As ferramentas de marketing digital estão se tornando cada vez mais grandes aliadas das empresas na promoção de uma imagem pública confiável. E isso não seria diferente com as clínicas odontológicas. Por isso, no post de hoje, resolvemos falar um pouco mais sobre as estratégias de marketing digital para dentistas e o benefício dessas práticas.
O modo como o profissional da área de Odontologia se comporta nas redes sociais pode ser uma ótima maneira de atrair e fidelizar pacientes, além de garantir o sucesso do seu consultório. Mas as redes sociais são apenas uma pequena parte do Marketing Digital para Dentistas. Ainda há muito mais o quê conhecer e fazer. Confira abaixo!
O que é o Marketing Digital para Dentistas?
O marketing digital para dentistas ou marketing odontológico nada mais é do que o uso das estratégias e técnicas de marketing digital, com o objetivo construir uma presença na internet, direcionados à Odontologia.
Para que isso tenha efeito positivo, é importante usar alguns canais como site, blog, redes sociais, anúncios no Google, entre outros.
Entretanto, para ser efetivo, o marketing digital para dentistas precisa ter um planejamento bem estruturado, com o perfil dos pacientes, as oportunidades de mercado e os diferenciais da clínica.
Com toda essa pesquisa em mãos, é possível definir as melhores estratégias, como a linguagem que será utilizada e os canais e os investimentos que serão realizados para que os objetivos sejam conquistados.
Assista o vídeo completo em nosso Canal do Youtube:
Qual a importância do Marketing Digital para Dentistas?
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo.
Por isso, é fundamental que os profissionais dessa área consigam se destacar para conquistar o paciente. E é aí que entra o marketing digital para dentistas.
Através dele, o dentista consegue ser reconhecido dentro do próprio meio profissional, mas também fora dele, fidelizando clientes, diminuindo a evasão e mantendo o fluxo constante na clínica.
Além disso, o marketing digital para dentistas favorece diretamente o paciente, pois ele conhece melhor o profissional que o atenderá, construindo uma relação de confiança e respeito com ele.
Como fazer o Marketing Digital para Dentistas?
Todo dentista, ao planejar o seu marketing digital, precisa seguir o Código de Ética Odontológica, divulgado pelo CFO, a fim de tornar a propaganda na área mais transparente, objetiva e responsiva aos princípios éticos que sustentam a profissão.
Dito isso, é possível traçar diversas estratégias para conquistar cada vez mais um número maior de pacientes e se tornar uma referência. Veja abaixo quais são elas!
Conte sempre com o auxílio de uma agência de marketing digital especializada no ramo da Odontologia. Eles saberão te ajudar a avançar mais rapidamente e conquistar mais pacientes.
Website
Você já parou para pensar como o seu paciente te encontra hoje? Como ele faz para descobrir o número do telefone do consultório?
Hoje em dia, quando precisamos de algo, a primeira coisa que fazemos é procurar na internet. Portanto, se você ainda não tem um site, provavelmente, já deve ter perdido muitas oportunidades do paciente te encontrar.
Entretanto, não basta apenas fazer um site, ele deve ser bem feito e objetivo, de acordo com o seu público alvo.
As principais vantagens de ter um site são:
- Fazer com que o paciente te encontre mais facilmente;
- Mostrar para seu paciente que o seu consultório também já se adaptou ao mundo digital;
- Levar mais segurança ao paciente na hora de agendar uma consulta;
- Poder fazer publicidade direcionada;
- Conseguir mensurar as visitas diárias ao site;
- Fortalecer a sua marca;
- Aumentar o número de agendamentos, até mesmo online.
Além do site, é muito importante que o dentista invista em redes sociais, principalmente o Instagram, que atualmente apresenta um grande potencial.
É essencial que o profissional ou a sua clínica tenha uma conta comercial no Instagram como uma maneira de divulgar o seu trabalho e ainda se tornar uma autoridade nesta área.
No Instagram para dentistas é possível explorar a possibilidade das postagens pagas, para ter mais alcance na rede, além de ter acesso a métricas e informações sobre as postagens feitas na rede social. Isso faz toda a diferença na hora de estabelecer uma estratégia de ações no Instagram.
É importante ressaltar que o Instagram é uma rede social de grande interação e todo post bem produzido, com certeza, trará bons resultados de interações. Mas para alcançar o sucesso é fundamental humanizar os processos.
