Convênios Odontológicos: Vale a pena adotar no seu consultório?

Avaliações
5/5
convenios odontologicos recepcionista

Sabemos que a melhor maneira de manter uma boa higiene oral, além dos cuidados que se deve ter no dia a dia é visitando frequentemente o consultório de um dentista. Mas isso ode sair muito caro, e uma alternativa são os convênios odontológicos.

Não é todo mundo que pode pagar pelas consultas e pelos tratamentos indicados. Isso faz com que muitas pessoas optem pelo pelos convênios odontológicos, que oferecem opções de atendimento mais baratas ao público mediante o pagamento de mensalidades.

Mas afinal, os convênios odontológicos valem a pena para os dentistas? Levantamos alguns pontos positivos e negativos para que você possa esclarecer as suas dúvidas sobre atender ou não pacientes de plano odontológico. Continue a leitura!

O quê são os Convênios Odontológicos?

convenios odontologicos tablet

Podemos dizer que os convênios odontológicos são muito semelhantes a um plano de saúde. Eles garantem aos beneficiários ao menos aqueles tratamentos dentários considerados básicos, como limpeza, aplicação de flúor, urgência e emergência, tratamento de cáries, entre outros.

Porém, eles podem ser mais ou menos abrangentes, dependendo da empresa escolhida e do alcance da cobertura contratada.

Os convênios odontológicos ajudam a suavizar o custo de um tratamento dentário, mas eles podem ter algumas limitações, como o número de visitas ao seu consultório em determinado período de tempo.

É importante ressaltar que os tratamentos de estética que envolvem a Odontologia, como o clareamento dos dentes, não são cobertos pelos convênios odontológicos.

Quais as vantagens e desvantagens de atender via Convênios Odontológicos?

convenios odontologicos atendimento

É comum que nós, dentistas, nos questionamos a respeito das vantagens e desvantagens de aderir a um plano odontológico. Abaixo listamos algumas respostas para essas indagações.

Vantagens

Dentre as principais vantagens dos convênios odontológicos para os cirurgiões dentistas podemos destacar:

  • Ajudam a acelerar a criação de uma clientela: esse posto é muito importante para consultórios novos e que ainda não possuem um volume de pacientes.
  • Presença regular nas consultas: quem tem convênio odontológico tem um motivo a mais para ir as consultas regulares.
  • Possibilidade de fazer procedimentos além dos cobertos pelo plano: uma vez que o paciente se identifica com determinado profissional, ele acaba realizando outros tratamentos necessários, mesmo que não cobertos pelo convênio odontológico, aumentando a renda desse cirurgião dentista.
  • Recomendação do paciente satisfeito: ao realizar um trabalho eficaz e delicado, o profissional receberá inúmeras indicações.

Desvantagens

Também não podemos esquecer que os convênios odontológicos possuem algumas desvantagens para os profissionais. E é sobre elas que falaremos agora.

  • Valores pagos pelos procedimentos: alguns planos pagam valores irrisórios para os dentistas e acaba não valendo a pena aderir a convênios odontológicos, pois muitos profissionais acabam trabalhando muito, mas não alcançam a remuneração e o reconhecimento esperados. Contudo, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) vem lutando por melhores condições de pagamento.
  • Burocracia para realização de tratamentos: alguns convênios exigem uma perícia antes do tratamento, para comprovar se o que foi oferecido é realmente necessário.
  • Agendada lotada de pacientes de convênio: acaba que não sobra tempo disponível na agenda para atender pacientes particulares que dariam maior lucro para o dentista.

Como credenciar sua clínica para atender por Convênios Odontológicos?

A captação de pacientes é uma busca constante em toda a clínica ou consultório e oferecer seus serviços através de convênios odontológicos é uma opção que pode atrair muitas pessoas.

Se por um lado os atendimentos feitos através de convênios acaba dando menos lucro do que atendimentos particulares, por outro lado, o fluxo de atendimentos é bem maior. Sendo assim, cabe ao gestor da clínica decidir o que é melhor para o seu negócio.

É importante ressaltar que para credenciar sua clínica para atender por convênios odontológicos são exigidos inúmeros documentos, além de regularização pela Vigilância Sanitária e registro no Cadastro Nacional Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Quer saber como credenciar sua clínica odontológica? Confira:

Exigências Habituais

Para se credenciar em um convênio odontológico é necessário procurar pela empresa escolhida e contatá-la.

