Ser Dentista não é uma tarefa fácil! Você precisará fazer um curso complexo, com carga horária e grade curricular intensa! São várias as matérias de Odontologia, tanto no ciclo básico quanto no ciclo profissionalizante.
Na graduação o Dentista pode se deparar com disciplinas como anatomia, cirurgia, prótese, entre outras, que exige do formando destreza no manuseio de equipamentos, muitas vezes, pequenos e delicados.
Conhecer o curso e sua grade curricular antes de entrar na Faculdade é interessante! Dessa forma, o estudante estará preparado para enfrentar essa jornada!.Por isso, preparamos um texto com o objetivo de explorar as principais matérias do curso de Odontologia. Confira!
Curso de Odontologia
O curso de Odontologia dura 5 anos. Nos primeiros períodos, o aluno cursa as matérias do ciclo básico. Nesse ciclo, o estudante terá matérias gerais e que são comuns nas diversas áreas da saúde.
Entre as disciplinas do ciclo básico podemos dizer que os alunos terão contato com anatomia, histologia, fisiologia, bioquímica, patologia, farmacologia, entre outros.
Geralmente no quarto período da faculdade, a estudante de Odontologia iniciará o ciclo profissionalizante. Nessa etapa o aluno terá matérias específicas, treinamento laboratorial e atendimento clínico.
Entre as disciplinas do ciclo profissional podemos citar: dentística, periodontia, endodontia, prótese, cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, clínica odontopediátrica, Ortodônticas Preventivas, bioética e muito mais.
Na metade do curso, a teoria aprendida em sala de aula passa a ser aplicada em laboratórios, dentro da própria instituição ou em clínicas-laboratórios. Já nos últimos períodos, os alunos testam os conhecimentos em pacientes atendidos nestas clínicas, sempre com a supervisão de um docente.
Em média, os cursos de Odontologia possuem carga horária de 2 mil horas teóricas, mais de 900 horas práticas, cerca de 100 horas de atividades complementares, 800 horas de estágio supervisionado e, ainda, 80 horas para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Quais são as matérias de Odontologia
Com carga horária variada, as matérias do curso de Odontologia passam pela teoria, técnica e prática. O cirurgião-dentista clínico geral é preparado para aplicar medidas preventivas, identificar problemas buco-dentais, planejar e executar tratamentos.
Para isso, utiliza metodologias de ensino dinâmicas e práticas, muitas vezes realizadas em laboratórios com os mais modernos equipamentos e em clínicas-escola instalada no campus. Geralmente, o aluno poderá atender pacientes por meio do sistema público de saúde (SUS) e oferece programas de saúde bucal, serviços de prevenção para gestantes e bebês e atendimentos de urgência.
É possível considerar que as instituições de ensino no Brasil adotem disciplinas padrão para o ensino da graduação em Odontologia. Entre elas:
- Anatomia;
- Histologia;
- Fisiologia;
- Bioquímica e Patologia;
- Patologia Bucal;
- Semiologia e Radiologia;
- Materiais Dentários;
- Oclusão;
- Dentística;
- Endodontia;
- Periodontia;
- Prótese;
- Implantodontia;
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
- Clínica Odontopediátrica;
- Medidas Ortodônticas Preventivas;
- Bioética;
Disciplinas do ciclo básico
Nos dois primeiros anos de curso, o estudante passa pelo ciclo básico e estuda as disciplinas mais gerais, como:
- Anatomia Humana Aplicada à Odontologia;
- Citologia e Histologia;
- Bioquímica Geral;
- Microbiologia geral e aplicada;
- Epidemiologia Geral para Odontologia;
- Fisiologia geral e aplicada;
- Genética;
- Imunologia;
- Introdução às Ciências Sociais para Odontologia;
- Introdução à Metodologia Científica;
- Introdução à Odontologia;
- Histologia aplicada;
- Anatomia dentária;
- Biofísica;
- Farmacologia.
Ciclo profissionalizante
A partir do quinto semestre, o aluno terá disciplinas fundamentais para a prática odontológica. Ou seja, terão as disciplinas aplicadas! Veja abaixo as principais disciplinas desse ciclo.
- Cirurgia;
- Periodontia;
- Endodontia;
- Dentística;
- Prótese;
- Odontopediatria;
- Ortodontia;
- Cariologia;
- Diagnóstico por Imagem;
- Patologia Bucal;
- Semiologia;
- Técnica Radiográfica;
- Anestesiologia;
- Materiais Dentários;
- Epidemiologia Bucal;
- Estomatologia.
Além disso, costumam constar nos últimos anos de curso os estágios supervisionados e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A parte prática precisa ser cumprida em laboratórios, que podem ser:
- Laboratório de Anatomia;
- Laboratório de Dentística;
- Laboratório de Patologia;
- Laboratório de Microscopia;
- Laboratório de Ortodontia;
- Laboratório de Prótese;
- Laboratório de Radiologia;
- Laboratório de Materiais Dentários.
Principais matérias
Agora que você já sabe como o curso de Odontologia funciona vamos conferir quais são as principais matérias e o que você irá estudar em cada uma delas.
Bioquímica
A bioquímica traz uma visão geral das estruturas orgânicas e das propriedades químicas das biomoléculas.
Nessa disciplina você irá estudar o metabolismo, a função das macromoléculas, como ocorre a digestão e absorção de nutrientes, o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, as propriedades da água e o equilíbrio ácido-base.
