Dentista: Tudo o que você precisa saber sobre o técnico de odontologia

Avaliações
5/5
tecnico de odontologia equipe

Técnico de odontologia ou técnico em saúde bucal (TSB) é um profissional essencial para clínicas e consultórios odontológicos. Esse profissional auxilia o dentista nas atribuições do dia a dia, preparando a sala para os atendimentos odontológicos, ajudando na organização clínica e até realizando alguns pequenos procedimentos.

Por termos duas categorias de auxiliares em um consultório odontológico: ASB e TSB existe muita confusão no que se diz respeito às funções, formação e remuneração dessas profissões.

Por isso, veja nesse texto o que é, como se forma e como trabalha o técnico em saúde bucal. Confira!

O que é e o que faz um técnico em Odontologia?

tecnico de odontologia profissional

O técnico em saúde bucal (TSB) é o profissional que auxilia o cirurgião-dentista durante as consultas. Ou seja, é esse profissional que ajuda o dentista durante os procedimentos e atendimentos, com a preparação da sala de atendimento, instrumentação e auxílio nos procedimentos clínicos.

O TSB é uma profissão regulamentada pela lei  11889/08. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, é necessário realizar um curso técnico específico para exercer as atividades competentes ao cargo.

Para atuar, o TSB precisa da constante supervisão de um dentista, não podendo atuar por conta própria ou ter consultório. Tanto atividades clínicas como administrativas são competência do TSB, e muitas vezes em consultórios pequenos, esse profissional supre todas as necessidades e demandas.

A importância do técnico de odontologia para seu consultório

O técnico em saúde bucal é um profissional muito importante dentro do consultório, pois ele irá executar tarefas fundamentais para o funcionamento da clínica.

Confira abaixo algumas das atividades regulamentadas por lei para o TSB:

  • Exercer a atividade de forma autônoma e monitorada;
  • Prestar assistência, direta ou indiretamente, ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista;
  • Participar do treinamento e capacitação de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde;
  • Participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais;
  • Participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador;
  • Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista;
  • Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista;
  • Supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal (ASB);
  • Realizar fotografias e tomadas de uso odontológicos exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas;
  • Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista;
  • Proceder à limpeza e à anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares;
  • Remover suturas;
  • Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
  • Realizar isolamento do campo operatório;
  • Exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Quanto ganha um técnico de odontologia?

O salário do TSB pode variar de acordo com a sua jornada de trabalho ou região do país. Em média, de acordo com o site Salário.com.br um técnico em saúde bucal ganha R$1.559,98 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais, sendo o teto salarial aproximadamente R$ 2.731,20.

Ainda sobre valores, a lei que regulamenta a atividade no Brasil determina que as anuidades dos Conselhos Regionais pelo Técnico em Saúde Bucal e pelo Auxiliar em Saúde Bucal, assim como das taxas correspondentes aos serviços e atos indispensáveis ao exercício de ambas profissões não podem ultrapassar, respectivamente, 1/4 (um quarto) e 1/10 (um décimo) daqueles cobrados ao cirurgião-dentista.

A taxa do Conselho Regional de Odontologia deve ser paga pelo TSB para que sua função esteja regulamentada dentro do órgão de classe. Dessa forma, com os documentos em dia, o profissional estará apto a trabalhar em clínicas e consultórios.

Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar de Dentista e Secretária: o que são e quais as diferenças entre eles?

O ASB e o TSB e as secretárias são profissionais importantes, são eles que executam diversas funções dentro do consultório e ou clínica odontológica. Mas sabemos que às vezes é difícil entender qual a função de cada um e saber como escolher qual é o perfil de profissional mais adequado para a sua realidade.

Os afazeres entre ASB e TSB ainda são confundidos por muitos profissionais, e ambas as profissões estão diretamente ligadas à atuação dos odontólogos, afetando a qualidade do atendimento dos pacientes.

Por isso, a seguir vamos falar um pouco sobre diferenças e semelhanças entre ASB e TSB e secretária para esclarecer todas as suas dúvidas.

