Está pensando em fazer um curso de Odontologia, mas está em dúvida quanto ganha um dentista? Ou está cursando, mas ainda não sabe qual especialidade seguir? Este pode ser o artigo certo para você!
Descobrir alguns aspectos da carreira que deseja seguir é um passo essencial para tomar uma decisão acertada. Assim, isso inclui o salário médio de cada profissão e de cada especialização.
A remuneração é um dos fatores que pesam ao escolher um trabalho e, principalmente, um caminho de carreira.
Além disso, ter essas informações permite que você seja capaz de se organizar melhor, prevendo quanto será a sua média salarial no futuro.
Por isso, saiba mais sobre quanto ganha um dentista em cada uma das especialidades, quanto ganha um odontologista autônomo, quanto custa em média montar o seu próprio consultório, entre outras informações relevantes. Confira!
Profissão dentista: o que é ser dentista?
O dentista, como é conhecido popularmente, é o profissional formado em Odontologia.
Podemos dizer que o dentista é o profissional responsável pela prestação de serviços odontológicos, envolvendo a prevenção da saúde oral, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos dentes e a todo o sistema estomatognático (maxilares, gengiva, doenças da boca).
De modo geral, este profissional atua na prevenção da saúde oral e doenças relacionadas à boca, faz restaurações, realiza cirurgias para remoção de dentes, faz limpeza nos dentes, clareamento nos dentes, corrige o posicionamento dos dentes favorecendo a função mastigatória do paciente e a estética.
São várias especialidades envolvidas e possibilidades de atuação, incluindo a harmonização facial que envolve a aplicação de botox e ácido hialurônico para fins específicos.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo e possui aproximadamente 220 mil profissionais em atividade.
A carreira de dentista
Depois de se formar como cirurgião-dentista, o profissional pode fazer especializações em diversas áreas.
A profissão de dentista é regulamentada pela lei de número 5.081, do ano de 1966. Além disso, é preciso ter um diploma em Odontologia, uma formação em ensino superior que dura cerca de 5 anos.
Por exemplo, de acordo com a grade da PUC Minas, o curso noturno possui duração de cinco anos e meio e o curso integral possui duração de quatro anos e meio.
Além disso, além do diploma no curso, é preciso obter um registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Segundo o Conselho de Odontologia, existem cerca de 24 áreas de especialização na área, com diferentes formações e especificidades. Vamos falar um pouco sobre elas.
-
Acupuntura
A acupuntura é muito comum para tratar dores no joelho e costas, por exemplo, mas você sabia que existe uma área da odontologia que explora isso também? Os especialistas em acupuntura utilizam desse tratamento para corrigir problemas.
A técnica permite aumentar a abertura da boca, preparar pacientes para cirurgias e controlar a modulação das algias e hipertensão arterial.
É um tratamento mais alternativo e não soluciona grandes problemas, mas serve como acessório para tratamentos mais agradáveis e menos agressivos.
-
Cirurgia bucomaxilofacial
Uma das áreas da odontologia mais complexas é relacionada a cirurgias e traumas na região da face, em que procedimentos delicados podem ocorrer.
Por conta disso, é necessário um alto nível de conhecimento sobre todos os músculos e ossos do rosto. As anomalias tratadas podem estar na face em geral ou no maxilar, mandíbula, gengiva e boca, atrapalhando inevitavelmente a mastigação.
Os especialistas dessa área também recebem sinal verde para tratar de alguns problemas de sono e implantes dentários, além de problemas articulares.
-
Dentística
Apesar de se assemelhar bastante ao profissional da área de prótese dentárias, quem é responsável pela dentística faz tudo de maneira “natural”. Isso significa que não são utilizadas próteses ou qualquer coisa do tipo para restaurar a forma dos dentes.
Ele também pode substituir dentes danificados ou que estão faltando, tenho papel idêntico ao profissional anteriormente citado. Mas o diferencial dessa área da odontologia vai para o tratamento sem utilização das próteses características.
Exemplos de tratamentos sem implantes são coroas e pontes, que não são agressivas e geram ótimos resultados.
-
Disfunção Temporomandibular
Por mais que não seja muito conhecida, o ramo de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é essencial para literalmente todos os setores da odontologia.
Isso porque ela trata do desenvolvimento de pesquisas para criação de uma base científica. Essa é a responsável por concluir que certas ações causam efeitos positivos no tratamento de problemas.
Sem essa área, não seria possível diagnosticar as técnicas adequadas e ideias para a realização de qualquer procedimento.
Em outras palavras, é possível dizer que essa ramificação são os bastidores da ortodontia, pois é ela que define o que deve ser feito.
