Instagram para Dentistas: Seja um Dentista de Sucesso

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instagram para dentistas mulher logo

Se há algum tempo atrás uma das formas mais utilizadas para divulgar uma clínica odontológica era através dos tradicionais panfletos, hoje as redes sociais estão dominando a atenção da sociedade. Neste cenário, o Instagram para Dentistas é uma das principais plataformas que disputa a atenção da classe odontológica.

Levando em consideração que o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários ativos no Instagram, são mais de 50 milhões de brasileiros na rede social, é possível entender a força dessa plataforma na divulgação de um serviço na área odontológica.

Por isso, é fundamental que o dentista ou a clínica tenha um perfil no Instagram, para fixar a sua marca e conquistar um maior número de pacientes. Confira neste post como criar e fazer bom uso dessa rede social para se tornar um dentista de sucesso.

Qual a importância do Instagram para Dentistas?

instagram para dentistas mãos

Se você ainda não realizou nenhuma estratégia de marketing para o seu consultório através da internet, então saiba que está perdendo tempo.

As redes sociais se tornaram parte da vida cotidiana e entraram com toda força no setor da saúde, gerando valor e criando autoridade como profissional. O que resulta em um número maior de pacientes.

A importância do Instagram para dentistas está diretamente ligada à captação e fidelização de pacientes. Isso porque é através desta ferramenta que o profissional consegue se comunicar com o seu público alvo, criando um relacionamento mais próximo e humano.

Dessa maneira, o dentista é capaz de disseminar conteúdos úteis e tirar dúvidas com o intuito de promover outros canais como site e blog, fortalecendo o seu nome ou sua marca.

Como fazer um Instagram para Dentistas?

instagram para dentistas atendimento

A única maneira de explorar as possibilidades de ter mais alcance no Instagram, através de postagens pagas, é criando uma conta comercial para o perfil profissional do dentista ou para sua clínica ou consultório odontológico.

Além do mais, através de um perfil comercial, o gestor tem acesso a métricas e informações sobre as postagens feitas na rede social, tanto no feed quanto nos stories. E é  isso que faz toda a diferença na hora de estabelecer uma estratégia de ações no Instagram.

Ao criar uma conta no Instagram, você terá um perfil pessoal. Com ele, é possível usar as funcionalidades básicas da rede, como seguir e interagir com pessoas e postar fotos e vídeos.

A conta comercial, no entanto, traz algumas ferramentas que ajudam os negócios a obterem melhores resultados, como: patrocinar posts, criar botões de ação e analisar informações da conta.

Para alterar o seu perfil do Instagram de pessoal para comercial, é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o perfil pessoal e clique no símbolo de engrenagem que aparece ao lado do botão “editar perfil”;
  2. Desça a tela até encontrar a opção “alternar para o perfil comercial”;
  3. Clique nela e vincule o seu perfil do Instagram à sua página no Facebook;
  4. Por fim, preencha as informações solicitadas.

É importante ressaltar que, para criar um perfil comercial no Instagram, o dentista ou clínica precisam ter, obrigatoriamente, um perfil no Facebook.

Como colocar a categoria Dentista no Instagram?

Ao realizar a alteração do perfil pessoal para profissional no Instagram, o dentista pode optar pela categoria na qual a sua atuação está inserida. No caso da Odontologia, a mais indicada é a de Saúde/Beleza.

Algumas pessoas acreditam que um perfil pessoal é simplesmente aquele em que você só posta sobre sua vida pessoal e o perfil profissional ou comercial é aquele em que você só posta conteúdo relacionado ao seu trabalho.

Entretanto, a diferença entre eles vai muito além e esta pode ser a solução para aumentar a interação entre as pessoas e até mesmo o número de prováveis pacientes.  Mas afinal, qual é a diferença entre uma conta pessoal e uma conta profissional? Confira abaixo.

Conta Pessoal X Conta Comercial

Uma conta pessoal no Instagram permite que você use as funcionalidades básicas desta rede social, como postar fotos, vídeos, stories, adicionar amigos, ver, curtir ou comentar as fotos dos seus amigos e fazer pesquisas. Ou seja, se relacionar com as pessoas e marcas dentro do Instagram.

