Post para dentistas: Guia gratuito com exemplos e dicas

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post para dentistas atendimento

Quer saber como fazer post para dentistas nas redes sociais e atrair novos pacientes e fidelizar outros?

Convidamos você a continuar a leitura deste texto, para que não fique nenhuma dúvida a respeito das postagens para dentistas. Boa leitura!

Como fazer post para dentistas?

post para dentistas

Antes de começar a fazer seus posts para dentistas, programe-se!

É muito importante que você pesquise conteúdos que seu público possa se interessar, como por exemplo, curiosidades sobre odontologia, dúvidas, dicas sobre saúde oral, fotos e vídeos do seu dia a dia, entre outros. Em seguida, faça uma planilha com o que será feito, especificando dia e horário.

As redes sociais oferecem alguns recursos para acompanhar a repercussão das suas postagens, como curtidas e comentários. Isso não significa necessariamente que você terá resultado em número de pacientes, mas se houver engajamento por parte do público, será mais fácil trazê-los ao seu consultório.

As redes sociais devem servir como um espaço de trocas. Não adianta receber um grande número de comentários se você não respondê-los. Por isso, sempre que for possível, fortaleça suas interações.

Por mais que as redes sociais pareçam algo simples de se manipular, quando se trata de uma finalidade profissional, é necessário que se tenha cautela, pois elas deixam de ser um instrumento de lazer e passam a ser ferramentas de trabalho. Para isso, faça um planejamento e desenvolva conteúdos exclusivos para cada uma de suas redes, seja Facebbok, Instagram, LinkedIn, Whatsapp, Youtube ou outras, seguindo suas especificidades.

Fotos e imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Por isso, é muito importante que as fotos e imagens utilizadas em suas postagens sejam de boa qualidade, até mesmo porque, um marketing odontológico mal elaborado pode ser motivo de piada e desgastar a imagem do consultório sem necessidade.

Não poste fotos que causem pânico nos seus seguidores. Lembre que lidamos com pacientes medrosos em sua maioria. Colocar algo que espante o paciente só alimentará o medo e ansiedade que ele tem.

Utilize fotos profissionais na hora de fazer suas propagandas odontológicas. Se as fotos forem do seu consultório ou até mesmo de você, contrate um profissional especializado e evite fotos amadoras ou selfies.  A mesma coisa vale para propagandas odontológicas.

Quando se pensa e marketing para dentistas, a primeira coisa que vem à cabeça é o alto investimento. Mas existem opções para você que está com poucos recursos ou que está iniciando a vida de consultório privado.

Há inúmeros sites para encontrar imagens de altíssima qualidade para seu conteúdo digital. Inclusive, muitos deles são gratuitos. Se você procurar no Google, encontrará diversos sites que disponibilizam fotos bem feitas e você não vai pagar nada por isso. Mas é importante procurar atentamente, porque alguns sites oferecem imagens nem tão boas assim. Outra alternativa é pagar por imagens que não sejam gratuitas.

Vídeos

Os vídeos são excelentes oportunidades de divulgação. Através desse tipo de conteúdo, os dentistas podem falar sobre seus serviços, seu consultório, sua especialidade e dar dicas para pacientes e colegas.

Produza vídeos curtos, dando dicas de saúde oral ou mostrando o seu cotidiano no consultório, no estilo de um vlog. Publique em todas as redes, como Facebook, Instagram e Youtube.

No Facebook, muitas pessoas vão assistir ao vídeo sem o áudio, então é legal colocar legendas. Não é necessário investir tanto em edição, pois vídeos mais caseiros e sem grandes produções são os que mais agradam ao público dessa plataforma.

Outra forma interessante de publicar vídeos é por meio do Instagram Stories, que faz o seu conteúdo chegar a praticamente todos os seus seguidores. Publique no Stories vídeos mais informais, como os bastidores da preparação de algum procedimento. Hoje, existe um aplicativo chamado IGTV, que permite postagens de vídeos mais longos no Instagram.

Para gravar, não são necessários muitos equipamentos, sendo possível utilizar uma câmera de celular e um microfone simples. Como cenário, utilize o próprio consultório, pois isso trará credibilidade. Produza vídeos dinâmicos e que não ultrapassem 10 minutos, para facilitar a compreensão do público.