Uma das exigências habituais é o preenchimento da ficha para que a empresa tenha as informações necessárias sobre seu interesse em trabalhar com a corporação.

Aqui é válido ressaltar que, por se tratar de uma clínica (empresa), o seu credenciamento é feito como pessoa jurídica.

Dentre outras exigências habituais podemos destacar o currículo, diploma, certificação atualizada do CRO, título de especialização (caso seja o responsável técnico) e o CPF.

Tempo mínimo de formação

O tempo mínimo de formação pode variar de acordo com a operadora. Existem empresas que exigem que o profissional tenha pelo menos um ano de formação para realizar o credenciamento. Já outras podem exigir ainda mais, de dois até cinco anos de formação para o credenciamento em convênios odontológicos.

Fato é que essa exigência dificulta a participação de um dentista recém-formado e que deseja começar a realizar os seus procedimentos, ampliando a carteira de clientes.

Documentação exigida

A lista de documentos exigidos pelas empresas é a seguinte:

  • O contrato social da sua clínica;
  • Alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária atualizados;
  • Comprovante da conta bancária;
  • Cartão atualizado do CNPJ;
  • Inscrição do CCM ou o ISS avaliado pela prefeitura e o comprovante do último pagamento feito;
  • O certificado de inscrição no CRO e da entidade atualizados;
  • Certificado do CNES, comprovante do último pagamento feito da taxa de fiscalização da clínica;
  • CRO do responsável técnico do consultório e, se houver, a última alteração contratual.

Ainda vale destacar que as empresas têm liberdade de exigir outros documentos além dos citados acima.

Qual o perfil do público que será atendido via Convênios Odontológicos?

convenios odontologicos idosos

As operadoras de convênios odontológicos possuem uma característica muito nítida na prestação do seu serviço, que é a popularização do acesso ao atendimento em saúde. Com isso, é comum supor que o perfil do público que será atendido pelos profissionais é de baixa renda e só procura o serviço do credenciado quando coberto pelo plano.

Entretanto, nem sempre os clientes de convênios odontológicos são de baixa renda. Isso vai depender muito da operadora, da empresa credenciada, de como é a cultura local da região/município e de como os convênios são vistos pela população local.

Sabemos que existem cidades onde os convênios não têm vez, enquanto que em outras os mesmos são muito buscados pela população. Além disso, também é preciso levar em conta que a exigência do cliente é a mesma, seja ele de alta ou baixa renda.

Ou seja, independentemente da condição financeira, eles sempre irão cobrar atendimento qualificado e atencioso.

Quais os Convênios Odontológicos para Dentistas têm maior demanda?

convenios odontologicos celular

Existem diversos convênios odontológicos para dentistas. Aqui vamos citar alguns deles.

Amil

Uma das mais tradicionais operadoras de saúde, a Amil Dental foi eleita em 2019, por profissionais da Odontologia de São Paulo e Rio de Janeiro, como a melhor operadora de plano odontológico, segundo uma pesquisa realizada pelo DataFolha. Este já é o quarto ano consecutivo que a empresa conquista o primeiro lugar.

Com 2,09 milhão de beneficiários, a Amil Dental conta com soluções completas entre os melhores planos odontológicos. Ao todo, são seis opções de plano, sendo uma delas apenas para crianças, que pode ser contratada somente através de CPF.

De acordo com os profissionais que a elegeram, a Amil Dental tem um plano confiável, com uma boa tabela de remuneração.

Além dos procedimentos obrigatórios determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a empresa também disponibiliza mais 50 procedimentos extras, como clareamento de dente desvitalizado, diagnóstico e tratamento de estomatite herpética, mantenedores de espaço móvel e fixo e tracionamento cirúrgico ortodôntico.

A Amil Dental está presente em todo o território nacional e possui mais de 42 mil unidades de atendimentos em várias especialidades, como Ortodontia, Cirurgia, Periodontia e Odontopediatria, além de ofertar clínicas de urgência 24 horas.

Uniodonto

A Uniodonto também é um dos maiores convênios odontológicos do Brasil e possui mais de 8 mil colaboradores.

