Montar um consultório odontológico não é fácil nem barato! Precisamos de muitos equipamentos e instrumentais para realizar os tratamento e também para cuidar da biossegurança.
Um desses equipamentos interessantes para o controle de infecções é a lavadora ultrassônica. Esse equipamento automatiza a limpeza e a desinfecção de itens sensíveis.
Como nem todos conhecem esse equipamento, fizemos esse texto para você compreender bem qual é a sua função, vantagens e desvantagens e assim saber se esse será um bom equipamento para ter na sua clínica, veja!
O que é uma lavadora ultrassônica?
A lavadora ultrassônica é um equipamento pequeno e portátil que é utilizado para a limpeza de instrumentais por meio de um ultrassom. Esse equipamento tem como objetivo remover as sujidades, em especial das áreas mais difíceis de limpar como cortes e reentrâncias de instrumentos.
Possui um formato semelhante a uma cuba, mas nele o processo de limpeza é todo automatizado. A limpeza do instrumento odontológico é realizada por ultrassom.
Como funciona uma lavadora ultrassônica odontológica?
O som é conhecido como uma vibração. A frequência é a quantidade de vibração emitida por unidade de tempo, geralmente expressa em Hertz (Hz). Frequências acima de 20.000 Hz são conhecidas como frequências ultrassônicas ou ultrassom.
Os equipamentos de limpeza que utilizam ultrassom são aqueles que conseguem transformar a energia elétrica em mecânica. Essa transformação gera um, no interior de uma solução líquida, o fenômeno de cavitação.
De maneira mais simples, a cavitação é um processo que gera microbolhas devido a movimentação da água. Essas vibrações ultrassônicas no líquido enzimático gera uma ação mecânica que remove resíduos orgânicos antes de lavagem manual ou esterilização.
Dessa forma, a lavadora ultrassônica é interessante para remoção de sujidades, especialmente em área de difícil acesso em materiais antes do processo de esterilização.
Qual é a composição de uma lavadora ultrassônica?
A lavadora ultrassônica é composta por duas peças mecânicas: a cuba ultrassônica e o cesto de inox; e uma parte eletrônica (resistência de aquecimento). Além disso estão presentes os recursos de acionamento, interface e pastilhas piezoelétricas.
As pastilhas piezoelétricas são as responsáveis por emitir as frequências ultrassônicas. Dependendo do tamanho da lavadora, ela pode ter mais ou menos pastilhas.
Vantagens de utilizar uma lavadora ultrassônica
Agora que você já sabe o que é que para quê serve uma lavadora ultrassônica deve estar se perguntando sobre as vantagens de utilização certo? Confira abaixo:
Maior eficiência na limpeza
A maior vantagem de utilizar a lavadora certamente é a maior eficiência na limpeza dos equipamentos. O sistema de cavitação proporciona limpeza em áreas que são inacessíveis às cerdas das escovas.
Com isso, as sujidades são removidas e a esterilização poderá ser realizada de maneira efetiva.
Economia de tempo
Certamente a lavagem de instrumental toma um tempo das colaboradoras, certo? A lavadora de ultrassom agiliza o processo de limpeza de instrumentais odontológicos e libera o auxiliar para outras atividades, como confirmar a sua agenda e garantir que nenhum horário deixe de ser preenchido.
Reduz risco de exposições ocupacionais
A limpeza com a lavadora ultrassônica também é interessante para reduzir a chance de acidente perfuro cortantes e aumento da segurança da sua equipe.
A lavagem manual, após uso da lavadora, fica mais simples reduzindo o risco de exposições ocupacionais.
É um recurso sustentável
Precisamos também pensar em meio ambiente e geração de resíduos no consultório odontológico. Algumas lavadoras ultra sônicas geram resíduos que podem ser descartados em esgoto comum, sem necessidade de descarte especial ou tratamento prévio.
Como utilizar uma lavadora ultrassônica na prática?
