Jaleco de Odontologia: Principais cuidados, modelos e onde comprar

Avaliações
5/5
jaleco de odontologia mulher

Existem muitos cuidados a serem tomados em relação à proteção do profissional de odontologia e, consequentemente, de todos que estiverem em contato com ele. Por isso, existem os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual e, dentre eles, está o jaleco de odontologia.

Como exemplos de EPI, temos óculos de proteção, gorro, máscara, avental, luvas, sapatos e jaleco, que é o equipamento que abordaremos no post de hoje. Acompanhe conosco!

O quê é um jaleco de odontologia?

jaleco de odontologia dentista

O jaleco é um item de extrema importância em questões de biossegurança, tanto para o profissional quanto para o paciente. Jaleco e avental são os termos utilizados para se referir à vestimenta de segurança, que oferece proteção ao tronco contra riscos de origem térmica, mecânica, química, biológica e umidade proveniente de operações com uso de água.

A OMS – Organização Mundial de Saúde classifica o jaleco ou avental como EPI – Equipamento de Proteção Individual e recomenda seu uso para proteger o profissional de odontologia contra incidentes e para reduzir a chance de transmissão de bactérias.

O jaleco é usado como forma de proteção para os dentistas e, indiretamente, para seus os pacientes. O uso do equipamento é uma maneira de mostrar o cuidado, a limpeza e a preocupação com a saúde no consultório odontológico.

Quais os tipos de jaleco de odontologia?

jaleco de odontologia clinica

A escolha do jaleco é algo que alguns dentistas não dão muita importância. Mas é necessário lembrar que essa é a primeira impressão visual que o cliente tem do profissional que prestará o atendimento.

Há diversos tipos e cores de jalecos disponíveis no mercado, que parecem não surtir efeito, mas, nos dias atuais, fazem a diferença.

Jaleco de Odontologia Gola Padre

A Gola Padre é a gola que garante maior proteção ao profissional. É a mais alta das opções, indo até o pescoço, e a que mais protege o dentista de líquidos que possam entrar em contato com a pele durante o manuseio de substâncias.

Para quem é adepto da customização nos jalecos, ela funciona como ótimo espaço para bordados, aviamentos coloridos ou rendas.

Jalecos de Odontologia Coloridos

Muitos profissionais têm ido em busca de novidades para ficar ainda mais elegantes durante seus trabalhos em clínicas e consultórios odontológicos.  A internet proporcionou o surgimento dos e-commerces, que conseguem levar os produtos para várias partes do mundo.

De acordo com o Conselho de Medicina e Odontologia, não existe uma norma sobre tecidos ou modelos que devem ser usados no atendimento clínico. É possível encontrar jalecos de diversas cores, como rosa, amarelo, azul, em tons pastéis, e até mesmo estampados.

Os jalecos coloridos tendem a chamar mais a atenção, ainda mais se a cor dele for a mesma cor do seu consultório. Mas, dependendo da sua especialidade, há uma possibilidade considerável de manchamento da vestimenta.

Um ortodontista, por exemplo, dificilmente tem um problema desse tipo, mas, um periodontista pode ter manchamento de sangue mais frequente em seu jaleco. Um pingo de soda clorada, utilizada constantemente por um endodontista, poderá deixar uma mancha branca na vestimenta de segurança.

Portanto, isso deve ser levado em consideração. Jalecos brancos não têm este problema, uma vez que determinados produtos podem ser utilizados na remoção das manchas, como por exemplo, água sanitária. Apesar de não possuir o mesmo destaque dos jalecos coloridos, o branco tem a vantagem da extrema facilidade de limpeza.

Jalecos de Odontologia femininos acinturados

Para mudar a cara do seu jaleco e sair do comum sem arriscar tanto, existe uma infinidade de possibilidades para personalização, como bordados nas golas, barras e punhos e cor dos botões. Para as mulheres, o uso de modelos femininos acinturados de jalecos é muito comum.

Como escolher o jaleco de odontologia certo?

jaleco de odontologia luvas

A normativa da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária defende que o jaleco deve ser de mangas longas, tecido claro e confortável, podendo ser de pano ou descartável para os procedimentos que envolvam o atendimento a pacientes, e impermeável nos procedimentos de limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes. Deve ser usado fechado durante todos os procedimentos.

Na hora de investir, opte por jalecos de punho, para evitar o risco de contato com agentes contaminantes. Os punhos ainda impedem que a manga enrosque em instrumentos, evitando acidentes.

Por fim, os bolsos se tornaram seu maior aliado, funcionando como ótimos auxiliares para guardar equipamentos, medicamentos e outros itens. Os modelos tradicionais de jalecos possuem três bolsos: um no peito e dois frontais, na altura do quadril. Para inovar, vale criar novos bolsos, que darão um ar mais moderno para o seu jaleco, como os bolsos duplos, diagonais e embutidos. É importante destacar que os bolsos devem estar sempre limpos, evitando acúmulo de agentes contaminadores.