-
Endodontia
A endodontia, por exemplo, é a especialidade que cuida da prevenção e do tratamento de doenças e alterações na polpa do dente e dos tecidos dessa área.
O endodontista é o profissional responsável por tratar a região da polpa e raiz dos dentes, tendo o cargo dedicado aos procedimentos do tipo. O chamado canal é um ótimo exemplo de tratamento realizado pelos especialistas do ramo de endodontia.
Apesar de já existirem a muito tempo, eles só receberam seus devidos equipamentos para trabalhar com a evolução da odontologia. Em épocas mais antigas, os analgésicos e aparelhos para realização do canal não eram tão desenvolvidos quanto atualmente.
-
Estomatologia
A estomatologia é uma especialidade que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do maxilar, da mandíbula e das cavidades da boca.
Ou seja, essa especialidade é para quem quer atuar no diagnóstico e tratamento de doenças orais como um todo, desde o câncer de boca e doenças sexualmente transmissíveis até enfermidades de origem viral, bacteriana, fúngica e imunológica.
-
Harmonização Orofacial
A harmonização é uma especialidade reconhecida recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia.
O odontologista que se especializa em Harmonização Orofacial é apto a fazer uso da toxina botulínica, preenchedores faciais e materiais semelhantes, para fins funcionais e estéticos.
Através de técnicas específicas e procedimentos, o dentista corrige algumas imperfeições que afetam o resultado estético do sorriso.
-
Implantodontia
A implantodontia é a área da Odontologia que envolve cirurgias em geral, como por exemplo, enxerto de osso, levantamento de seio maxilar, colocação de implantes dentários, entre outros.
Ou seja, a implantodontia é a área que cuida dos implantes dentários. Assim, essa especialidade busca restaurar as funções dos pacientes, tanto estéticas quanto mastigatórias.
-
Odontogeriatria
A odontogeriatria trata dos fenômenos causados pelo envelhecimento da boca e regiões adjacentes. Assim, trata da prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades frequentes em pacientes idosos.
-
Odontologia em Saúde Coletiva
Como o próprio nome indica, esse é o profissional responsável pela elaboração de programas de assistência social e atendimento público. Isso significa que, além de trabalhar com recursos limitados muitas vezes, é preciso ter uma linguagem simples.
O último item se justifica quando pensamos na grande quantidade de pessoas que não possuem instrução frequentando os serviços públicos.
Mesmo sem terem estudos completos, elas precisam saber por meio do dentista da saúde pública o que está havendo. Por conta disso, é preciso saber como dizer coisas técnicas de forma simplificada.
-
Odontologia do Trabalho
É a especialidade cujo objetivo é encontrar permanentemente a compatibilidade entre as atividades no ambiente de trabalho e a proteção da saúde oral dos trabalhadores.
Em outras palavras, os profissionais são capacitados para identificar fatores que possam contribuir para a deterioração da saúde oral no ambiente de trabalho.
Além disso, eles devem criar campanhas e assessorar todos os colaboradores sobre a importância da prevenção de riscos e seus tratamentos.
-
Odontologia Legal
A Odontologia Legal também é chamada de Odontologia Forense. É a especialidade que pesquisa fenômenos que podem ter atingido o homem, seja vivo ou morto, por meio da análise de ossadas.
O especialista dessa área é responsável por averiguar as causas físicas, biológicas, químicas e psíquicas que podem ter lesionado o ser humano, a partir do estudo de seu maxilar e arcada dentária.
-
Odontopediatria
Dentista pediátrico é uma profissão que visa diagnosticar, prevenir, tratar e controlar problemas de saúde oral em bebês, crianças e adolescentes.
-
Odontologia do Esporte
Essa é a especialidade da Odontologia que engaja no tratamento, controle e prevenção de doenças na cavidade oral de praticantes de esportes, atletas profissionais ou amadores.
-
Patologia Oral e Maxilo Facial
Existem diversas patologias relacionadas a nossa boca e face, exigindo que haja uma área dedicada ao estudo desses problemas que podem surgir ou serem congênitas. As patologias mais comuns envolvem defeitos de desenvolvimento e infecções.
Caso você se interesse por integrar a área, será responsável por estudar o motivo dessas doenças e como evitá-las, além de possíveis tratamentos e procedimentos. Mesmo não sendo tão atuante na odontologia clínica, essa vertente é muito importante para o desenvolvimento da área em geral.
-
Periodontia
Essa especialidade tem como objetivo tratar os tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva, por exemplo. Portanto, trata, previne e diagnostica qualquer ocorrência nesses tecidos.
