Burnout na Odontologia: como você, dentista, pode evitar essa síndrome

burnout sintomas

Você, dentista, sabe o que é a síndrome de Burnout? Essa síndrome é caracterizada pela exaustão física, emocional ou mental que surge geralmente devido ao acúmulo de estresse no trabalho.

Essa doença ocorre com mais frequência em profissionais que têm que lidar com pressão ou grandes responsabilidades diariamente, e como sabemos, odontologia é uma dessas profissões.

Um dos sinais desta síndrome é o estado de depressão, por isso é extremamente importante saber identificar possíveis sintomas dessa alteração para que você possa se tratar antes de evoluir para uma piora que pode até causar o afastamento das duas atividades.

Como ainda sabemos pouco sobre essa síndrome na odontologia, escrevemos um texto completo para você se inteirar sobre o assunto. Confira!

O que é a síndrome de burnout?

burnout como tratar

Síndrome de burnout ou do esgotamento profissional, é caracterizada por uma espécie de estresse crônico relacionado ao contexto de trabalho. Ela pode ser caracterizada em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixo sentimento de realização.

Essa síndrome foi primeiramente descrita em 1970,e desde então os estudos estão evoluindo bem como o entendimento sobre essa doença. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio da Classificação Internacional das Doenças, já reconhece a síndrome de burnout como um problema grave que existe na sociedade contemporânea.

O burnout é caracterizado por um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho. Ela é o resultado direto do acúmulo de estresse e tensões emocionais, sendo muito relacionada aos profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, dentistas, executivos, entre outros.

Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento e tratamento médico.

Porque você, dentista, deve se preocupar com o burnout?

burnout causas

Quem é dentista sabe a carga que carregamos. Ainda mais se formos donos do próprio negócio. No âmbito clínico tem a tensão de entrega dos resultados dos tratamentos, cumprimento de prazos e expectativas de pacientes, que estão cada vez mais exigentes.

Além das exigências clínicas, os dentistas empreendedores estão constantemente ansiosos com as contas do consultório ou clínica, falta de colaboradores e funcionários, compras de materiais, marketing, ou seja, são várias questões de gestão que podem sim causar estresse e ansiedade.

Outra questão que pode levar o dentista ao burnout é a sobrecarga de trabalho. Como somos autônomos, se não trabalharmos não recebemos! Isso gera a sensação de que não podemos sair de férias, ter feriados ou momentos de descanso. Quantos dentistas não tiram férias para descansar? Vários, e com isso vem mais ansiedade, estresse e cansaço.

O problema de tudo isso é que se você fica doente, o consultório ou clínica irá parar! Por isso, é importante cuidar da sua saúde física e mental para estar sempre bem para desempenhar a sua função.

Algumas causas de burnout em dentistas

Como vimos, nós dentistas somos profissionais que estão expostos ao risco de desenvolver burnout. Alguns fatores podem ser agravantes, como a busca constante por aumentar os atendimentos, o acúmulo de empregos, o isolamento profissional e a pressão por resultados que cheguem à perfeição nos sorrisos dos pacientes.

Confira abaixo alguns dos motivos mais relacionados ao burnout em dentistas:

Excesso de atendimentos

Para poder aumentar o faturamento, muitas vezes aumentamos nosso número de atendimentos e ficamos com a agenda cheia, não é mesmo? Com isso, o tempo de consulta fica reduzido e você tem que lidar com o estresse de uma sala de espera cheia, a insatisfação de pacientes com atraso, pressão para fazer o tratamento de forma rápida e eficaz.

Tratamentos desafiadores

Muitas vezes recebemos tratamentos desafiadores ou pacientes muito exigentes ou que possuem uma expectativa alta ou inatingível. Esse fato gera muita ansiedade e estresse no dentista que se cobra muito para entregar o melhor tratamento possível.

Acúmulo de tarefas no consultório (Dentista gestor)

Outro fator desafiador e que causa estresse e ansiedade é o acúmulo de tarefas. Nós dentistas somos muitas vezes o dentista, o gerente, o recepcionista… enfim, fazemos de tudo dentro de um consultório.

Sintomas comuns da síndrome de burnout

burnout dentista

A síndrome de burnout possui algumas características ou sintomas que são comumente vistos. Veja algum deles abaixo:

• Negatividade: É muito comum que as pessoas com burnout sejam negativas e sempre pensam que nada irá dar certo;
  • Cansaço físico e mental: O paciente com a síndrome geralmente apresenta um cansaço constante e excessivo, que não se recupera com uma noite de sono, férias, etc;
  • Falta de vontade: Uma característica muito comum desta síndrome é a falta de motivação para atividades sociais ou estar com outras pessoas;
  • Dificuldade de concentração: As pessoas afetadas podem sentir dificuldade em concentrar-se no trabalho, tarefas diárias ou numa simples conversa;
  • Falta de energia: O cansaço excessivo e a falta de energia para manter hábitos saudáveis, como ir na academia ou ter um sono regular é uma característica comum;
  • Sentimento de incompetência: Algumas pessoas podem ter o sentimento de que não estão fazendo o suficiente dentro e fora do trabalho;
  • Dificuldade para gostar das mesmas coisas: Muitos pacientes relatam que não  gostam mais das mesmas coisas de que gostava anteriormente;
  • Priorizar as necessidades dos outros: As pessoas que sofrem da síndrome costumam colocar as necessidades dos outros à frente das próprias;
  • Alterações repentinas de humor: Outra característica muito comum, são as alterações repentinas de humor com muitos períodos de irritação;
  • Isolamento: Devido a todos estes sintomas, a pessoa tem tendência em isolar-se de pessoas importantes na sua vida, como amigos e familiares;
  • Outros sinais frequentes da síndrome de burnout incluem demorar muito tempo para realizar as tarefas profissionais, assim como faltar ou chegar atrasado no consultório.