Descrição do Post

Quando fizer um post, na descrição de fotos ou vídeos, escreva textos diretos e com parágrafos curtos para facilitar a leitura e a compreensão. Quando uma pessoa se depara com um post ou um vídeo que usa uma linguagem que não faz parte da sua realidade, ela ignora.

Uma sugestão é criar conteúdo relacionado à sua área. Os odontopediatras, por exemplo, podem fazer postagens para os pais, como “Cuidados com a escovação das crianças”. Já um endodontista pode divulgar “Como é feito o tratamento de canal?” Em todas as postagens, faça chamadas para interações, como “Deixe seu comentário” ou “Envie uma mensagem”.

Hashtags

A hashtag é a palavra chave do assunto do post, antecedida pelo cerquilha (#). Essa identificação segmenta o seu conteúdo de acordo com as palavras selecionadas e tem como objetivo direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas ao mesmo tema ou discussão.

Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que direciona a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua clínica ou consultório odontológico para públicos bem mais amplos e até mesmo mais específicos.

Localização

A localização do Instagram ou Facebook é identificada a partir da localização física do seu celular, que permite aos usuários marcar seus conteúdos de acordo com as coordenadas registradas. Isso claro, se a função de identificação de localização estiver ativada no seu smartphone.

A primeira coisa a se considerar é que as pessoas procuram por negócios, locais e tendências o tempo todo nas redes sociais. Essa é uma das melhores redes para criar estratégias de influenciadores devido à sua natureza visual e facilidade de uso.

Em todas as postagens, marque a localização da clínica, além de inserir hashtags, como já falado anteriormente, para que seu público possa chegar até você.

5 ideias de conteúdo para post para dentistas

post para dentistas selfie

As redes sociais dos dentistas não precisam ser recheadas de preço e propaganda, ou ainda, de fotos chocantes. Elas precisam ser interessantes e ajudar muitas pessoas a terem sorrisos cada vez mais brancos e bonitos. Por isso, é necessário que você crie um conteúdo de valor.

O conteúdo de valor é centrado no cliente e não no que você deseja publicar. Quando você decide produzir valor nos seus meios de comunicação digitais, deve fazer isso pensando no que o leitor gostaria de ver e ler. Nunca no que você deseja transmitir.

Ao construir esse relacionamento com quem acessa seu conteúdo nas redes sociais, você poderá oferecer, de forma menos intrusiva, o seu produto ou serviço. E, com isso, as chances de conseguir a atenção do cliente em meio a tanta informação digital, aumentam.

A produção de conteúdo de valor é um grande diferencial na fidelização do cliente. Para que você entenda melhor como funciona na prática, confira abaixo 5 ideias de conteúdo digital para dentistas, que preparamos para você.

Fotos do dia a dia

Para que os pacientes sejam fiéis ao seu consultório ou clínica, é muito importante que eles se sintam próximos de você. A internet é uma ferramenta ótima para gerar essa aproximação, principalmente as mídias sociais.

Publique no Facebook e no Instagram fotos suas e do consultório no dia a dia, com o objetivo de mostrar o seu trabalho e ser lembrado pelos seus seguidores.

Mostre como é a sua rotina, quando você ou a equipe não estão atuando. Não precisa ser nada muito complexo ou revelador, apenas algo que seja curioso ou até mesmo engraçado, e que seu público irá gostar de saber.

Pode ser, por exemplo, fotos de você e sua equipe almoçando juntos no refeitório, da turma reunida na confraternização de fim ano, ou de um colaborador apagando as velinhas na comemoração do aniversário.

O tom de “flagrante” humaniza o profissional e o aproxima da sua audiência. Mas fique atento para não expor pacientes ou pessoas que não queiram aparecer. Pergunte sempre antes de postar e não exagere na dose. Este é um tipo de conteúdo coringa, para usar de vez em quando, não todo dia.

Dicas de saúde oral

Um conteúdo muito importante que você pode produzir para conquistar e fidelizar pacientes é dica de saúde oral. E ninguém melhor do que você para falar sobre isso, porque, afinal, você é uma autoridade no assunto.

Você pode escrever sobre escovação, utilização de fio dental e flúor, alimentos que auxiliam na saúde dos dentes, sintomas de doenças orais e diversos outros assuntos.