A cor mais usada é o branco, principalmente para os especialistas já atuantes no mercado de trabalho, representando a norma padrão seguida pela maioria dos cursos e profissões ligadas à área da Saúde. Como já falamos, o uso de jalecos coloridos é permitido.

Para a proteção, as golas servem como ótimo apoio, sendo a gola padre a mais apropriada.

Como o jaleco deve ficar no corpo

Preocupar-se com os detalhes do jaleco não é sinal de frescura ou vaidade. Pode até parecer óbvio, mas seu instrumento de trabalho também é uma proteção e é preciso que esteja abotoado completamente, protegendo sua roupa e o corpo de eventuais respingos de reagentes.

É muito importante saber que o jaleco não é um uniforme profissional comum. Como mencionado anteriormente, ele é um Equipamento de Proteção Individual e, por isso, tem algumas regras e cuidados a serem seguidos.

  • O jaleco deve ser confortável;
  • O tamanho deve ser compatível com cada profissional que o veste;
  • Deve ter colarinho alto (gola de padre) e ser usado totalmente abotoado;
  • Se possível, ter uma cobertura para os botões;
  • O comprimento mínimo é logo acima do joelho, para proporcionar uma boa proteção às pernas, mesmo se o profissional estiver sentado;
  • Deve ter a manga comprida e, mesmo que esteja sentindo calor, a recomendação é de que você não deve subir sua manga, pois a proteção do braço é mais importante que o conforto;
  • O punho deve ser justo, pois protegerá sua pele da possibilidade de entrar em contato com substâncias contaminantes.

Na hora de comprar o seu jaleco, é importante saber que as medidas que você encontra nas tabelas são de modelos prontos. Por não ter padronização de medidas do vestuário no Brasil, como ocorre na Europa e EUA, não é recomendado utilizar informações de tamanhos de outros fabricantes como referência para escolher seu jaleco novo, pois as medidas podem ser conflitantes.

Separamos algumas dicas para você aprender a verificar suas próprias medidas e a escolher o tamanho do seu jaleco corretamente, para ficar bem confortável. É necessário verificar as cinco medidas principais do corpo: busto ou tórax, cintura, quadril, comprimento e manga.

Busto

O busto é a principal medida do corpo e serve como base para saber o tamanho do seu jaleco novo. Deve-se medir a circunferência do busto passando a fita métrica em cima dos mamilos. Para jalecos femininos, recomenda-se colocar uma folga de 4 a 8 centímetros no busto, dependendo se você o prefere mais justo ou mais folgado. Já o masculino, recomenda-se uma folga de 6 a 10 cm no busto.

Cintura

A medida da cintura é tirada circulando a parte mais fina da barriga, um pouco acima do umbigo. Essa medida não é necessária para jalecos masculinos. Nos femininos, também é recomendado uma folga de 4 a 8 cm.

Quadril

A medida do quadril é tirada na parte mais larga das nádegas, também de forma circular. Diferente do busto e cintura, a medida do quadril não é tão importante, a menos que você tenha o quadril bem largo.

Altura

Mede-se a altura com a coluna bem ereta. É interessante pedir ajuda para outra pessoa, para verificar essa medida. Coloque a fita métrica começando no início do pescoço e desça até acima dos joelhos (para as mulheres) ou abaixo dos joelhos (para os homens). Note que se o jaleco ficar 5 cm mais curto ou mais comprido, não fará tanta diferença,

Manga

Por último, a medida da manga deve ser tirada com o braço esticado, começando pela ponta do ombro (pressione a ponta do ombro e sinta a quina do osso) até o início do polegar.

Compare todas as medidas que você anotou com as da tabela que consta em cada produto. As medidas podem ter uma variação de até 3 centímetros para mais ou menos, por motivo da diferença de textura, maleabilidade e elasticidade entre um tipo de tecido e outro.

Jalecos são roupas para vestir por cima de outras roupas e que não devem inibir o movimento, principalmente dos braços. Portanto, você não pode esquecer a folga de segurança ao escolher o seu tamanho.

Quanto custa em média um jaleco de odontologia?

jaleco de odontologia consultorio

O valor de um jaleco de odontologia vai depender do modelo, tecido, detalhes e tamanho. Os preços, normalmente, variam de R$80,00 a R$130,00. Mas o valor pode ir aumentando, de acordo com as minuciosidades.

Onde comprar um jaleco de odontologia?

Você pode comprar o seu jaleco em lojas físicas ou pela internet, em lojas especializadas na fabricação desse tipo de EPI – Equipamento de Proteção Individual.

Em Belo Horizonte, algumas das opções de lojas são: Jalecos Bordados Primeira Cor e Diagonal Uniformes e Jalecos. Pela internet, você pode procurar por Rei dos Jalecos e também Elo7, que oferece várias opções de jalecos personalizados.

Como cuidar do seu jaleco de Odontologia?

jaleco de odontologia dentistas

Parece uma coisa óbvia, mas a verdade é que muitos profissionais não sabem a maneira de lavar, vestir, guardar ou transportar os jalecos. Então, temos algumas dicas para você não cometer esse tipo de erro.

