Estomatologia: saiba tudo sobre essa especialidade

Avaliações
5/5
Estomatologia dentista atendendo paciente

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que possuam manifestação na cavidade bucal ou no complexo maxilomandibular. 

Além de diagnosticar e tratar lesões bucais o Estomatologista deve estar atento para o diagnóstico de manifestações bucais de doenças sistêmicas. Portanto, a Estomatologia é uma área muito interessante da Odontologia e contribui significativamente para a sociedade.

Se você quer saber tudo a respeito dessa especialidade, bem como as áreas de atuação, quanto ganha um especialista e como fazer para se tornar estomatologista, continue a leitura do texto. 

O que é estomatologia

Estomatologia é uma palavra derivada do grego “estoma”, que significa “boca”, portanto se trata de uma especialidade que estuda a boca. 

O Cirurgião Dentista especialista em Estomatologia é chamado de Estomatologista. Esse  profissional está apto a prevenir, diagnosticar e tratar as patologias bucais e de todo aparelho estomatognático. Ou seja, lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

Além de diagnosticar, o Estomatologista poderá tratar a doença ou referenciar o paciente para ser tratados por outras especialidades odontológicas e médicas.

Apesar de sabermos da sua importância a Estomatologia só se tornou especialidade odontológica reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 1992. Este reconhecimento tardio da especialidade ocorreu principalmente por causa do foco da Odontologia Brasileira. Muita atenção era dada aos dentes, mas não aos tecidos anexos. 

Por ser uma especialidade mais nova e pouco conhecida pelo leigo muitos pacientes com doenças bucais ficam sem atendimento técnico-científico adequado. Por isso, é de grande importância divulgar a área e assim, potencializar a chegada dos pacientes nos profissionais especializados.

Durante muito tempo o foco da especialidade foi o diagnósticos e tratamento das doenças bucais. No tentam, nos últimos anos, vemos a crescente corrente pelo investimento em prevenção de doenças. 

A prevenção indiscutivelmente é a forma mais efetiva de promover saúde. Na Estomatologia, a prevenção da saúde bucal pode ser conseguida por meio de ações educativas tentando-se mudar o comportamento do paciente e a sua percepção da cavidade bucal. 

Portanto, faz-se necessária a orientação da população quanto aos malefícios do cigarro, do consumo de álcool, da exposição excessiva ao sol e da importância de uma boa higiene bucal.

A importância da especialidade de estomatologia

Estomatologia mulher olhando a gengiva

O principal objetivo da especialidade é garantir a saúde bucal do paciente através da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema estomatognático. 

Existem vários tipos de doenças bucais e do complexo maxilofacial. Dentre elas, temos as lesões benignas e as malignas.

As lesões benignas geralmente são diagnosticadas e tratadas pelo Estomatologista. Porém, as lesões malignas ou carcinomas, são apenas diagnosticadas pelo dentista e referenciadas para tratamento com médico responsável.

Dentre as lesões benignas existem uma gama de doenças que podem aparecer da boca. Começando por uma simples afta até tumores de grande porte, que apesar de serem benignos podem ter uma alta capacidade de destruição tecidual. 

Por isso a importância da especialidade! Diagnosticar e tratar essas doenças bucais é fundamental para saúde e bem estar do paciente. 

Para além disso é preciso ressaltar o importante papel na prevenção de doenças. A prevenção está muito ligada com a orientação do paciente em relação a higiene bucal e a remoção de hábitos, como por exemplo o de fumar e o alcoolismo. Ambos muito relacionados com o câncer de boca. 

Além do especialista ser indicado para diagnóstico de lesões bucais, esse também deve estar atento a manifestações orais de doenças sistêmicas ou síndromes. Isso mesmo, muitas doenças sistêmicas possuem manifestações da boca.

Portanto, o Estomatologista pode ser um dos primeiros profissionais a ver sintomas iniciais de doenças, como por exemplo as auto-imune. Daí, a importância do profissional para referenciar o paciente e para que o mesmo busque um tratamento global adequado. 

Além do diagnóstico de lesões bucais benignas e possíveis doenças sistêmicas, o Estomatologista também é responsável pelo diagnósticos de lesões cancerizáveis ou pelo próprio câncer de boca. 

Qual a diferença entre Estomatologia e Patologia?

Muitas pessoas confundem essas duas especialidades da Odontologia: estomatologia e patologia. Conheça a diferença entre elas!

Estomatologia é a especialidade da Odontologia que diagnostica e trata as doenças bucais e de todo aparelho estomatognático. O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

O especialista em Estomatologista possui uma atuação bastante clínica. Ou seja, pode atender em consultório particular, trabalhar em âmbito hospitalar e ainda lecionar. 