Tratamentos oferecidos

Dentro de sua especialidade ou das especialidades atendidas por você e outros profissionais da clínica, existem vários tipos de tratamentos oferecidos.

Nas redes sociais você pode explorar esse conteúdo para ajudar seus seguidores a conhecer a particularidade de cada um desses tratamentos, para assim, se sentirem mais seguros sobre algum procedimento.

Use, por exemplo, chamadas como: “Preenchimento labial: qual o método mais indicado?”.

Depoimentos de pacientes

Os depoimentos de pacientes são cruciais para atrair um número maior de interessados na sua clínica e nos seus serviços. Afinal, eles ajudam a fazer com que mais pessoas confiem no seu trabalho, conquistando principalmente aqueles que estão indecisos ou que levam um tempo maior para se decidirem por agendar uma consulta.

Antes de postar o depoimento do seu paciente nas redes sociais, para que não ocorra nenhum mal entendido, é fundamental deixar claro se o paciente autoriza ou não o uso do depoimento em ações de marketing. Em alguns casos, o paciente pode autorizar o uso do seu nome e em outros pode desejar manter-se anônimo.

Nunca forje depoimentos de pacientes, pois isso pode acabar sendo descoberto e comprometer a imagem do seu consultório e a sua como profissional.

Além dos depoimentos tradicionais escritos, também é possível colher essas experiências em vídeo, que costumam ter ainda maior impacto no público. Embora eles demandem mais tempo e trabalho, são excelentes formas de publicidade.

Estrutura da Clínica e Inovações

Se você é um profissional que adora novidade e sempre participa de feiras ou eventos relacionados a tendências, terá um ótimo repertório para contar aos seus seguidores.

Faça postagens mostrando aos pacientes o quanto você busca inovações para o seu consultório e quanto você se importa em adquirir mais conhecimento para melhor atendê-lo.

É muito importante também que sua rede social contenha imagens de seu consultório ou clínica e que elas mostrem, por exemplo, a estrutura da sala de espera, da sala de atendimento e passem a sensação de conforto e higiene. Essa proximidade pode facilitar a contratação ou afastar o cliente.

As imagens devem ser consistentes e transmitir a sensação de beleza, que faz parte dos seus serviços. Muitos usuários preferem consumir produtos de forma visual.

A importância da fotografia odontológica nos posts para dentistas

A fotografia odontológica pode ser bastante útil em seu consultório. Esse recurso versátil é valioso não apenas para te auxiliar no seu trabalho, mas pode ainda contribuir com o marketing da sua empresa.

A fotografia digital é uma documentação válida e deve ser sempre guardada e preservada. Cuidado ao expor essas fotos publicamente, evite postá-las em redes sociais sem critério. Use-as sabiamente para facilitar sua vida e evitar dores de cabeça.

Você pode usar a fotografia para criar conteúdos para seu site, blog e redes sociais, principalmente o Instagram, que privilegia as imagens. Mas, as regras de publicidade do CFO – Conselho Federal de Odontologia devem ser devidamente obedecidas. Você pode usar fotos que divulguem, por exemplo, a qualidade da estrutura física do seu consultório, os procedimentos que você realiza e os momentos mais interessantes da sua rotina. Dessa forma, você poderá atrair novos pacientes e manter o contato com os seus pacientes atuais.

Dicas para boas fotografias

Já que estamos falando desse assunto, separamos algumas dicas para te ajudar a fazer as fotos na rotina do consultório:

  • Aproveite a luz natural. Fotos diurnas, em ambientes bem iluminados, principalmente, próximo das janelas, apresentam maior qualidade;
  • Tome cuidado com o fundo das fotos que serão utilizadas para a divulgação do seu trabalho. Garanta que tudo esteja em ordem;
  • Anexe as fotos de seus pacientes à respectiva documentação de cada um deles em seu software de gestão odontológica. Assim, elas ficam salvas, em segurança na nuvem e facilmente acessíveis sempre que você precisar;
  • Treine bastante e já deixe a câmera pré-configurada antes de tirar as fotos, assim você será mais rápido e não deixará o paciente esperando por muito tempo;
  • Insira a fotografia odontológica na sua rotina, não se esqueça de fazer esse registro tão importante.

