Você sabe o que é um business plan? A elaboração de um Plano de Negócios para a sua empresa está entre as principais e mais determinantes etapas para que a sua empresa alcance os objetivos e o sucesso que você espera, tanto financeiros como de reputação.
Embora muitos microempresários ainda cometam o erro de pular esta etapa, se você está iniciando como empreendedor no ramo da Odontologia, faça diferente.
Neste artigo iremos te explicar melhor sobre qual é a função do plano de negócios, sua importância tanto para pequenos e grandes negócios e vamos te mostrar como fazer um bom plano de negócios em detalhes. Vamos lá?
Qual é a função do plano de negócios?
Como o próprio nome em inglês já revela, um “business plan” nada mais é do que um plano de negócios. Através dele é possível mapear de maneira eficiente como se dará a operação da sua empresa por meio de metas e prazos bem estabelecidos.
Além disso, a principal função de um plano de negócios é definir se um negócio é viável ou não tanto a nível financeiro quanto de operação. Delimitar como se dará a operação de uma empresa desde os serviços prestados por ela é fundamental para entender até onde ela pode chegar.
Por fim, o business plan é o primeiro passo que qualquer empreendedor pode fazer antes de iniciar a abertura de um negócio. Através dele, um empreendedor será capaz de visualizar melhor os caminhos e os problemas que virão a acontecer antes mesmo de iniciar os investimentos.
Um business plan bem desenvolvido traz consigo ferramentas que farão toda a diferença na gestão de um negócio: Planejamento, Organização e Previsibilidade.
Qual é a importância do plano de negócios?
Um plano de negócios é de suma importância para o início da operação de qualquer empresa independentemente do porte.
Através dele é possível fazer estimativas de quais serão as principais demandas e gargalos a serem enfrentados pela empresa, fazendo com que haja uma maior previsibilidade facilitando-se assim as tomadas de decisões, bem como diminuição de custos e aportes desnecessários por parte dos investidores e sócios.
Além disso, fazer um plano de negócios traz também uma melhor visão do mercado, permitindo identificar boas oportunidades onde a empresa poderá ganhar espaço.
Por fim, se você está abrindo uma clínica, consultório ou qualquer outro negócio odontológico, não deixe de fazer um business plan!
Confira como montar um plano de negócios da forma certa nos tópicos abaixo:
Como montar um plano de negócios?
– Estudar e definir as questões mais básicas do negócio
Você realmente entende o negócio que está criando? Definir como você vai vender e para quem, é um dos primeiros passos cruciais para determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa.
Saber se o mercado tem uma demanda real e se ela está sendo suprida por seus futuros concorrentes é algo essencial e você jamais deverá negligenciar esta etapa.
Se você irá atender uma demanda nacional, você deve coletar números que representam o potencial de clientes que podem ser atendidos por você e a quantidade de pessoas que são impactadas diretamente pelo ramo de atuação.
Se você está empreendendo no setor de venda de equipamentos odontológicos, por exemplo, você deverá fazer um estudo minucioso a respeito das principais empresas desse mercado.
Itens como faturamento, número de vendas e principais produtos a serem vendidos é fundamental para ajudar você a fechar as ideias para o seu próprio negócio.
Inclusive, entender o mercado em que você está trará muitos benefícios com relação a escolher o preço do seu produto/serviço e saber qual será o seu carro-chefe – O que você usará como principal para alavancar as vendas da sua empresa!
– Fazer análise de mercado
Conhecer bem o mercado em que você está entrando é fundamental. Para os dentistas, por exemplo, é muito importante fazer um estudo minucioso da concorrência local/regional, bem como dos serviços prestados por estes concorrentes e de demandas reprimidas que podem existir .
Ainda há o caso de empreendedores que buscam fazer um estudo não só de concorrentes, mas também de possíveis parceiros de negócios. No caso de dentistas, por exemplo, há quem procure trabalhar em conjunto com outros consultórios que prestem serviços diferentes dos seus.
Desta forma, ambos terão a ganhar com a parceria, pois haverá uma junção entre os interesse tanto de um quanto de outro.
