Odontologia Digital: as vantagens das inovações ao seu alcance

Avaliações
5/5
odontologia digital microscopio mulher

Muito tem se falado sobre o futuro da Odontologia e suas condutas, pois a cada dia surgem novas soluções e tecnologias para facilitar a vida dos dentistas e também dos pacientes. E é neste cenário que surge a Odontologia Digital

A Odontologia Digital tem mostrado eficácia e relevância como solução para diversos tratamentos, através de ferramentas virtuais, que tornam a experiência do paciente no consultório mais agradável, além de permitir melhores resultados.

Estamos vivendo na era digital e nada mais natural do que aproveitar essas soluções mais modernas no tratamento odontológico dos pacientes. Os sistemas digitais trazem maior previsibilidade e precisão para o tratamento, além de eliminar o desconforto dos pacientes com os métodos tradicionais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Odontologia Digital? Então continue a leitura do nosso post de hoje!

O que é a Odontologia Digital?

odontologia digital radiografia

Quando falamos em Odontologia Digital estamos nos referindo ao uso de diversas tecnologias que tornam os procedimentos mais seguros, eficazes e indolores.

As inovações estão cada vez mais presentes nos consultórios odontológicos e nos laboratórios de próteses, pois além de facilitar a vida de dentistas e protéticos, ela ainda melhora a experiência do paciente, reduzindo o desconforto durante os tratamentos e também diminuindo o tempo de espera para concluir um procedimento.

Nos consultórios odontológicos, a tecnologia pode ser utilizada para:

Escaneamento Intra-bucal

Através de um scanner o dentista consegue captar imagem dos dentes e estruturas adjacentes com alta precisão. Essas imagens são enviadas para o computador, onde o profissional pode analisar as características do paciente minuciosamente. Também é possível fazer a simulação do tratamento a ser realizado de forma bastante precisa.

Cirurgia guiada

Essa é uma técnica inovadora. Antes de realizar o procedimento, o dentista faz uma tomografia computadorizada de toda a arcada dentária do paciente com o scanner intraoral. Com o exame em mãos, é possível fazer um guia cirúrgico com precisão, realizar o planejamento individualizado de cada caso e aumentar a previsibilidade dos resultados.

Impressão 3D

Essa ferramenta é utilizada para a confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e facetas de porcelana. Ou seja, depois que o projeto foi desenhado no computador, ele pode ser impresso por meio de uma impressora 3D.

DSD (Digital Smile Design)

Software de planejamento conceitual para o tratamento oral.

Quais são os benefícios e vantagens da Odontologia Digital?

odontologia digital dentista paciente

A Odontologia Digital, que utiliza a tecnologia por meio de softwares de gestão, prontuários eletrônicos, tomografias e escaneamentos intra e extra orais, entre outros recursos, tem feito com que o trabalho dos dentistas seja realizado com muito mais precisão.

E as vantagens não param por aí! Para que você conheça todos os benefícios da Odontologia Digital, listamos alguns dos seus principais benefícios tanto para a clínica quanto para os pacientes. Confira abaixo!

Redução de custos a longo prazo

Apesar do alto preço dos equipamentos, a Odontologia Digital proporciona uma considerável redução de custos para as clínicas. Por exemplo, um consultório que possua uma impressora 3D pode produzir diversos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de moldes e impressão de próteses, planejamentos e guias cirúrgicos.

Além disso, com os materiais impressos em 3D, o dentista conseguirá ter uma visão mais ampla da situação de cada paciente, melhorando a qualidade do atendimento prestado.

Aumento da satisfação dos pacientes

A Odontologia Digital agiliza o tratamento dentário, o que aumenta a satisfação dos pacientes. Um exemplo disso é um tratamento de restauração, que levaria em média alguns meses para ser feito de maneira tradicional, e que com a impressão 3D pode ser reduzido para apenas alguns dias.

Maior precisão nos procedimentos

Uma vez que os procedimentos são automatizados, eles também acabam sendo mais eficientes e precisos, por causa da magnitude da captação de imagens pelos equipamentos, reduzindo erros.