Google Meu Negócio
Como sabemos, o Google é o principal mecanismo de busca e não deve ser ignorado na estratégia de marketing digital para dentistas, uma vez que é por lá que as pessoas costumam tirar dúvidas, procurar por produtos e serviços e descobrir informações importantes, como telefone e endereço de uma empresa.
Entretanto, para estar no Google não é preciso apenas pagar anúncios na ferramenta. É possível ter um ótimo alcance e converter visitantes em pacientes sem gastar nada, apenas cadastrando a sua clínica no Google Meu Negócio.
Para isso, basta acessar o site do Google Meu Negócio e inserir as informações necessárias. É importante colocar o máximo de fotos de seu espaço, informar o horário de funcionamento, os telefones fixo e celular, o endereço e o link de seu site.
Uma dica importante é estimular os seus pacientes a deixarem depoimentos na página, pois eles aparecerão para todos que buscarem pelo nome da sua clínica.
Blog e SEO
Além de um site bem feito, ter um blog para inserir conteúdos relevantes é uma ótima estratégia para passar credibilidade aos pacientes.
Porém, o conteúdo precisa ser elaborado levando em conta as aplicações de SEO (Search Engine Optimization), para melhorar o posicionamento do site do dentista nos mecanismos de buscas, principalmente o Google.
Uma dica é o dentista escrever sobre os problemas dos pacientes, bem como os tratamentos para estes problemas. Segundo o Google, um conteúdo exclusivo melhora o ranqueamento e dá mais notoriedade para o site da clínica. Além de confiança para o paciente que busca por informação.
Email Marketing
Muitos dentistas cometem o erro de se comunicar com os pacientes apenas durante as consultas ou retornos. Essa prática acaba distanciando os dois e prejudicando a relação de confiança entre eles.
Uma ótima ideia para manter a comunicação com o paciente e demonstrar a sua preocupação com a saúde oral plena do mesmo, é através do email marketing. Você pode usar essa ferramenta para compartilhar informações úteis para a rotina de higiene oral do paciente, bem como para divulgar algum curso interessante.
Mas lembre-se, para que o email marketing funcione de forma positiva para o seu negócio, é importante manter sempre o seu banco de pacientes atualizado, com os seus endereços eletrônicos, e enviar quinzenalmente emails com conteúdos de busca comum.
Google Adwords
Atualmente, o Google Adwords é um dos canais mais eficazes para trazer retorno a curto prazo, pois ele permite anunciar nos resultados das buscas e em sites parceiros.
O mais interessante do Google Adwords para dentistas é que você mesmo consegue definir quanto será investido. E outra grande vantagem é que você só paga quando o seu anúncio é clicado ou exibido mil vezes. Assim, as chances de obter resultados aumentam e você ainda otimiza os seus investimentos em marketing.
Anúncios em Redes Sociais
As redes sociais possibilitam realizar anúncios pagos para que a postagem atinja um maior número de pessoas. Através desta ferramenta é possível direcionar o conteúdo para um público específico, escolhendo quem vai ler o anúncio de sua clínica por idade, região, sexo ou preferências.
Guest Posting
Os guest posts são conhecidos como artigos de convidados, ou seja, quando uma pessoa é convidada para escrever em um site ou blog que pertence a outra pessoa.
O uso do guest post é uma excelente alternativa para que os sites mantenham a publicação frequente de posts de qualidade no site. Além disso, você consegue disponibilizar material de relevância, aumentando o número de acessos ao site.
Também é importante ressaltar que o artigo de convidado permite que a página conquiste uma maior credibilidade junto ao target, pois ao trazer especialistas de diversos assuntos qualquer site passa a ter uma melhor aceitação.
Limitações impostas pelo CFO para o Marketing Digital para Dentistas
De acordo com a Resolução CFO 196, de janeiro de 2019, no que diz respeito ao uso de imagens por parte do profissional de Odontologia para o marketing digital para dentistas:
Art. 1º. Fica autorizada a divulgação de autoretratos (selfies) de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. §1º. Ficam proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.
Art. 2º. Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.
- 1º. Continua proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado.
Art. 3º. Fica expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas.
Art. 4º. Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.
Art. 5º. Em todas as hipóteses, serão consideradas infrações éticas, de manifesta gravidade, a divulgação de imagens, áudios e/ou vídeos de pacientes em desacordo com essa norma.