TSB

O Técnico em Saúde Bucal ou TSB também atua em assistência ao dentista e oferece suporte aos pacientes e membros do consultório. Esse profissional possui maior conhecimento técnico para atuar, e sob observação do cirurgião-dentista, realizar pequenos procedimentos e coordenar treinamentos para a equipe de auxiliares.

Para ser um TSB, é preciso fazer um curso Técnico em Saúde Bucal para aprofundar os conhecimentos na prática odontológica. E estar preparado para estar frente ao paciente, seja passando orientações, seja realizando algum procedimento.

Dessa forma, a atuação do TSB envolve riscos, como a contaminação por agentes biológicos e, consequentemente, maior responsabilidade com o paciente. Assim, o valor da base salarial também é maior, pois a insalubridade está incluída no pagamento. Sendo essa uma das principais diferenças entre o ASB e TSB.

Contudo, em ambas as profissões, é necessário a supervisão do cirurgião-dentista.

Além de poder exercer as mesmas atividades do ASB, às responsabilidades do TSB incluem:

  • Participar de treinamentos aos Auxiliares em Saúde Bucal e de outros membros da equipe;
  • Promover ações educativas com foco na prevenção de doenças orais;
  • Remover suturas;
  • Aplicar medidas de biossegurança odontológica durante o uso e o descarte de resíduos;
  • Realizar isolamento do campo operatório;
  • Instrumentar o cirurgião-dentista;
  • Fotografar o paciente para uso odontológico;
  • Realizar a limpeza e a antissepsia, antes e depois das cirurgias.

Vamos agora falar um pouco sobre a importância desses profissionais para a Odontologia. Para os odontologistas e para o consultório ou clínica odontológica.

ASB

Muito procurado e valorizado, o Auxiliar de Saúde Bucal ou ASB tem a missão de atuar junto ao dentista, oferecendo os materiais para o atendimento e a melhor experiência do paciente antes, durante e após o tratamento. É ele quem dá o apoio necessário dentro do consultório.

O Auxiliar de Saúde Bucal faz parte da Equipe em Saúde Bucal juntamente com o Cirurgião-Dentista e o Técnico de Saúde Bucal. Este profissional tem entre suas funções a de preparar o paciente para o atendimento.

O ASB é treinado para cumprir algumas funções específicas no ambiente de trabalho, entre elas, fazer toda a programação de atividades diárias do consultório. Vamos aqui citar um pouco das possíveis atividades que o ASB é responsável dentro do consultório ou clínica odontológica:

  • Preparar o paciente para o atendimento;
  • Manipular materiais de uso odontológico;
  • Selecionar moldeiras;
  • Preparar modelos em gesso;
  • Processar filme radiográfico;
  • Desenvolver ações de promoção da saúde;
  • Organizar a documentação de clientes;
  • Controlar o estoque de produtos;
  • Auxiliar no departamento financeiro da empresa, caso seja preciso.

As responsabilidades do ASB giram mais em torno da preparação para o atendimento. É ele quem separa e higieniza os materiais utilizados nos procedimentos. E também é função dele limpar ou descartar o que foi usado durante o atendimento. Além de organizar os documentos dos pacientes atendidos.

Para ser um ASB, é preciso fazer um curso em Auxiliar em Saúde Bucal e aprofundar os conhecimentos na prática odontológica. Interagir no consultório/clínica e saber trabalhar em equipe.

Se deseja saber um pouco mais sobre o auxiliar em saúde bucal e tudo para você se tornar um, acesse nosso texto sobre: Auxiliar em Saúde Bucal: Tudo Para Você se Tornar Um.

Secretária odontológica

Uma recepcionista de uma clínica odontológica ou secretária é uma profissional que trabalha no consultório de um dentista e cuida das tarefas administrativas dentro do local de trabalho.

Elas assistem o dentista e os assistentes odontológicos, assim como atendem os pacientes que vêm ao consultório.

Além disso, as recepcionistas são frequentemente a primeira pessoa que os pacientes vêem quando chegam ao consultório e às vezes são consideradas as representantes do consultório odontológico.

