A Endodontia é uma das especialidades da Odontologia fundamentais para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral.
Muitas pessoas acabam associando esses profissionais apenas com o tratamento do canal, porém a importância deles vai muito além desse procedimento em si.
É por isso que no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre a Endodontia e o trabalho realizado pelo especialista dessa área. Uma ótima leitura!
O que é Endodontia?
Como falamos rapidamente acima, a Endodontia é uma especialidade que trata da parte interna do dente, ou seja, ela envolve o tratamento de toda essa estrutura também conhecida como polpa dentária.
O principal objetivo dos endodontistas é a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
Podemos dizer que a Endodontia é a área da Odontologia que mais se beneficiou com o avanço tecnológico, sobretudo na última década, possibilitando oferecer tratamentos mais fáceis, rápidos, seguros e responsáveis.
A percepção de que o tratamento endodôntico é dolorido e demorado vem sendo desconstruída, pois atualmente a população tem buscado o tratamento endodôntico com maior tranquilidade, compreendendo a sua importância não só para a saúde oral como para o seu bem estar como um todo.
Os principais sintomas que indicam ao paciente a necessidade de procurar um endodontista são:
- Dor de dente persistente e que pode ser potencializada com a ingestão de alimentos frios ou quentes;
- Dor no maxilar superior ou na mandíbula, que é reflexo da dor do dente inflamado e pode até mesmo causar dores de cabeça e de ouvido;
- Trauma aparente como dentes escurecidos, que podem ser um sinal de infecção;
- Inchaço e aparecimento de bolhas de pus ou de sangue ao redor do dente inflamado;
- Dificuldade para mastigar por conta do inchaço ao redor do dente;
- Exposição do nervo causado por alguma fratura no dente.
Quais procedimentos posso realizar com essa especialidade?
As áreas de competência para atuação do especialista em Endodontia incluem procedimentos:
- conservadores da vitalidade pulpar;
- cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;
- cirúrgicos paraendodônticos;
- de tratamento dos traumatismos dentários.
É muito importante que o paciente realize consultas com um cirurgião dentista periodicamente, a fim de evitar que uma cárie evolua para algo mais grave, atingindo a polpa dentária e podendo até mesmo causar a perda deste elemento.
O especialista em Endodontia é altamente capacitado para abrir o dente e remover a polpa dentária que foi contaminada pela cárie ou por algum tipo de fratura. Durante o procedimento, ele retira a parte nervosa do dente e depois realiza o selamento da raiz para se certificar de que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna.
O que é o tratamento de canal?
Resumidamente podemos dizer que o tratamento de canal é aquele realizado na parte interna do dente em que há a extração da polpa, também chamada de tecido mole. Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, dependendo do estágio que a inflamação se encontra.
Após essa remoção, o endodontista preenche o canal com a obturação para proteger a abertura feita de outras infecções e bactérias, mantendo a funcionalidade e estética do dente.
Esse procedimento pode ser realizado em mais de uma visita ao dentista, mas isso vai depender da gravidade do caso, e somente um especialista poderá prever o que acontecerá durante esse tipo de tratamento.
O tratamento de canal é indicado para quem possui uma cárie profunda ou quando há alguma lesão ou inflamação no dente ou ainda algum tipo de trauma.
Qual a diferença entre Endodontia e Periodontia?
Vamos entender qual a diferença entre Endodontia e Periodontia? Como falamos até aqui, a Endodontia é a especialidade da Odontologia responsável por tratar a parte interna do dente, ou seja, realizar o tratamento de canal.
Já a Periodontia é a área responsável por tratar a doença periodontal cuja principal causa é o acúmulo de placa bacteriana (película viscosa e incolor) que se adere diariamente sobre os dentes.
Se o paciente não realiza a higiene oral adequada, as bactérias presentes na placa depositam produtos tóxicos estimulando uma resposta inflamatória crônica que causa a destruição gengival e a perda óssea.
Em casos iniciais da doença, o periodontista realiza apenas procedimentos como a raspagem e alisamento radicular para remover a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival eliminando as bactérias causadoras da infecção.
Contudo, em casos mais avançados há a necessidade de retirada do excesso gengival cirurgicamente, em que o periodontista esculpe a nova forma da gengiva acompanhando o contorno dos dentes.
Qual a importância da Endodontia?
A maioria das pessoas que vai ao consultório odontológico sonha em ter um sorriso perfeito, com dentes brilhantes e alinhados. Entretanto, elas se esquecem que a beleza dos dentes começa com a saúde da sua estrutura interna, com a eliminação de cáries profundas e de fraturas para impedir o agravamento da saúde oral.
Entre outras complicações, a endodontia pode evitar a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, que surgem quando as bactérias presentes na cavidade oral chegam à corrente sanguínea.