Por outro lado a Patologia é a especialidade que estuda das doenças. A Patologia Bucal, visa estudar as doenças que atingem a boca e o sistema estomatognático. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica.

O foco da Patologia é o estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças. Por isso, essa é uma especialidade clínica/ laboratorial. O especialista em Patologia geralmente trabalha em laboratórios ou lecionando. 

De maneira prática podemos entender que o Estomatologista é o profissional clínico que fará o diagnóstico e, caso necessário, uma biópsia da região da doença para identificá-la. Assim que realiza a biópsia, o mesmo encaminha o tecido para análise laboratorial.

No laboratório, o especialista em Patologia fará o estudo do tecido e células. Com isso, ele fará o diagnóstico da lesão e encaminhar um laudo para o Estomatologista. 

De porte do laudo e com a hipótese diagnóstica da lesão, o Estomatologista verificará as evidências clínicas e laboratoriais fechando o diagnóstico do paciente. E assim, conduzindo o tratamento ou referenciado o paciente para o serviço adequado.

Áreas de atuação do Estomatologista

Estomatologia Dentista mostrando os maleficios

O Cirurgião Dentista especialista em Estomatologia pode exercer a profissão de diversas formas. Confira abaixo todas as opções de trabalho para o Estomatologista:

Ensino odontológico 

O especialista em Estomatologia poderá dar aulas para graduação ou pós graduação em Odontologia. Geralmente, para assumir esse cargo as faculdades podem exigir mestrado e até doutorado na área.

Porém, algumas instituições podem contratar o especialista para ser docente. Como professor, o profissional irá atuar lecionando aulas teóricas e práticas. 

Nas aulas práticas, as clínicas de estomatologia visam o diagnóstico e tratamento de lesões bucais. É comum realizar procedimentos como biópsias incisionais ou/e excisionais. 

Área Hospitalar

A Odontologia brasileira deu um passo importante rumo à sua participação definitiva no tratamento multidisciplinar de pacientes. Isso aconteceu com a regulamentação das especialidades de Cirurgia Bucomaxilofacial, em 1975, e de Estomatologia, em 1992, pelo Conselho Federal de Odontologia. 

O reconhecimento dessas especialidades facilitou a entrada da Odontologia no serviço hospitalar, garantindo integralidade de atendimento ao paciente internado. 

A execução desse atendimento odontológico de caráter generalista ficou conhecido como Odontologia Hospitalar. A Odontologia hospitalar teve sua importância  comprovada através da melhora da condição sistêmica dos pacientes internados.

Portanto, muitos hospitais contam com a equipe de Odontologia, sendo composta pelo Cirurgião Bucomaxilofacial, pelo especialista em Odontologia hospitalar e pelo Estomatologista. 

Esses profissionais podem atuar em enfermaria, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), nos tratamentos oncológicos, neurológicos, pacientes com discrasias sanguíneas, transplantados, com doenças infectocontagiosas, pacientes internados e pacientes não internados, que sejam portadores de doenças crônicas.

Portanto, atuar em rede hospitalar é uma possibilidade para o Estomatologista. 

Consultórios particulares

O especialista em Estomatologia também pode atuar em consultório particular.  Sendo assim, ele fará o diagnóstico e tratamento de lesões bucais. 

Como se trata de uma área com menor procura no consultório ou até mesmo pouco conhecida pelos pacientes, geralmente o especialista atua em clínicas multidisciplinares.

Ou seja, em consultórios que tenha profissionais das demais áreas da Odontologia para que exista o referenciamento dos pacientes para a estomatologia. 

Por ser uma área pouco explorada em consultórios particulares, ter um Estomatologista na sua clínica pode ser um ótimo diferencial competitivo. 

Saúde suplementar em planos mínimos odontológicos

A utilização de planos de saúde odontológicos e uma realidade no Brasil. No entanto , nem todos os planos ofereciam em seu pacote básico a inclusão de procedimentos estomatológicos. 

Porém, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mantém um rol de procedimentos odontológicos mínimos. Eles devem fazer parte das coberturas de plano odontológico. 

Atualmente, observa-se  na saúde suplementar a inclusão de um maior número de  procedimentos estomatológicos no rol de procedimentos mínimos dos planos odontológicos o que aumenta o número de usuários que podem se beneficiar da especialidade.

Vamos trazer para vocês os procedimentos mais comuns que costumam fazer parte das coberturas de plano odontológico.Separamos os procedimentos por: simples, nível médio e os complexos.