– Elaborar um plano de marketing
Se você está em 2021 e a palavra “marketing” ainda te causa arrepios, este pode ser um sério problema caso a sua escolha seja empreender. E neste caso não estamos falando apenas de presença digital: É preciso também saber onde encontrar clientes e como abordá-los.
Por outro lado, quando falamos de marketing digital, também devemos ter um plano muito bem estruturado
A forma mais barata de realizar um projeto de marketing a médio e longo prazo é contratando uma empresa ou um profissional que seja especialista nisso.
Todo esse planejamento de marketing fará muita diferença na prospecção e obtenção novos clientes, parcerias e por isso é preciso gastar um pouco mais de energia nessa etapa. Afinal, sem clientes não há negócios, não é mesmo?
– Elaborar um plano de como o negócio será operado
Elaborar um bom planejamento operacional é uma das etapas mais importantes para realizar um plano de negócios – Entender como será a operação dará uma melhor visão ao empreendedor e seus colaboradores com relação a alguns itens de sua estrutura.
Entre elas, pode-se destacar o local/região onde o negócio está inserido, os equipamentos e estrutura física, além da produtividade da empresa. Além disso, é necessário estimar também qual será o tamanho da equipe e das funções que cada membro da empresa irá exercer no contexto da empresa.
– Realizar um planejamento financeiro
É claro, nada do que você aprendeu agora sobre business plan fará sentido se o seu negócio não for viável ou minimamente rentável.
Porém, a notícia boa é que você poderá saber isso fazendo o business plan financeiro da sua empresa ou negócio.
Neste planejamento, você deverá estimar de maneira realista sobre os investimentos que você enquanto empreendedor deverá fazer seja inicialmente ou enquanto o negócio já estiver girando.
Além disso, o business plan financeiro deverá contemplar também alguns itens importantes para a operação da empresa entre elas:
Investimentos:
Os investimentos realizados na operação por meio de seus sócios ou investidores deverão estar bem estabelecidos já na primeira etapa do negócio.
Os investimentos deverão ser feitos de forma a manter o negócio saudável e sustentável sem a necessidade de aportes para que a operação possa girar.
Por outro lado, se a intenção é fazer aportes a médio e longo prazo, deve-se estipulá-los de maneira imediata, de forma a planejar metas e objetivos a serem cumpridos antes e depois deles.
Detalhamento de custos:
Nesta parte, você deverá detalhar não só os custos fixos, mas também os custos de matéria prima, colaboradores e fornecedores de insumos e serviços terceirizados.
Capital de Giro:
O capital de Giro acaba por ser o calcanhar de Aquiles de muitas empresas recém-criadas e não calculá-lo da maneira correta é o erro de boa parte dos empreendedores.
Sendo assim, calcule o valor mínimo em caixa que sua empresa deverá ter para que a operação seja paga em todos os meses sem a necessidade de aportes.
Previsão de Fluxo de Caixa:
É muito importante que o fluxo de caixa de uma empresa seja bem pensado de forma a evitar aportes dos sócios da empresa depois que a operação já esteja em andamento. Isso pode ser feito com um bom estudo de entradas e saídas, com dias estabelecidos para o pagamento de colaboradores, fornecedores e outros custos.
Como se sabe, a maioria desses números e premissas a serem seguidas são estimativas e a sua realidade estará condicionada ao seu conhecimento do mercado e da operação do negócio. Sendo assim, sempre que tiver dúvida, volte nas etapas anteriores e confira minuciosamente suas estimativas e estude possibilidades de tornar o negócio mais eficiente desde o início de sua operação.
Um business plan bem feito nada mais é do que a uma previsão certeira do que vai acontecer com o seu negócio nos próximos anos. Ou seja, gastar um pouco mais de tempo e energia nessa etapa do seu empreendimento poderá fazer toda a diferença e fazer com que a sua empresa navegue em águas mais tranquilas em boa parte do tempo.
É isso que todo empreendedor quer, não é?