Uma vez que o paciente busque o consultório do endodontista para o tratamento adequado, a restauração feita pode durar a vida toda, desde que os demais cuidados com a saúde oral sejam colocados em prática, como a escovação após as refeições e o uso do fio dental.
Como é feito o tratamento de Endodontia?
Normalmente, a intervenção endodôntica é realizada com duas ou mais visitas ao consultório odontológico, dependendo da avaliação feita pelo profissional após avaliar o quadro de cada paciente.
Com a modernização das técnicas e dos materiais utilizados na Odontologia, é possível realizar o tratamento de canal de forma indolor e com uma execução mais rápida, sem que isso comprometa a sua qualidade.
De maneira geral podemos dizer que o tratamento de canal consiste na abertura para remoção total da polpa dentária, com preenchimento por um cone flexível (feito de material biocompatível), finalizando com uma obturação. Conheça abaixos as principais etapas de um tratamento endodôntico.
- Abertura da coroa do dente: o tratamento se inicia com a criação de um acesso à parte interior do dente, feito por meio de uma abertura na parte posterior dos dentes frontais ou na região da coroa dos dentes posteriores, molares ou pré-molares.
- Remoção da polpa dentária: na mesma consulta, o endodontista remove toda a polpa dentária, formada pelos nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, para que seja feita a desinfecção dos canais dentários.
- Tratamento do canal: é realizada a limpeza e desinfecção do canal dentário, removendo todas as possíveis fontes de contaminação e fazendo o selamento da raiz, preparando a parte interior do dente para o preenchimento com o material curativo e obturador.
- Restauração temporária: é feita uma restauração temporária para fechar a abertura realizada na coroa do dente e proteger toda a estrutura interna.
- Preenchimento e restauração definitiva: em uma segunda consulta, a restauração temporária é removida para que os canais dentários sejam preenchidos por um material flexível em formato de cone, fixado com um cimento cirúrgico, restabelecendo o formato e a aparência natural dos dentes.
Quais as vantagens de oferecer tratamento de Endodontia na sua clínica?
São diversas as vantagens de oferecer tratamento de Endodontia na sua clínica odontológica.
A Odontologia integrada, com a junção de várias especialidades no mesmo espaço, facilita a vida do paciente, pois ele consegue fazer todos os procedimentos com a mesma equipe, o que torna os tratamentos mais rápidos e eficazes.
Outro ponto positivo é que, a comunicação entre os profissionais acaba sendo facilitada, uma vez que eles trabalham no mesmo local, o que ajuda na tomada de decisão caso o paciente necessite de um tratamento específico ou que envolva mais de uma área da Odontologia.
Quanto posso cobrar em média por um tratamento de canal?
É importante ressaltar que o Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação de preços específicos de serviços, justamente porque cada caso deve ser analisado de maneira única e individual.
Contudo, podemos afirmar que o preço cobrado por um tratamento de canal pode variar muito de acordo com cada região, profissional ou empresa que presta esse serviço. A gravidade do problema também pode influenciar no valor, que normalmente fica na faixa de R$ 200,00 a R$ 500,00.
Como posso me especializar em Endodontia?
Sabemos que a Odontologia é formada por uma grande número de especialidades. Isso significa que o profissional formado na área pode se tornar um cirurgião geral ou optar por uma atuação mais específica.
A especialização em Endodontia é muito procurada pelos profissionais, porém estes ainda não sabem o que considerar na hora de escolher um bom curso.
É fundamental apostar em um local que seja reconhecido no mercado para passar credibilidade e demonstrar que você se tornou um especialista com grandes conhecimentos na área em que se propôs a fazer o curso. Portanto, analise a sua reputação no mercado e procure por uma que agregará valor à sua carreira, mesmo que tenha que investir um pouco mais por isso.
Outro ponto importante é a qualidade dos professores, por isso é válido se informar sobre os docentes responsáveis pela grade do curso. Vale ressaltar que eles devem ser pessoas com experiência comprovada na área em que você deseja se especializar. A oportunidade de aprender com profissionais competentes torna a aprendizagem facilitada, uma vez que eles podem podem compartilhar experiências que tiveram durante situações reais e que você, com certeza, enfrentará na sua rotina de trabalho.
Também deve-se levar em conta os custos, horários e pré-requisitos, pois uma especialização deve caber no seu orçamento financeiro e na sua agenda, caso contrário, pode acabar se tornando um peso. Uma ótima dica é avaliar as opções do mercado que tenham horários compatíveis com sua atividade profissional e custos que estejam dentro do seu orçamento.
Para que não reste dúvidas sobre o curso escolhido, você pode pesquisar sobre a satisfação de ex alunos, pois eles podem falar com propriedade se ele atendeu às expectativas. Eles podem definir com precisão o nível dos conhecimentos adquiridos, o relacionamento com os professores, a qualidade dos conteúdos e outros detalhes de seu interesse.
