Auxiliar de Dentista: Dicas e Vantagens para preparar sua Equipe

Avaliações
5/5
auxiliar de dentista

O auxiliar de dentista é o profissional que executa diversas funções dentro do consultório, além de prestar assistência ao dentista responsável.

Este profissional auxilia o atendimento para que o paciente tenha a melhor experiência possível antes, durante e após o tratamento.

E você, conhece quais são as funções que esse profissional executa?

A seguir, preparamos uma lista com as funções mais importantes para você entender o que faz um auxiliar de dentista. Confira logo abaixo!

O quê é e o quê faz um Auxiliar de Dentista?

Auxiliar de dentista ou auxiliar odontológico, é um profissional com formação de nível fundamental, que presta serviço na cooperação a Odontologia. Este profissional tem que ter feito o curso de auxiliar de consultório dentário, sendo considerado legalmente como auxiliar em saúde bucal.

Diferença entre Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico de Saúde Bucal

O auxiliar em Saúde Bucal, também conhecido como ASB, tem um papel diferente do Técnico de Saúde Bucal (TSB) em um ambiente odontológico.

Ambos são importantes dentro de uma clínica odontológica particular, e também no sistema público de atendimento.

O ASB é responsável por atividades como: separar e higienizar os materiais que serão utilizados nos procedimentos. Limpar e descartar os instrumentos após o uso. Auxiliar o dentista. Organizar e desinfetar todo o ambiente. E ainda é possível agendar os pacientes, dentre outras funções.

O TSB além de fazer todas as funções de um ASB, também é responsável por realizar pequenos procedimentos no paciente. Este pode aplicar o flúor após a profilaxia dos dentes, ou remover uma sutura por exemplo. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária, dentre outros procedimentos.

O dentista é o responsável por distribuir as funções do ASB e/ou TSB dentro do consultório ou clínica odontológica. Treinando esses profissionais a estarem aptos a contribuir nos serviços odontológicos e assim otimizar o tempo clínico.

Assista o vídeo completo no nosso Canal do Youtube:

 

Quais as funções que um Auxiliar de Dentista pode exercer no seu consultório?

O ASB ou auxiliar de dentista é quem vai ajudar o dentista a atender o paciente de maneira segura, com maior conforto e eficiência.

Assim como existem diferentes especialidades na Odontologia, também existem diferentes funções para um auxiliar. Lembrando que o auxiliar de dentista irá atuar de acordo com a dedicação do profissional para quem trabalha.

Confira a seguir quais são os principais papéis desempenhados por esse profissional!

Auxiliar de Instrumentação Cirúrgica

O ASB ou auxiliar de dentista pode exercer a função de fazer a instrumentação cirúrgica. Sendo este auxiliar o responsável por garantir que o dentista tenha acesso seguro a todos os instrumentos necessários para a realização de uma cirurgia, ou procedimentos complexos relacionados.

Auxiliar de Dentista para atendimento

O ASB ou auxiliar de dentista, como o próprio nome já sugere, é o responsável por auxiliar o dentista nos procedimentos de rotina de um consultório. Também pode ser o  responsável por fazer o atendimento inicial do paciente de modo a otimizar as consultas, além de auxiliar os procedimentos clínicos.

Auxiliar de controle de infecção

O ASB ou auxiliar de dentista também pode atuar no controle de infecção. Como o consultório odontológico é um ambiente propício à contaminação de doenças infecto contagiosas, é necessária a desinfecção de todo o consultório.

Além disso, é realizada a limpeza e esterilização dos instrumentais. O descarte dos materiais contaminados descartáveis de maneira adequada, dentre outras funções.

Auxiliar de Saúde Bucal

O ASB tem a sua profissão legalizada e reconhecida. Esse profissional exerce uma série de funções que vão desde o atendimento dos pacientes até o controle de desinfecção do consultório.

Assim como existem diferentes especialidades na Odontologia, também existem diferentes funções para um auxiliar.

O ASB irá atuar de acordo com a especialização do profissional para quem trabalha. E esse profissional também poderá realizar diferentes funções de acordo com o fluxo do consultório ou da clínica odontológica que trabalha.

Rotina ideal de um Auxiliar de Dentista

Um consultório ou clínica odontológica tem a organização dos pacientes e de toda a equipe auxiliar diariamente. Mesmo assim, os profissionais da área da saúde podem lidar com a alteração dos procedimentos a serem realizados de acordo com a necessidade do paciente.