-
Prótese Bucomaxilofacial
Apesar de sempre contar com profissionais preparados para diversos setores, certos casos precisam de uma reabilitação mais radical. Portanto, para os casos em que não é possível evitar a cirurgia, os especialistas dessa área trabalham com a reconstrução.
Para ser mais preciso, os profissionais trabalham para reabilitar o rosto de problemas envolvendo perdas ou malformações faciais. Dessa forma, é possível alinhar questões relacionadas à mastigação e outros futuros problemas.
-
Prótese Dentária
Por receberem o mesmo nome, você deve imaginar que a função do profissional que trabalha com próteses dentárias é parecida com nosso último tópico. Aqui, porém, a reabilitação ocorre exclusivamente na arcada dentária.
Isso significa que os dentistas trabalham na reposição de dentes que faltam ou na reconstrução de dentes danificados, não importando os danos. Se esses forem extremos, o especialista pode arrancar o dente para repor ele do zero, por exemplo.
-
Radiologia Odontológica
A Radiologia Odontológica é uma especialidade projetada para aplicar métodos de imagem exploratórios para diagnosticar, monitorar e documentar todo o complexo bucomaxilofacial e as estruturas relacionadas.
-
Restauração Estética
As restaurações estéticas têm a função de corrigir danos causados por cáries, fraturas, abrasões, etc., e devolver aos dentes sua aparência natural.
As restaurações são feitas de diversos materiais, como porcelana ou resina, e esses materiais foram desenvolvidos para que o tratamento se assemelhe naturalmente às características originais dos dentes
-
Odontologia Hospitalar
A presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar contribui para a recuperação dos pacientes hospitalizados por problemas sistêmicos, realizando atuação preventiva, paliativa e curativa de doenças presentes na cavidade oral.
Ou seja, a Odontologia Hospitalar é uma especialidade que tem como foco o cuidado de comorbidades orais e que requer equipes diversificadas para atuar em cuidados mais complexos.
Dessa forma, os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por reduzir o risco de infecções nessa área. Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o tempo de internação e controlar o uso de medicamentos.
-
Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
Pode parecer incomum, já que em teoria a boca de todos funciona de maneira parecida, sendo pessoas portadoras de necessidades especiais ou não. Contudo, tanto a abordagem quanto alguns resultados são diferentes, exigindo uma atenção especial.
No caso de pacientes que tenham condições biológicas afetadas, se torna ainda mais essencial ter conhecimento de todas as possibilidades de diagnóstico. Caso não existam cuidados especiais para essas pessoas, o tratamento poderia se tornar nocivo ao paciente.
-
Ortopedia Funcional dos Maxilares
A ortopedia funcional dos maxilares serve para tratar problemas de estrutura óssea, musculares e de alinhamentos dos maxilares. Além disso, também são tratadas questões como o desalinhamento dos dentes e lesões articulares.
Por mais que sejam bem parecidos, existem algumas diferenças entre essa ortopedia e a ortodontia, pois apesar de ambas tratarem assuntos parecidos, as técnicas são diferentes.
No caso da ortopedia, existem aparelhos que geram estímulos na boca para alinhar todas as questões necessárias para o paciente.
-
Ortodontia – Radiologia Odontológica e Imagionologia
Dentistas especializados em radiologia odontológica são peritos na identificação de exames radiológicos, entendendo com perfeição cada parte da face. Aprender pelo menos o básico dessa área da odontologia é essencial para qualquer dentista.
Isso é dito pois os exames auxiliam em quase todas as resoluções de problemas estruturais na boca, permitindo a identificação dos lugares danificados. O profissional que trabalha com isso tem a capacidade de fornecer diagnósticos mais precisos.
Sendo assim, apesar de não querer necessariamente se especializar na área, é essencial que todo dentista aprenda os conceitos básicos dela.
Planos de carreira para dentistas
Agora que você já sabe um pouco sobre todas as especialidades da Odontologia, vamos falar sobre planos de carreira para te ajudar a alavancar a próxima etapa da sua vida.
Para quem quer seguir carreira na área odontológica, o mercado de trabalho é amplo. Com todas as especializações disponíveis, o profissional pode abrir a sua própria clínica, atuar em consultório de terceiros, comprar uma franquia de tratamentos orais e atuar em hospitais ou então em home care.
Outra vertente que atrai muitos profissionais é a área acadêmica e de pesquisa. E também não podemos deixar de falar da atuação em indústrias, uma vez que elas contratam profissionais formados em Odontologia para desenvolver e divulgar produtos odontológicos.