Simulação dos resultados dos tratamentos

Com a Odontologia Digital os dentistas conseguem simular em computador os resultados que terão com os tratamentos. Dessa maneira, fica mais fácil identificar possíveis tratamentos e intervenções que trariam mais resultados.

Essa simulação também serve para que os pacientes possam visualizar e compreender melhor os procedimentos que serão feitos.

Facilidade para confeccionar restaurações no mesmo tom dos dentes naturais

Nos processos de Odontologia Digital, com o uso de softwares modernos, é possível captar exatamente a cor dos dentes de cada paciente e confeccionar próteses na mesma tonalidade que os dentes naturais.

Como você pode notar, a Odontologia Digital pode ser muito útil para a sua clínica e também para os seus pacientes. Por isso, caso ainda não utilize esses recursos no seu consultório, não perca mais tempo e invista no seu negócio.

Conceito de Virtual X Real na Odontologia Digital

odontologia digital familia sofa

É preciso ter em mente que trabalhar com Odontologia Digital é atuar em dois mundos distintos: o real (físico) e o virtual (digital). Isso porque os pacientes, que pertencem ao mundo real, precisam ser digitalizados para iniciar o tratamento.

Podemos então dividir esse processo em três etapas. Veja abaixo quais são elas.

Etapa 1 – Captura e digitalização das informações

O dentista obtém os dados clínicos do paciente através de câmeras de foto e vídeo, scanners intraorais e tomografias computadorizadas.

Etapa 2 – Planejamento em software

Atualmente existem software específicos para todas as necessidades: desde restaurações, laminados e coroas, até guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos. Sendo assim, após a captura das informações, é hora do profissional projetar/desenhar os aparatos necessários para o tratamento.

Etapa 3 – Processo de fresagem ou impressão 3D

Depois de tudo desenhado pelo software, é preciso transformar o projeto digital em um produto real. Isso pode ser feito através de duas tecnologias diferentes: a fresagem (é uma forma subtrativa, em que o profissional escolhe um bloco maciço de material que será colocado na fresadora e reduzido até que reste só o elemento projetado) e a  impressão 3D (é uma forma aditiva, em que o produto é criado sobre um modelo de polímero).

Quais são os principais recursos da Odontologia Digital?

odontologia digital consultorio mulher

Agora vamos falar um pouco mais sobre os principais recursos da Odontologia Digital. Conheça cada um deles e entenda para que servem.

CAD/CAM

A tecnologia CAD/CAM possibilita que as próteses sejam feitas a partir de um escaneamento intraoral, eliminando a necessidade das moldagens e ainda garantindo resultados com excelente acabamento, alta qualidade e facilidade de reprodução.

O procedimento é realizado através de scanners intraorais, em que todos os dentes são fotografados com um aumento 60 vezes maior do que é visto a olho nu, gerando um modelo 3D virtual da boca do paciente.

É então a partir de todo esse trabalho digital que os dentistas conseguem criar novas próteses, evidenciando resultados cada dia mais perfeitos.

Através da tecnologia CAD/CAM todos os possíveis problemas orais podem ser visualizados e o odontólogo consegue agir o mais rápido possível, impedindo que algo mais grave aconteça.

DSD

O Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta muito utilizada em Odontologia estética para o tratamento e planejamento conceitual dental, fortalecendo a visão de diagnóstico e aumentando a previsibilidade ao longo do tratamento.

O ponto positivo dessa técnica é que ela não exige equipamentos especiais, software ou grande investimento financeiro, apenas o equipamento digital já presente em um consultório odontológico moderno pode ser utilizado para o processo do Digital Smile Design.

O conceito do DSD é baseado na análise de proporções faciais e dentais de um paciente usando uma série de vídeos e fotografias digitais de alta qualidade para adquirir o conhecimento sobre dentes, gengivas, lábios, sorriso e características faciais em movimento. Ele ainda visa ajudar o dentista em alguns aspectos como:

  • Melhorar o planejamento estético e o design do sorriso, visualizando os problemas estéticos do paciente e dando insights sobre possíveis soluções.
  • Aumentar a performance da comunicação entre a equipe interdisciplinar, facilitando o processo de comunicação entre os profissionais envolvidos.
  • Evoluir a comunicação com o paciente, envolvendo-o visualmente no projeto do novo sorriso e também no processo de decisão de acordo com suas vontades e desejos.