Procedimentos simples

São procedimentos como limpeza e prevenção da saúde bucal. Eles incluem:

  • Consulta inicial a um dentista da rede, para avaliação;
  • Restaurações e tratamento de cáries;
  • Aplicação de flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Profilaxia: polimento coronário.

Procedimentos de nível médio

São procedimentos clínicos que visam o tratamento de algum problema nos dentes ou tecidos anexos. Entre eles podemos citar:

  • Curativos e suturas;
  • Colagem de fragmentos;
  • Periodontia, ou seja, tratamento e cirurgia da gengiva.

Procedimentos complexos

Os procedimentos complexos geralmente envolvem tratamentos cirúrgicos, ou seja,  que envolva um período de recuperação do paciente. São exemplos deles: 

  • Endodontia;
  • Exodontia;
  • Cirurgias de pequeno porte, como frenectomia (remoção do freio labial ou lingual);
  • Biópsias, ou seja, a remoção de tecido por meios cirúrgicos para posterior exame.

As biópsias estão relacionadas com a Estomatologia. Pois, após observação de sinais de doenças bucais, muitas vezes é indicado realizar uma biópsia para que o tecido seja avaliado em laboratório. 

Radiografias

Os exames de raios-X odontológicos são uma poderosa ferramenta para facilitar o diagnóstico de diversos problemas. São previsto três tipos de radiografia no rol de procedimentos odontológicos da ANS. São eles:

  • Periapical;
  •  Oclusal;
  • Bite-wing.

Além desses, outro tipo de radiografia comumente pertencente às coberturas de plano odontológico em geral é a radiografia panorâmica. Ela permite uma visualização ampla de todos os dentes da boca em uma mesma imagem.

Exames laboratoriais

Nem todos os planos odontológicos cobrem exames laboratoriais. Então é novamente o caso de prestar atenção no momento da contratação.

Alguns planos oferecem exames como testes de saliva (fluxo e pH salivar) e exames de diagnóstico anatomopatológicos.

Centro de especialidade odontológica

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um serviço oferecido pelo SUS, Sistema Único de Saúde. São centros de atendimento especializados da Odontologia. Ou seja, diferente do atendimento no posto de saúde, o CEO oferecem tratamentos específicos para a população. 

Obrigatoriamente, o atendimento oferecido sao das seguintes especialidades odontológicas: periodontia, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial (CBMF) e pacientes com necessidades especiais (PNE).

Algumas Unidades de CEOs oferecem tambem o diagnóstico de câncer bucal (HRAN),  a confecao de prótese dentária e atendiemtno para Dor Temporo Mandibular. 

Para ser encaminhao ao CEO o paciente passa por atendimento inicial básico no Centro de Saúde ou Unidade Primária de Saúde da Estratégia de Saúde da Família. So depois esso pode ser referenciado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Após a conclusão do seu atendimento o paciente e contra-indicado para a Unidade Básica de Saúde para conclusão do seu atendimento no nível primário e manutenção do mesmo.

Portanto, esse pode ser mais uma área de atuação para o especialista em Estomatologia. Para atuar no CEO, geralmente é necessário passar em concurso público municipa. Vale a pena ficar atendo em editais. 

Principais contribuições da área de Estomatologia

Estomatologia dentistas

A Estomatologia é uma área que contribui ativamente para Odontologia, principalmente na área de pesquisa. Grandes avanços científicos foram feitos para buscar tratamentos mais eficazes para diversas patologias bucais. 

Veja a abaixo as contribuições da área bem como os principais congressos da especialidade para se manter atualizado. 

Principais avanços da área

Uma das grandes contribuições da especialidade para a população, sem dúvida  é a presença de Estomatologistas dentro dos principais hospitais. O Estomatologista é essencial no manejo de pacientes oncológicos, no desenvolvendo de protocolos e conduta ao paciente internado de maneira geral.

Além disso a Estomatologia pode contribuir em diversos aspectos já que seu objetivo é a prevenção, o diagnóstico e eventualmente o tratamento das doenças bucais. Porém, dentro desse contexto destaca-se a prevenção e o diagnóstico do câncer bucal. 

A conscientização e educação da população é fundamental para que possamos evitar o aparecimento do câncer de boca e para que o diagnóstico, se necessário, seja realizado o mais breve possível. 

Além da contribuição significativa para população a Estomatologia tem uma forte contribuição científica para comunidade. 

O Brasil tem grupos de pesquisa de referência mundial e que estão constantemente apresentando novidades na compreensão das doenças bucais, bem como o  seu diagnóstico e tratamento. 

