Cada dia que passa, a fotografia odontológica vem ganhando destaque entre os profissionais da área de Odontologia. Antes, as fotos que eram utilizadas para mostrar a qualidade do serviço prestado, agora também são compartilhadas nas redes sociais.
Alguns profissionais aproveitam a fotografia odontológica para ministrar cursos e para demonstrar os resultados de um determinado procedimento, mas também há casos em que os dentistas utilizam essas imagens para fazer a propaganda do seu consultório.
Além disso, a fotografia odontológica ajuda na otimização dos procedimentos na rotina de atendimento. Ou seja, a sua utilização é indispensável para realizar um bom trabalho no consultório odontológico. E, para mostrar o quanto ela ajuda os profissionais da área, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre essa prática.
O que é a Fotografia Odontológica?
Cada vez mais presente no cotidiano das clínicas odontológicas, as fotografias são muito úteis e podem ser usadas para diversos objetivos, sendo os principais deles: divulgação do consultório, comunicação com o paciente e documentação de casos.
As fotografias odontológicas costumam ser usadas para manter registros da estética e situação dental dos pacientes logo nas suas primeiras consultas e ao longo do tratamento. Além disso, são ótimas alternativas para apresentar o resultado de antes e depois.
Algumas dessas fotografias odontológicas podem ser divulgadas na internet e nas redes sociais, apresentando o trabalho do dentista e todos os resultados de altíssima qualidade, desde que o profissional esteja atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
A fotografia odontológica faz parte da área da macrofotografia, que são as imagens com riqueza de detalhes e, quando bem feitas, podem ser utilizadas para atrair e fidelizar pacientes, bem como ajudar no diagnóstico e planejamento de forma mais precisa.
Outro benefício da fotografia odontológica é que ela pode auxiliar na comunicação entre dentistas e laboratórios, por exemplo, quando enviadas junto com os modelos em gesso dos dentes de pacientes.
Entretanto, para que isso seja feito da melhor maneira possível, é importante que o cirurgião dentista tenha em seu consultório uma câmera adequada para tal trabalho.
Desse modo, investir em equipamentos profissionais e de qualidade é o primeiro e mais importante passo para que esse tipo de registro seja implementado em seu consultório ou clínica odontológica com sucesso.
Para que serve a Fotografia Odontológica?
É imprescindível que a fotografia odontológica esteja inserida nas práticas profissionais de um dentista, para que ele consiga uma prova do serviço executado e da qualidade do seu trabalho.
Dessa maneira, podemos dizer que o primeiro papel que a fotografia assume no trabalho de um dentista é justamente este: a divulgação do seu trabalho.
[Veja aqui como usar o Instagram para captar pacientes e divulgar seu trabalho.]
A fotografia odontológica ainda serve de apoio técnico aos tratamentos, possibilitando um planejamento digital pelo registro dos atendimentos e servindo para os pacientes compreenderem a situação que se encontra a sua saúde oral.
Outro papel dessas imagens está relacionado à documentação de procedimento e comunicação com outros profissionais e laboratórios.
Qual a determinação do CFO sobre Fotografia Odontológica?
De acordo com a Resolução CFO 196, de janeiro de 2019, no que diz respeito ao uso de fotografia odontológica por parte do profissional de Odontologia:
Art. 1º. Fica autorizada a divulgação de autoretratos (selfies) de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. §1º. Ficam proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.
Art. 2º. Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.
- 1º. Continua proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado.
Art. 3º. Fica expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas.
Art. 4º. Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.
Art. 5º. Em todas as hipóteses, serão consideradas infrações éticas, de manifesta gravidade, a divulgação de imagens, áudios e/ou vídeos de pacientes em desacordo com essa norma.
Art. 6º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação na Imprensa Oficial, revogados as disposições em contrário.
Qual a importância da Fotografia Odontológica no tratamento dos seus pacientes?
Todo dentista deveria saber a importância da fotografia, principalmente durante as primeiras consultas. Essa é uma etapa fundamental para trazer maior complexidade para os tratamentos.
Entretanto, como muitos profissionais ainda não adotaram essa prática, separamos cinco motivos essenciais para convencer a todos a fotografar os pacientes na primeira consulta. Veja abaixo quais são eles.
Aprimoramento do diagnóstico
Na Odontologia, a fotografia tem caráter documental e, com as câmeras digitais, se tornou uma ferramenta muito mais rápida e instantânea para se obter os registros necessários para o trabalho do dentista.
É possível dizer que a fotografia odontológica traz um aprimoramento para o diagnóstico dos casos, pois através dela os profissionais conseguem ter uma visão ampla sobre as reais necessidades do paciente.