Esses profissionais podem se deparar com diversos tipos de situações, e cada uma delas requerem uma ação específica.

Assim como há profissionais que não sabem qual será sua próxima atividade durante o trabalho, há aqueles que sabem exatamente o que irão realizar em seguida. Há uma rotina diária já estabelecida.

E o ASB ou auxiliar de dentista, segue a rotina pré estabelecida do cirurgião dentista, independente do seu local de trabalho. Mesmo este atuando como auxiliar de cirurgião dentista durante intervenções nos hospitais, nos consultórios dentários ou nos postos de saúde. Sempre há uma rotina a cumprir.

A rotina do ASB só será diferenciada em casos de emergências e que requerem atendimento odontológico. Nesses casos, todos os profissionais presentes devem seguir os procedimentos necessários para minimizar os efeitos da emergência. E assim deixar os pacientes com a sua saúde restabelecida, sem sequelas.

Em seguida vamos falar um pouco sobre as atividades que normalmente fazem parte da rotina do ASB. Acompanhe:

Atendimento ao Paciente

O atendimento inicial ao paciente como por exemplo, a entrada do paciente da recepção ao consultório e a paramentação do paciente previamente ao atendimento pode ser feita pelo ASB.

A preparação dos instrumentais e materiais a serem utilizados no atendimento, além de auxiliar o dentista durante o procedimento. Além disso, após o tratamento realizado pelo dentista, o ASB pode retirar toda a paramentação do paciente, e acompanhá-lo até a saída.

O atendimento odontológico envolve em alguns casos, ansiedade pelo paciente, e até mesmo ter que acalmar o paciente nos casos de odontofobia. Todas essas atividades fazem parte da rotina do ASB.

Além do atendimento no consultório descrito acima, o ASB também pode atender os pacientes pelo telefone, marcar as consultas, ou esclarecer dúvidas. Aliás, os novos meios de comunicação como por exemplo o uso do whatsapp pode ser feito pelo ASB.

Toda a atenção e carinho dado ao paciente pelo profissional e por sua equipe, irá ajudar no processo de fidelização dos clientes. As redes sociais e o uso do whatsapp também podem ajudar nesse processo, quando bem utilizados.

Auxílio ao Dentista

O ASB estará sempre atento para auxiliar e facilitar a atuação do profissional da Odontologia, e assim otimizar o processo do atendimento.

Entregar os materiais ao dentista durante o atendimento otimiza o tempo do profissional, do paciente, e ainda demonstra organização e profissionalismo.

Em casos em que é preciso fazer Raio X, é o ASB quem irá processar as radiografias. Para os tratamentos em que a moldagem é necessária, é o ASB quem irá vazar o gesso. Enfim, diversas são as atividades que fazem parte da rotina do ASB durante o atendimento odontológico.

Organização e Higienização de Materiais

Após o atendimento ao paciente é o ASB quem irá organizar e higienizar os materiais utilizados pelo dentista. Esta é uma atividade muito importante que faz parte da rotina do ASB.

Como o consultório odontológico é um ambiente propício à contaminação de doenças infecto contagiosas, é necessária a desinfecção de todo o consultório.

O processo de desinfecção de todo o ambiente e dos materiais requerem medidas de biossegurança. Para saber mais, acesse o nosso Guia de  Biossegurança em Odontologia: entenda a importância para o Dentista e entenda todos os processos essenciais para preservar a saúde e higiene do seu consultório.

Essas são as atividades comuns realizadas na rotina do ASB. Todas essas atividades são fundamentais para organização do consultório. Otimização do tempo, cuidado e bem estar do paciente.

Atividades do Auxiliar de Consultório Dentário

Vamos aqui falar sobre o exercício das atividades privativas do auxiliar de consultório dentário segundo o Conselho Federal de Odontologia (Atualizado em 30/06/2005).

O auxiliar de consultório deverá ser portador de certificado expedido por curso ou exames que atendam. Desde que atendam ao disposto nas normas vigentes do órgão competente do Ministério da Educação e, na ausência destas, em ato normativo específico do Conselho Federal de Odontologia.