Como patrocinar um post para dentistas?

post para dentistas luvas

Uma publicação patrocinada tem o objetivo de alcançar pessoas que vão além de seus seguidores, ou seja, você vai pagar para que sua postagem seja vista por pessoas que você mesmo segmentou.

Já a publicação patrocinada é a com monetização, podendo ser entregue a todos os seguidores ou pessoas que não seguem o perfil do Instagram. Por meio desse tipo de publicação você pode segmentar especificamente o público-alvo a ser atingido, como por exemplo, pessoas que moram na mesma região da sua clínica e possuem entre 25 a 30 anos.

Os anúncios patrocinados aparecem no feed de notícias, na aba Explorar ou nos Stories, em formato de imagem ou de vídeo, fazendo propaganda do seu serviço. Para fazer o post para dentistas patrocinado, siga os passos abaixo, atendendo as especificações da rede social escolhida.

1º passo: Acesse o Gerenciador de Anúncios;

2º Passo: Crie sua campanha e escolha o objetivo;

3º Passo: Segmente o público-alvo;

4º Passo: Altere o posicionamento;

5º Passo: Defina o orçamento da campanha;

6º Passo: Crie seu anúncio;

7º Passo: Revise seu conteúdo e publique.

Como programar o agendamento de post para dentistas?

post para dentistas celular

Manter as o post para dentistas atualizados em tantas plataformas pode ser um grande desafio para os administradores de redes sociais. Porém, é inegável que esses recursos são essenciais para o desempenho de uma marca no mercado e na relação da empresa com o seu público.

Por isso, é fundamental conhecer algumas das ferramentas que facilitam o uso das mídias sociais. Entre os principais aliados para quem precisa otimizar sua presença na internet, estão os aplicativos. Eles costumam permitir o agendamento de postagens, bem como o acompanhamento de respostas, produção de relatórios e integração das diferentes redes sociais. Com isso, a clínica ou consultório fortalece seu nome nos meios virtuais e ganha em eficiência.

Estúdio de Criação do Facebook

Sempre foi um desafio para quem trabalha com redes sociais encontrar uma forma eficiente de agendar post para dentistas no Instagram. A maioria das empresas precisa recorrer a ferramentas externas para conseguir atender a demanda de compartilhamento de conteúdo.

Porém, foi lançado pelo Facebook uma novidade que vai permitir agendar, pelo Estúdio de Criação, conteúdos para o Instagram e para o IGTV.

O Estúdio de Criação reúne todas as ferramentas necessárias para publicar, gerenciar, monetizar e medir efetivamente o conteúdo em todas as suas páginas do Facebook e contas do Instagram. Ele também ajuda a aproveitar melhor novos recursos e oportunidades de monetização, quando estes estiverem disponíveis.

Aplicativos de gerenciamento de Redes Sociais

Hoje em dia, um gestor de mídia social raramente tem a responsabilidade de gerenciar apenas uma rede social. Quem faz o gerenciamento de uma página de Facebook de um cliente, normalmente acaba gerenciando também o Instagram ou o LinkedIn. Mas neste trabalho tão dinâmico, uma das grandes dificuldades é acompanhar o post para dentistas, as respostas e os relatórios em cada uma destas mídias sociais.

As ferramentas de gerenciamento aumentam a produtividade, fazendo com que o tempo antes gasto em tarefas operacionais possa ser melhor utilizado em estratégia, por exemplo, ao utilizar um app para captar os dados das redes sociais e compilar um relatório, temos mais tempo para pensar o que aqueles dados significam.

Abaixo, listamos alguns desses aplicativos:

RD Station Marketing

Ao utilizar o app para postar nas redes sociais, é possível fazer um monitoramento mais preciso das conversões, já que há uma integração entre o link e as Landing Pages.

Além desse benefício, o RD Station já conta com um calendário com algumas sugestões de datas especiais. Na ferramenta há também a visualização de quais posts deram mais resultado. Isso ajuda bastante a pensar no repost, por exemplo.

Reportei

Esse aplicativo gera um relatório que une redes sociais e Analytics dentro de um template. No relatório, há um espaço para escrever uma análise do que foi visto e em seguida ele pode ser enviado ao cliente via PDF ou link.

