um consultório odontológico. Através desse gerenciamento são controlados os gastos para que seja mantida a saúde financeira da empresa.

Além disso, é a gestão de custos que faz você definir o valor dos seus procedimentos e elaborar uma tabela. Isso porque cada dentista tem a sua realidade de gastos mensais. O aluguel varia, os materiais não são os mesmos, número de funcionários, taxação, entre outros.

O primeiro passo para saber quanto cobrar nos procedimentos é conhecer a fundo os seus gastos. E aí vem a primeira lição: separe a sua vida pessoal da sua vida empresarial. Você pode até não ser pessoa jurídica, mas pense no seu consultório como uma empresa.

Como tal, você não pode misturar os seus gastos com os da empresa. Esse é um erro capital. Separe as contas e trate de maneira individual o seu consultório.

Feito isso, vamos agora mapear todos os gastos do seu consultório.

Custos diretos

Os custos diretos têm total relação com o seu serviço, ou seja, pelos tratamentos que você faz. Ou seja, seu valor influencia diretamente nos custos do valor final do procedimento.

São gastos mais fáceis de mapear, pois normalmente são as matérias-primas (materiais odontológicos), laboratório e os seus honorários.

Custos indiretos

Os custos indiretos são quase invisíveis, pois não entram no serviço, mas são necessários para sua realização, por isso também devem ser contabilizados.

Dentre esses gastos temos como exemplo: despesas com gasolina/transporte, alimentação dos funcionários, marketing, entre outros.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles gastos que temos que encarar todos os meses, faça chuva ou faça sol.

Listamos para você alguns exemplos de custo fixo de consultório odontológico:

  • água, luz, telefone, internet;
  • aluguel, condomínio, IPTU;
  • coleta de lixo infectante;
  • gastos com funcionários;
  • impostos fixos (ISSQN, INSS, IPR,CRO);
  • contabilidade;
  • manutenção preventiva e compra de equipamentos;
  • outros que considerar relevantes e que sejam fixos.

Após mapear os custos você deve descobrir a média mensal dos mesmos. A partir desse número você poderá dividir o custo mensal pelas horas trabalhadas e aí descobrirá o valor da sua hora clínica.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles gastos correspondentes ao serviço ou ao seu tratamento. Podemos tomar como exemplo a comissão de dentistas parceiros; valores de laboratório, materiais descartáveis, biomateriais,implantes, etc.

Esses custos podem variar de acordo com a especialidade atendida ou o tipo de tratamento executado.

Como fazer uma boa gestão de custos?

gestao custos equipe

Como vimos, os custos da sua clínica contribuem significativamente para a elaboração do preço do tratamento. Se você quer ter mais lucratividade reduza os seus custos fixos sem que isso altere a qualidade dos seus tratamentos.

Isso quer dizer: negocie o valor de suas contas fixas, aluguel, internet, telefone, entre outras, para que você tenha um bom serviço a custo baixo.

Negocie com todos os seus fornecedores para obter as melhores condições e reduzir o custo da sua hora clínica.

Além disso, tenha um planejamento financeiro de gastos mensal e anual e faça um controle rigoroso dos mesmos. Para fazer esse controle você pode fazer uma planilha no excel ou também contratar um software de gestão. Nele você consegue lançar todos os gastos do consultório.

Outro fator que faz ampliar o controle financeiro dos gastos é a gestão do estoque. Sabemos que trabalhamos com um estoque de materiais odontológicos considerável. Esses materiais muitas vezes podem ser perdidos se não fazemos um controle efetivo tanto em relação a validade quanto em quantidade.

Nesse contexto, o controle de estoque é fundamental. Para facilitar a sua vida, você pode utilizar softwares de gestão com essa funcionalidade. Eles já podem alertar sobre o vencimento de materiais e o controle da quantidade de matérias fica mais fácil de ser feita.

Quais os benefícios da gestão de custos para o seu consultório?

Agora que já sabemos da importância de se realizar a gestão de custos do consultório vamos listar abaixo alguns benefícios dessa atividade para a sua clínica. Confira!

Impacto direto na redução dos custos

O primeiro benefício que podemos listar é a redução dos custos do consultório. Quando começamos a listar e a colocar na planilha os gastos fixos e variáveis que temos, às vezes nem acreditamos!

Por isso, listar e mapear onde gastamos mais dentro de um consultório é fundamental para gerenciar as finanças. Assim começamos a tomar decisões mais acertadas, como negociar ou trocar de fornecedores, verificar formas de pagamento mais atrativas e buscar soluções para reduzir ao máximo esses custos sem impactar na qualidade do seu serviço.

Aumento da lucratividade

Com maior controle sobre a produtividade e sobre os processos do seu consultório, você terá a chance de eliminar custos desnecessários.A redução de custos aumenta sim a sua lucratividade pois aumenta a sua margem de lucro!

Entenda: se você gastava X e ganha Y pelos procedimentos você terá uma lucratividade. Se você gasta X/2 e tem o mesmo ganho, você aumenta a lucratividade!

Melhora na prestação do serviço

Se você economizar com gastos desnecessários sobre um pouco de dinheiro para investir em outras coisas, como melhorias de infraestrutura, equipamentos e mimos para seus pacientes.

Assim, ao melhorar a experiência do seu cliente no consultório você também aumenta a fidelização e suas margens de lucro.

Maior longevidade do negócio

Ter um controle financeiro efetivo faz com que a saúde financeira do seu consultório seja concreta. Com a parte financeira estabilizada você consegue fazer planos a longo prazo e definir melhor estratégias de crescimento e consolidação no mercado.

Conclusão

gestao custos administrativo consultorio

Gestão de custos de um consultório odontológico é a forma de gerenciar e monitorar os gastos de uma empresa, ou no nosso caso, consultório odontológico. Os gastos de uma clínica certamente são fatores cruciais que afetam a lucratividade e a margem financeira.

Para fazer uma gestão de custos efetiva você precisa mapear todos os seus custos, fixo e variáveis, montar em planilha ou colocar em um software de gestão para te auxiliar.

Fazendo essa gestão efetiva você consegue vários benefícios como aumento da lucratividade, melhora na prestação dos seus serviços e maior longevidade da sua clínica no mercado.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.