Acima de tudo, podemos dizer que o DSD levanta a bandeira de uma nova era da Odontologia Digital.

Radiologia Digital

A radiologia digital trouxe uma revolução no campo de exames por imagem. Ela consiste em uma técnica que utiliza o computador para visualizar estruturas internas dos ossos faciais e da arcada dentária de um paciente com maior precisão.

O raio X digital é considerado superior no que diz respeito à maior nitidez, contraste e também uma diferenciação de densidades, facilitando a identificação de problemas e garantindo o melhor diagnóstico, quando comparada aos raios X analógicos.

Radiologia 2D

A radiologia digital 2D trabalha com radiografia, permitindo a análise e documentação da arcada dentária com uma visualização que, antes, não era possível.

Ela possui baixa dose de radiação, permite imagens nítidas e pode ser usada nos seguintes exames: Veja em quais exames ela é utilizada: radiografias periapical, bite-wing, panorâmica, oclusal, carpal, radiografia da ATM, telerradiografia.

Radiologia 3D

A radiologia 3D vem sendo cada vez mais utilizada nos consultórios, devido a precisão do exame para auxiliar no diagnóstico do paciente.

Dentre as principais vantagens desta tecnologia podemos destacar:

  • Maior precisão no diagnóstico;
  • Melhor comunicação com o paciente
  • Oferece ampla gama de serviços adequados às necessidades de cada paciente;

A importância da Fotografia Odontológica

odontologia digital dentistas

A fotografia está muito presente no cotidiano dos profissionais de Odontologia. Isso porque os registros fotográficos podem ajudar no diagnóstico e no planejamento de um tratamento.

A análise de fotos de procedimentos feitos em pacientes ainda ajuda a identificar problemas e melhorias que podem ser feitas nas próximas consultas e, mais do que isso, as fotografias podem auxiliar na comunicação entre dentistas e laboratórios, quando enviadas junto com os modelos em gesso dos dentes de pacientes, por exemplo.

Outro ponto essencial é a necessidade de documentar procedimentos que possam precisar de um acesso no futuro.

A fotografia odontológica também possui um papel fundamental na divulgação do trabalho do dentista, pois assim ele consegue mostrar o antes e o depois dos procedimentos realizados.

Para saber mais sobre como usar fotografias na divulgação do seu trabalho, é preciso antes entender mais as particularidades sobre Marketing Odontológico. Existem limitações impostas pelo Conselho Federal de Odontologia e recomendações de boas práticas para utilização de imagens nas redes sociais.

Para entender mais sobre Marketing Odontológico, acesse o conteúdo exclusivo desenvolvido pelo Empreendedor Dentista.

[Clique aqui e acesse o conteúdo sobre Marketing Odontológico]

Quais são os melhores aplicativos para a área de Odonto?

odontologia digital computador cadeira

Com os aplicativos da área de Odonto é possível organizar consultas, acessar histórico de pacientes, interagir com outros profissionais e otimizar atividades gerais de um consultório.

Vamos conhecer agora os apps mais indicados para dentistas. Confira!

1. Dental Simulator

O Dental Simulator, como o nome diz, funciona como um simulador de procedimentos odontológicos. Para cada técnica, ele disponibiliza uma descrição, um vídeo clínico, um vídeo simulatório, os modos treino e simulação. Você também pode utilizar a câmera do seu smartphone ou óculos de realidade virtual.

2. RadioXtudy

É um app para dentistas estudarem imagens radiográficas. Ele oferece: tópicos de anatomia, patologia e alterações dentárias; imagens com estruturas marcadas; interatividade entre usuários; e exercícios.

3. Negatoscope

O Negatoscope é um dos apps para dentistas que auxiliam em casos de emergência. Basta escolher o tipo de radiografia e posicioná-la sobre a tela do smartphone.

4. Anestésico Dental

O Anestésico Dental  auxilia os dentistas a calcular rapidamente a dosagem de anestesia que o paciente deve receber.