Além da possibilidade de plano individual, familiar e empresarial, a Uniodonto permite a compra de utensílios odontológicos e outros tipos de materiais necessários diretamente com a cooperativa, o que acaba sendo uma grande vantagem para a sua clínica odontológica.

Um ponto positivo é que os recursos recebidos são distribuídos entre os próprios cooperados de forma proporcional ao tempo que o cirurgião dentista se dedicou ao seu trabalho.

No site da Uniodonto é possível fazer a busca de profissionais próximos dos pacientes. Algo que também garante um fluxo maior de pacientes na clínica.

Do ponto de vista dos dentistas, de acordo com o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), a rede foi classificada como uma das que melhor pagam seus colaboradores.

Odontoprev

A Odontoprev pertence à Bradesco Seguros e possui, atualmente, mais de cinco milhões de beneficiários. Presente em quase todos os estados brasileiros, a rede credenciada detém 22,9% do mercado de convênios odontológicos no Brasil.

Com planos individuais, para a família e para empresas, o convênio odontológico Odontoprev oferece opções focadas nas necessidades de públicos de diferentes faixas etárias.

Ao longo dos anos, a prestadora investiu em uma tecnologia pela qual consegue monitorar e assegurar a qualidade dos serviços realizados pela rede credenciada, contando com o olhar de especialistas.

Cuidados na hora de escolher um Convênio Odontológico para se tornar parceiro

convenios odontologicos cartao

Na hora de escolher um convênio odontológico para se tornar parceiro, o cirurgião dentista precisa tomar cuidado para não se associar com empresas com pouca ou nenhuma estrutura e credibilidade.

Para identificar os planos com maior número de associados, seu tempo e abrangência no mercado, você poder realizar uma pesquisa junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É também através desta pesquisa que você pode averiguar as possíveis irregularidades de determinados convênios odontológicos bem como a satisfação de seus clientes e conveniados. Essa avaliação ajuda a dar segurança e tranquilidade, caso haja interesse em se aliar a algum.

Também é importante saber quanto cada convênio odontológico paga por  procedimento realizado, seus prazos burocráticos, o volume de pacientes que poderá direcionar, como é o atendimento para conveniados e se já estão digitalizados para agilizar o contato.

Outro ponto é conversar com um colega que presta esse tipo de serviço para saber o que ele acha e como funciona na prática. Ao analisar a rede credenciada você pode identificar um conhecido que conte como é a experiência com aquela operadora ou seguradora.

Ele ainda pode te falar sobre quais os documentos necessários para o credenciamento, as regras de carência e pagamento, como é o relacionamento com auditoria e outras questões.

Tudo isso faz com que você decida se vale a pena destinar horários que poderiam ser de pacientes particulares, para os provenientes de planos.

Vale a pena ressaltar que, no momento atual que estamos vivendo, é muito importante garantir o seu espaço no mercado e, para isso, o profissional da área de Odontologia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório.

E isso é possível através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Portanto, antes de se credenciar a um convênio odontológico, busque informações com colegas que já atendem por algum convênio e faça pesquisas a respeito de cada uma das empresas. Primeiro tire todas as suas dúvidas e depois faça sua escolha!

Conclusão

convenios odontologicos dentista

Como você pode perceber, atender pacientes através de convênios odontológicos pode ser uma boa opção para o cirurgião dentista desde que este escolha muito bem a operadora que deseja se credenciar.

Apesar de toda a burocracia e exigências, esta pode ser uma ótima alternativa para captar e fidelizar clientes. Além dos convênios odontológicos citados no textos, existem muitos outros convênios em ascensão no país e que vale a pena a pesquisa.

Escolher trabalhar com convênios odontológicos é uma opção para ser ter fluxo de atendimentos e captar novos clientes. Você pode dedicar alguns dias para cada tipo de atendimento e equilibrar os seus ganhos com atendimentos particulares e conveniados.

Contudo, não esqueça de pesquisar muito bem e analisar a situação da sua clínica para escolher a melhor opção!

Gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens dos convênios odontológicos? Então acesse agora o nosso guia sobre como conseguir pacientes particulares e monte uma estratégia completa de captação para a sua clínica!

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.