Gestão de clínicas e consultórios: guia completo para gestão eficiente

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A rotina dos profissionais da saúde exige tempo e dedicação do corpo clínico e também de toda equipe de trabalho. Tarefa que vai muito além de prestar atendimento médico/odontológico e necessita de empenho, conhecimento e organização, em especial da gestão do empreendimento. Para atingir metas e objetivos é preciso criar processos que otimizem o serviço, protejam os dados, além de estabelecer uma relação de confiança com os pacientes.

Para isso, o primeiro passo é identificar os gargalos que precisam de melhorias. O segundo, o foco que deve ser direcionado para a qualidade dos serviços prestados. Para entender um pouco mais sobre a importância de uma gestão eficiente na área da saúde, preparamos este texto, com algumas dicas sobre como a otimização de tarefas ajuda a impulsionar ainda mais o seu negócio.

Utilizar a tecnologia a seu favor é primordial, quando se pensa em uma gestão moderna de clínicas e consultórios. A partir da recepção, da elaboração da agenda de consultas, do prontuário do paciente, setor financeiro, entre outros, tudo pode ser devidamente automatizado.

Optar por um software de gestão para dentistas é a melhor opção para melhorar ainda mais as tarefas do empreendimento, independente do seu tamanho. As preparações da equipe, os cuidados com o ambiente de trabalho e  a conservação de equipamentos, completam o pacote de cuidados e de atualizações que se fazem necessárias em busca de uma gestão moderna, eficiente e lucrativa.

O que é a gestão de clínicas e consultórios?

Considerada uma das principais tarefas para o profissional da saúde, gestão de clínicas significa modernizar o sistema de gerenciamento, adotando modernas ferramentas para otimizar os resultados.

Para isso, o profissional da saúde precisa implantar sistemas digitais, que permitam acelerar e armazenar de forma segura, informações e serviços, como agendamentos, prontuário, prescrição on-line, entre outros.

Tudo centralizado e de fácil acesso a todos da equipe, por meio de conexão com a internet, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Benefícios de uma boa gestão de clínicas e consultórios

A tecnologia, aliada a boas práticas administrativas já se mostrou necessária em todas as áreas do trabalho e na Odontologia não é diferente. Nesse sentido, implantar ferramentas que automatizam os processos e que melhorem a comunicação, facilitando a vida de funcionários e pacientes.

Entre os benefícios desse processo automatizado destacamos:

  • Agilidade dos processos com informações precisas e seguras em um só lugar;
  • Melhoria na qualidade do ambiente de trabalho, bem como na vida;
  • Centralização das informações;
  • Agendamento de consultas;
  • Novas parcerias estratégicas;
  • Inovações e criação de novos serviços;
  • Melhoria no fluxo de caixa e controle das entradas e saídas do financeiro;
  • Maior controle de estoque ou laudos;
  • Maior controle sobre o tempo, com atendimentos e exames agilizados;
  • Equipe mais produtiva e rentável;
  • Redução de custos e erros;
  • Gestão de excelência;
  • Acesso rápido a informações, em especial por meio do prontuário eletrônico.

Impactos administrativos na gestão interna

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Modernizar a gestão significa considerar a necessidade de administrar finanças, agendas, atendimento ao público e outros pontos. Para atingir seus objetivos, uma clínica ou consultório precisa gerar valor para seus pacientes, seus empregados, fornecedores e proprietários.

Geração de emprego, novas parcerias, inovações tecnológicas, renovação do ambiente de trabalho, bem como das ferramentas apropriadas para isso, são alguns dos reflexos para tornar o negócio viável e saudável financeiramente.

Metas e objetivos atingidos; rotinas dinamizadas; melhoria no atendimento; redução de custos; melhora no faturamento, são alguns dos impactos positivos, que a clínica terá ao modernizar sua gestão. Podemos destacar ainda outros benefícios:

  • Eliminação do retrabalho das áreas financeiras;
  • A padronização e a parametrização dos processos de entrada de dados, os relatórios e as principais informações gerenciais podem ser disponibilizadas e atualizadas em tempo real;
  • Maior segurança no armazenamento de dados sobre os controles de custos, de faturamento, de recebimentos, de convênios e de materiais;
  • Otimização dos processos de compras de insumos;
  • Aperfeiçoamento da capacidade de análise de informações e na tomada de decisões.

Como a boa gestão de clínicas e consultórios impacta positivamente o paciente?

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Com uma equipe trabalhando muito mais satisfeita e produtiva é a vez de buscar os resultados desta gestão de clínicas junto aos pacientes. Seu principal cliente quer agilidade com eficiência desde o momento em que marca a consulta até o fim da consulta.

Além de adotar ferramentas que irão aperfeiçoar vários setores da unidade, a relação profissional da saúde-paciente pode ser melhorada ainda mais, por meio de um bom software para estreitar essa relação. Recursos como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) podem cumprir essa tarefa, gerando maior confiança entre profissionais de saúde e paciente.