Essas pesquisas científicas têm sido feitas tanto para entender o comportamento epidemiológico de doenças e suas causas, bem como pesquisas mais complexas, investigando possíveis marcadores para o diagnóstico precoce para do câncer da boca. 

Principais congressos 

Gostou da especialidade? 

Então confira abaixo os principais congressos e eventos da Estomatologia para você se atualizar na área: 

Congresso brasileiro de estomatologia e patologia oral

O congresso da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral Maxilofacial (SOBEP) caracteriza-se por unos dos principais eventos na área. A programação científica é rica conta com palestrantes de destaque, nacionais e internacionais. 

Os palestrantes partilham seu seu conhecimento e tornam o encontro ainda mais gratificante e nobre. A rica programação científica, somada a uma programação social que se propõe a ser acolhedora e alegre, pode render agradáveis e prósperos encontros.

Congresso anual da academia americana de medicina oral (AAOM)

O Congresso Anual da Academia Americana de Medicina Oral (AAOM) é uma ótima oportunidade para atualizar sobre  a área. 

A qualidade dos cursos ministrados e o estabelecimento de ótimas colaborações com colegas estrangeiros é uma marca registrada do evento. Vale a pena conferir. 

JOME- Jornada Mineira de Estomatologia 

A JOME tem como temática principal a discussão clínica e histopatológica das lesões que acometem a região maxilo-facial. O evento busca a atualização, troca de idéias e experiências entre os participantes, nas áreas de Estomatologia e Patologia Oral.

A programação do evento inclui recursos de diagnóstico e tratamento das enfermidades com envolvimento da região maxilo-facial. 

Promove através da apresentação de casos clínicos, painéis de pesquisa científica, conferência clínico-patológica e palestra, uma ampla discussão entre profissionais renomados que representam serviços de diagnóstico oral de diferentes instituições brasileiras.

Quais os melhores cursos de especialização em Estomatologia?

Quer ir além e se tornar um especialista em Estomatologista? Separamos para você alguns cursos Lato e Stricto Sensu em Estomatologia listados pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral.

Também separamos para você uma lista de cursos online e presenciais na área. Veja abaixo: 

Cursos Lato Sensu

FOP UNICAMP/ PIRACICABA-SP

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva / Rio de Janeiro – RJ

Hospital Sírio Libanês / Brasília – DF 

FUNBEO – Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos / Bauru – SP 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro – RJ 

Universidade Federal do Amazonas / Manaus – AM 

Hospital Sírio-Libanês / São Paulo – SP 

FO/ UFRJ / Rio de Janeiro – RJ 

Hospital das Clínicas da UFBA / Salvador -BA / Salvador – BA 

Unesp Faculdade de Odontologia de Araraquara / Araraquara – SP 

Hospital Heliópolis – Serviço de Estomatologia / São Paulo – SP 

Cursos Stricto Senso

Unicamp – Faculdade de Odontologia de Piracicaba / Piracicaba – SP

UFRN / Natal – RN

USP – Faculdade de Odontologia / São Paulo – SP

PUC-RS / Porto Alegre – RS

USP- Faculdade de Odontologia de Bauru / Bauru – SP

Universidade Positivo / Curitiba – PR 

Curso de estomatologia a distância

Patologia Bucal e Estomatologia para o Clínico

Esse curso online visa preparar o cirurgião dentista nas seguintes área de conhecimento da Estomatologia: 

  • Fundamentos Preliminares;
  • Lesões Fundamentais;
  • Lesões e Condições Cancerizáveis;
  • Categoria TMN dos Tumores Malignos;
  • Defeitos de Desenvolvimento das Regiões Oral e Maxilofacial;
  • Anomalias Dentárias;
  • Doenças da Polpa, Periápice, Periodonto e Peri-implantares;
  • Cistos e Tumores Odontogênicos;
  • Injúrias Físicas e Químicas;
  • Infecções Bacterianas;
  • Doenças Fúngicas e Protozoárias;
  • Infecções Virais;
  • Patologia de Glândulas Salivares;
  • Doenças Imunológicas e Alérgicas;
  • Patologia Epitelial;
  • Tumores dos Tecidos Moles;
  • Patologia Óssea;
  • Discrasias Sanguíneas;
  • Doenças Dermatológicas;
  • Manifestações Orais de Doenças Sistêmicas.

Curso EAD de Estomatologia

As aulas são voltadas para cirurgiões-dentistas e médicos atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Especialização Oftalmológica (CEO) e demais serviços públicos da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde e estudantes de graduação dessas áreas.

