A hora de comprar o material odontológico, seja para montar o kit acadêmico ou para abrir um consultório, pode ser algo bastante trabalhoso.
As principais dúvidas nesse momento são: Como definir o que é mais importante? Qual a quantidade ideal de cada produto? Qual a marca que tem o melhor custo benefício?
E hoje, com a infinidade de empresas que trabalham com equipamentos, materiais e até mesmo serviços odontológicos, ficou ainda mais difícil tomar essa decisão. Portanto, se você está em busca de algumas dicas para comprar seu material odontológico, continue a leitura deste texto!
O que é Material Odontológico?
O material odontológico é composto por todos os equipamentos e instrumentos utilizados pelo dentista e seu auxiliar, visando a melhoria e o aperfeiçoamento dos mais diversos procedimentos realizados no consultório.
Hoje em dia, esses materiais são bastante específicos, desenvolvidos justamente para suprir as necessidades do profissional de odontologia nas mais diversas especialidades, como clínica geral, cirurgia, periodontia, ortodontia, implantodontia, odontopediatria, entre outras.
É importante ressaltar que, para assessorar o dentista no desempenho de suas funções profissionais, o auxiliar, também conhecido como ASB/ACD (Auxiliar de saúde Bucal/ Auxiliar de Consultório Dentário), deve ser treinado para manipular tais instrumentos, sabendo identificá-los rapidamente, para montar as bandejas de acordo com determinado tratamento.
Para que servem os materiais odontológicos?
Os materiais odontológicos servem para possibilitar ao dentista realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. E é de suma importância que o profissional saiba diferenciar os instrumentais, além de conhecer todas as suas funções.
Entretanto, dependendo da especialidade do dentista e do tratamento a ser realizado, são necessários equipamentos específicos. Vamos falar mais sobre isso adiante.
Vale lembrar que na hora de comprar materiais odontológicos a dica é buscar as melhores condições e ofertas, porém sem esquecer de dar preferência a equipamentos das marcas com as melhores reputações do mercado.
Principais materiais odontológicos e suas funções
Agora vamos conhecer os principais materiais odontológicos utilizados pelos dentistas e todas as suas funções. Confira!
Espelho
O espelho permite a visualização das estruturas bucais e é utilizado em exames clínicos, podendo ser plano ou côncavo, para aumentar a imagem refletida.
Sonda exploradora
A sonda exploradora é utilizada para detectar falhas na estrutura dental como cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente.
Pinça clínica
A pinça clínica serve para pegar materiais, como rolinhos de algodão e brocas, e levá-los até a boca do paciente.
Espátula 24
A espátula 24 é usada para a manipulação de diversos materiais como cera e cimento.
Seringa Carpule
O carpule é uma seringa apropriada para fazer a administração de anestésicos no paciente.
Escavador ou colher de dentina
O escavador, como o próprio nome diz, serve para escavar material cariado a fim de avaliar o grau de dano causado pela cárie.
Placa de vidro
A placa de vidro serve como base para a manipulação de materiais com o uso da espátula.
Arco para isolamento
O arco é utilizado para isolamento absoluto.
Hollemback
O Hollemback serve para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas, na cavidade do dente.
Pote Dapen
O pote Dapen é um pequeno recipiente, que pode ser de plástico ou vidro, para o armazenamento de materiais.
Conjunto de fórceps
O fórceps é usado para a extração de dentes de leite e os diversos tipos de dentes definitivos, da mandíbula e do maxilar.
Cuba metálica
As cubas metálicas são recipientes maiores, feitos em aço inox e com tamanhos e formatos variados, utilizados para colocação de materiais como álcool iodado e solução fisiológica.
Bandejas metálicas
As bandejas metálicas servem para a colocação dos instrumentos que serão utilizados durante o atendimento a um paciente.
Moldeiras
As moldeiras são usadas para inserir o material de moldagem para ser levado à boca.
Sugador
O sugador é colocado dentro da boca para retirar líquidos acumulados na mesma durante um procedimento.
Porta amalgama
O porta amalgama serve para colocar o amalgama na cavidade desejada.
Brocas
As brocas são utilizadas na remoção de material cariado e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações.
Além de todos esses materiais odontológicos citados acima, ainda existem diversos instrumentos que são imprescindíveis para o trabalho do dentista, como: condensadores, brunidores, porta-matriz, fios afastadores, pinças para sutura, fios para sutura e muito mais.
Quais são os Materiais Odontológicos para estudantes?
Para aqueles que optaram pela carreira de dentista, antes de começar a trabalhar é preciso se dedicar aos estudos, o que envolve aulas práticas e, consequentemente, a compra de materiais odontológicos.
O tamanho da lista de materiais pode assustar, no primeiro momento, pois de acordo com o Guia do Estudante, ela pode variar de R$ 1.500 e R$ 8.000 ao ano.