Por outro lado, o perfil profissional ou comercial possui diversas vantagens para o dentista ou clínica. Entre elas podemos destacar:

  • Acesso às informações da sua conta, onde você consegue saber quais são suas fotos mais curtidas e com maior alcance, o que ajuda a entender o que seus seguidores mais gostam de ver no seu Instagram.
  • Acesso às informações do público, ou seja, de onde seus seguidores são, a idade deles e o horário em que eles estão online. Dessa maneira, ao postar no horário de pico da sua audiência, seus posts terão maior probabilidade de engajamento.
  • Patrocínio de posts, o que transforma seu Instagram em uma ferramenta de marketing poderosa, divulgando o seu perfil para um público específico.
  • Criação de botões de ação que facilitam o contato das pessoas com você, através de ligação, email ou até mesmo pelo endereço da clínica.

Como usar o Feed no Instagram para Dentistas?

instagram para dentistas aplicativo

O feed é a área do Instagram visualizada toda vez que alguém acessa o seu perfil. E são os posts feitos no feed que aparecem na timeline dos seus seguidores.

Por isso é importante que você saiba aproveitar esse recurso para levar conteúdo relevante ao seu público. Sendo assim, no caso de um Instagram para dentistas, a dica é explorar temas como dicas de saúde oral, notícias sobre Odontologia e funcionamento de procedimentos.

Você ainda pode pensar nos temas e informações que podem ser relevantes para os seus pacientes, transformando dicas rápidas em imagens ou até mesmo ilustrações.

E também não se esqueça que o Instagram para dentistas é uma maneira de se relacionar com o paciente, o que significa que é importante interagir e responder as dúvidas que possam surgir.

Identidade Visual das suas publicações

Como sabemos, o Instagram é a rede social mais visual de todas e é por isso que a identidade do seu negócio precisa estar muito bem definida.

A identidade visual é a tradução em cores, elementos visuais e padrões de design das principais características do seu consultório ou clínica odontológica.

Outro ponto importante é que os filtros, enquadramento, cores e a tipografia das publicações precisam estar alinhadas com os valores, a missão e visão do negócio.

Como a identidade visual é a forma que você vai ser visto visualmente pelo seu público alvo, é importante elaborá-la com cuidado.

Planejamento de Publicações

Um vez que você definiu a identidade visual da sua marca para o Instagram, é fundamental realizar o planejamento de publicações.

Manter uma rotina de publicação de conteúdos visuais do Instagram trará engajamento e relevância para a rede social, além de estabelecer uma maior proximidade com os pacientes.

Para realizar o planejamento de publicações em um Instagram para dentistas é preciso primeiro definir o tema que será tratado e em qual período. E nesse momento é importante saber quem é o público alvo e qual o tipo de informação eles gostariam de receber.

Após criar os temas, é preciso distribuí-los em um cronograma, garantindo mais organização e produtividade na publicações do Instagram.

Investir no Conteúdo

É preciso postar conteúdos relevantes para o seu público alvo a fim de que ele se identifique com a postagem e então interaja com ela, aumentando o alcance da publicação.

Analisando a recepção de cada publicação é possível identificar quais conteúdos são mais bem recebidos e provocam mais engajamento. A partir daí, o dentista deve explorar o tema ou tipo de postagem para alcançar um maior número de seguidores.

Frequência de postagens

Antes de falarmos sobre o número de posts ideais para o Instagram, é preciso lembrar que esta é uma rede social com foco nas imagens, portanto o primeiro impacto dos seus seguidores será na imagem e não no texto.

Dito isso, podemos sugerir que uma publicação diária já é suficiente em um Instagram para dentistas. Entretanto, você pode postar até três conteúdos por dia, desde que sejam relevantes.

Uma boa opção é investir nos Stories para captar pequenos momentos do dia-a-dia do seu consultório e fazer com que seus seguidores sintam-se mais próximos de você.

Como usar os Stories a seu favor?

Os Stories são posts ideais para um conteúdo mais dinâmico, humano e em tempo real, visto que eles ficam no ar por apenas 24 horas.

O dentista pode usar os Stories para mostrar um pouco da sua rotina, fazer vídeos em eventos e mostrar a estrutura do consultório para o seu público. Isso ajuda a aproximar ainda mais o profissional do paciente, transmitindo confiança.

Outra maneira de usar os Stories para promover os serviços odontológicos é realizando enquetes para perguntar as principais dúvidas dos seguidores e então poder criar um conteúdo mais relevante.

Como obter engajamento no Instagram para Dentistas?

instagram para dentistas celular

É fundamental que o Instagram para dentistas tenha engajamento e, para conseguir isso, é preciso seguir algumas dicas básicas. Confira abaixo o que fazer para que mais pessoas interajam com o seu perfil.

  1. Planeje suas ações

Esse é o passo básico para quem deseja ter um Instagram para dentistas. É fundamental planejar os temas que serão abordados, quantas vezes por semana será postado, se haverá propaganda direta, entre outras possibilidades. Também é muito importante entender o seu público e trabalhar em cima dele na hora do planejamento.