Dicas para a elaboração de um bom plano de negócios
Para elaborar um bom plano de negócios não é necessário ter conhecimentos avançados de gestão ou já ter tido alguma experiência com a administração de empresas. Entretanto, há algumas questões que são muito importantes e não devem ser ignoradas ao realizar um business plan…
Uma dessas questões é com relação ao otimismo exagerado que muitos gestores têm no momento da abertura da sua empresa ou negócio. É óbvio, todos nós começamos empolgados – Do contrário, não faria sentido começar algo novo, não é? Porém, isso pode ser muito perigoso.
Sendo assim, antes de começar qualquer planejamento, faça uma pesquisa muito bem feita do seu mercado e como você pode se inserir nele. Muitos empreendedores acabam por não saber muito bem o que irão agregar ao que já existe e isso pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Além disso, faça um checklist com os seguintes tópicos:
Você entende a sua buyer persona?
Nada melhor no desenvolvimento do produto, serviço ou atendimento do que deixá-lo completamente adequado ao seu cliente ou comprador. Dessa forma, você poderá gerar valor e recorrência, duas coisas muito procuradas por qualquer empreendedor.
Para isso, você deverá criar uma persona (ou avatar), que nada mais é do que uma personagem fictícia que seja o seu “cliente ideal” – ou seja, aquele que deverá estar mais alinhado com as perspectivas do seu negócio.
Para isso, você deverá fazer um estudo que envolva dados relevantes sobre ela:
- Gênero
- Idade
- Renda ou faixa salarial
- Profissão
- Se tem filhos ou não
- Entre outros.
É claro que alguns dos itens descritos acima como “se tem filhos ou não” provavelmente não irão ter relevância na hora de planejar um negócio. Já para outros, saber se uma pessoa tem filhos poderá mudar muito os padrões de consumo de sua persona.
Sendo assim, destaque apenas os itens que realmente são relevantes para o seu negócio! Na construção de um business plan “menos é mais” – Já existe um número grande de variáveis a serem analisadas, não complique ainda mais.
Por fim, no marketing, costuma-se dizer que para angariar e manter bons clientes é necessário ouvi-los. Construir uma persona que esteja alinhada aos seus produtos fará você entender melhor como você deve prestar esse serviço com excelência e gerar satisfação e recorrência como consequência disso.
A Jornada do Cliente – O que leva alguém a comprar o seu produto ou serviço?
A partir do momento em que você construiu a sua persona e sabe sobre como é o seu dia-a-dia, dores e necessidades, você deverá pensar em sua jornada de compra ou aquisição de um produto/serviço.
Para fazer isso, você deverá se colocar no lugar do seu potencial cliente e se perguntar “Por que eu compraria nesta loja e não em outra?”. Uma das principais respostas que clientes fazem para si próprios neste momento é o preço.
Entretanto, focar apenas nisso é um erro que pode levar o seu negócio a ter sérios problemas – tanto financeiros quanto na percepção de qualidade e valor por parte dos seus clientes.
Sendo assim, ao pensar na sua jornada, pense nas formas de abordagem e atendimento que podem levar uma pessoa a comprar ou adquirir o seu serviço. O valor percebido poderá acarretar em mais indicações e valorização financeira do que você faz.
Análise da concorrência
Saber o que a sua concorrência está fazendo e como eles abordam os seus clientes é uma ótima estratégia que deve estar no seu plano de negócios.
Mais do que saber o que eles fazem corretamente, você deve também se atentar a problemas que eles aparentemente tem e o que você poderia fazer melhor do que eles.
Poucas coisas são verdades absolutas. Uma destas verdades que todo empreendedor concorda é com é com a seguinte frase: É melhor aprender com os erros dos concorrentes do que com nossos próprios erros.
Além disso, uma coisa deve ficar clara: A concorrência deve sempre existir e é ela que faz com que os negócios se vejam desafiados a evoluir e crescer.
O que seria da Coca-Cola se não fosse a Pepsi?
Estudo e descoberta de Fornecedores
Um dos principais problemas que pode aparecer a médio e longo prazo em qualquer tipo de negócio está ligado aos fornecedores.