Qual o salário médio de um dentista?
Depois de falarmos sobre todas as possibilidades de especialização dentro da Odontologia, chegou a hora de comentarmos sobre qual a remuneração média de um profissional da área.
Segundo o Site Nacional de Empregos (Sine), a remuneração média de um profissional da área odontológica no Brasil varia entre R$ 4.000 e R$ 6.000, podendo chegar R$ 10.000. Devido a diversidade da atuação profissional e a experiência envolvida, o dentista consegue alcançar um sucesso financeiro bem maior.
O salário médio de um dentista é bastante atrativo para muitos, isso acontece porque se trata de uma profissão fundamental. Assim, para uma jornada de 33 horas semanais, a média salarial é de R$ 4.226,50, no país.
Os concursos públicos oferecem remuneração entre R$ 3.000 a R$ 10.000, o que varia de acordo com o número de horas de trabalho, da localização e da entidade.
Salário mínimo
O piso salarial dos cirurgiões-dentistas em 2021 é de R$ 3.326,20, em uma jornada de 20 horas semanais.
Se levarmos em conta que a maioria dos dentistas possui clínica própria, podemos concluir que o salário nunca vai ser o mesmo, ou seja, não há um salário fixo.
Quanto ganha um dentista no Brasil
O salário médio de um profissional da Odontologia no Brasil varia bastante de acordo com o estado. Mas, como mencionado, o salário médio de um odontologista no Brasil é de cerca de R$ 4.226,50 mensais.
Estado com maior salário médio
No entanto, apesar de existir um salário médio no Brasil, alguns estados oferecem uma média maior para os profissionais da Odontologia. Os estados são: Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o estado de Mato Grosso do Sul é o que possui maior salário médio para dentistas, com o valor de R$ 7.726,00 para jornadas de 44 horas semanais.
Especialidade com maior salário médio
Como vimos acima, a localidade tem influência na média salarial de um dentista. Entretanto, a especialidade e o tempo de experiência também podem elevar esses valores.
Já no caso de um especialista, dono do seu próprio consultório, os ganhos podem ser bem maiores e diferentes do que foi apontado na pesquisa.
Quanto ganha um dentista por nível de experiência?
Existe um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que tenta estabelecer um novo piso salarial para médicos e dentistas. Pelo PL 765/2015, o salário mínimo desses profissionais passaria para R$ 10.500 por 20 horas semanais.
Atualmente, tanto os médicos quantos os dentistas são regidos pela antiga Lei 3999/1961, que estabelece vencimentos de até três salários mínimos para 20 horas semanais. Junto a este valor há ainda o adicional de insalubridade, além de outros benefícios e gratificações.
Entretanto, como muitos dentistas trabalham em consultórios próprios, eles acabam não tendo um salário fixo. Abaixo você vai encontrar quanto ganha um dentista por nível de experiência.
Saiba quanto ganha um dentista por cada nível de experiência, desde a formação até o teto salarial. Confira!
Dentista recém-formado
De acordo com uma pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE), os salários dos dentistas podem chegar a R$ 10.000, dependendo da experiência de cada profissional.
Alguns exemplos mais comuns são:
- Recém-formado: de R$ 2.403 a R$ 4.062
- 2 a 4 anos de experiência: de R$ 3.000 a R$ 5.078
- 4 a 6 anos de experiência: de R$ 3.756 a R$ 6.347
- 6 a 8 anos de experiência: de R$ 4.695 a R$ 7.934
- Mais de 8 anos de experiência: de R$ 5.868 a R$ 9.918
Sendo assim, um dentista recém formado tem uma média salarial menor. Assim, um odontologista em início de carreira recebe uma média de R$ 3.100,00 por mês.
Dentista com consultório Próprio
Ser um odontologista com um consultório próprio é uma ótima opção. No entanto, ter o seu próprio consultório te torna um empreendedor, o que requer algumas habilidades além da formação de Odontologistas.
Além disso, é preciso ter um investimento inicial em móveis, equipamentos e utensílios essenciais em um consultório.
Outro ponto importante é que é difícil estabelecer uma média salarial, diferente das outras especialidades, afinal o valor dos procedimentos e a quantidade de clientes influencia diretamente no resultado final.
Quanto ganha um dentista que trabalha no SUS?
O profissional odontologista que trabalha no SUS é concursado, Assim, a remuneração pode variar de acordo com a região.
Se levarmos em conta o Concurso previsto para o SUS 2019, a média do salário para dentistas que trabalham no SUS é de R$ 3.400.
