Como conseguir pacientes particulares: Guia Rápido e Completo

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Já não é novidade que o mercado odontológico está cada vez mais concorrido. Cada vez mais, os dentistas encontram desafios em como conseguir pacientes particulares para suas clínicas e consultórios.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde determina uma proporção de 1200 habitantes para cada dentista, entretanto, em São Paulo, esta proporção já está abaixo dos 600 habitantes por profissional.

Para complicar ainda mais este quadro, o dentista não possui conhecimentos de gestão e acaba não conseguindo atrair muitos pacientes, resultando em pouco lucro. Além disso, ainda atendem muitos pacientes de convênios odontológicos, que alta carga de trabalho e baixo rendimento.

Diante disso, é importante que você esteja preparado para atrair mais pacientes para seu consultório. Neste texto vamos dar algumas dicas de como melhorar o processo de captação de para que você tenha mais opções antes de recorrer aos convênios.

Como conseguir pacientes particulares para seu consultório?

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Para conseguir pacientes particulares para seu consultório é importante manter a “casa em ordem”. Isso significa:

  1. Preparar o consultório odontológico para a demanda

Uma das coisas que faz com que o paciente opte por realizar o tratamento odontológico em um determinado consultório é o ambiente e a sua estrutura.

Logo, você deve preparar o seu consultório para receber esses pacientes da melhor maneira possível, nos quesitos: estrutura, conforto, decoração, lazer (internet, TV e revistas), propagandas e até mesmo na pessoa que irá recepcioná-los.

  1. Oferecer excelência no atendimento ao paciente

Um paciente quando é bem tratado, desde o momento que liga para o consultório para agendar a consulta, acaba fechando o tratamento com maior facilidade. E, uma vez que ele esteja satisfeito com a maneira como foi atendido, irá repassar essa informação, realizando a famosa propaganda boca a boca.

  1. Estar presente na internet

Hoje em dia, a maioria das pessoas utiliza a internet ou as redes sociais para buscar o que precisam. Por isso é muito importante que o dentista tenha um site responsivo e otimizado, com conteúdos relevantes, para que a clínica seja encontrada com maior facilidade e ganhando relevância.

  1. Realizar ações de marketing odontológico

Para investir no marketing odontológico é necessário estar com tudo o que citamos acima pronto. Dentre as diversas ações nesta área estão: estudo do seu público-alvo, conhecer a concorrência (para saber que ações de marketing eles fazem que trazem resultados), criação de parcerias com outros consultórios e realização de ações de marketing odontológico tanto com mídias offline como em mídias online.

Como fazer propaganda da sua clínica odontológica?

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Quem trabalha na área de Odontologia sabe o quanto a concorrência é grande. Isso porque o Brasil é o país que possui o maior número de dentistas em todo o mundo. Neste contexto, é extremamente importante pensar em técnicas para atrair mais pacientes para a sua clínica odontológica através da propaganda.

Quer dicas de como conseguir isso? Confira abaixo!

Marketing Digital

O marketing digital, atualmente, é importante em todas as áreas, independente do seu público alvo.

Sendo assim, é essencial que a sua clínica odontológica tenha um site bem elaborado e esteja presente nas principais redes sociais. 

Você pode aproveitar o espaço do seu site para mostrar e explicar rapidamente os tratamentos que você oferece, a sua experiência, os diferenciais da sua clínica e outros dados que podem ajudar a tirar as primeiras dúvidas das pessoas que procuram pela sua empresa.

Por outro lado, as redes sociais devem ser usadas para se relacionar com os seguidores e também divulgar informações úteis e relevantes. É importante criar postagens que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas e dúvidas relacionados a sua especialização, como: dicas de escovação, como prevenir doenças, mitos e verdades, entre outros.

Marketing Local

O marketing local, também conhecido como marketing offline, também não deve ser deixado de lado. Ou seja, além de estratégias para o ambiente virtual, você deve pensar em outras maneiras de atrair pacientes para o seu negócio.

Uma ótima ideia é realizar parcerias para garantir indicações e fluxo de pacientes para o seu consultório. Outra ação é fazer promoções, oferecer brindes e estimular as indicações de clientes satisfeitos. Por fim, caso você tenha recursos disponíveis, vale a pena investir em mídias locais, tais como jornais e rádios da cidade.

Indicações

Pesquisas apontam que indicações profissionais são um dos mais eficientes meios de captação de pacientes. Sendo assim, uma ótima maneira de aumentar o fluxo de pessoas no seu negócio é mantendo uma boa relação com outros profissionais.