Melhor percepção de necessidade do tratamento pelo paciente
Com a fotografia odontológica fica mais fácil de os pacientes entenderem a real necessidade do tratamento proposto, uma vez que eles conseguem visualizar em um monitor grande a quantidade de processos relacionados à sua saúde oral.
Dessa maneira, ao analisar as imagens, ele se sentirá mais convicto e motivado sobre suas reais necessidades de tratamento.
Valorização do trabalho proposto
Uma vez que o paciente percebe a necessidade do seu tratamento, após ver as suas fotografias, ele passa a valorizar muito mais o trabalho do cirurgião dentista responsável pelo seu caso odontológico.
Uma dica importante aqui é que o dentista deve vender o valor agregado do seu serviço e não apenas o preço do seu tratamento. E a fotografia odontológica é uma das ferramentas para se conquistar pacientes.
Aumentar a credibilidade do tratamento recomendado
A fotografia odontológica é capaz de sustentar a argumentação de um dentista na hora de propor um tratamento. Isso porque, o paciente consegue analisar a sua condição oral atual e entender o que acontecerá caso ele aceite realizar os procedimentos indicados.
Realização do “antes e depois” para comprovar a eficácia do tratamento
Após aceitar realizar o tratamento e confiar no trabalho do dentista, o paciente então aguarda o resultado final, para comprovar a eficiência do serviço prestado.
E é aí que entra a fotografia odontológica, pois o profissional consegue mostrar através do “antes e depois”, como estava e como ficou a sua condição de saúde oral. Essa é uma experiência extremamente positiva e que traz ao paciente o sentimento de gratificação após finalizado o tratamento.
Tendo em vista a importância da fotografia odontológica nos diversos tratamentos, podemos citar dois tipos muito utilizados.
Fotografia Intraoral
A fotografia intraoral possui papel fundamental desde a fase inicial até o final de um tratamento odontológico. Ela é considerada um dos registros clínicos mais importantes do tratamento ortodôntico.
Mas afinal, como é feita a documentação fotográfica intraoral? Ela apresenta registros de uma vista frontal, vistas laterais direita e esquerda (orientadas pelo plano oclusal e em máxima intercuspidação) e vistas oclusais superior e inferior.
Outra dica importante é que as fotografias devem ser o mais próximo possível da proporção 1:1 com os dentes do paciente. E também são recomendadas no mínimo a documentação inicial e final do tratamento.
É possível listar alguns cuidados importantes na hora de fazer uma fotografia intraoral:
- Evitar interferências visuais, como dedos, bochechas e afastadores;
- Aspirar a saliva;
- Equipamento apropriado para obtenção de fotos de qualidade.
Fotografia em Odontologia Estética
Cada vez mais os dentistas estão sendo procurados para corrigir algumas questões estéticas. Inclusive, já existe uma especialidade em Odontologia, a Harmonização Orofacial, na qual o cirurgião dentista é responsável pelo equilíbrio estético e funcional da face. E também a Odontologia Estética, que realiza clareamento dental e facetas.
E para esses profissionais, a fotografia odontológica pode auxiliar no seu marketing, pois a divulgação do seu trabalho por meio de imagens de alta qualidade será um diferencial. Um ótimo exemplo disso são as fotos de antes e depois, que fazem muito sucesso nas redes sociais.
Ou seja, com a fotografia odontológica é possível apresentar os resultados positivos dos tratamentos realizados em Odontologia Estética e Harmonização Orofacial, mostrando aos pacientes que é possível deixar o sorriso ainda mais harmônico.
[Conheça estratégias de Marketing para Dentistas em nosso material exclusivo]
Qual o melhor equipamento para Fotografia Odontológica?
Dependendo da finalidade da fotografia odontológica, é indicado o uso de uma câmera profissional ou até mesmo a do celular. Veja abaixo qual a mais recomendada para você.
Câmeras profissionais
Para fotos mais profissionais e com riqueza de detalhes, não é recomendado o uso da câmera de celular, mesmo porque elas não possuem as lentes macro e os tipos de flash circular e twin, que permitem fotografar longe com qualidade.
Entretanto, é possível encontrar no mercado câmeras com ótima qualidade e facilidade de uso por um preço mais acessível. Alguns exemplos de bom custo benefício são as câmeras Nikon D3100, D3200, a Canon EOS Rebel T3i e a EOS Rebel T3 e a Sony SLT-A37K.
Um ponto importante e que deve ser levado em consideração na hora de fazer o registro é o ISO, que é a sensibilidade da câmera. Quanto maior o número do ISO, maior a sensibilidade e a luminosidade na lente. Isso é fundamental para que os dentes que sejam brancos apareçam de fato brancos na foto. É possível configurar o ISO e isso vai depender da quantidade de luz no local da foto. De maneira geral, se há menos luz, é necessário aumentar o ISO para equilibrar. O que também pode ajudar a deixar as fotos mais nítidas e claras é o flash.