Desta forma o profissional terá informações precisas, podendo ainda melhorar o volume de informações colhidas, ampliando seus conhecimentos sobre o paciente e seu modo vida. Dados que muitas vezes, chegam a influenciar diretamente em sua qualidade de vida.

Dicas para se manter uma boa gestão de clínicas e consultórios

Adotar uma boa gestão de clínicas e de consultórios passa por medidas como mapeamento de dados, controle e análise de resultados, adoção de estratégias que busquem sempre as melhores soluções para cada situação, bem como o melhor caminho para o crescimento. Algumas dicas podem ser preciosas para o sucesso desse processo.

Priorizar o paciente, estabelecendo uma conexão maior entre e a clínica é o primeiro passo. Procure ouvir suas necessidades, seja paciente e tente entender a sua vivência. Ela pode ser a chave para entender melhor o que o trouxe até a clínica. Investir no local de trabalho é o segundo passo. Limpeza, organização, conforto e modernidade colaboram para deixar o espaço ainda mais aconchegante para pacientes e seus acompanhantes.

Outra medida importante é ter uma equipe capacitada, em constante aprimoramento profissional. Utilize os avanços tecnológicos a seu favor.

Planejamento financeiro responsável, atrelado aos objetivos de alcance da clínica

A gestão financeira é fundamental para o funcionamento de qualquer negócio e deve ser acompanhada de perto e revista periodicamente, com atenção no faturamento, nas contas a pagar, na compra de materiais, no pagamento dos colaboradores, entre outros. Automatizar o departamento financeiro escolhendo um software para isso é essencial.

Aliado a um bom planejamento, são ferramentas que vão além de simplesmente gerar planilhas de controle e de resultados. Elas podem emitir alarmes e lembretes sobre contas, avisos sobre cada pagamento recebido, gráficos para acompanhar o faturamento e outras atividades desse trabalho.

Adotando boas estratégias para tomadas de decisões, um planejamento financeiro serve ainda para definir ações que ajudem a alcançar metas financeiras. Portanto é primordial manter sempre atualizados os registros de fluxo de caixa, bem como manter separadas as despesas pessoais dos custos da clínica.

Nesse caso, o Mobills pode ser um ótimo aliado nesse processo, possibilitando realizar um controle de caixa pessoal e ainda acompanhar o andamento dos seus objetivos financeiros, a partir da função de planejamento já presente no próprio app.

Desenvolver a accountability na empresa

Relacionado também ao comprometimento organizacional de líderes e liderados, o accountability é um método de controle interno e de prestação de contas. Adotado também na área da saúde, traz bons resultados, com transparência dos atos e responsabilização na execução das tarefas.

Ou seja, a metodologia ajuda a aumentar o senso de responsabilidade no meio corporativo. Para isso é preciso deixar claro o que o gestor espera da equipe; ter metas e objetivos muito bem definidos; estabelecer os caminhos para se chegar a este fim, além de avaliar as habilidades necessárias para se alcançar os resultados propostos.

Emitir as notas devidas e manter registro em arquivo de todos os documentos pertinentes à empresa

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Questões tributárias são algumas das principais dúvidas dos profissionais da área da saúde. A prestação de serviços incide em diferentes tipos de tributação. No caso de empresas de profissionais liberais elas podem optar entre o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Quem preferir pelo regime do Simples Nacional precisa estar enquadrado em alguns requisitos determinados em lei. Nesses casos, desde de 2018, a análise do faturamento levará em conta o faturamento: microempresas (faturamento anual de até R$ 360 mil) e pequenas empresas (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões).

Observar prazos de manutenção de registro da documentação do paciente

Pensando em substituir as pastas e papéis de prontuário, o prontuário eletrônico é uma solução prática, estando disponível em computadores e tablets. Além do registro seguro, ele permite a recuperação e atualização rápidas sobre os dados dos pacientes, sincronizados em tempo e espaço. Informações que podem ser acessadas rapidamente pelo profissional, na clínica ou em outro lugar.

A ferramenta permite armazenar os dados pessoais do paciente, prontuários, laudos médicos, exames, registro de consultas e atestados. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), esses dados devem ser armazenados por, no mínimo, 20 anos.

O prontuário do paciente pode ser útil ainda, como prova para instruir processos disciplinares e judiciais, visando identificar as ações ou omissões da equipe ou da instituição e a sua responsabilidade ou não em relação ao atendimento, caso tenha ocorrido ou não.

Recolher os impostos que incidem sobre a atividade

Os profissionais liberais, têm a liberdade de escolha sobre a forma como queiram prestar o serviço. Se em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), prestadores de serviços autônomos ou se irão abrir empresa própria, como pessoa jurídica.

Entre eles a contribuição previdenciária com alíquotas de 8 a 11%, por mês e o Imposto de Renda retido na fonte, que pode variar de 0 a 27,5% e não há limite para retenção.