5. Dr. Odonto

O Dr. Odonto funciona como um auxiliar de prontuário digital, onde é possível criar, consultar e até mesmo favoritar prescrições odontológicas, que depois podem ser enviadas por WhatsApp, e-mail ou impressas.

Quais são as maiores inovações recentes da Odontologia Digital?

Uma das grandes inovações deste ano da Odontologia Digital é o conhecido como “iphone dos dentistas”, que é o Primescan. Este equipamento de escaneamento digital utiliza nova geração de tecnologia 3D para tratamentos odontológicos.

O aparelho intraoral da Dentsply Sirona permite que as moldagens sejam feitas em poucos cliques: uma moldagem completa da mandíbula, por exemplo, pode ser concluída em apenas dois ou três minutos. Além disso, é possível produzir um único dente por meio de uma fresadora, em poucos minutos.

Ele ainda permite a digitalização de toda boca, até mesmo as áreas mais profundas, com alta nitidez e mais conforto para os pacientes. Dessa maneira, os dentistas ganham em tempo de trabalho, produtividade, qualidade e precisão, minimizando erros.

Cirurgia Guiada

Outra inovação que é considerada uma das tecnologias em alta na Odontologia é a cirurgia guiada. Isso porque ela permite que o procedimento seja realizado com maior segurança e ampliando as chances de sucesso.

Primeiro, são feitas capturas de imagens por meio do scanner intraoral e de exames de tomografia, a fim de conhecer as características anatômicas de cada paciente. E, com o auxílio de software de planejamento, essas imagens são combinadas e podem ser trabalhadas no computador, de modo que seja possível conhecer, por exemplo, a espessura da gengiva, a posição dos dentes, a anatomia dos ossos, entre outros detalhes.

Feito isso, a cirurgia é simulada de forma virtual para que ela seja planejada, com o intuito de evitar cortes desnecessários ou acidentes. Após planejar o procedimento virtualmente, o resultado final é transmitido para a impressora que produz um guia cirúrgico.

Os implantes então são instalados na posição planejada em meio digital, facilitando o pós-operatório e valorizando a estética do sorriso.

E também não podemos deixar de citar a tecnologia CAD/CAM, que já falamos anteriormente neste texto, que possibilita a criação de moldes e próteses com reprodução fiel da anatomia da arcada dentária de cada paciente.

Como fazer a patente da sua ideia ou projeto?

odontologia digital paciente

É possível patentear uma ideia junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como uma Patente de Invenção (PI) ou um Modelo de Utilidade (UM).

Sendo assim, as etapas principais desse processo envolvem:

  1. Dar entrada na solicitação da patente, preenchendo uma série de formulários disponíveis no site no INPI;
  2. Pesquisar se o seu invento já não existe. É possível fazer busca nas ferramentas online indicadas pelo INPI;
  3. Realizar o cadastro no INPI;
  4. Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa;
  5. Fazendo o pedido e providenciar os seguintes documentos: conteúdo técnico, relatório descritivo, quadro reivindicatório, listagem de sequência (área de biotecnologia), desenhos (se for o caso) e resumo.
  6. Acompanhar o processo sabendo que novos documentos e taxas podem ser exigidos, assim como você tem direito de defesa e recursos.

Conclusão

Definitivamente podemos dizer a Odontologia Digital é um verdadeiro avanço para qualquer consultório. Os equipamentos estão cada vez mais modernos e acessíveis, o que significa que, em um futuro próximo, mais pacientes poderão contar com esse tipo de tecnologia.

Os software já permitem a colaboração remota entre os profissionais envolvidos e podem transmitir informações de uma máquina para outra,o que possibilita enviar impressões digitais diretamente do consultório para um laboratório dental, com rapidez e praticidade.

E o melhor de tudo é que não é preciso ser especialista em computação para criar projetos. A operação intuitiva e os processos transparentes de sistemas facilitam isso. Entretanto, é importante ressaltar que para lidar com esse tipo de tecnologia é preciso investir tempo e em treinamentos que facilitarão o uso do equipamento escolhido.

Sendo assim, os profissionais que souberem abraçar a Odontologia Digital, investindo em equipamentos inovadores, atualização e capacitação, com certeza sairão na frente em relação à concorrência.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.