Esse profissional trabalha sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em higiene dental diante das seguintes funções:

  1. orientar os pacientes sobre higiene bucal;
  2. marcar consultas;
  3. preencher e anotar fichas clínicas;
  4. manter em ordem arquivo e fichário;
  5. controlar o movimento financeiro;
  6. revelar e montar radiografias intra-orais;
  7. preparar o paciente para o atendimento;
  8. auxiliar no atendimento ao paciente;
  9. instrumentar o cirurgião-dentista e o técnico em higiene dental junto à cadeira operatória;
  10. promover isolamento do campo operatório;
  11. manipular materiais de uso odontológico;
  12. selecionar moldeiras;
  13. confeccionar modelos em gesso;
  14. aplicar métodos preventivos para controle da cárie dental;
  15. proceder à conservação e à manutenção do equipamento odontológico; e,
  16. realizar lavagem, desinfecção e esterilização do instrumental e do consultório.

É importante aqui destacar o que é vedado ao auxiliar de consultório dentário:

  1. exercer a atividade de forma autônoma;
  2. prestar assistência, direta ou indiretamente, ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em higiene dental;
  3. realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados nos incisos do artigo 20 destas normas; e,
  4. fazer propaganda de seus serviços, mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Qual o salário de um Auxiliar de Dentista?

O salário de um auxiliar de dentista é em média R$ 1.273,03 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais, de acordo com Auxiliar de Dentista: Salário 2020 – Piso Salarial.

A média salarial do auxiliar de dentista é entre R$ 1.161,88 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios), R$ 1.221,00 (salário mediano) e o teto salarial de R$ 2.109,81, considerando os profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Qual a carga horária de um Auxiliar de Dentista?

A carga horária de um auxiliar de dentista pode variar entre 4 a 8 horas trabalhadas por dia. Vai depender se o contratante precisar desse profissional somente em um turno, ou  em horário integral.

O perfil profissional mais recorrente de um auxiliar de dentista é o de um trabalhador do sexo feminino com jornada de trabalho referente a 44h semanais, em consultórios ou clínicas odontológicas.

Para se formar em auxiliar de dentista é preciso fazer o curso de ASB. Segundo a lei que regulamenta o exercício dessa função, é preciso fazer o curso com carga horária de 300 horas. Sendo 240 horas dedicadas ao aprendizado teórico e, 60 horas dedicadas ao estágio supervisionado.

Como um Auxiliar de Dentista deve se vestir?

Normalmente o ASB ou auxiliar de dentista deve optar por transparecer um ar de limpeza ao se vestir para trabalhar. Usar de preferência a cor branca, camisa ou blusa gola polo, calça. As roupas devem ser menos ousadas e demonstrarem maior seriedade. Essas características são essenciais para quem atua na área da saúde.

As roupas devem ser limpas e estarem bem passadas. Os calçados devem ser confortáveis, baixos, firmes e fechados, já que o ASB trabalha muito tempo em pé.

O uso do jaleco é fundamental para proteger a roupa e o corpo do profissional. Esse deve estar sempre limpo, para evitar a propagação de microorganismos.

Uma outra opção é o uso de capote descartável, o qual é obrigatório usar diante de alguns procedimentos odontológicos.

Quais as vantagens de ter um Auxiliar de Dentista na sua clínica?

O dentista precisa de um auxiliar para tornar o atendimento mais eficaz e eficiente para o paciente. Dentre as vantagens em se ter um auxiliar no consultório ou clínica odontológica podemos citar:

  • Auxiliar o atendimento do dentista;
  • Atuar na limpeza e controle de infecção do ambiente;
  • Organização do consultório ou clínica;
  • Atender telefone e lidar com as marcações dos pacientes;
  • Controle de estoque e compra de material de reposição.

Cuidados na hora de contratar um Auxiliar de Dentista

Para contratar um auxiliar é necessário saber quais os papéis a serem desempenhados, as habilidades do contratado. Além do tipo de legislação que regulamenta a atividade.

Na hora de contratar, é importante saber o exercício das atividades do auxiliar de saúde bucal de acordo com as normas da Resolução 63/2005, do Conselho Federal de Odontologia. (Atualizado em 30/06/2005)

Além disso, o auxiliar precisa estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia do Estado onde atua.

É preciso avaliar o conhecimento técnico e a experiência de cada candidato. Outras características importantes a serem consideradas são:

Conscientização: é importante que o auxiliar esteja ciente de todas as suas tarefas. E ainda, desenvolva a capacidade de produzir ações educacionais, promocionais e preventivas.

Organização: é fundamental uma boa organização e limpeza do consultório ou clínica odontológica no dia a dia. Além disso, a organização da agenda a partir das marcações dos pacientes e a esterilização dos materiais usados durante os atendimentos, são prioridades.