Utilizar a lavadora ultrassônica é um processo fácil, principalmente para nós dentistas ou ASB que estamos acostumados a utilizar equipamentos. Veja abaixo como manusear esse equipamento:
- Encha a lavadora com a solução para a limpeza. Para cada litro de água, acrescente 5 ml de detergente enzimático. Em equipamentos mais robustos, a própria lavadora se encarrega de injetar o detergente;
- Disponha os instrumentos que serão lavados na cuba ultrassônica, acomode-a na lavadora e feche a tampa;
- Escolha o ciclo que você utilizará de acordo com o estado dos materiais. O ideal para peças de mão é que permaneçam entre 5 e 8, ou poderão escurecer e ganhar um aspecto opaco.
- Após o ciclo, escorra os materiais, enxágue em água corrente e seque. Em seguida, envelope-os e envie para a autoclave;
- Note que para alguns casos, pode ser necessário fazer uma limpeza manual, especialmente em itens com ranhuras, para que todo o biofilme seja eliminado.
Como deve ser a limpeza desse equipamento?
Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA RDC-55/2012, recomenda-se que o detergente enzimático seja de “uso único”, ou seja, utiliza-se para a lavagem e depois efetua-se a drenagem.
Essa ação é necessária para manter a eficiência da solução.
Como escolher uma lavadora ultrassônica para seu consultório?
Assim com qualquer equipamento da odontologia, hoje encontramos uma série de modelos de lavadoras, o que faz com que o processo de escolha do produto ideal não seja tão simples.
Para consultórios pequenos o melhor seria escolher por tamanho já que o fluxo de uso de instrumentais é menor, assim como o espaço disponível para o equipamento.
Mas antes de escolher procure saber um pouco sobre as marcas, assista a vídeos e encontre o depoimento de profissionais que usam a lavadora. Procure também por indicação de colegas que já usam. Na dúvida, opte por marcas consolidadas no mercado, como Cristófoli e Schuster.
Por último, em relação ao tamanho, em sua clínica, opte por um modelo com capacidade de 2 litros e frequência ultrassônica por volta de 42 Hz. Também é importante que a cuba tenha ao menos 20 centímetros de largura para que os instrumentais caibam com alguma folga.
Principais modelos e preços de lavadora ultrassônica
Veja abaixo as duas principais marcas de lavadoras ultrassônicas no mercado e veja se enquadram para as suas necessidades:
Lavadora ultrassônica Cristófoli 2,1 L
A Cristófoli é uma marca renomada quando o assunto são aparelhos para consultórios e, dessa forma, também são uma boa referência para compra da lavadora.
Com relação aos dados técnicos, a lavadora da cristófoli possui voltagem de 127 V ou 220 V, dimensões externas (L x A x P): 28,5 cm x 18,5 cm x 22,5 cm e dimensões da cuba de inox (L x A x P): 24,8 cm x 8 cm x 14,8 cm.
Lavadora ultrassônica Schuster 3 L
Outra marca muito renomada no mercado é a Schuster. Em relação aos seus dados técnicos podem ressaltar voltagem: 127 V ou 220 V, as dimensões externas são de (C x L x A): 45,5 cm x 27,5 cm x 21 cm e as dimensões da cuba são (C x L x A) de 25 cm x 17,4 cm x 7,8 cm.
Conheça o Método Meu Primeiro Consultório de Sucesso
O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas!
Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.
Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 240 textos já publicados.
Conclusão
A lavadora ultrassônica é um equipamento utilizado para a limpeza de instrumentais por meio de um ultrassom. Esse equipamento tem como objetivo remover as sujidades, em especial das áreas mais difíceis de limpar como cortes e reentrâncias de instrumentos.
Como vantagens de sua utilização no consultório odontológico podemos citar a maior eficácia da limpeza de instrumentais, redução de tempo de trabalho e redução de risco de exposição a riscos ocupacionais.
Antes de escolher a sua lavadora ultrassônica pesquise no mercado pelas melhores marcas e colha informações de colegas que já possuem o equipamento.