Você ainda pode atrair mais pacientes através das indicações pessoais, que estão diretamente relacionadas a qualidade do seu atendimento, pois o paciente contente com o resultado indica seu trabalho para outras pessoas..

Parcerias

As parcerias, apesar de ser uma prática antiga, ainda funciona muito bem. Sendo assim, você pode fazer uma parceria com uma empresa e oferecer um desconto para alguns tratamentos e cobrar o preço normal em outros.

Antigos Pacientes

A propaganda boca a boca ainda é uma das ferramentas mais poderosas do marketing. Por isso, é imprescindível o bom relacionamento com os seus pacientes.

Uma ótima ideia é aplicar uma pesquisa de satisfação para compreender quais são seus pontos fortes e aquilo que precisa ser melhorado. Feito isso, é hora de pensar em outras ações de relacionamento, como:

  • Enviar emails em datas especiais;
  • Ligar para os pacientes alguns dias após os tratamentos para saber como está a recuperação;
  • Informar quando será o próximo dos retorno;
  • Criar programas de indicações.

Como conquistar o paciente?

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Para começar um relacionamento com o paciente é necessário atrair pessoas para a sua clínica. Ou seja, a promoção adequada pode gerar alcance, interesse e engajamento dos pacientes.

Vamos descobrir como colocar isso em prática?

O poder da promoção no seu consultório odontológico

Saber promover o seu consultório é peça fundamental na hora de conquistar novos pacientes e até mesmo fidelizar aqueles que você já tem. Mas para alcançar o sucesso desejado e conseguir pacientes particulares é necessário:

  • Estar presente ativamente nas redes sociais: levando em conta que os brasileiros gastam 60% de tempo a mais nas redes sociais do que o restante do planeta, é extremamente importante que você também esteja nelas para garantir o contato direto com o público. Entretanto, antes de criar uma conta em cada rede social disponível, é fundamental considerar onde o seu público efetivamente está.
  • Apostar no marketing de conteúdo: não adianta sair postando qualquer coisa nas redes ou no blog. É importante criar conteúdo, em blog, altamente relevante para seus pacientes, ajudando-os a resolver problemas e dúvidas, gerando autoridade e confiança para a sua atuação profissional. Com as estratégias corretas é possível chegar às primeiras páginas dos mecanismos de busca e assim ser encontrado mais facilmente.
  • Ter uma estratégia de email marketing: esse canal pode ser uma importante ferramenta de distribuição do seu conteúdo. Por ser uma comunicação direta, a estratégia é ainda mais relevante e permite que você também envie novidades, lembretes e promoções.
  • Investir em campanhas e links patrocinados: as publicações patrocinadas nas redes sociais exibem seu conteúdo para um público que ainda não te acompanhar. Já os links patrocinados levam o seu site direto para as primeiras posições das buscas de maneira diferenciada.

Como fidelizar o seu paciente particular?

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Para fidelizar o seu paciente particular é fundamental investir em marketing de relacionamento, que prioriza a criação de vínculo. O objetivo dessas estratégias não é fazer com que o paciente chegue à sua clínica, mas garantir que ele retorne outras vezes de maneira contínua.

Mas para colocar em prática esse planejamento é importante:

  • Investir em atendimento de qualidade: o relacionamento do paciente com a sua clínica começa no atendimento. Com isso, é fundamental que o paciente seja bem atendido pela recepcionista, de maneira cordial e muito atenciosa.
  • Ser atencioso e ouvir o que o paciente tem a dizer: é especialmente importante que você transmita a segurança necessária de que pode, sim, ajudar o paciente a ter mais qualidade de vida.
  • Analisar o prontuário antes da consulta: isso permite que você conheça um pouco mais sobre o paciente e consiga utilizar essas informações durante o período que ele estiver na sua sala.
  • Estimular a comunicação contínua com o paciente: através das redes sociais ou emails.
  • Facilitar a vida do paciente: ofereça planos com diversos tratamentos e formas de pagamento convenientes, abra diversos canais de comunicação para que o paciente marque uma consulta rapidamente ou então tire uma dúvida e tenha flexibilidade de horários.

Como chamar o paciente para o retorno

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O momento de chamar o paciente para o retorno é muito importante no processo de fidelização. Você pode fazer o envio de um SMS, enviar uma mensagem por aplicativos ou ainda entrar em contato através de uma ligação.

Tenha em mente que você deve facilitar para que a pessoa agende um novo horário com você, evitando que ele procure a concorrência.

Entretanto, para que o paciente queira voltar ao seu consultório e dar continuidade aos tratamentos com você é fundamental um bom atendimento, ambiente da clínica agradável, sua autoridade, sua imagem pessoal e profissionalismo.