Obviamente que não podemos considerar este o único salário do profissional, pois muitos deles também trabalham em clínicas para aumentar o ganho mensal.
Quanto ganha um dentista concursado?
Quanto ganha um dentista concursado também é um tópico interessante, afinal, os cargos de um dentista concursado podem ter cargas horárias e salários variados. No entanto, essa opção oferece salário fixo e alguns benefícios.
Dependendo do tempo de trabalho e do porte do município, os salários podem variar bastante. Veja abaixo alguns exemplos de concursos para ter uma ideia de quanto ganha um dentista concursado:
- Tribunal Regional do Trabalho: R$ 12.455
- Prefeitura de Osasco (SP): R$ 3.100
- Polícia Militar de São Paulo: R$ 5.897
- Aeronáutica do Brasil: R$ 7.200
- Universidade Estadual de Campinas: R$ 6.500
- Prefeitura de Uberaba (MG): R$ 1.630
- Prefeitura de Gaspar (SC): R$ 3.179
Além disso, o salário varia de acordo com o nível de formação do profissional, assim, um profissional com especialização, mestrado ou doutorado rendem melhores posições e vantagens no processo de contratação.
Quanto ganha um dentista – Auxiliar de Odontologia
O Auxiliar de Odontologia possui Ensino Médio completo e inicia a profissão com um salário de R$ 1.104,00 a até R$ 1.708,00.
Quanto custa para montar um consultório odontológico?
Sabemos que montar um consultório odontológico pode ser um investimento muito alto e que requer um plano de negócios muito bem feito.
Além disso, o custo para montar uma clínica odontológica pode variar de acordo com alguns fatores, como o custo do ponto, aluguel e reforma, a aquisição de equipamentos e outros itens necessários para o consultório funcionar.
Assim, em média, o investimento inicial pode ser entre R$ 15 mil a R$ 150 mil. Portanto, trata-se de um valor considerável, por isso é normal que haja inseguranças ao investir em seu próprio negócio.
Porém, existem algumas vantagens consideráveis em ter seu próprio consultório odontológico, uma vez que existe uma tendência de crescimento de empresas na área da saúde.
Qual o valor médio dos materiais para um Consultório de Odontologia?
Alguns equipamentos e ferramentas de trabalho são essenciais para começar o seu próprio consultório de Odontologia. Esses equipamentos formam grande parte dos custos de montar um consultório.
Por exemplo, materiais como uma cadeira odontológica, fotopolimerizador, autoclave, iluminação especial, compressor de ar, etc.
No entanto, o preço desses equipamentos pode variar bastante, de acordo com vários fatores, como uma boa pesquisa prévia.
Para ter uma ideia do quanto é necessário para abrir uma um consultório odontológico, vamos começar pelo valor dos materiais considerados imprescindíveis. São eles:
- Ar condicionado: de R$2.000,00 a R$8.000,00;
- Cadeira odontológica: de R$10.000,00 a R$50.000,00;
- Micromotor: de R$500,00 a R$1.500,00;
- Motor elétrico: de R$1.000,00 a R$10.000,00;
- Bomba à vácuo: de R$1.500,00 a R$3.000,00;
- Ultrassom para profilaxia: de R$2.000,00 a R$4.000,00;
- Fotopolimerizador: de R$ 600,00 a R$ 5.000,00;
- Compressor: de R$ 1.000,00 a R$ 6.000,00;
- Software de Gerenciamento odontológico: de R$ 50,00 a R$ 160,00 mensais;
- Negatoscópio: de R$ 200,00 a R$ 500.00;
- Autoclave: de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00;
- Seladora: de R$ 150,00 a R$ 600,00;
- Utensílios para o banheiro: de R$800,00 a R$3.000,00;
- Poltronas: de R$3.000,00 a R$5.000,00;
- Mesa de apoio: de R$1.500,00 a R$3.000,00;
- Bebedouro: de R$200,00 a R$1.000,00;
- Aparelho telefônico: de R$50,00 a R$200,00;
- Materiais de escritório: de R$300,00 a R$4.000,00;
- Computador: R$1.300,00 a R$4.900;
- Televisão: de R$600,00 a R$5.000,00.
Uma cadeira odontológica, por exemplo, pode variar entre R$ 10 mil a R$ 50 mil e o compressor que também é um equipamento essencial, varia entre R$ 1 mil a R$ 6 mil. Uma autoclave pode chegar a custar R$ 5 mil.
A variação entre os equipamentos é grande, e por isso cada profissional deve pesquisar antes de investir no seu consultório próprio.
Quanto ganha um dentista que trabalha com convênios?