Pois, o primeiro contato entre o paciente e o consultório odontológico será por meio da recepcionista.

As funções de uma secretária variam de acordo com seu local de trabalho, mas a maioria das secretarias executam as seguintes tarefas no dia a dia:

  • Cumprimentar os pacientes quando chegam ao consultório;
  • Agendamento de consultas para pacientes;
  • Manter a agenda do dentista em ordem e reagendar consultas caso o paciente desmarque;
  • Manter os registros dos pacientes;
  • Preparar e enviar os orçamentos e cobranças aos pacientes;
  • Auxiliar os pacientes no preenchimento de formulários;
  • Confirmar consultas com os pacientes via telefone ou WhatsApp;
  • Manter o controle do material de escritório e fazer pedidos de mais suprimentos quando necessário;
  • Realizar tarefas básicas de contabilidade, tais como receber pagamentos de pacientes e organizar as contas do consultório;
  • Assegurar que todos os equipamentos do escritório estejam funcionando corretamente, como por exemplo o computador, a impressora, o telefone, etc;
  • Assegurar que a área da recepção e do consultório esteja sempre limpa e organizada.

Como definir qual perfil profissional contratar para seu consultório

tecnico de odontologia recepcao

Os auxiliares em saúde bucal trabalham como parte de uma equipe odontológica. De maneira geral, as responsabilidades do ASB estão relacionadas com tarefas preparatórias e de assistência ao profissional.

Desse modo, a organização, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com adversidades são algumas características de destaque para quem busca uma carreira como auxiliar em saúde bucal (ASB).

No entanto, esses pontos positivos não são o suficiente para atuar em uma clínica ou consultório odontológico.

Para exercer a profissão é exigido, no mínimo, o grau de escolaridade no nível médio, ser maior de idade e, de preferência, ter formação em curso de capacitação de auxiliar em saúde bucal.

Além das diferenças na formação, salário e atuação, as profissões de ASB e TSB compartilham algumas semelhanças entre si.

As duas carreiras exigem que os profissionais estejam registrados no CRO e no CFO. E um outro ponto que as duas carreiras têm em comum é a necessidade de estar sempre sob supervisão do cirurgião-dentista.

Para saber um pouco mais sobre o tema, acesse nosso texto, Auxiliar De Dentista: Dicas e Vantagens Para Preparar Sua Equipe.

Como contratar um técnico de odontologia para o seu consultório?

A contratação de funcionários é um dos pontos mais importantes dentro de qualquer clínica odontológica. Por isso, fazer um planejamento do processo de seleção é muito importante.

Precisamos antes de tudo definir quais seriam as funções, jornada de trabalho, valor do salário e perfil do profissional que está buscando. Assim será mais fácil direcionar anúncios e filtrar os currículos recebidos.

Depois de fazer uma auto análise e determinar que tipo de profissional você busca, confira abaixo algumas dicas para saber identificar na entrevista e no currículo se o profissional possui as características necessárias para trabalhar com você.

Como identificar o perfil ideal

Entre as habilidades técnicas desejadas, certamente uma das mais essenciais é o domínio das técnicas e materiais odontológicos e saber lidar com pessoas. Seria importante que o TSB tenha as seguintes habilidades:

  • Trabalhar usando software de gestão e de marcação de consultas;
  • Conhecimentos gerais de como usar o e-mail, o Google e os programas do Office, como Word e Excel;
  • Uso correto da língua portuguesa, seja na escrita ou na fala, erros recorrentes de português podem causar uma má impressão nos pacientes;
  • Saiba lidar com pessoas diferentes e tenha inteligência emocional para lidar com estresse, pressões e adversidades;
  • Tenha vontade de aprender;
  • Seja treinável e aberto a novas formas de trabalho;
  • Tenha conhecimento técnico e habilidades manuais mínimas exigidas para a profissão.

As fortes habilidades interpessoais e comportamentais permitem que os TSB se comuniquem e se relacionem uns com os outros de forma eficaz, assim como ajudam esses profissionais a construir relacionamentos dentro de sua posição e carreira.