E por fim, você deve verificar a duração do curso, analisando a carga horária, os dias de aula e o tempo total de duração. Alguns profissionais ficam profundamente frustrados quando percebem que uma especialização é mais curta ou mais longa que o esperado.
Melhores cursos
Os melhores cursos de especialização em Endodontia disponíveis em BH são:
UninCor
O curso de Especialização em Endodontia da UninCor visa oferecer aos cirurgiões dentistas um aprimoramento teórico-científico, tornando-os aptos a realizarem diagnóstico, tratamentos e retratamentos endodônticos com consciência, tranquilidade e, sobretudo, atendendo aos padrões de qualidades técnicas de uma casuística diversificada, incluindo casos considerados mais complexos no âmbito desta importante especialidade clínica.
Além disso, essa especialização contempla todo o conteúdo necessário à formação de um profissional qualificado e todos os procedimentos clínicos possíveis dentro da endodontia: instrumentação manual, instrumentação rotatória e recíproca, retratamentos de canais e uma visão mais abrangente da cirurgia paraendodôntica. Os procedimentos clínicos são trabalhados com ênfase nos diversos sistemas mecanizados existentes atualmente no mercado. Também faz parte deste curso a microscopia ótica.
PUC Minas
O curso de especialização em Endodontia da PUC Minas pretende reciclar e aprofundar conhecimentos específicos sobre novos materiais, novas gerações de instrumentos, técnicas e estratégias de tratamentos endodônticos bem sucedidos.
A interdisciplinaridade no curso é uma das vertentes principais no ensino da especialidade uma vez que o exercício profissional requer conhecimentos e integração de várias áreas da Odontologia.
Alguns dos principais objetivos deste curso são:
- A formação avançada na área, desenvolvendo no aluno conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitem a preservar os elementos dentais, a partir da prevenção, da detecção e terapêutica dos tecidos dentais e paradentais, dentro de uma visão crítica dos problemas odontológicos, preparando-o para o exercício profissional.
- Desenvolver a capacidade dos alunos no sentido de identificar os problemas de saúde referentes à área, caracterizar as relações de causalidade, adequar os meios e os recursos para a solução dos problemas e manutenção da saúde, aplicar os procedimentos adequados e necessários para o tratamento das afecções pulpares e perirradiculares e organizar o sistema de atenção apropriado à condução do atendimento e controle da saúde.
São Leopoldo Mandic
O curso de especialização da São Leopoldo Mandic visa o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas nesta área, preparando o profissional e ampliando sua experiência clínica, por meio de conhecimentos específicos e científicos voltados para o diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos.
Após o curso, o aluno estará apto para atuar como especialista, com bases científicas e nas tecnologias modernas, tais como sistema rotatório, reciprocante, endodontia com microscopia, materiais biocerâmicos, técnicas de obturação termo plastificadas e cone único.
O curso também conta com o uso de ferramentas de diagnóstico digital, como o RX digital e Tomografia computadorizada, que auxiliam no planejamento e controle dos procedimentos. Além do uso de ultrassom e laserterapia (terapia fotodinâmica), para potencializar a limpeza dos canais radiculares, bem como o auxílio na recuperação do paciente dentre outras finalidades diversas.
IES Pós Graduação – Instituto de Estudos da Saúde e Gestão Sérgio Feitosa
Este curso com 856 horas/aula é composto de aulas teóricas, planejamento e realização clínica de procedimentos e contempla todo o conteúdo teórico necessário à formação de um profissional qualificado em todos os procedimentos clínicos possíveis dentro da endodontia: instrumentação mecanizada, resolução de casos complexos e uma visão mais abrangente da microcirurgia endodôntica.
Durante os procedimentos clínicos os alunos utilizam instrumentação mecanizada, com ênfase nos mais novos e relevantes sistemas. O aluno terá uma visão completa de procedimentos atípicos, como retratamentos, remoção de pinos, remoção de instrumentos fraturados, tratamento de perfurações e dos casos que possam necessitar de complementação microcirúrgica. A microscopia operatória faz parte dos procedimentos rotineiros deste curso.
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
A UFMG também disponibiliza curso de especialização em Endodontia e conta com corpo docente qualificado para formar profissionais especialistas nos mais diversos procedimentos que envolvem essa área.
Conclusão
A Endodontia é uma especialidade de suma importância da Odontologia, pois através dela, os profissionais dessa área são capazes de tratar patologias ligadas à polpa do dente, mantendo a saúde oral dos pacientes e livrando-os de problemas futuros.
Entre outras complicações, a endodontia pode evitar a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, que surgem quando as bactérias presentes na cavidade oral chegam à corrente sanguínea.
Esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor sobre a Endodontia. Continue nos acompanhando para saber mais sobre a área odontológica. Clique aqui e acesse o nosso guia de especialidades odontológicas para sua clínica ou consultório.