Outra dúvida comum é quanto ganha um dentista que trabalha com convênios. O convênio é outra forma que um profissional odontologista pode trabalhar.
O convênio odontológico é uma das formas que o paciente pode usar para contratar de maneira mais prática ou barato um conjunto de serviços. Para isso, uma empresa faz contratos com profissionais, que aceitarão trabalhar por um valor mais baixo, mas ao mesmo tempo ganhar melhor de acordo com o volume.
Com isso, o paciente paga diretamente ao plano e não ao profissional em boa parte das vezes. Por outro lado, o plano fará os descontos combinados com o profissional e repassará num determinado prazo.
Essa certamente é uma das opções mais acessíveis para os pacientes. Além disso, os convênios também podem ser feitos pelas empresas, que arcam com parte ou o valor total dos serviços realizados por seus funcionários.
No entanto, as consultas por convênio possuem um valor menor do que os atendimentos particulares, o que pode chegar a até 10% do valor real de uma consulta.
Portanto, vale a pena considerar os prós e contras desse tipo de atendimento, considerando que os ganhos podem ser menores em relação a um consultório particular.
Quanto ganha um dentista militar?
Ser um dentista militar é uma especialidade bastante promissora e uma das mais bem pagas da área. O dia a dia é bastante parecido com o de um dentista civil, a principal diferença é o público atendido, nesse caso militares.
Além disso, os dentistas militares também devem se submeter à rotina e à hierarquia militar, além de fatores como o treinamento físico, fardamento, etc.
No entanto, os requisitos são bastante simples, basta:
- Ser brasileiro
- Ter no mínimo 1,60m de altura;
- Possuir idade máxima de 32 anos;
- Ser graduado em Odontologia.
Um dentista militar passa por etapas da seleção, como inspeção de saúde, avaliação psicológica, teste de aptidão física, entre outros.
Além disso, existe um curso de formação para adentrar na carreira. Esse curso possui a duração de 37 semanas.
O dentista militar começa no posto de Primeiro Tenente, e possui um salário de R$ 8.245,00, que aumenta de acordo com a promoção a outros postos.
Quanto ganha um dentista com doutorado?
Um dentista com doutorado é aquele profissional que também está apto a atuar na área acadêmica, como dar aula em universidades.
Dessa forma, o salário de um professor de Odontologia pode variar entre R$ 4.656,00 a R$ 11.960,00.
Descubra as áreas mais promissoras da Odontologia por média salarial
É muito comum que os profissionais de Odontologia recém-formados se questionem sobre quais são as áreas mais promissoras do mercado.
Muitos sempre se perguntam: mas afinal, quanto ganha um dentista? Entretanto, é importante ressaltar que o ramo com mais possibilidades de crescimento é aquele com o qual o dentista mais se identifica.
Apesar do salário de um profissional da Odontologia ser bastante promissor, algumas áreas oferecem melhores condições neste aspecto. Por isso, confira as áreas mais promissoras por média salarial.
Falamos isso pois quanto maior a afinidade com a especialização escolhida, melhor será a qualidade do seu trabalho. E a lucratividade, que é um ponto importante nisso tudo, acaba sendo consequência da dedicação e da boa gestão da carreira.
Vale ainda ressaltar que nem sempre as especialidades com procedimentos mais caros são as mais lucrativas ou promissoras. Às vezes, é mais vantajoso para o profissional buscar áreas mais requisitadas e que tenham uma tabela de preços com valores menores.
Dito isso, podemos dizer que as áreas mais promissoras da Odontologia são:
Quanto ganha um dentista na Ortodontia
A ortodontia é uma das principais especialidades da Odontologia e é uma das que mais cresce no mercado. Esse profissional pode atender diversas faixas etárias para devolver estética e função aos seus pacientes.
Assim, essa área busca corrigir e aperfeiçoar a posição dos dentes e dos ossos do maxilar, com tratamentos de médio a longo prazo e acompanhamento mensal.
Dessa forma, o paciente pode ter um sorriso bonito e função mastigatória adequada. Isso aumenta a qualidade de vida do paciente e pode melhorar as suas relações pessoais e profissionais.
Quanto ganha um dentista na Implantodontia
A implantodontia é um dos ramos da Odontologia que avalia sobre a necessidade de realizar restaurações nos dentes. Essas restaurações podem ser tanto fixas quanto removíveis, além de poderem ser parciais, totais ou individuais.
Os profissionais da implantodontia também são responsáveis por realizar procedimentos cirúrgicos nesse sentido, implantando um ou mais dentes, de acordo com o caso clínico e a necessidade do paciente.