Art. 6º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação na Imprensa Oficial, revogados as disposições em contrário.
O Código de Ética do CFO
De uma maneira geral podemos dizer que o Código de Ética do CFO restringe as seguintes práticas para todas as entidades que promovem a Odontologia, sejam físicas ou jurídicas (clínicas, operadoras de planos de assistência, convênios e credenciamentos e quaisquer outras entidades):
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A propaganda enganosa, abusiva e outras formas que impliquem comercialização da Odontologia;
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Anunciar ou divulgar títulos, qualificações, especialidades que não possua, sem registro no Conselho Federal, ou que não sejam por ele reconhecidas;
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Anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes;
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Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como sendo inadequadas ou ultrapassadas;
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Dar consulta, diagnóstico, prescrição de tratamento ou divulgar resultados clínicos por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade;
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Divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal, desde que não sejam para fins de autopromoção ou benefício do profissional, ou da entidade prestadora de serviços odontológicos, observadas as demais previsões do Código de Ética do CFO;
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Aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão, especialmente a utilização da expressão “popular”;
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Ofertar serviços falsos e irregulares para os pacientes;
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Oferecer serviços gratuitos com intenção de autopromoção ou promover campanhas oferecendo troca de favores;
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Anunciar serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza ou através de aquisição de outros bens pela utilização de serviços prestados;
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Expor o público leigo à propaganda com intuito de angariar clientela;
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Participar de programas nos meios de comunicação e oferecer seus serviços nesses veículos;
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Realizar a divulgação e oferecer serviços odontológicos com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes, através de cartão de descontos, caderno de descontos, mala direta via internet, sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing ativo à população em geral, stands promocionais, caixas de som portáteis ou em veículos automotores, plaqueteiros entre outros meios que caracterizem concorrência desleal e desvalorização da profissão.
Devo procurar uma agência de Marketing Digital para Dentistas?
Contratar o serviço de uma agência de marketing odontológico é muito importante para o profissional que deseja estar mais presente na internet e conquistar credibilidade pelos serviços prestados.
Isso porque a agência realiza consultorias e desenvolve planos de ações de marketing específicos para cada cliente, de acordo com a necessidade e perfil do profissional, para que ele cresça de forma proporcional ao investimento.
Uma agência de marketing odontológico ainda elabora todo o conteúdo que será postado em sites, blogs e redes sociais, além de gerenciar campanhas e anúncios.
Outra vantagem de contar com o apoio de quem entende do assunto, é que ao final de cada período, a agência envia um relatório com os resultados de todas as ações executadas, e ainda elabora um novo planejamento baseado naquilo que deu certo.
Se você ainda não tem um plano de marketing para o seu consultório ou clínica odontológica, e deseja aprender mais sobre como usar as redes sociais, o Google e outras ferramentas a seu favor, basta procurar a Digital Estratégia. Eles são uma agência de marketing especializada no ramo da Odontologia e dominam as melhores estratégias de marketing digital, comprovadamente eficazes, para gerar mais pacientes para o seu consultório.
[Conheça a Digital Estratégia: marketing especializado em Odontologia]
Conclusão
Hoje em dia, podemos dizer que um dentista que não está presente na internet simplesmente não existe para uma grande parte das pessoas que já estão acostumadas a realizar as mais diversas buscas neste meio.
Por isso, é importante que este profissional consiga trabalhar cuidadosamente a sua imagem ou de sua clínica, não considerando o marketing digital para dentistas como um gasto, mas sim um investimento que pode trazer retorno no curto prazo.
Caso você seja leigo no assunto, procure especialistas para lhe ajudar com imagens e com a geração de conteúdo para desenvolver posts, montar um site, e, claro, manter tudo isso atualizado. De nada adianta estar na internet por estar, é preciso manter os canais sempre em dia.
Vale ainda ressaltar que cada dentista tem um estilo e um público alvo, por isso é ideal realizar testes para determinar a abordagem mais efetiva. Portanto, pesquise, conheça a concorrência e, principalmente, entregue um material de qualidade se quiser fidelizar pacientes.
Um conteúdo bem elaborado é capaz não apenas de divulgar o seu serviço, mas também de aumentar a sua credibilidade e ainda estabelecer uma relação de confiança com o paciente.