Fazer propaganda ou comercial de Odontologia é um desejo e necessidade de muitos dentistas. A busca por profissionais da saúde na internet só cresce, e com isso, o número de dentistas que investem em marketing também.
Para regulamentar a propaganda na Odontologia o CFO, Conselho Federal de Odontologia, aprovou uma série de resoluções. Por isso, hoje é possível fazer marketing para a sua clínica sem ferir o Código de Ética da profissão.
Sendo assim, você que já faz ou para você que deseja fazer propaganda ou marketing odontológico, preparamos um texto completo sobre o que pode ou não ser feito pela normativa do CFO. Então, confira!
Por que investir em comercial de Odontologia?
A Odontologia não é mais a mesma de 10 ou 15 anos atrás. Atualmente, temos muitos profissionais no mercado e com isso, uma grande concorrência, sendo cada vez mais importante o uso de estratégias de marketing para que o dentista possa se destacar.
Porém, para que a propaganda seja válida ela precisa seguir normas e respeitar o Código de Ética Profissional. Sendo assim, toda propaganda que não está de acordo com essas diretrizes pode sofrer penalidade e o profissional pode responder processo ético.
Por isso é importante conhecer as normativas e entender o que pode e o que não pode ser feito em relação a marketing e propaganda na Odontologia.
Então, vamos começar o nosso texto explorando as vantagens de ter uma estratégia bem estabelecida de marketing dentro dos padrões éticos.
Diferencial estratégico
Como nem todos os dentistas estão inseridos em mídias e plataformas digitais, ter esse canal de comunicação com seus clientes pode ser um diferencial.
Como hoje em dia quase todos nós estamos conectados a rede social conseguimos ver a importância do dentista estar lá para se comunicar. Além da presença digital já ser um diferencial, precisamos ir além.
Mais importante que a presença nas plataformas é se diferenciar no conteúdo e criar algo único e exclusivo no seu modo de comunicar. Esse é o chamado marketing de diferenciação.
Sendo assim, o marketing de diferenciação pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que torna o consultório ou clínica reconhecida por sua exclusividade diante da concorrência.
A boa estratégia de marketing ajuda na criação de credibilidade e autoridade no mercado. Para isso você deve ser diferente! Tenha a sua linguagem de comunicação, estilo próprio,conteúdos inéditos e apresentação única.
Prospecção de pacientes
O comercial de Odontologia ou propaganda ajuda tanto na construção de imagem, autoridade e diferenciação quando na porspeccao de pacientes. Quem já teve a experiência de receber um paciente no consultório que conheceu a clínica através das mídias sociais?
Isso realmente acontece! Então, quando fazemos um trabalho sério e dentro das normas, o resultado aparece e vários prospects irão surgir para que você e seu time façam contato e marque uma consulta.
Construção de autoridade
Hoje em dia conseguimos gerar autoridade através da criação de conteúdo em mídias sociais. A geração de conteúdo está prevista na normativa do CFO, Conselho Federal de Odontologia e ajuda na percepção de autoridade.
Vamos supor que você seja especialista em Ortodontia. E todo o conteúdo que você gera é sobre Ortodontia. Com o passar do tempo e com a consistência das suas postagens, o seu público vai começar a te enxergar como uma autoridade na área.
Fidelização de clientes
Assim como a captação o investimento em marketing e propaganda ajuda na fidelização do seu cliente. Isso porque os seus clientes vão continuar um relacionamento com você. Ou seja, quando precisarem novamente de tratamento irão pensar automaticamente no seu nome.
Investir nos seus clientes é a melhor estratégia que uma empresa pode ter. Isso porque se a pessoa já é cliente, ela já confia no seu trabalho. Isso reduz o atrito de futuras vendas de tratamento.
Com isso, você consegue aumentar o seu ticket médio, ou seja, quanto o seu cliente gasta no seu consultório. Portanto, uma boa maneira de manter os seus clientes fiéis e através do marketing.
Várias ações nesse sentido podem ser feitas.Você pode divulgar os cursos que faz, as melhorias no consultório, novos serviços e vantagens exclusivas para já clientes.
É importante ressaltar aqui que você nunca pode falar de desconto, preços, fazer sorteios o oferecer serviços gratuitos nas suas estratégias de marketing.