Como saber se é burnout ou se é estresse?

burnout

A síndrome de burnout é bem parecida com a depressão ou com sintomas de estresse. Principalmente porque os sinais dessas condições são bastante parecidos. Porém, é importante saber que não são a mesma coisa.

O estresse é uma resposta fisiológica do organismo e que toda pessoa sente quando encontra-se em uma situação de cobrança ou pressão. Mas esse episódio de estresse passa, e não é uma razão para desencadear a síndrome.

Já na síndrome de burnout, o dentista se sente muito estressado e sobrecarregado o tempo todo, é algo que não passa. A síndrome se diferencia da depressão e do estresse, pois a infelicidade e o sentimento de culpa não estão relacionados à vida (como na depressão) , mas sim ao trabalho.

Como prevenir o burnout?

burnout porque se preocupar

Como vimos, a síndrome de burnout é uma ocorrência que pode piorar muito sua qualidade de vida e desempenho profissional. Por isso, prevenir é a melhor opção. Veja abaixo algumas dicas para se prevenir!

Pratique exercícios físicos

A síndrome de burnout é uma condição que acaba causando problemas físicos como tensões musculares, dor de cabeça, entre outras. Assim como para prevenção de outras doenças, a prática de exercícios ajuda a liberar tensões, promove relaxamento e ajuda na produção de serotonina.

Por isso, a prática de exercícios é fundamental para o controle de estresse e ansiedade.

Não sobrecarregue a sua agenda

A atitude simples de reorganizar seus dias e tarefas no trabalho, ajuda e muito no combate à síndrome de burnout, principalmente para que você consiga encaixar uma rotina de exercícios físicos e de uma dieta mais equilibrada.

Esta ação possibilita um equilíbrio entre a agenda do seu consultório ou clínica odontológica, em relação aos seus momentos de lazer e relaxamento.

Não negligencie o seu lazer

Ter momentos de lazer e relaxamento, é fundamental para descansar a mente e o seu corpo. Preze por estes momentos mais tranquilos, tire férias, curta os momentos em família ou sozinho. Faça atividades que te dê prazer!

Mantenha as tarefas em dia para evitar acúmulos

Mantenha a sua rotina em dia. Nada pior do que deixar as tarefas se acumularem. Por isso, tenha uma rotina semanal de atividades e as cumpra. Deixar as tarefas sobrecarregadas dão maior ansiedade e estresse.

Como tratar o burnout?

burnout o que e

A síndrome de burnout, assim como a ansiedade, estresse e depressão, possui tratamento. Este tratamento deve ser multidisciplinar e dependerá muito do paciente e sua disciplina para funcionar. Veja abaixo:

Tratamento clínico

O tratamento para a síndrome de Burnout deve ser orientado por um psicólogo, mas normalmente é recomendada a realização de sessões de terapia, que irão ajudar a aumentar a percepção de situações de estresse, como melhorar sua atitude e auto-estima.

Além disso, deve-se trabalhar mecanismos e medicamentos para alívio do estresse e ansiedade. Caso os sintomas se mantenham, o psicólogo pode recomendar um psiquiatra para iniciar tratamento medicamentoso.

Exercícios e alimentação saudável

A alimentação correta e balanceada garante que os nutrientes e as vitaminas que seu corpo precisa sejam disponibilizados. Portanto procure incluir frutas, vegetais e proteínas em suas refeições.

Muitas vezes vale a pena procurar um nutricionista para avaliarem juntos qual seria a melhor opção de dieta para ajudar a melhorar os sintomas causados pela síndrome. Uma alimentação saudável somada à prática de exercícios regulares faz com que o dentista se sinta mais preparado para sua rotina de atendimentos na clínica ou consultório, dia após dia.

burnout como prevenir

A síndrome de burnout ou do esgotamento profissional, é caracterizada por estresse crônico relacionado ao trabalho. Ela pode ser caracterizada em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixo sentimento de realização.

Vários sintomas podem estar presentes em dentistas que sofrem dessa síndrome como negatividade, cansaço físico e mental, falta de vontade, dificuldade de concentração, isolamento, entre outras.

Ter uma agenda muito cheia, muitas tarefas e receber pressão por parte dos pacientes por conta do tratamento pode sim levar o dentista a desenvolver os sintomas da síndrome.

Para prevenir e tratar essa condição o profissional deve considerar uma assistência multidisciplinar, incluindo tratamento psicológico/psiquiátrico, alimentação saudável, praticar exercícios físicos e controlar as atividades do consultório com atividades de lazer.