As habilidades comportamentais necessárias o TSB incluem:

  • Responsabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Escuta ativa;
  • Empatia;
  • Paciência;
  • Liderança;
  • Confiabilidade;
  • Inteligência emocional;
  • Flexibilidade.

Além disso, é necessário que o TSB mantenha o profissionalismo durante todo o seu dia de trabalho.

Como realizar o processo seletivo de técnico de odontologia

O primeiro passo para realizar o processo seletivo é divulgar a vaga. Você pode procurar indicações com outros profissionais, fazer uma busca ativa em cursos de formação de TSB ou sites do CRO da sua região.

A vaga poderá ser anunciada em sites de emprego, sites institucionais e até em redes sociais. Depois que você divulga e começa a receber os currículos você terá que analisá-los para saber quem será chamado para entrevista.

Um dos primeiros aspectos que devem ser observados é a qualidade formal e estética do currículo. Isso permite verificar o cuidado do candidato no momento da elaboração.

É muito importante verificar se as experiências profissionais do candidato se apresentam em ordem cronológica.

Você deve avaliar a formação da pessoa, a experiência na área e deve entrar em contato com os lugares que o profissional já trabalhou para obter informações. Depois de identificar alguns profissionais que atendam o perfil desejado você deve marcar uma entrevista.

Na entrevista você deve avaliar se o profissional consegue ser treinado, qual é a sua personalidade, quais são os seus objetivos de vida e carreira, sua disponibilidade e facilidade para chegar ao trabalho.

Quais as vantagens de contratar o técnico de odontologia para seu consultório?

São muitas as vantagens de se contratar o TSB para o seu consultório pois a odontologia é uma profissão difícil para se exercer sozinho.

Ao ter um TSB você poderá delegar funções, dedicando seu tempo mais livre para executar suas funções fundamentais.

A atuação de um técnico em saúde bucal é muito abrangente dentro de um consultório odontológico. Por isso, ele poderá atuar na orientação dos pacientes, ensinando as melhores formas de prevenção de doenças infecciosas além de te auxiliar nos tratamentos, realizar limpeza e desinfecção, entre outras funções caso seja necessário.

Como se tornar um técnico de odontologia

tecnico de odontologia profissionais

Para se tornar um técnico em saúde bucal o candidato deve fazer um curso técnico que possui duração média de 16 a 24 meses, correspondendo a 1.200 horas. No curso, o aluno aprende diversos conceitos básicos da odontologia, e tem noções práticas e teóricas de procedimentos dentários, tais como:

  • Anatomia e Fisiologia Bucal;
  • Biossegurança;
  • Instrumentação e equipamentos odontológicos;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Noções em Cirurgia Odontológica;
  • Periodontia;
  • Higiene bucal
  • Primeiros Socorros;
  • Psicologia Aplicada;
  • Promoção da Saúde e Prevenção no Trabalho;
  • Radiologia Bucal;
  • Saúde Ambiental;
  • Técnicas de Higiene Dental;
  • Técnicas Restauradoras;
  • Entre outros.

Após o término do curso o TSB precisa se registrar no conselho de classe (CRO) do seu estado para regulamentar a sua profissão e assim estar apto para se inserir no mercado de trabalho.

Onde fazer o curso de formação como técnico de odontologia

As instituições credenciadas e regulamentadas para se fazer um bom curso de ASB e TSB oferecem grades curriculares de qualidade, que aliam a teoria à prática e formam, acima de tudo, profissionais éticos e qualificados para o atendimento humanizado aos pacientes.

Existem várias faculdades de odontologia que oferecem os cursos de ASB ou TSB. Vale a pena procurar na sua cidade quais são as instituições que oferecem essa formação. Para ser TSB, o curso deve ter no mínimo 1.200 horas.

O valor do curso geralmente é acessível sendo que as mensalidades variam de R$ 500,00 a R$ 1.200,00 reais.

Para cursar o curso técnico é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino médio. Depois de concluir essas etapas, com o diploma em mãos, o profissional deverá efetuar o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia.