Anatomia geral
A disciplina de anatomia geral apresenta algumas noções básicas de morfologia e estrutura do corpo humano. Estuda de forma generalizada os vários sistemas, como o respiratório, digestivo, locomotor, cardiovascular e endócrino, entre outros.
Essa disciplina é essencial para entendermos a função e posição de cada órgão e como eles se relacionam formando sistemas integrados.
Anatomia aplicada
Na anatomia aplicada você aprenderá especificamente a anatomia de cabeça e pescoço. Sendo assim você verá todos os ossos, músculos, nervos, artérias e ligamentos que existem nesta região.
Imunologia
Na imunologia você irá aprender como o nosso corpo reage a um corpo estranho, ou infecção. Você fará o estudo das células e órgãos que fazem parte de nosso sistema imunológico.
Este sistema é responsável por combater doenças. A Imunologia aborda assuntos como: antígenos, imunidade às infecções, hipersensibilidade, imunidade das mucosas, imunodeficiência, tolerância, imunidade dos transplantes, etc.
Farmacologia
Na farmacologia você irá aprender as propriedades dos medicamentos, como eles afetam o organismo, como nosso corpo absorve, distribui e elimina estes fármacos.
Serão apresentados conceitos sobre a interação entre os diferentes tipos de medicamentos e seus receptores, O estudante irá aprender como os anestésicos locais e gerais, medicamentos contra a dor, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antibióticos agem e são eliminados no organismo.
Estomatologia
A disciplina de Estomatologia compreende o estudo das doenças da boca e dos dentes, as formas de tratamento, o modo de examinar os pacientes e identificar os sintomas.
Nessa disciplina o estudante de Odontologia também irá estudar os tipos de exames clínicos, doenças infecciosas, lesões, distúrbios de origem emocional, anomalias de formação e desenvolvimento, etc.
Materiais Dentários
Na disciplina de materiais dentários o aluno irá estudar os principais materiais utilizados durante a prática clínica do dentista como cimentos, resinas, adesivos, ácidos, materiais de moldagem, entre outros.
Entre outras coisas são estudadas as propriedades e as aplicações de materiais como: gesso, liga metálica, porcelana, resinas, pastas de zinco, etc.
Periodontia
Periodontia é a área da Odontologia que estuda diretamente o dente, mas sim nas estruturas que estão ao seu redor, como gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.
Dessa forma o objetivo principal da especialidade é prevenir problemas que podem afetar o elemento dentário. É, portanto, uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.
Além da prevenção, a Periodontia visa tratar a doença periodontal, através de educação de higiene bucal, raspagem e alisamento radicular entre outros tipos de procedimentos. Atualmente, a especialidade também tem desenvolvido tratamentos estéticos através das cirurgias plásticas.
Prótese Dentária
As próteses dentárias são utilizadas para repor dentes. Nesta disciplina estuda-se o conceito de próteses removíveis e totais, princípios biomecânicos relacionados às próteses, moldagem, planejamento, preparo da boca, conectores, apoios e grampos, entre outros.
Cirurgia Buco-Maxilo Facial
A cirurgia bucomaxilofacial é a especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade oral, face e pescoço.
Entre elas podemos destacar: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.
Nessa disciplina o aluno irá aprender a tratar traumas e deformidades dos maxilares, é essencial que haja uma relação de confiança entre ele e o paciente.
Dentística
A Dentística tem como objetivo a melhora da estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão.
Esta área da Odontologia atua no segmento de cosméticos e restauração dental. Dentre os diversos serviços oferecidos pelos profissionais desta especialidade estão: clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.
Quais matérias têm mais peso na Odontologia?
Podemos dizer que o curso de Odontologia é muito interessante. Possui disciplinas variadas e que contemplam a parte básica da área da saúde e a parte específica. Sendo assim, o aluno do curso terá que se dedicar e estudar muito para ter uma carreira de sucesso.
É difícil apontar qual disciplina tem mais peso no curso. Isso porque cada matéria tem sua função e todas são fundamentais para prática odontológica.
Apesar de não serem as queridinhas dos estudantes de Odontologia, as disciplinas do ciclo básico são essenciais. Muitas vezes elas parecem distantes da realidade do dentista, porém, com o passar do tempo e com a evolução do curso você verá que elas são fundamentais.
Realizar o ciclo básico com determinação e dedicação é necessário para que você construa uma base sólida de conhecimentos e para que possa entender melhor toda a parte específica que virá.
Não precisamos nem comentar que o ciclo profissional é primordial para ser um dentista. Portanto, você terá que prestar muita atenção nas aulas e aplicar o seu conhecimento nas atividades laboratoriais e clínicas.
Estude muito e dedique-se a cada disciplina, pois todas serão necessárias na sua carreira.
Conclusão
Odontologia é um curso interessante e intenso que conta com inúmeras matérias teóricas, laboratoriais e clínicas. Nos primeiros períodos, o aluno cursa as matérias do ciclo básico. Nesse ciclo o estudante terá matérias gerais e que são comuns nas diversas áreas da saúde.
Avançando no curso você entrará no ciclo profissionalizante. Nessa etapa o aluno terá matérias específicas, treinamento laboratorial e atendimento clínico.
Entre as disciplinas do ciclo profissional podemos citar: dentística, periodontia, endodontia, prótese, cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, clínica odontopediátrica, medidas Ortodônticas Preventivas, bioética, entre outras.
Dentre todas as matérias de Odontologia é difícil apontar qual disciplina tem mais peso no curso. Isso porque cada matéria tem sua função e todas são fundamentais para prática odontológica. Por isso, dedique-se a cada uma delas para ter uma carreira de sucesso!