Como lavar o jaleco de dentista

O ideal seria que todos os laboratórios tivessem um local para a lavagem dos jalecos sem precisar ter que levá-los para casa. Mas isso ainda não acontece. Então, o jeito é lavar por conta própria. Com o intuito de te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para você.

  • Nunca lave seu jaleco com outras roupas. O processo de lavagem deve ser exclusivo para ele, por motivos óbvios.
  • Deixe-o de molho numa solução de hipoclorito (a famosa água sanitária) e água, pelo menos uma hora antes de lavar. Ela deixará seu jaleco meio amarelado com o tempo, mas é o único jeito de eliminar os contaminantes biológicos.
  • Depois, lave normalmente com sabão. Se quiser, pode usar um alvejante branqueador como o Vanish, por exemplo, que usa o peróxido de hidrogênio como princípio ativo, ao invés de cloro.
  • Depois é secar em local arejado, passar e guardar em local separado, e levar de volta ao laboratório.

Sempre tenha, no mínimo, dois jalecos. Caso aconteça algum incidente no consultório, você terá um reserva, enquanto o outro está sendo lavado.

Pode passar o jaleco de dentista?

Depois de seco, o jaleco deve ser passado, ainda que seja constituído de tecidos que não amassam. O calor do ferro de passar auxilia na exterminação de microorganismos residuais.

Seguem abaixo algumas dicas de como passar seu jaleco:

  • Passe o seu jaleco antes de ele estar completamente seco;
  • Se preciso, use um borrifador apenas com água antes de passá-lo;
  • Utilize o ferro em temperatura mínima para média;
  • Comece passando sempre pelas mangas. Caso ocorra algum acidente, as mangas são mais fáceis de substituir;
  • Sempre passe os detalhes mais delicados pelo lado avesso;
  • Dobre o jaleco após ele estar completamente frio;
  • Evite encostar o ferro em regiões muito delicadas, como botões e rendas.

Como transportar e guardar seu jaleco?

Na hora de retirar o jaleco do corpo, o profissional deve dobrá-lo do avesso, e guardar em um saco plástico isoladamente. Nunca guarde seu jaleco com outras roupas ou objetos e não saia do local de trabalho com ele no corpo.

Para transportar seu jaleco use um recipiente que o isole e não contamine seus pertences.

Filmes, novelas e séries médicas sempre mostram o médico trajando um jaleco fora do seu local de trabalho, muitas vezes, fazendo um lanche ou fumando do lado de fora do hospital, enquanto conversa com outros colegas. Isto está errado e já foi motivo de muita discussão. Jamais deixe o seu posto trabalho com o jaleco.

Nunca transporte os jalecos em cabides sem proteção, pois eles podem sujar ou contaminar até chegar ao ambiente de trabalho.

Com ou sem lei, o ideal é que médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais de saúde sejam cuidadosos com seus jalecos e os guardem assim que saírem de seu ambiente de trabalho. Caso o local não ofereça armários ou um local para o armazenamento adequado da peça, ele pode recorrer aos porta-jalecos.

Os porta-jalecos são pastas com as dimensões e material adequado para o melhor armazenamento do jaleco. Com o tamanho aproximado de 30cm x 30cm, eles são feitos em tecidos resistentes, muitas vezes acolchoados, e seu fechamento é feito por zíper.

O quê é a Cerimônia do Jaleco na Odontologia?

jaleco de odontologia cadeira

A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que acontece em diversas universidades pelo Brasil e em outros países. Ela tem como intuito ensinar os calouros a como utilizar o EPI – Equipamento de Proteção Individual da maneira correta.

Durante a celebração, ocorre a entrega do jaleco branco para cada calouro que fará o curso de Odontologia ou outros cursos da área de saúde, sinalizando o começo das aulas dos futuros profissionais. Os alunos recebem dicas, com atenção às dúvidas mais comuns que aparecem entre eles, como os lugares e os horários corretos para usá-lo durante as aulas e durante outras atividades.

O evento simboliza o caminho da jornada de cada futuro profissional, sendo um momento para pensar sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar da população. Durante a celebração, os estudantes se comprometem a cumprir suas obrigações, com responsabilidade e respeito.

Conclusão

jaleco de odontologia

Mais do que apenas uma simples vestimenta, o jaleco é um EPI – Equipamento de Proteção Individual, indispensável nos cuidados com o paciente e, principalmente, com o dentista.

O jaleco, juntamente com outros equipamentos, como gorro, óculos de proteção e luvas, vão evitar a transmissão de bactérias.

Nada impede que você utilize um jaleco colorido, com um modelo que valorize seu marketing e até mesmo sua aparência física. Porém, o mais importante é que você escolha o modelo que vai te deixar em segurança.

Por fim, tenha os cuidados necessários com a higienização, transporte e armazenamento do seu jaleco, para não colocar sua saúde e a dos pacientes em risco. Acesse o nosso guia exclusivo sobre Biossegurança na Odontologia e saiba todos os procedimentos essenciais para preservar a saúde e higiene do seu consultório.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.