Seja por um aumento repentino de preços, por atrasos nas entregas ou quaisquer outros problemas, depender de apenas um fornecedor para girar a sua operação poderá trazer bastante prejuízo e dor de cabeça ao gestor do negócio.
Poucas coisas são tão desgastantes quanto lidar com a dependência de um fornecedor – Sendo assim, crie um estudo que facilite a obtenção de contatos de novos fornecedores para qualquer um dos produtos ou serviços que você venda.
Mesmo que você não faça uma parceria num primeiro momento, é importante que você tenha em uma planilha os contatos destes fornecedores, bem como os preços praticados no momento do orçamento.
Utilize este primeiro contato para gerar um bom relacionamento com seus fornecedores: Uma boa parceria será bom tanto para você quanto para eles!
Download de ferramenta para ajudar-lhe na elaboração do seu plano de negócios
– Software Plano de Negócio 3.0, do Sebrae MG
O SEBRAE é a principal referência quando falamos de apoio às micro e pequenas empresas no Brasil. O site deles é uma das principais plataformas para quem quer aprender sobre empreendedorismo e aplicar em seu negócio.
Nesse sentido, o Software Plano de Negócios 3.0 é um auxílio e tanto para aqueles empreendedores que ainda estão na fase da elaboração do Business Plan de sua empresa.
Através dessa ferramenta, é possível criar um plano de negócios que facilitará seu planejamento e organização tanto para o presente quanto para o futuro.
Para saber mais e utilizar o Software Plano de Negócio do Sebrae, clique aqui!
Outras ferramentas que você pode usar antes de começar um novo negócio
Um plano de negócios é a primeira sementinha a ser plantada por um empreendedor que está no começo de sua jornada. Entretanto, outras ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o seu planejamento e a tomada de decisões desde o início de um novo negócio.
Separamos algumas delas para ajudar você!
Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso
Quer ter uma carreira de sucesso na Odontologia? Um dos passos é abrir o seu próprio consultório odontológico. Mas sabemos que empreender não é fácil.
Pensando nisso, nós do Blog Empreendedor Dentista, criamos um método para ajudar dentistas que querem alcançar resultados além do padrão.
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- Evite armadilhas comuns e foque no que realmente importa para obter o crescimento além da média;
- Conquiste autonomia e independência profissional;
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Modelo Canvas
O Modelo Canvas (ou Canvas Business Model) nada mais é do que um plano de negócios mais simplificado e com características que ajudam muito na tomada de decisão mais rápida por parte do empreendedor.
Através desta metodologia, há uma maior facilidade de compreender como a empresa funciona tanto a nível organizacional quanto operacional, dando ao empreendedor uma melhor antevisão dos fatos.
Sendo assim, pode-se dizer que o Canvas apresenta-se como uma opção mais prática e eficaz comparativamente a um plano de negócios tradicional.
Por outro lado, por causa de sua simplificação, não envolve 100% das rotinas do negócio e dependendo do tamanho da operação
Por fim, recomendamos o modelo Canvas quando o seu negócio envolve menos variáveis ou para ter uma maior facilidade na compreensão e tomada de decisão.
Adquirindo o “Método Meu 1º Consultório Odontológico de Sucesso” você GANHA de bônus vários materiais que vão te ajudar a colocar o método em prática, inclusive o modelo Business Canvas para Consultórios Odontológicos, confira:
- Business Canvas para Consultórios Odontológicos;
- Modelo Pronto de Ficha Clínica;
- Modelo de Termo de Consentimento;
- Planilha de Gestão Financeira;
- Planilha de Controle de Estoque;
- Lista de fornecedores;
- Checklist de atividades de um ASB.
Conclusão
Como dissemos anteriormente, fazer o business plan do seu negócio faz toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.
Planejar melhor o seu negócio desde o início faz com que você saiba agir de forma racional quando houver qualquer tipo de problema e tomar as melhores decisões possíveis, evitando que você meta os pés pelas mãos.
Lembre-se sempre: Empreender é a melhor forma de desenvolver uma ideia e monetizá-la! Se você está iniciando ou aperfeiçoando os seus negócios de Odontologia, conte com a Empreendedor Dentista e com os nossos conteúdos!