Brindes odontológicos: por que, quando e como adotar essa estratégia

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Nada supera a qualidade do serviço prestado no momento da avaliação dos pacientes, mas brindes odontológicos podem ser o diferencial na hora de ser lembrado. Para arrancar sorrisos sinceros de crianças e adultos, eles são uma ótima solução.

Sua entrega por si só já é uma grande estratégia de marketing, sendo o diferencial diante da concorrência que faz apenas o básico durante as consultas. Com sua marca estampada nos presentes, a divulgação da empresa vai para todos os lugares.

Apesar de ser comum em diversos consultórios, os profissionais ainda possuem dúvidas em relação aos seus benefícios e onde encontrar os brindes. Portanto, no artigo de hoje você vai conferir todos os detalhes em relação aos brindes odontológicos.

Porque essa ideia é interessante, quais presentes podem ser dados e como vinculá-los a sua marca para divulgar ainda mais o seu serviço, serão os temas tratados a seguir!

O que são brindes odontológicos?

brindes odontologicos escovas

O brinde odontológico é o artigo usado para conquistar a simpatia, a fidelização e até eliminar resistências do paciente. Mas para alcançar algum desses objetivos, o artigo precisa corresponder à ação promocional.

Muitos acreditam que o brinde deve ser definido pelo departamento de marketing de uma empresa, justamente porque é a área responsável por todas as ações promocionais que serão desenvolvidas ao longo do ano. Independente de quem for a escolha, o importante é conquistar o paciente.

Deve-se saber qual o momento os brindes podem ser entregues, para não ferir as normas do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Não é necessário que sejam apenas itens do cotidiano, mas coisas que remetem e incentivem os pacientes para os cuidados orais.

Busque sempre por fornecedores de qualidade, afinal o objetivo é que o cliente utilize seu produto, e não sirva apenas como um agrado dispensável. Assim, é permitido e recomendado distribuir os presentes em datas especiais, como Dia dos Pais e aniversário da clínica, por exemplo.

Observe agora o que o CFO não considera como brinde, proibindo sua distribuição:

O que o CFO proíbe que se ofereça como brinde?

O CFO atua em conjunto com os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) na fiscalização de itens distribuídos de forma proibida. Mas afinal de contas, quais coisas são proibidas de serem dadas aos pacientes em forma de brinde?

É proibido disponibilizar tratamentos odontológicos de forma gratuita como brindes, pois isso abre espaço para diversos esquemas. Caso o profissional faça isso, sofrerá diversas punições do CRO e CFO, desde as mais leves até penas rígidas.

Podem essas serem apenas advertências e alertas, até mesmo a cassação do registro no CFO, o que significa que o profissional perde o direito de operar. Multas em dinheiro também existem, com valores que alcançam 25 vezes a anuidade do CRO.

É possível que o valor aumente para até 50 vezes caso o problema volte a acontecer, ocasionando grandes perdas financeiras aos responsáveis.

Por que é interessante a ideia de dar brindes odontológicos?

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É preciso pensar nos brindes odontológicos como uma forma de personalizar e maximizar a qualidade da experiência do cliente. Tornar a atividade de ir ao dentista algo divertido e dinâmico, quebrando a barreira do profissional que apenas exerce sua função.

O Brasil possui aproximadamente 330 mil profissionais da área de Odontologia atuando, sendo o país com o maior número de especialistas do mundo. Para se ter uma ideia mais exata, há 1 dentista para cada 634 habitantes, média altíssima.

Isso significa que há muita concorrência no setor e quem possui um consultório precisa pensar em opções que os diferenciam dos demais. É certo que o atendimento e qualidade do serviço também são essenciais, mas o diferencial está nos detalhes.

Confira agora quais são as principais vantagens de distribuir brindes odontológicos para seus pacientes:

Atração de novos pacientes

A expressão “o melhor marketing é boca a boca” está certa, pois receber indicações de alguém próximo aumenta as chances de as pessoas consumirem um produto. Ao fornecer um bom atendimento, a tendência é que sua marca seja divulgada e mais pessoas se atraiam.

Seja por verem o nome do seu consultório em uma caneta, agenda ou caneca, ou pela recomendação de um familiar ou amigo, o cliente vai até você. O marketing está justamente ligado ao estímulo do inconsciente para a disseminação de uma ideia.

Diversas vezes durante nosso dia observamos logos, comerciais de televisão e cartazes na rua, que apesar de muitas não darmos atenção, essas informações ficam armazenadas. Elas nos influenciam indiretamente no momento de escolhermos algo para comer, por exemplo.

Isso significa que quanto mais o nome do seu consultório estiver sendo divulgado em lugares como brindes, maiores são as chances de novos pacientes serem atraídos.

Fidelização de pacientes

Durante o tópico anterior, além da ação do inconsciente sobre decisões de possíveis novos pacientes, foi comentado sobre o marketing boca a boca. Contudo, para a recomendação ocorrer, é preciso que existam clientes fiéis ao seu negócio.