Mensagens para pacientes de Odontologia

Manter uma comunicação saudável com todos os pacientes é um dos maiores desafios de consultórios e clínicas odontológicas . E o desafio da comunicação assertiva é manter um relacionamento com o paciente, mesmo quando ele não estiver em tratamento, mas sempre lembrando que você se preocupa com ele.

Além de diminuir as faltas, com as mensagens para pacientes de Odontologia você melhora a rotatividade na clínica, diminui o congestionamento de ligações e aumenta a satisfação dos pacientes.

Você pode enviar mensagens para os seus pacientes para lembrá-lo da consulta ou do retorno do tratamento e ainda para mandar um texto personalizado, como por exemplo, na data do aniversário de cada um deles.

Quais as vantagens e desvantagens de utilizar o convênio odontológico?

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Os convênios odontológicos surgiram com o objetivo de reduzir o custo da assistência médica para a população. No Brasil, o número de pessoas atendidas por convênios tem crescido anualmente, impactando o planejamento e a captação de clientes pelos cirurgiões dentistas.

Contudo, com o crescimento do número de pessoas que utilizam esse tipo de plano, é comum perceber o descontentamento de alguns profissionais em razão das condições de trabalho, da burocracia e dos valores baixos pagos pelas empresas de convênio.

Levando em consideração esses dois pontos, podemos listar algumas vantagens e desvantagens de utilizar o convênio odontológico. Confira abaixo!

Vantagens dos convênios odontológicos

  • Aumento no número de pacientes: o convênio acaba atraindo mais pacientes para o seu consultório odontológico e isso é importante, principalmente, para aqueles que estão ingressando no mercado.
  • Aumento na renda do consultório: apesar de se consultarem por convênio, muitos procedimentos não são cobertos e isso faz com que o paciente pague por fora, gerando uma renda extra para o consultório.
  • Não há custo para o profissional se conveniar: não é exigida nenhuma taxa dos dentistas.

Desvantagens dos convênios odontológicos

Assim como existem vantagens dos convênios odontológicos, também há algumas desvantagens para o dentista. São elas:

  • Burocracia para realizar os tratamentos: um convênio odontológico exige dos profissionais a apresentação das avaliações e a comprovação da necessidade real de tratamentos, burocratizando o trabalho do profissional. Isso acaba atrapalhando a rotina do dentista, além de impactar no prazo para o pagamento do profissional.
  • Pagamento abaixo do mercado: de forma geral, muitas operadoras oferecem valores inferiores ao que é esperado em procedimentos odontológicos.
  • Dificuldade no contato com a operadora: esse ainda é um problema muito grande, que além de tomar tempo do profissional e dos seus funcionários, exige muita paciência. O que acaba influenciando não só na gestão do tempo dentro da clínica, mas também na agilidade dos atendimentos e dos procedimentos oferecidos aos pacientes, a qualidade do serviço prestado e a gestão financeira do consultório.
  • Tempo mais curto para atendimento: com o crescimento significativo da demanda e um retorno financeiro mais baixo, o dentista precisa atender muitos pacientes para que o seu dia seja financeiramente viável.

Conclusão

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Existem diversas maneiras de conseguir pacientes particulares para a sua clínica odontológica. Apesar de não ser uma tarefa tão simples, você pode conseguir um ótimo retorno se realizar um planejamento adequado.

É importante buscar entender quem é seu público e o que ele deseja para conseguir mostrar para ele o diferencial do seu consultório e convencê-lo a fazer pelo menos a primeira consulta com você. E é aí que entra todas as ações que citamos, como o marketing digital e o marketing local, a indicação, as parcerias e o uso das redes sociais.

Entretanto, você precisa ter em mente que de nada adianta realizar investimentos na estrutura da clínica ou em marketing online e offline se o paciente não for bem atendido, desde o momento que ele liga para agendar uma consulta.

É fundamental que ele se sinta querido e que todos os funcionários estejam prontos e aptos para tirar todas as dúvidas. Isso acaba estreitando os laços e criando uma relação de confiança entre o paciente e o dentista, fazendo com que ele se sinta seguro em realizar diversos tratamentos neste local.

Também é importante que você avalie a situação do seu consultório, bem como a viabilidade de realizar atendimentos por convênios. Ao mesmo tempo que existem desvantagens, também há benefícios em ofertar atendimentos via planos odontológicos, especialmente para quem está começando e ainda não possui pacientes fiéis

E agora, depois de tudo o que falamos até aqui, já é possível traçar um panorama relacionado às particularidades do seu consultório e avaliar qual tipo de atendimento realmente vale a pena para você.

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