O Reportei ainda não disponibiliza dados customizados, apesar de já existirem dois templates de relatório (simples e completo). O foco é o relatório que é enviado para o cliente. Não é ideal como uma ferramenta de Business Inteligence.

mLabs

O mLabs tem funções diversas de gerenciamento de redes sociais. Agendar posts, responder mensagens, analisar métricas e gerar relatórios são suas principais funcionalidades. É possível convidar outras pessoas a agendarem posts e gerarem relatórios.

O painel organiza as diversas redes sociais gerenciadas de forma bem visual. Aprovar conteúdos também é simples, pois é possível convidar os próprios clientes a fazerem ajustes nas publicações.

Quais os cuidados ao fazer post para dentistas?

post para dentistas mulheres

A Lei 5.081, de 1966, tem como objetivo regulamentar a profissão da Odontologia. No Artigo 7, fica vedado ao dentista o anúncio de preço dos serviços e, principalmente, de artifícios de propaganda para conseguir clientes.

Portanto, mesmo que seja permitido o uso das redes sociais, é necessário utilizá-las dentro das regras. Vale lembrar também que, com a Resolução 196, de 2019, o CFO – Conselho Federal de Odontologia passou a permitir a divulgação de selfies, com o consentimento do paciente.

Limitações do CRO

Como não é permitido fazer propaganda ou divulgar os preços, uma boa forma de chamar a atenção do público é criando conteúdos úteis e interessantes. Assim, você estará gerando conteúdo de valor para os seus seguidores, e eles estarão mais propensos a contratar seus serviços.

Abaixo, listamos o que não pode e o que pode ser postado em suas redes sociais.

Não pode:

  • Induzir o público a acreditar em técnicas sem comprovação científica;
  • Consulta e diagnóstico online;
  • Antes, durante e depois de procedimentos por meio de vídeos ou fotos.
  • Exibir condições orais de pacientes com a finalidade de se obter diagnóstico de outros colegas;
  • Expor pacientes a condições vexatórias;
  • Divulgar gratuidade de serviços, promoções, descontos, brindes e preços de procedimentos;
  • Prometer resultado de tratamento;
  • Mentir a respeito da especialidade do profissional;
  • Sorteio de procedimentos ou combos de tratamentos.

O que é permitido:

  • Divulgar área de atuação profissional e especialidade na qual o dentista está inscrito no CRO;
  • Logotipo;
  • Animações gráficas de procedimentos/técnicas com comprovação científica;
  • Artigos e matérias sobre educação em saúde;
  • Endereço e horário de atendimento.

Exemplos de post para dentistas prontos (grátis)

post para dentistas televisao

Existem algumas ferramentas que oferecem materiais prontos para post para dentistas em redes sociais. Elas vendem seus produtos como forma de economia de tempo e dinheiro, já que você não precisaria mais de uma pessoa para criar o seu conteúdo.  Com essas ferramentas, você recebe as imagens já personalizadas com as suas informações e um texto para colocar na descrição.

Esse tipo de ferramenta oferece alguns dias de uso grátis, mas, depois disso, você precisa pagar para obter o material.

Mas existe uma forma plataforma, chamada Canva, que oferece opções pagas e gratuitas de design. O Canva consiste em um site que disponibiliza diversos modelos de temas para as mais diferentes funções: redes sociais, blog ou sites, banners, flyers, e até certificados.

A versão gratuita apresenta limitações no seu uso, como por exemplo, a utilização de alguns elementos. No entanto, a versão paga custa apenas R$40,00 por mês, o que te permite acesso a todas as funcionalidades. Entre no site e faça um teste: www.canva.com.

Conclusão

Depois da leitura de hoje, você já está quase “expert” em conteúdo de post para dentistas para suas redes sociais.

Não se esqueça que o mais importante é você gerar um conteúdo de valor para os seus pacientes e futuros clientes, utilizando todas as ferramentas disponíveis na internet. Isso é possível, mesmo sem gastar muito!

Não se esqueça de todas essas dicas e, principalmente, que o conteúdo deve ser sempre centrado no cliente e não no que você deseja publicar. Com tantas opções de redes sociais e tantos meios para criar um bom material, você tem grandes chances de fazer um marketing digital muito atrativo para sua clínica e atrair o público desejado. Acesse agora o nosso guia de marketing digital para dentistas e se prepare para revolucionar o negócio da sua clínica odontológica.

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