  1. Mantenha seu perfil atualizado

O perfil do Instagram deve estar sempre atualizado, não apenas o feed, mas também as informações básicas como os meios de contato e endereço, o site de seu consultório ou blog.

  1. Saiba usar hashtags

As hashtags funcionam como um mecanismo de busca dentro do aplicativo e, por isso, é uma ótima forma de novos pacientes te encontrarem. Um dentista pode usar hashtags específicas do seu consultório, as que estão em alta no momento e também aquelas voltadas para a sua área. Entretanto, tenha cuidado para não abusar, pois muitas hashtags em uma única foto não é legal.

  1. Deixe seu consultório mais humano

Como no Instagram para dentistas é possível mostrar um pouco mais sobre a rotina deste profissional, é importante que o consultório seja adequado para o seu público alvo e também esteja organizado.

Isso te aproxima dos seguidores e mostra uma humanidade que é capaz de cativar os futuros pacientes.

  1. Compartilhe as histórias de seus pacientes

Ainda na ideia de humanizar seu consultório, é possível utilizar os pacientes a seu favor, compartilhando histórias. Entretanto, é preciso ter cuidado pois você só pode divulgar fotos dos pacientes com autorização deles ou dos responsáveis, de acordo com o que diz o Código de Ética Odontológico.

  1. Interaja com seus seguidores

A interação é fundamental para o Instagram para dentistas. Curtir e comentar as fotos de seus seguidores, fazer posts com perguntas, responder aos comentários, mencionar os clientes nas publicações que envolverem eles são algumas das maneiras de gerar engajamento.

  1. Monitore os resultados

É necessário utilizar as ferramentas de análise ou acompanhar métricas para saber se as postagens estão gerando resultado. É com base nesses resultados que você poderá melhorar a sua atuação no Instagram para dentistas.

Como usar as Hashtags no Instagram para Dentistas?

A hashtag nada mais é do que uma palavra chave do assunto do post antecedida pelo símbolo #. Através dela é possível segmentar o seu conteúdo de acordo com as palavras selecionadas.

No Instagram para dentistas, uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua clínica ou consultório odontológico para públicos bem mais amplos e até mesmo mais específicos, uma vez que elas têm muito mais visibilidade alcance.

Colocar hashtags em outros idiomas também pode servir para aumentar o alcance e curtidas. Porém, apesar de não ter um limite definido, evite colocar muitas hashtags para não poluir a publicação.

Na hora de escolher as suas hashtags, observe os posts da sua concorrência, navegue pelas palavras e descubra aquelas que têm maior potencial.

Como anunciar no Instagram para Dentistas?

instagram para dentistas consultorio

As redes sociais estão em alta é possível conseguir um bom resultado de forma orgânica no Instagram para dentistas. Entretanto, para potencializar os resultados, é necessário investir em algumas campanhas.

Através do perfil comercial o profissional consegue patrocinar posts no feed ou Stories, gerando mais visitas para o seu site e, consequentemente, captando mais seguidores.

Publicações Orgânicas X Publicações Patrocinadas

Uma publicação orgânica é a aquela em que não há investimento de capital e acaba sendo entregue apenas para um parcela das pessoas que o seu perfil do Instagram.

Já a publicação patrocinada é aquela em que há um investimento e, consequentemente, acaba sendo entregue a todos os seguidores ou até mesmo a pessoas que não seguem o seu perfil do Instagram.

Esse tipo de estratégia, de publicação patrocinada, traz alguns benefícios importantes como:

  • Conseguir segmentar a campanha para que atinja o perfil de clientes desejados;
  • Conquistar mais visitas para o seu site ou mais ligações e contatos, devido à inclusão de botões para que as pessoas realizem a ação necessária.

Como não demandam investimentos muito altos, o dentista pode começar a fazer posts ou stories patrocinados com valores baixos para ver os resultados.

E lembre-se que, tanto para as publicações orgânicas quanto para as publicações patrocinadas você precisa de estratégia.

Lembre-se que anunciar no Instagram custará para o seu bolso, pois é necessário investir seu dinheiro. Muito importante procurar uma assessoria que conheça as métricas adotadas pela plataforma de anúncios do Instagram e te ajude a anunciar da maneira correta. Isso fará com que economize tempo e dinheiro, aumentando a possibilidade do anúncio ter sucesso e lhe dar o retorno esperado.

Para isso, recomendamos a consultoria da Digital Estratégia, assessoria de marketing digital especializada na área da Odontologia. Entre em contato com eles pelo link abaixo e solicite uma avaliação gratuita em nome do Blog Empreendedor Dentista.