Fotografia Odontológica com Smartphone
As câmeras de celulares podem ser usadas na fotografia odontológica e as grandes vantagens do seu uso diz respeito à facilidade e maior acesso, uma vez que hoje em dia quase todo mundo possui um smartphone.
Apesar da praticidade das câmeras dos smartphones, elas podem não possuir tanta qualidade de iluminação, foco e balanço do branco, como as câmeras profissionais.
Ou seja, a utilização de smartphones torna a fotografia odontológica mais acessível, além de acelerar a comunicação com o laboratório e outros profissionais, mas o seu uso não substitui o equipamento específico para fotografia odontológica.
Como montar um mini studio no seu consultório
Já sabemos que as fotos podem facilitar o trabalho de um dentista, além de divulgar o seu serviço. Mas para realizá-las com qualidade, é necessário ter um bom ambiente e aparelho à disposição.
A nossa dica, na hora de montar um consultório, é reservar um espaço para um mini studio na sua sala de atendimento. O ideal é que o local tenha luz natural e um fundo preto ou branco, predominantemente em uma cor lisa. Também é importante ter flash de studio com tocha e rebatedores. O recomendado é pelo menos 2 flash.
Também é importante que o espaço não seja tão apertado, para que o dentista tenha mobilidade para conseguir fazer as fotos de acordo com a necessidade do tratamento.
Dicas para fazer boas Fotografias Odontológicas
Agora que você já conhece a importância da fotografia odontológica, vamos dar algumas dicas para te ajudar a fazer as fotos na rotina do consultório:
- Aproveite a luz natural: as fotos de melhor qualidade são as diurnas, em ambientes bem iluminados, principalmente próximo de janelas;
- Tenha muito cuidado com o fundo das fotos que serão utilizadas para a divulgação do seu trabalho, principalmente nas redes sociais, para não mostrar algo que seja proibido pelo CFO;
- Faça cursos de fotografia odontológica e treine bastante;
- Deixe a câmera pré-configurada antes de tirar as fotos, assim você será mais ágil e o paciente não precisará esperar muito tempo;
- Anexe as fotos de seus pacientes à respectiva documentação de cada um deles em seu software de gestão odontológica, pois dessa maneira elas ficam salvas em segurança na nuvem e você pode acessá-las quando precisar.
Cursos de Fotografia para Dentistas
Separamos alguns cursos presenciais e online de fotografia para dentistas para que você possa se aperfeiçoar na área. Confira abaixo!
Cursos presenciais
O curso “ Fotografia para dentistas” tem como objetivo despertar o aluno para o mundo da fotografia, melhorar a qualidade das fotografias dos que já praticam e desenvolver a prática do registro fotográfico obtendo, assim, melhoria na documentação do consultório bem como um aumento na retenção de novos pacientes.
O objetivo deste curso é apresentar de modo didático os princípios básicos da técnica fotográfica odontológica. Você vai aprender a escolher e configurar sua câmera e flash para realizar fotografias odontológicas intra e extraorais, inclusive as tomadas para planejamento estético digital (DSD). Conhecerá os principais tipos de flashes usados em Fotografia Dental: Circular, Dual-Point e de Estúdio.
Cursos EAD
Neste curso de fotografia odontológica online, você será capaz de escolher e dominar o melhor equipamento fotográfico para odontologia e conhecer diversos métodos para obter excelência em fotografias odontológicas e laboratoriais. Você aprenderá ainda, as melhores técnicas de armazenamento e revelação digital, pra fazer da fotografia uma grande aliada no seu trabalho.
IDent
No site da IDent é possível encontrar diversos cursos online sobre fotografia odontológica, para os dentistas que desejam escolher o equipamento fotográfico correto, conseguir fotografar, editar e revelar imagens de modo profissional com um método simples, direto e que possa, facilmente, ser aplicado na sua rotina.
Conclusão
A fotografia odontológica é uma poderosa aliada para o consultório de um dentista, por isso é importante se planejar, na hora de montar a sua sala, para conseguir utilizá-la a seu favor.
Como falamos ao longo do texto, as imagens podem servir para manter o relacionamento com o cliente, aumentar a confiança no serviço prestado, para publicidade nas redes sociais e também para documentação e registro do cadastro de cada paciente.
Independentemente de qual seja a finalidade dos registros, é essencial que todos os profissionais da Odontologia estejam por dentro das novidades da área e as incluam no seu dia-a-dia.