Nesse curso serão abordadas as lesões bucais mais frequentes e aspectos gerais na prática do cirurgião-dentista clínico geral. 

Ao final do curso o participante terá maior conhecimento sobre as diferentes lesões bucais, especificamente no que diz respeito ao seu diagnóstico e manejo.

Curso presencial de estomatologia

Os cursos presenciais de estomatologia são cursos indicados para já especialista. O objetivo principal e atualização dentro da especialidade. Confira abaixo alguns desses cursos:

“Câncer de boca: conceitos contemporâneos para profissionais da saúde”. Curso 100% online modalidade EAD

FOP-Unicamp / Piracicaba – SP 

Atualização em Diagnóstico Bucal e Terapêutica aplicados à clínica odontológica contemporânea

Centro de Estudos Formador Odontológico/ABCD / Manaus – AM 

Curso Continuado de Odontologia para Pacientes Oncológicos

Hospital Sírio Libanês / São Paulo – SP 

Programa Prática Profissionalizante de Odontologia em Oncologia

USP – Faculdade de Odontologia de Bauru / Bauru – SP 

Quanto ganha um dentista estomatologista?

Estomatologia dentista conversando com o paciente

O reajuste salarial 2020 para o Estomatologista ficou em 3.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período de um ano. 

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cirurgiões Dentistas que ficou em 3.00% para 2020.

A média salarial do Cirurgião Dentista especialista em Estomatologista apresentado a seguir foi registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Em Minas Gerais o salário médio em 2020 foi calculado por uma amostragem de 1 salário de profissional contratados e envolvidos em convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio de Cirurgião Dentista – Estomatologista em todo o estado.

  • A média do salário em todo o estado de Minas Gerais é R$ 4.072,00 com uma jornada de trabalho de 24 horas semanais.
  • Piso salarial 2020: R$ 3.872,70.

Em Belo Horizonte o salário médio é  de R$ 4.072,00, com piso salarial em 2020 de: R$ 3.875,14.

Principais livros de Estomatologia

Quer se inteirar e aprender mais sobre a especialidade? Confira abaixo os principais livros de Estomatologia.

Patologia Oral e Maxilofacial – Neville

Sem sombra de dúvidas essa é a Bíblia da Estomatologia. Um livro que todo dentista deve ter em sua prateleira. 

A obra tem cobertura abrangente e inovadora. Inclui uma descrição de cada lesão ou doença, incluindo a discussão de suas apresentações clínicas e/ou radiográficas, os recursos histopatológicos, o tratamento e o prognóstico

Atlas de Estomatologia -Marcucci 

O Atlas de Estomatologia e um livro muito interessante para quem quer navegar pela área. Apresenta um sumário bem completo da especialidade abordando os seguintes tópicos: 

  • Doenças da mucosa bucal, dentes, ossos maxilares e glândulas salivares; 
  • Aspectos da normalidade da mucosa oral;
  • Variações da normalidade da mucosa oral e do tecido ósseo;
  • Lesões fundamentais da mucosa oral;
  • Lesões dentárias;
  • Doenças da gengiva e do periodonto;
  • Infecções odontogênicas do complexo maxilomandibular;
  • Doenças da língua e dos lábios;
  • Doenças das glândulas salivares;
  • Lesões brancas e pigmentadas da mucosa oral;
  • Processo proliferativo não neoplásico;
  • Neoplasias benignas da mucosa oral;
  • Lesões com potencial de transformação maligna;
  • Lesões por traumatismos físicos, químicos e biológicos;
  • Cistos e tumores odontogênicos;
  • Cistos não odontogênicos;
  • Lesões ósseas, fibro-ósseas benignas e osteomielites;
  • Lesões orais decorrentes da terapia antineoplásica, entre outros conteúdos. 

Fundamentos de Odontologia- Estomatologia 

O livro Estomatologia da Série Fundamentos de Odontologia chega a sua terceira edição, consolidado como conteúdo de referência para estudantes e profissionais da área.

Assim também, ele se manteve fiel à sua proposta inicial de oferecer um estudo detalhado da semiologia e do processo diagnóstico, levando em consideração as singularidades de cada paciente. 

Conclusão

Estomatologia dentista com o paciente

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilomandibular. 

O especialista em Estomatologia pode atuar em diversas áreas incluindo consultório particular, centro de especialidades odontológicas (CEO), como docente em instituições de ensino e a nível hospitalar.

Ter um Estomatologista como parte da equipe na sua clínica é muito interessante, pois poucos consultórios particulares oferecem esse tipo de tratamento. Portanto, essa área pode ser um grande diferencial e um ótimo campo de atuação para você. 

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.