Entretanto, cada item é fundamental para que o dentista possa realizar um trabalho de qualidade. Além disso, juntos, eles ajudam na evolução e no aprimoramento das técnicas odontológicas.
Vale ressaltar ainda que alguns objetos, como espelho e a sonda periodontal, pode acompanhar o seu proprietário por muitos anos, o que faz com que o investimento no início da graduação seja recompensado no futuro.
Agora que você já sabe qual a importância da lista solicitada pela faculdade de Odontologia, vamos listar alguns dos itens imprescindíveis para a prática da profissão. São eles:
- Uniformes de proteção para clínica e laboratório;
- Roupas brancas;
- Luvas
- Raspadores periodontais e curetas;
- Sonda periodontal;
- Seringa carpule;
- Espelho clínico;
- Porta amálgama
- Porta-agulha;
- Limas de endodontia em diferentes tamanhos e tipos;
- Articuladores;
- Espátulas de resina;
- Alicates de ortodontia;
- Contra-ângulo endodôntico;
- Fórceps;
- Manequim para laboratório;
- Crânio para aulas de anatomia;
- Itens de biossegurança.
Apesar de serem muitos os materiais odontológicos necessários para estudantes, a vantagem de comprar instrumentos de qualidade é que eles podem ser utilizados durante toda a vida.
Como organizar o Material Odontológico?
Na hora de organizar o material odontológico é importante, primeiramente, transportá-los em uma mochila especial, para facilitar a rotina do profissional e manter a higiene de todos os instrumentos.
Para conseguir agilizar o dia-a-dia dos profissionais de odontologia, é importante seguir algumas dicas de como organizar o material odontológico. E é sobre isso que vamos falar agora.
1- Saber todos os itens utilizados na rotina de trabalho
Para garantir que todos os materiais fiquem organizados e sejam encontrados quando necessário, é importante conhecer todos os itens que compõem a rotina de trabalho.
2- Registrar os materiais
Uma ótima dica para não perder materiais e manter a organização é registrar em uma planilha ou aplicativo todos os itens adquiridos. Esse documento deve ser atualizado a cada nova compra.
3- Identificar os instrumentais
Como alguns dentistas atendem em mais de um consultório e acabam encontrando outros colegas de profissão, é primordial identificar os instrumentais para evitar que eles sejam trocados. Para isso você pode colocar as iniciais do seu nome em etiquetas.
4- Guardar em local exclusivo
Para os profissionais que não possuem clínica própria, a dica é guardar os materiais em um armário exclusivo para eles, a fim de evitar perdas e desorganização.
5- Carregar os materiais adequadamente
Para manter a organização é fundamental carregar os objetos adequadamente, em mochilas próprias, para também protegê-los e impedir o desgaste.
Como esterilizar o Material Odontológico?
Cada vez mais tem se falado sobre o combate às infecções dentro dos consultórios odontológicos, com a finalidade de evitar contaminações diretas e cruzadas entre pacientes e profissionais.
Na área odontológica é comum o contato do profissional com pacientes portadores de algumas infecções que podem oferecer riscos, assim como também pode haver a transmissão de doenças do profissional para o paciente.
Por isso é muito importante que os dentistas utilizem Equipamentos de Proteção Individual, como luvas, touca, máscara e jaleco, bem como realizem a eficaz limpeza e esterilização dos materiais.
Atualmente, as esterilizações devem ser feitas com a autoclave, que é um equipamento que utiliza vapor saturado para realizar o processo de esterilização. É o método de esterilização mais conhecido, mais utilizado e também o mais eficaz.
Na hora de escolher o equipamento a ser adquirido deve-se levar em consideração o volume, tamanho, tipo e fluxos de artigos a serem utilizados.
Podem ser esterilizados todos os artigos críticos (agulhas, lâminas de bisturi, sondas periodontais e materiais cirúrgicos) e os semicríticos (condensadores de amálgama, espátulas).
Também vale destacar que não se deve ocupar toda a capacidade da câmara de esterilização nas autoclaves automáticas, pois caso a carga esteja em excesso, o ciclo não se completa abortando a esterilização.
De acordo com o sistema de vigilância sanitária, o instrumental esterilizado deve ser guardado em armário fechado, com prateleiras e exclusivos para esta finalidade.
[Acesse o nosso guia exclusivo sobre Biossegurança na Odontologia]
Dicas de como comprar materiais odontológicos com melhor custo benefício
Ao longo do texto você pode notar que os materiais odontológicos são de extrema importância para que o dentista consiga desempenhar as suas funções da melhor maneira possível.
Entretanto, esses equipamentos requerem um investimento inicial alto. Por isso é necessário fazer escolhas que garantam um bom negócio.
Para te ajudar a comprar materiais odontológicos com melhor custo benefício separamos algumas dicas fundamentais para que você possa fazer escolhas inteligentes. Acompanhe!