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Regras do CRO: O que não pode no Instagram para Dentistas?

instagram para dentistas material odontologico

Uma coisa importante para se atentar ao usar o Instagram para dentistas são as regras sobre publicidade do Conselho Regional de Odontologia.

De acordo com o Art. 44 do Código de Ética Odontológico, constitui infração ética:

I – fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia ou contrarie o disposto neste Código;

II – anunciar ou divulgar títulos, qualificações, especialidades que não possua, sem registro no Conselho Federal, ou que não sejam por ele reconhecidas;

III – anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes;

IV – criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como sendo inadequadas ou ultrapassadas;

V – dar consulta, diagnóstico, prescrição de tratamento ou divulgar resultados clínicos por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade;

VI – divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal, desde que não sejam para fins de autopromoção ou benefício do profissional, ou da entidade prestadora de serviços odontológicos, observadas as demais previsões deste Código;

VII – aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão, especialmente a utilização da expressão “popular”;

VIII – induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica em Odontologia;

IX – oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção ou promover campanhas oferecendo trocas de favores;

X – anunciar serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza ou através de aquisição de outros bens pela utilização de serviços prestados;

XI – promover direta ou indiretamente por intermédio de publicidade ou propaganda a poluição do ambiente;

XII – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos;

XIII – participar de programas de comercialização coletiva oferecendo serviços nos veículos de comunicação; e,

XIV – realizar a divulgação e oferecer serviços odontológicos com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes, através de cartão de descontos, caderno de descontos, mala direta via internet, sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing ativo à população em geral, stands promocionais, caixas de som portáteis ou em veículos automotores, plaqueteiros entre outros meios que caracterizem concorrência desleal e desvalorização da profissão.

10 perfis de Instagram para Dentistas que você deve seguir e se inspirar

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Agora que já falamos sobre as principais dicas de Instagram para dentistas, selecionamos alguns perfis para você se inspirar.

Ertty Silva

Ortodontista, conferencista e autor do livro “Sistemas Ertty”, ele divulga seus cursos e também os resultados de tratamentos ortodônticos.

Ateliê Oral

Clínica pioneira em lentes de contato no Brasil e que divulga no Instagram todos os tratamentos realizados.

Christian Coachman

Formado em Prótese Dentária e em Odontologia, especializado em cerâmica pelo Centro de Treinamento Ceramoart, é o segundo brasileiro a se tornar membro da Academia Americana de Odontologia Estética (AAED), a mais conceituada do mundo na área. Ele compartilha nas suas redes todas as palestras que ministra.

José Arbex Filho

Recebeu o prêmio do melhor profissional em Odontologia Estética nos anos de 2016, 2017 e 2018. Ele divulga no Instagram os resultados dos tratamentos realizados.

Felipe Rossi

Especialista Dentística Restauradora e Periodontia, ele divulga um pouco do seu dia-a-dia, realizando implantes dentários em moradores de comunidades carentes.

Gustavo Giordani

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, ele compartilha não apenas a sua rotina de trabalho, mas também as palestras e até mesmo um pouco da sua vida pessoal.

Rafael Puglisi

Em seu Instagram, o especialista em Odontologia Estética compartilha os resultados dos tratamentos e também um pouco da sua vida pessoal.

Heitor Cosenza

Especializado em Implantodontia e com forte atuação na Odontologia Estética, ele compartilha novidades e aprimoramentos em técnicas e processos envolvendo Ortodontia, Periodontia, Dentística e Prótese.

André Kimura 

O cirurgião dentista é o fundador do Leadership, primeiro curso de liderança para dentistas do Brasil.

Maxillofacialtips

O responsável pelo Instagram, o Dr. Filipe Jaeger, expõe casos como as cirurgias realizadas pelo profissional, o que acaba atraindo o interesse de muitas pessoas.

Conclusão

Como você pode notar ao longo do texto, o Instagram para dentistas é uma poderosa ferramenta para construir uma presença de autoridade.

Quando bem planejado, a rede social é capaz de atrair e fidelizar mais pacientes, o que consequentemente resulta em maior receita e confiança no trabalho do dentista. Mas para isso, é importante seguir as nossas dicas de engajamento e também seguir as regras do Código de Ética Odontológico.

[Saiba mais sobre Marketing Odontológico em nosso conteúdo exclusivo]

Com certeza, com um ótimo planejamento e criação de conteúdo de relevância, atrelados a posts patrocinados e frequência de postagens, você conseguirá ter sucesso no seu Instagram para dentistas.

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