Quais são os itens obrigatórios em um comercial de Odontologia?
Como vimos o marketing Odontológico fortalece a sua marca e pode transformar sua clínica em uma referência no setor. Mas para que tudo corra da maneira adequada, deve-se seguir as regras!
Para regulamentar a propaganda na Odontologia, o CFO, estabeleceu algumas regras sobre a adoção de recursos visuais na dos serviços oferecidos na sua clínica. Então, veja abaixo quais são esses itens obrigatórios.
Nome e o número de inscrição no CRO
Ao criar um perfil profissional em uma mídia social ou ao divulgar algum material de marketing ou propaganda, fica sendo obrigatório utilizar o nome do profissional com sua inscrição no CRO.
Qualquer banner, folder, site, post ou descrição da BIO do instagram devem possuir o nome do dentista e seu número de registro.
Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e profissões auxiliares
Junto ao seu nome e ao número de registro no CRO você deve descrever a sua profissão. Você pode colocar abaixo do nome a seguinte representação: cirurgião dentista, ou o nome da especialidade que possui.
Lembrando que pelo CFO podemos divulgar apenas duas especialidades. Por isso, se você for especialista em 3 ou mais áreas deve escolher apenas duas para divulgar.
Pessoas jurídicas devem ter o nome e o número do responsável técnico
No caso de clínicas e pessoas jurídicas, além do nome da empresa, deve constar na propaganda, post, ou na biografia do instagram, o nome do responsável técnico e seu registro no CRO.
Essa normativa vale para todo tipo de propaganda ou comercial na Odontologia. Seja em material impresso, ou digital.
O que é permitido fazer em um comercial de Odontologia?
No início da propaganda digital, muitas infrações éticas forma cometidas.
Isso levou os órgãos de fiscalização a normatizarem o que é ou não é permitido fazer em relação a marketing na Odontologia.
Vamos então conhecer que tipo de propaganda podemos fazer! Seja ela convencional ou digital!
Especialidades
A divulgação de especialidades pode ser feita. O cirurgião-dentista pode anunciar a sua especialidade desde que estas sejam inscritas no CFO e que se limite a duas por profissional.
Portanto, o dentista pode divulgar duas especialidades e essas devem constar no registro do profissional no conselho. Ou seja, você deve estar inscrito no CRO como especialista. Mais de duas especialidades não podem ser divulgadas.
Além disso, se você for especialista em 3 áreas só poderá escolher duas para divulgar. Outras coisa importante é que você pode apenas divulgar especialidades devidamente regulamentadas e reconhecidas pelo CFO.
Procedimentos e técnicas
É possível divulgar os procedimentos ou técnicas adotadas por você ou os tipo de serviço que você oferece.
Nessa categoria é importante ressaltar que não podemos divulgar o passo- a- passo dos procedimentos.
Divulgar formação acadêmica e complementar
Você pode divulgar qual é a sua formação acadêmica, ou seja, onde graduou e os curso extra-curriculares que fez.
Então, um bom exemplo desse tipo de anúncio são as divulgações de participação em congressos, feiras, palestras entre outras participações em eventos.
Anunciar os contatos e horário de atendimento
Você, enquanto dentista, pessoa física ou sua clínica pode divulgar o horário de funcionamento e os seus contatos.
Podem ser divulgados, telefone, whatsapp, email, site, endereço, entre outras formas de contato.
Informar convênios e credenciamentos
Também está permitido divulgar o atendimento convênios e credenciamentos. Você pode divulgar o nome dos convênios atendidos pela sua clínica.
Vídeos de animações gráficas
O cirurgião-dentista pode utilizar de vídeos, animações e ilustrações para explicar e elucidar dúvidas dos pacientes.
Geralmente os vídeos explicam sobre como funciona extração de dentes, aplicação de botox, tratamento ortodôntico, entre outros. O que não podemos fazer é colocar passo-a-passo dos procedimentos.
Artigos, matérias, notícias e informações
A criação de conteúdo é sempre uma ótima estratégia de marketing. O dentista pode e deve fazer esse tipo de “propaganda”.