Após a sua formação é interessante que o profissional esteja sempre evoluindo fazendo cursos complementares para ser um técnico diferenciado e atrativo para o mercado de trabalho. Invista em conhecer softwares de gestão, gerenciamento de tarefas entre outras habilidades.

A legislação para contratação do técnico de odontologia

Para você dentista que precisa contratar um TSB conheça abaixo a lei que regulamenta a profissão a contratação desses profissionais.

Lei vigente n° 11.889/2008

TSB e ASB são profissões reguladas pela Lei n° 11.889/2008, que, entre outras disposições, define as atribuições de cada uma delas. A título de exemplo, o ASB pode processar filme radiográfico, preparar modelos em gesso e executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental e de equipamentos odontológicos, entre outras competên­cias.

O TSB, por sua vez, pode realizar qualquer uma das tarefas do ASB , além de proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, remover suturas, fazer a remoção do biofilme etc.

Órgãos de classe

O TSB é obrigado a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia. Para a inscrição, o CRO exige que o profissional tenha cursos específicos na área.

Por isso, é indispensável que, ao contratar, você verifique seu vínculo com esses órgãos e que sejam respeitadas as atribuições de cada uma das profissões.

Acúmulo de função

O ASB não pode executar tarefas exclusivas de um TSB. Caso isso ocorra, além de eventuais consequências perante o conselho profissional, o ASB poderá alegar acúmulo de função perante a Justiça do Trabalho e ter direito a um acréscimo salarial.

Da mesma forma, se outros profissionais, como recepcionista ou secretário, exercerem tarefas atribuídas ao ASB ou ao TSB, poderão pleitear um acréscimo salarial decorrente do acúmulo de função.

Adicional de insalubridade

Deve ser levado em consideração se o profissional contratado tem contato com substâncias que justifiquem o pagamento – como um agente químico (caso do mercúrio, que exige adicional de 40%) ou biológico.

Em relação aos agentes biológicos, o simples trabalho em estabelecimento destinado aos cuidados da saúde humana em contato permanente com pacientes ou com material infecto contagiante dá direito ao adicional de insalubridade de 20%.

Se houver contato com pacientes com doenças infectocontagiosas, o adicional será de 40%. Esses adicionais, porém, não são cumulativos: quando há contato com mais de um agente, prevalecerá o adicional de maior valor.

Carteira de trabalho

Deve conter data de admissão, remuneração e as condições especiais de trabalho. Todo mês, deverá ser recolhida a contribuição previdenciária (8% a 11%) e efetuado o depósito do FGTS.

Jornada de trabalho

Apenas os consultórios com mais de dez trabalhadores estão obrigados a ter alguma forma de controle, mas em todos deve-se fazer pagamento de horas extras quando ultrapassada a jornada de trabalho normal e não houver compensação das horas.

Os empregadores devem cumprir o faseamento do eSocial, enviando os eventos solicitados de acordo com o cronograma oficial constante no portal http://portal.esocial.gov.br/.

Conclusão sobre técnico de odontologia

O TSB é o profissional que executa diversas funções dentro do consultório/clínica odontológica, além de prestar assistência ao dentista responsável. Este profissional auxilia o atendimento do dentista, para que o paciente tenha a melhor experiência ao longo do tratamento odontológico.

Se você se interessou pela área e pretende investir na carreira, busque cursos reconhecidos que lhe possibilitem a prática e a teoria coerentes.

Para aprimorar os seus conhecimentos e entrar para o mercado de trabalho como um profissional competente e respeitável, pesquise e compreenda que cuidar do outro em todos os aspectos é a principal característica desta função.

Não tenha medo de buscar os ideais, de ser útil no apoio ao dentista, seja proativo em cuidar de cada paciente de forma individualizada, afinal a dedicação conduz o profissional ao reconhecimento e, consequentemente, a uma carreira consolidada.

Continue acompanhando nossos artigos aqui no Empreendedor Dentista. Os próximos artigos estão imperdíveis! Confira também nosso perfil no instagram e nosso canal no youtube.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.