Devido ao alto número de clínicas disponíveis, há certa dificuldade de captar e manter um cliente, chamando-o para retorno. Fazê-lo divulgar sua marca quando questionado sobre consultórios que oferecem um bom serviço é mais complexo ainda.

Por isso, todas as estratégias são válidas para prender o paciente, desde o essencial como a infraestrutura do local até os brindes odontológicos. A humanização do relacionamento entre você e o paciente também é vital, e falaremos sobre isso no próximo tópico.

Em geral, quanto melhor o paciente se sentir dentro de seu estabelecimento, maiores são as chances de ele retornar e até divulgar sua marca.

Humanização no relacionamento com o paciente

Prestar um atendimento humanizado é entender o paciente como um todo. Isso significa tornar a consulta menos mecânica e aceitá-la com cautela e empatia.

Humanização em odontologia significa ouvir melhor as queixas dos pacientes e entender como os problemas afetam a saúde e o bem-estar. Deixe-se refletir e, às vezes, sinta que queixas que parecem insignificantes para o dentista terão um grande impacto na vida do paciente.

O acolhimento humanizado não se limita ao momento da consulta, mas inclui também o início da chegada do paciente à clínica. No entanto, isso é mais do que apenas ter uma sala de espera confortável.

Avalie a forma como a clínica recebe os pacientes hoje e tente melhorar alguns aspectos.

Estabelecer um processo de como comunicar sobre consultas ou atrasos em procedimentos, proporcionar a possibilidade de remarcar o horário em um curto espaço de tempo e, o mais importante, ouvir as opiniões dos pacientes.

Gerar interesse no paciente para temas odontológicos por meio dos brindes

Os brindes odontológicos despertam a curiosidade de muitos pacientes. É um atrativo para conquistar novos pacientes e até mesmo fidelizar os outros.

Para crianças, estratégias como livros odontológicos de brinde auxiliam no entendimento do porquê as consultas e tratamento estarem ocorrendo. Por ser lúdico, ele é de fácil entendimento e pode desenvolver aptidão para a profissão na criança.

Mas a geração de interesse não está unicamente ligada às crianças, pois é possível fornecer dicas de como se cuidar por meio dos brindes para adultos. Chaveiros que contenham informações úteis são um ótimo jeito de conscientizar seus clientes.

Pode-se concluir que a distribuição de brindes odontológicos vai além do simples ato de fornecer mimos aos seus pacientes, mas toda uma construção de afinidade e marketing.

Quais as melhores estratégias de marketing odontológico para se vincular a entrega dos brindes?

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É necessário haver uma estratégia para a distribuição dos brindes, variando se sua intenção é capitalizar clientes novos ou manter os antigos. Para o primeiro caso, alguns passos importantes devem ser seguidos, com uma ordem específica de entrega.

Ela pode ser realizada na primeira consulta, criando sensação de acolhimento no paciente e o incentivando a retornar. Quando existem itens gratuitos ainda na fase de orçamento, o cliente tende a pensar que o lugar é interessante para continuar o tratamento.

Se o seu desejo é mantê-lo, é válido oferecer brindes também ao final do tratamento, mostrando sua satisfação mesmo após receber todos os pagamentos. Isso mostra sua vontade de contar com o cliente outras pacientes para futuros tratamentos.

Ideias de brindes odontológicos que podem fazer sucesso em sua clínica

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Com exceção de tratamentos distribuídos de forma gratuita, qualquer objeto pode ser considerado um brinde pelo CFO. Portanto, existem centenas de ideias e itens que podem ser considerados, buscando sempre a criatividade para se diferenciar dos outros.

Porém, existem certos brindes que são considerados “padrões”, justamente por serem extremamente populares nos consultórios de Odontologia. É preciso lembrar que todos os tipos de pacientes serão atendidos, então os objetos também devem ser de uso geral.

Confira a seguir dicas de 7 itens populares entre os dentistas para serem distribuídos no seu consultório como brindes. Eles são: kit com materiais de higiene oral, chaveiros, canecas, agendas, necessaire, objetos decorativos e cestas de mimos.

Kit com materiais de higiene oral

Existem diversos materiais destinados exclusivamente à saúde oral, o que amplia suas possibilidades para agradar os pacientes. É possível entregar apenas um item, como um conjunto de escovas de dente ou pastas de diferentes tipos.

Também pode-se montar um kit com objetos diversos, possibilitando que o paciente o utilize em casa ou o trate como um kit para viagens. Escova de dente, fio dental, enxaguante bucal e pasta dental podem ser incluídos para criar um conjunto completo.

O lado positivo é que a maioria dos clientes utilizarão do seu presente, visto que todos precisam manter uma higiene oral adequada, não importando onde estão. É importante considerar que todos esses produtos podem ser personalizados. A sua logomarca pode ser gravada na escova dente, com o número do telefone do consultório.

Chaveiros

Chaveiros ajudam na divulgação do seu consultório de maneira indireta, pois as chaves de casa são essenciais em qualquer bolso. Por isso, a chance de alguém visualizar o chaveiro e conhecer sua clínica é grande e inevitavelmente vai acontecer um dia.