Através dos processos de implante dentário, o paciente pode ganhar tanto uma melhora na dentição, facilitando a mastigação dos alimentos, quanto na autoestima.
Pessoas que possuem dentes danificados ou até mesmo não tem dentes, procuram profissionais para realizarem os procedimentos para fins estéticos, fazendo com que as restaurações entreguem ao mesmo tempo um aspecto natural ao dente e fazendo melhorias no aspecto funcional da boca.
Quanto ganha um dentista na Harmonização Orofacial
A Coordenação Oral Facial (HOF) é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço e destaque no mercado. Além disso, os profissionais continuam a criar muitos cursos e técnicas.
O número de procedimentos de coordenação orofacial têm crescido bastante ultimamente, revelando-se um excelente nicho comercial para os profissionais, por um lado, e tornando-se mais acessível à população em geral, por outro.
Quanto ganha um dentista na Odontologia Estética
Outra área extremamente promissora é a odontologia estética, que tem ganhado muito espaço no mercado.
Isso acontece pois a busca por melhorias estéticas é gigante no Brasil, em que milhões de procedimentos estéticos são feitos por ano.
Mercado de trabalho na Odontologia
O maior mercado e as maiores oportunidades para quem se forma em Odontologia está nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, em especial nos municípios médios e grandes.
Isso acontece porque esses lugares possuem maior oferta de universidades e concentram o maior número de dentistas, o que gera mais oportunidades para os recém formados.
É difícil conseguir um emprego na área de Odontologia?
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) afirma que existem cerca de 300 mil profissionais desta área no Brasil, que estão em atuação.
Dessa forma, o mercado não está saturado e oferece grande oportunidade para novos profissionais desta área.
Vale a pena investir na profissão de dentista?
O mercado da Odontologia apresenta resultados ótimos, uma vez que seu crescimento é exponencial e expressivo.
Além disso, algumas áreas se destacam mais que outras, como o caso das franquias odontológicas. Na última década, o faturamento deste mercado foi de cerca de 38 bilhões.
Outro ponto importante a favor do investimento nesta área é como as pessoas passaram a se preocupar com a sua saúde oral e a ir regularmente ao dentista.
Dentista recém formado: 3 dicas importantes para sua carreira
Continue se atualizando
Na Odontologia, como em todas as áreas, se manter estático no mercado de trabalho, ignorando as transformações e se contentando apenas com os conhecimentos adquiridos na graduação, é coisa do passado.
Sendo assim, a atualização dos conhecimentos é uma importante ferramenta para o profissional que deseja se manter ativo e competitivo no mercado. Em outras palavras, se manter atualizado é uma condição primordial.
Como as pessoas atualmente têm muito acesso e com muita agilidade às informações, elas mesmas já cobram do profissional a realização de determinados serviços.
O grande benefício de investir em atualizações é que o profissional atualizado oferece um diagnóstico mais preciso e pode atuar de forma preventiva na rotina do paciente.
Faça uma especialização
O cirurgião-dentista precisa se especializar não por sentir que sua formação seja incompleta, mas pelo interesse em oferecer um produto de excelência e fidelizar seus pacientes, realizando inclusive trabalhos pertinentes aos seus atendimentos.
Cada especialidade conta com técnicas específicas e utilização de produtos determinados. No entanto, ano após ano são feitas pesquisas e descobertas novas técnicas e produtos são para se obter melhores resultados, com menos desconforto ao paciente e menores custos.
Ao fazer uma especialização, por exemplo, o cirurgião-dentista passa a apresentar um diferencial competitivo, tornando-se capaz de atender casos clínicos mais variados.
Portanto, obtendo mais oportunidades de crescimento na sua carreira, com a possibilidade e engajamento a associações e instituições odontológicas para troca de experiências.
Como resultado, a especialização em uma área específica não só o capacitará para fazer um serviço de qualidade, como também lhe dará conhecimento sobre o que há de mais moderno e eficiente no mercado.
Construa uma rede de contatos
Deseja ser atuante na Odontologia, ter mais credibilidade e se tornar referência em sua área? Então, é fundamental que trabalhe a sua rede de contatos, afinal, o destaque na carreira também envolve visibilidade e boas relações.
Ter uma boa relação com colegas de profissão é um hábito saudável que deve (e precisa) ser estimulado. Cultivando esses vínculos, você crescerá a partir da troca de conhecimento, além de ter acesso aos contatos de seu colega.
Além disso, quando as especialidades forem diferentes, basta indicar o profissional amigo para o paciente. É natural que a indicação volte da mesma forma.