1- Listar todos os materiais odontológicos realmente necessários
Fazer uma lista daquilo que você realmente precisa é uma forma de estimar o quanto precisará desembolsar, além de facilitar o orçamento em todos os lugares que desejar. O ideal é começar pelo básico, como: cadeira odontológica, compressor, autoclave, kits de alta e baixa rotação, negatoscópio e fotopolimerizador.
Lembre-se também dos materiais odontológicos que você deverá ter sempre em estoque e daqueles que são específicos para a especialidade que você exerce.
2- Fazer mais de um orçamento
Antes de fazer qualquer compra de materiais odontológicos, principalmente aquelas que necessitam um investimento maior, como os equipamentos para consultórios de dentistas, é necessário pesquisar.
Existem, atualmente, diferentes marcas e revendedores com preços completamente diferentes. Por isso que fazer comparações diversas é o segredo para encontrar o melhor orçamento.
Uma boa dica aqui é avaliar não somente o valor total da compra, mas também o preço de cada item. E ainda considere comprar produtos em locais diferentes, dependendo do preço e da praticidade.
3- Negociar o preço
Não precisa ter vergonha de negociar, pois esse recurso pode ser muito importante na hora de comprar os materiais odontológicos.
Quando for fechar a compra, peça descontos e avalie as formas de pagamento. Na maioria dos casos, os descontos à vista podem ser bastante vantajosos se você já tiver um bom dinheiro guardado.
4- Avaliar o custo benefício dos equipamentos para consultórios odontológicos
De nada adianta comprar materiais mais baratos se os mesmos não forem de qualidade. Aí entra aquela máxima de que o barato sai caro e isso também vale para a compra de equipamentos para consultórios odontológicos.
Muitas vezes compensa pagar um pouco a mais por um equipamento melhor e que dure muitos anos, além de tornar o procedimento e o ambiente mais confortável e agradável.
Ou seja, pense sempre no benefício e no custo do material odontológico. Além disso, questione quanto tempo esse equipamento precisa durar para que seu investimento tenha valido a pena, pois de nada adianta comprar um item barato que exigirá reposição ou manutenção em breve.
5- Levar em conta a opinião de outros colegas
Converse com os seus colegas de profissão antes de comprar equipamentos para consultórios odontológicos, pois alguns itens só conseguimos avaliar se são bons ou ruins com a prática, no dia a dia.
Sendo assim, somente outros profissionais que já tiveram contato com esses materiais odontológicos poderão te informar como foi o uso. Essas avaliações são muito úteis para evitar erros.
6- Conhecer garantia e manutenção
Todos os produtos possuem um tempo de garantia e com os materiais odontológicos isso não é diferente. Por isso você deve conhecer qual é o período de garantia do material e verificar como é feita a manutenção de cada um.
Normalmente, a garantia é dada tanto pelo fornecedor quanto pela fabricante. Dessa maneira, quanto maior for esse prazo, mais assegurado você estará em relação à qualidade e o tempo de vida útil dos seus equipamentos.
7- Avaliar a procedência do material
Além de analisar a reputação do fornecedor, você também deve ficar de olho na qualidade do material comprado. Isso porque, hoje em dia, ninguém mais quer receber apenas um bom tratamento, os pacientes também desejam contar com instrumentos confiáveis e que proporcionem bem-estar e segurança.
Também é preciso ter certeza de que o material odontológico é certificado e que os equipamentos funcionem sempre respeitando as normas de qualidade previstas em lei e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é o órgão responsável pela regulamentação do controle de qualidade de instrumentos de saúde.
Seguindo todas essas dicas, com certeza você fará a melhor escolha de materiais odontológicos com ótimo custo benefício.
Conclusão
Ficou claro que os materiais odontológicos utilizados pelos dentistas são realmente recursos muito caros e que necessitam de um alto investimento por parte do profissional. Se este ainda tiver pretensão de abrir a sua própria clínica, o valor pode ser muito mais alto.
Por isso é importante saber escolher os materiais que serão utilizados, desde a época de faculdade, pois muitos deles quando bem cuidados poderão ser usados por uma vida toda.
O profissional também deve ter em mente que a escolha do material trará benefícios não apenas aos profissionais, mas também aos pacientes que se submeterão aos tratamentos. Por isso, se ele quer fidelizar o paciente, fazendo com que ele se sinta mais confortável e seguro para fazer diversos procedimentos no seu consultório, ele deve priorizar itens de qualidade.
Isso não significa que o dentista precisa comprar os materiais odontológicos mais caros do mercado, mas sim optar por equipamentos que sigam as normas de qualidade da ABNT e que tenham um ótimo custo benefício.
Portanto, antes de fazer esse investimento, siga as dicas que passamos ao longo do texto e, principalmente, converse com os colegas de profissão para que eles ajudem na escolha dos melhores materiais odontológicos.