Além disso, o paciente que recebeu o chaveiro irá encará-lo durante muito tempo, o que o lembra de retornar para terminar seu tratamento ou iniciar futuros. Assim como no kit de higiene oral, o mais importante é estar incluído no cotidiano do cliente.

Não importa se isso irá acontecer de maneira ativa e explícita, como nos brindes de uso diário, ou apenas com objetos simples, como chaveiros. O que vale é lembrar o paciente da existência de sua clínica todos os dias.

Canecas

Esse brinde é comum em praticamente todos os lugares, e a Odontologia não foge desse padrão. As canecas são interessantes especialmente pelo seu design e simplicidade na fabricação, custando barato e sendo objetos que causam satisfação no cliente.

É importante sempre buscar bons fornecedores, já que a intenção é de que os pacientes utilizem os produtos por um longo tempo. Caso contrário, os efeitos da distribuição de brindes podem ser até negativos, com pacientes dispensando as lembrancinhas.

De qualquer forma, esse é mais um objeto que está incluso no dia a dia das pessoas, e apesar de simples pode ser muito eficaz com boa qualidade e design. Não se esqueça de deixar sua marca na caneca para que o cliente se lembre de onde recebeu o presente.

Agendas

As agendas perderam bastante popularidade nos últimos anos devido aos celulares terem a função disponível com maior personalização. Contudo, diversas pessoas ainda preferem o modelo convencional, pois conseguem se concentrar mais no que precisam fazer.

Isso significa que abordar esse setor com os brindes odontológicos também é válido, principalmente para pacientes mais velhos. Esses possuem o costume maior de anotar sua rotina em agendas de papel que adolescentes e jovens, por exemplo.

Apesar disso, a faixa etária não pode ser uma barreira para o paciente, e se este solicitar a agenda, não deve existir problema algum em ceder o produto. Inclusive, a flexibilidade em escutar e se adequar ao paciente é outro fator que o faz voltar.

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Necessaire

Como seu próprio nome diz, as necessaires são bolsinhas responsáveis por levar tudo que é realmente necessário para qualquer pessoa. Existem diversos tamanhos, e por isso é importante definir um tamanho que seja adequado para a maioria das pessoas.

Diferente das canecas e chaveiros, sua marca deve ser discreta nas necessaires, pois este é um produto maior e não deve chamar muita atenção. Se a estampa não for agradável, o paciente pode optar por não a utilizar, culminando em apenas perda de dinheiro.

Modelos básicos em cores neutras ou pastéis são ideais, pois não chamam tanta atenção e costumam ser do interesse de grande parte das pessoas. Porém, se deseja ousar mais, é válido realizar uma pequena pesquisa com seus pacientes antes de botar cores chamativas em prática.

Objetos decorativos

Objetos decorativos são essenciais para qualquer casa, pois são detalhes que fazem toda a diferença na obra final. Você pode pensar em diversos itens possíveis para decorar a casa de seus pacientes, não precisando necessariamente ter relação com Odontologia.

Almofadas sempre são bem-vindas, já que os sofás costumam ter vários desses itens, além de porta-retratos e pequenos quadros para escrivaninha e parede. Pequenos vasos e qualquer solução criativa para decorar a casa ou carro é muito bem aceita.

Cestas de mimos

Elas costumam ser mais caras, e por isso são recomendadas apenas para ocasiões especiais, como no aniversário do paciente. Entregar uma cesta com alguns alimentos, flores ou balões é algo não tão simples, mas extremamente marcante.

Receber algo do tipo de um dentista cria um laço emocional forte do paciente, humanizando a relação e aumentando a tendência de volta. Apesar de não existir confirmação que a tática funcionará, a taxa de fidelização dos clientes certamente irá aumentar.

Onde comprar brindes odontológicos para dar na sua clínica?

Existem lojas destinadas à fabricação de brindes odontológicos, algumas permitindo personalização dos itens. É necessário sempre checar os preços em cada loja, disponibilidade dos produtos e alcance da entrega no local de seu consultório.

Além do Mercado Livre, famoso por vender todos os tipos de itens, desde eletrônicos até fantasias, é possível encontrar brindes na Dental Speed e Dental Cremer. Essas lojas oferecem um grande catálogo, com diversas categorias de objetos por um bom preço.

Conclusão

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O brinde odontológico é usado para conquistar a simpatia, a fidelização e até eliminar resistência do paciente. É importante para se destacar da concorrência. Vale a pena investir e se diferenciar. Afinal, os pacientes adoram os famosos “mimos”.

Os objetos devem ser de uso geral, pois todos os tipos de pacientes serão atendidos, além da necessidade por produtos de boa qualidade. Eles farão toda a diferença entre o uso cotidiano dos seus pacientes e uma simples lembrancinha.

Ao aplicar todas as técnicas descritas, suas chances de capitalizar mais pacientes e manter os que já tem, aumentam. Isso significa mais estabilidade e um serviço mais descontraído, apenas com o simples ato de fornecer brindes odontológicos aos seus clientes.

Agora que você entende tudo sobre os brindes odontológicos, leia nosso artigo sobre Ortodontia preventiva e não perca nossos próximos artigos, estão excelentes!

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