Desafios de um dentista recém-formado
Em geral, a realidade dos dentistas recém-formados é mais ou menos parecida, a maioria se faz essa pergunta: “o que vou fazer agora?”.
Antes de mais nada, o dentista recém-formado sai da faculdade muitas vezes sem entender a situação do mercado. Como vários profissionais se formam todo ano, a competição por uma vaga se torna cada vez mais competitiva.
O cirurgião-dentista também precisa se manter atualizado em termos de tecnologia. Com a modernização da profissão e a grande concorrência, ferramentas, aparelhos e técnicas novas aparecem com bastante frequência.
O dentista recém formado pode seguir alguns caminhos, entre eles:
- Estudar para um concurso público;
- Seguir carreira acadêmica;
- Começar a trabalhar em alguma clínica odontológica e adquirir experiência na área;
- Abrir o seu próprio consultório particular.
Como ter uma carreira de sucesso no mercado de odontologia?
Invista em marketing pessoal
O mercado profissional está cada vez mais acirrado, fato que exige ações estratégicas de marketing pessoal que o façam se diferenciar da concorrência, chamando a atenção de possíveis pacientes.
O maior benefício de uma estratégia de marketing pessoal é o fortalecimento de sua imagem como profissional.
Como resultado desse fortalecimento o dentista poderá se posicionar como um profissional de maior valor, atraindo um número ainda maior de pacientes e fidelizando os pacientes atuais.
Tenha um plano de carreira na Odontologia
A Odontologia é uma ciência que abrange uma vasta área do corpo humano, que compreende desde o crânio, pescoço e cavidade oral.
Por isso, é importante escolher em qual área irá atuar e se especializar. Mas diante de tanto esforço e dedicação, também é preciso ter organização e montar um plano de carreira, para atingir os seus objetivos.
O planejamento possibilita investir mais tempo em áreas de interesse, podendo motivá-lo a fazer uma especialização após a graduação e a se dedicar a um trabalho específico no ramo odontológico, por exemplo.
Uma das coisas mais importantes dentro do plano de carreira é a associação dos objetivos profissionais com os objetivos pessoais, que podem ser completamente diferentes.
Por exemplo, onde você quer estar daqui a 10 anos? Qual área você quer se especializar e seguir?
A partir dessas decisões é necessário ter um plano de ação, que é criado com base em metas simples de pequeno, médio e longo prazo.
Aprofunde-se nos estudos
Como foi dito anteriormente, na Odontologia é comum o surgimento de novas técnicas e tecnologias. Por isso, é fundamental que o profissional se aprofunde nos estudos e continue aprendendo por toda a vida.
Desse modo, será mais fácil oferecer novos tratamentos aos seus pacientes e se manter competitivo no mercado.
Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar
O Empreendedor Dentista é um blog para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados e obter mais destaque no mercado.
Além disso, o Empreendedor Dentista é um blog independente criado para entregar conteúdo qualificado para ampliar as oportunidades e a qualidade dos serviços oferecidos no mercado brasileiro de Odontologia. Clique aqui e acesse o Blog.
Baixe Grátis o Ebook: Os 5 Passos Essenciais Para Construir uma Carreira de Sucesso na Odontologia
Conheça o “Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso”
O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico.
O que você vai aprender com este material?
- Passo a passo para abrir seu negócio;
- Como construir o seu Plano de negócios, Planejamento Administrativo e Business; Canvas para ser bem sucedido;
- Acesso a um guia de Fornecedores e de Equipamentos;
- Como recrutar e treinar sua equipe;
- Como desenvolver um mindset empreendedor para alavancar o seu faturamento e vencer os desafios do mercado;
- E muito mais!
Conclusão sobre quanto ganha um dentista
Como podemos ver ao longo do texto, o mercado para dentistas é favorável, a carreira é considerada a segunda melhor do país e a remuneração para esses profissionais estão entre as mais altas do país.
Entretanto, embora seja um campo promissor, a concorrência na área odontológica é muito alta! E, para ocupar um lugar de destaque neste mercado, é preciso estar atento às novidades.
Agora você sabe quanto ganha um dentista em cada uma das áreas de atuação e pode tomar uma decisão acertada acerca de sua profissão e especialização.
Lembre-se que esta é uma área em expansão e um mercado pronto para receber muitos profissionais capacitados no futuro, por isso vale a pena investir.
Esses dados são úteis principalmente se você deseja empreender e montar o seu consultório, afinal, é um mercado que gira bastante capital e pode oferecer ótimos retornos para seu investimento inicial. Saiba mais!
Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias sobre a área odontológica.