Portanto, nessa hora o importante é ter respaldo científico. Divulgue informações que já são validadas e consolidadas na literatura científica odontológica. Evite dar opinião, ou passar um conteúdo que ainda não esteja comprovado cientificamente.
Selfies
O dentista está autorizado a divulgar os auto-retratos realizados sozinho ou com os pacientes. Esta é uma excelente maneira de dar prova social ao pacientes.
Mas, na divulgação de retratos o cuidado ético não pode ser negligenciado. Antes de postar a imagem você precisa da autorização do paciente ou do representante legal e da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o TCLE.
Antes e depois
As imagens do tipo “antes e depois” são uma sensação nos ambientes digitais.
Elas eram proibidas no marketing odontológico. Porém, a resolução 196/2019 do CFO liberou a utilização de imagens referentes ao diagnóstico e resultado final dos tratamentos realizados pelos profissionais de Odontologia.
O intuito dessas imagens é revelar a qualidade do seu serviço e sua habilidade profissional.
Os cuidados nesse tipo de publicação deve ser dois: (1) é obrigatória a indicação do nome e do número de CRO do dentista que executou o tratamento; (2) é necessário a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o TCLE pelo paciente da foto.
O que não pode ser feito em um comercial de odontologia?
A Odontologia já conquistou muitos avanços na permissão de marketing. Mas, algumas coisas ainda permanecem proibidas e você deve estar atento para não infringir o Código de Ética e Conduta. Sendo assim, veja abaixo o que não podemos fazer em um comercial de odontologia:
Uso de imagens e vídeos
Proibida a utilização de qualquer imagem que permita a identificação de tecidos biológicos, equipamentos e outros recursos no marketing Odontológico.
Além disso, está vetada a divulgação promocional de imagens ou vídeos durante o procedimento.
Expressões faladas ou escritas
Permanece proibido o emprego de expressões que podem indicar promessa de resultado, autopromoção, sensacionalismo, concorrência desleal ou a mercantilização da Odontologia.
Além disso, estão proibidos os anúncios de serviços que não foram cientificamente comprovados.
E, também a apresentação de títulos, especialidades e qualificações que o profissional não tenha.
Sigilo profissional
Continua expressamente proibida a apresentação de casos clínicos nos quais é possível reconhecer o paciente, sem a devida autorização. Então, para divulgar imagem ou detalhes do tratamento de algum paciente é necessário assinar o termo de consentimento.
Anunciar títulos e especialidades não reconhecidas pelo CFO
Proibido a divulgação de especialidades não reconhecidas pelo CFO.
Ou caso você não tenha inscrição no seu conselho.
Sendo assim, como falamos acima, você também só pode divulgar até dois títulos de especialidade devidamente reconhecidas no CFO e registradas no seu conselho.
Criticar outros profissionais da Odontologia
É infração ética criticar profissionais, condutas e tratamentos executados por colegas. Não devemos criticar de forma privada ou publicamente o ato ou conduta de colegas.
Esse tipo de prática está sujeito a processos éticos.
Anunciar tratamentos que ainda não foram comprovados cientificamente
A divulgação de conteúdo é sempre bem vinda para aumentar o conhecimento dos pacientes. No entanto, você só pode divulgar o que está cientificamente comprovado pela literatura Odontológica.
Portanto, não podemos divulgar opiniões ou técnicas/tratamentos ainda não regulamentados e comprovados cientificamente.
Divulgar preços, modalidades de pagamento ou serviços gratuitos
Além disso, outra infração ética grave e divulgar preços de tratamentos ou consultas, informar modalidades de pagamentos, fazer sorteio de tratamentos ou dar descontos ou oferecer serviços gratuitos.
Então, o dentista não pode divulgar preços através de mídias, comerciais ou propagandas, sejam elas impressas ou digitais.
Conclusão
Portanto, fazer propaganda e marketing na Odontologia é uma necessidade de muitos dentistas. Atualmente, temos muitos profissionais no mercado e com isso, uma grande concorrência. Daí vem a necessidade de se destacar.
A Odontologia já conquistou muitos avanços na permissão de marketing. Mas, algumas coisas ainda permanecem proibidas e você deve estar atento para não infringir o Código de Ética e Conduta.