Empatia: é preciso saber trabalhar em equipe. Afinal o auxiliar vai atender telefone e lidar com o público diariamente, seja paciente ou fornecedor.

Desenvoltura: o auxiliar de dentista precisa saber lidar com imprevistos. Esse deve estar atento a quaisquer alterações que os pacientes possam apresentar. E ainda saber lidar em situações de emergências.

Como treinar o Auxiliar de Dentista da sua Clínica?

O treinamento do ASB ou auxiliar de dentista deve ser individualizado de acordo com o perfil e público do seu consultório ou clínica odontológica.

Cabe ao dentista responsável delegar as funções que gostaria que o auxiliar fizesse para otimizar seu tempo.

O auxiliar pode agendar os pacientes, ser o responsável por entrar com os pacientes ao consultório e paramentá-los antes do atendimento.

Durante o tratamento o auxiliar estará apto a ajudar independente do procedimento a ser realizado. E após o tratamento, o auxiliar pode ser o responsável por remover toda a paramentação do paciente e acompanhá-lo até a porta.

A organização e limpeza da clínica, além da esterilização dos instrumentais são procedimentos comuns dos auxiliares. Porém cada dentista faz esse processo de acordo com sua especialidade e fluxo de pacientes.

Portanto cabe ao dentista treinar e explicar como deseja que seja realizada cada tarefa.

Alguns dentistas delegam aos auxiliares atendimentos a pacientes. Esses atendimentos são limitados e devem respeitar as normas do Conselho Regional de Odontologia.

Mais uma vez cabe o dentista responsável saber definir o papel do ASB em seu consultório e assim definir suas tarefas.

Como se tornar um Auxiliar de Dentista?

Para se tornar um ASB ou auxiliar de dentista é preciso fazer um curso preparatório. Vamos aqui citar alguns cursos para Auxiliar de Dentista em BH:

Universidade Federal de Minas Gerais 

A formação de equipes odontológicas configura-se como uma das estratégias fundamentais para se cuidar da saúde bucal da população brasileira. Pensando nisso, a Faculdade de Odontologia oferece o curso de auxiliar em saúde bucal.

O objetivo é qualificar os interessados para que possam ingressar no mercado de trabalho integrando estas equipes.

O curso em auxiliar em saúde bucal da Faculdade de Odontologia da UFMG, é voltado para pessoas a partir dos 17 anos que tenham terminado o ensino fundamental.

Curso de ASB – Online – Instituto Premium | Curso ASB presencial

Este curso é ideal para pessoas que buscam uma alternativa de trabalho na área da saúde, ou, já trabalham em consultórios e clínicas odontológicas como auxiliares de consultório dentário.

Para aqueles que buscam regularizar sua atividade profissional, adquirindo o certificado ASB e registro no Conselho Regional de Odontologia, também é uma ótima opção.

Como pré requisito para fazer o curso, o candidato deve ter o ensino fundamental completo. E o objetivo do curso é capacitar o aluno para a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos necessários à atividade de um auxiliar de saúde bucal.

Quanto tempo dura o curso para Auxiliar de Dentista

Em média o curso de auxiliar em saúde bucal é 300 horas/aula. Sendo 240 horas aulas teóricas/práticas e 60 horas de estágio. Em aproximadamente 4 meses se conclui o curso com a grade de horários semanalmente de segunda a sexta-feira.

A grade curricular deste curso vai de acordo com o que cada escola preconiza. Por isso, existe variação no tempo de formação. Hoje em dia já é possível fazer este curso online, cabe ao interessado procurar saber sobre a qualidade e desenvoltura de cada curso antes de se inscrever.

Conclusão

O ASB ou auxiliar de dentista tem a sua profissão legalizada e reconhecida. Esse profissional exerce uma série de funções que vão desde o atendimento dos pacientes até o controle de desinfecção do consultório.

Esse profissional segue a rotina pré estabelecida do cirurgião dentista, independente do seu local de trabalho. Mesmo este atuando como auxiliar de cirurgião dentista durante intervenções nos hospitais, nos consultórios dentários ou nos postos de saúde.

O auxiliar de consultório dentário poderá exercer sua atividade, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em higiene dental, em consultórios ou clínicas odontológicas, em estabelecimentos públicos ou privados.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre a área odontológica. Acesse agora o nosso material completo sobre Gestão e Administração de Clínicas Odontológicas!

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.