Profissionais autônomos ainda recolhem o Imposto Sobre Serviços (ISS) será retido sempre que o prestador de serviço não seja cadastrado na prefeitura de sua cidade, e a alíquota pode variar de 2 a 5%. O profissional que atua como pessoa jurídica enquadrada como Simples Nacional, recolhe o DAS, que incide sobre o faturamento total da empresa e tem alíquotas que iniciam em 6%; o INSS recolhido sobre o valor do pró-labore e esta alíquota pode ser de 11%.

Como obter auxílio digital na gestão de clínicas e consultórios?

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A gestão de clínicas exige modernização e padronização dos processos e está intrinsecamente ligada à automação da administração. Apostar em tecnologias que melhorem a comunicação, a vida dos funcionários e de pacientes, é a medida que fará a diferença, trazendo os melhores resultados.

Lembrando sempre, que para ser bem-sucedido na gestão de clínicas é preciso investir no profissional gestor, na sua formação, nas suas competências e habilidades. Adotar software específicos para cada área de atuação é outra medida importante nesse processo.

Aplicativos de controle financeiro

Neste universo de planilhas e números, ter um dispositivo que registre os dados e organize as tarefas é o desejo de qualquer gestor. Neste quesito o Evernote, pode ser uma boa opção. É uma plataforma organizacional que pode ser acessada de qualquer dispositivo, ideal para coletar, anotar e organizar tarefas e informações, além de poder fazer gravação de áudio, Google docs, desenho etc..

Outra opção no mercado é o Expensify, um aplicativo financeiro para controle e relatório de despesas, que captura até mesmo os recibos através da câmera do smartphone. Ele identifica automaticamente o nome da loja, o valor da compra e a data. Já o Whatsapp Business foi pensado para proprietários de pequenas empresas.

Com ele é possível interagir através de ferramentas automatizadas capazes de organizar e responder as mensagens de forma mais rápida. Já o Consultório funciona como um gerenciador de cadastro de pacientes, consultas e prontuários.

É usado para cadastro, agendamento de consultas, prontuário, anamnese do paciente, pesquisa de CDI-10, envio de lembrete por e-mail e SMS, contata o paciente pelo Whatsapp, possui relatório de produtividade e de faturamento. Todos são compatíveis para aparelhos Android e iPhone.

Sistemas de marcação de consultas online

Como o próprio termo evidencia, sistemas de marcação de consultas ficam mais simples com o apoio de ferramentas digitais. Este tipo de serviço, realizado on-line, abre um canal de comunicação direta entre paciente e clínica de maneira eficiente.

O sistema otimiza tempo, reduz custos e erros de agendamento, oferece flexibilidade para o paciente, aumenta a segurança, além de diminuir a taxa de não comparecimento. O tempo de serviço é quatro vezes menor, se comparado ao realizado por telefone. Além disso, está disponível ao paciente, 24 horas por dia, por sete dias da semana.

O software também armazena as informações do paciente na nuvem, e não em papel, dentro de um HD ou de um servidor interno.

Prontuário eletrônico

Entender o que significa e os mecanismos de funcionamento de um prontuário eletrônico de saúde é de extrema importância para a gestão de clínicas. Trata-se de um sistema informatizado (software ou aplicativo) que permite inserir de forma rápida e eficiente, muitas informações sobre o paciente.

Esse registro digital pode ser atualizado a qualquer momento, independente da presença ou não do paciente. Isso inclui, dados pessoais, histórico familiar, diagnóstico e tratamento, prescrição de medicamentos, exames, entre outros dados necessários para prestar uma boa assistência.

Os registros podem ser compartilhados em tempo real por todos os integrantes da unidade e também pelo paciente, por meio de dispositivos conectados à internet. Também economiza espaço de armazenamento físico.

Um exemplo de sistema é o Medsystem Web que gerencia de forma eficiente e inteligente todas as rotinas administrativas, operacionais e financeiras, desde a gestão de recepção, agendamento, prontuário e prescrições eletrônicas, faturamentos e financeiro.

Outro sistema que também integra todos os setores da unidade é o R-Evolution. Evoluções que facilitam o trabalho de todos os envolvidos, poupam tempo, aumentam a produtividade e oferecem atendimento e suporte diferenciados.

Conclusão

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Mesmo envolvendo muitos desafios, já entendemos que gestão de clínicas significa otimizar os processos do estabelecimento, sempre buscando as melhores soluções, com as melhores práticas. Medidas que aperfeiçoam o trabalho diário, bem como o serviço oferecido junto ao paciente e os resultados da clínica.

Adotando modernas ferramentas de trabalho, o profissional terá mais tempo para si e para o paciente; conseguirá visualizar e centralizar todas as informações de forma clara e segura, por meio de relatórios e gráficos automáticos.

Customizar o prontuário, centralizando todas as informações do paciente, além de possibilitar assinar documentos por meio digital, são algumas das vantagens que o sistema informatizado trará à clínica. Avanços que se tornam importantes aliados quando o assunto é redução de custos, colocando a clínica rumo ao crescimento sustentável.

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