A formatura certamente é um momento único na vida de qualquer pessoa. Formar em Odontologia é motivo de muita celebração. Na colação de grau, compartilhamos a alegria com os entes queridos, amigos e professores, e assim reconhecer toda ajuda e dedicação que te foram passadas ao longo do curso. Também é momento de firmar um compromisso ético profissional, razão pela qual temos o juramento da Odontologia.
Na solenidade de colação de grau existem vários momentos marcantes, mas podemos dizer que o juramento da Odontologia é um momento especial e muito aguardado pelos formandos.
O juramento é o momento em que o profissional promete honrar as tradições da profissão, ser ético, moral e sempre fazer o melhor pelo seu paciente. Por isso, é um momento que emociona a todos.
Quer saber mais sobre o juramento da Odontologia?Conheça todos os tipos de juramento nesse texto que preparamos para você.
O que é o juramento da Odontologia?
A colação de grau sem dúvidas é o momento sublime de todo estudante. Ele marca a conquista do aluno, que se torna oficialmente um profissional na área em que escolheu atuar.
A colação de grau é repleta de momentos importantes, mas o pronunciamento do juramento do curso, é o ápice. É nesse momento que cada formando se compromete a exercer a profissão escolhida com competência, ética e dedicação.
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno previamente definido pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. O juramento da Odontologia não é uma mera formalidade.
Os estudantes devem ter alguns cuidados na hora do pronunciamento. Certas atitudes podem até mesmo fazer com que a colação de grau seja invalidada.
- A hora do juramento exige seriedade. Evite conversar com o colega do lado ou fazer brincadeiras;
- Siga exatamente o texto previsto no juramento;
- O juramento deve ser feito de pé, em um tom de voz firme e pausado;
- Há casos em que a universidade invalida a colação de grau caso o texto do juramento seja alterado ou acrescido de “piadinhas”, por isso, fique atento.
Momento em que é feito o juramento da Odontologia
A colação de grau será conduzida pelo Mestre de Cerimônia oficial da Instituição que deve seguir o roteiro oficial – chamado de “ordem do dia”.
Nesse roteiro oficial existem atos protocolares obrigatórios da cerimonial da Colação de Grau da Instituição, veja:
- Recepção dos Convidados;
- Abertura (Mestre de Cerimônia);
- Entrada dos formandos ocorre por ordem alfabética de curso e a disposição de en- trada de cada formando obedecerá a ordem alfabética sem chamamento nominal;
- Composição da Mesa de Honra;
- Início do cerimonial com o mestre de cerimônia;
- Abertura da solenidade de colação de grau (Presidente da solenidade: Diretor, Coordenação Acadêmica, Coordenador de Graduação ou Coordenador de Curso);
- Ato cívico (Hino Nacional);
- Discurso do Orador (único para todos os cursos e escolhido por sorteio, dentre os indicados pelos formandos dos respectivos cursos que colarão grau no mesmo dia);
- Juramento (específico do curso);
- Discurso do Paraninfo (único para todos os cursos e escolhido por sorteio, dentre os indicados pelos formandos dos respectivos cursos que colarão grau no mesmo dia);
- Requerente de grau sendo feito por um aluno em nome da turma;
- Concessão de grau feita pelo Presidente da Mesa ao aluno requerente em nome da turma;
- Entrega dos canudos a todos os formandos; Encerramento da Sessão Solene;
- Música de encerramento e confraternização.
Portanto, o juramento da Odontologia ocorre após o discurso do orador da turma e antes do discurso do paraninfo.
Como funciona a colação de grau do curso de Odontologia?
A Colação de Grau é uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. É um ato oficial realizado, via de regra, em sessão solene e pública de outorga de grau aos acadêmicos que concluíram o curso superior de graduação.
A colação de grau oficializa a conclusão do curso e confere o grau de bacharel em Odontologia aos formandos.
O alunos estará apto a colar grau mediante o cumprimento dos seguintes itens:
- Estar em dia com as obrigações acadêmicas. Não é admitida em hipótese alguma, a participação de alunos com pendências acadêmicas na cerimônia oficial de co- lação de grau;
- Ter participado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) uma vez selecionado pelo INEP. O ENADE é componente curricular obrigatório a todos os cursos de graduação e a participação dos estudantes é condição prévia ao registro no histórico escolar da situação regular junto ao ENADE;
- Ter solicitado através do Portal Acadêmico de acordo com o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, a solicitação de grau para a Instituição;
- Não possuir nenhuma pendência com a Biblioteca (multa, livros);
- Não possuir punições pendentes de cumprimento;
- Ter seu nome incluído na relação dos alunos aptos para a colação de grau, divulgada pela Secretaria Acadêmica até um dia antes da data prevista para a cerimônia de colação de grau.
Caso o estudante esteja cumprindo todas as exigências ele poderá colar grau e deverá apresentar a documentação necessária que listamos no tópico abaixo.
A colação de grau na odontologia geralmente é separada em dois momentos: um oficial realizado dentro da faculdade de odontologia com presença de poucos familiares, os estudantes e os representantes da faculdade.
E uma colação extra-oficial na qual é realizada em local amplo com presença de mais convidados e na qual o alunos estão vestidos com a beca e os discursos são realizados. Aquela famosa formatura que todos comemoram!
Documentos necessários para a colação de grau do curso de Odontologia
Para que o aluno possa colar grau ele precisa entregar uma via autenticada dos documentos listados abaixo, 30 dias antes da Cerimônia de Formatura, sendo uma via de cada:
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- RG;
- CPF;
- Título Eleitoral;
- Comprovante da última eleição;
- Certificado de Reservista (para homens);
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
Para acadêmicos vindos de transferência: além de todos os documentos listados acima, deverá também entregar o Histórico da Graduação e Guia de Transferência.
Colação de grau solene
A colação de grau solene é o conjunto de atos oficiais, com a presença do paraninfo, patrono e demais homenageados, oradores e direção da Instituição, pelo qual se confere o grau de bacharel ao acadêmico que tenha integralizado a matriz curricular respectiva, bem como cumpridas todas as exigências constantes no regimento da Instituição.
Este evento acontece em local definido pela Instituição, sendo que horário e data, também são definidos pela Faculdade através de ofício acadêmico.
Cores e símbolos da Odontologia
Sabemos que a origem do símbolo da Odontologia é greco-romana e faz referência ao Caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio era o deus da Medicina e da cura.
De acordo com estudos históricos, Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo a lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo. Esculápio por sua vez aprendeu tudo sobre plantas medicinais e virou o curandeiro mais famoso da região.
Certo dia Esculápio saiu da casa de um “paciente”, sem esperanças de curar aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo, Esculápio matou-a com seu cajado. Logo em seguida, uma segunda serpente idêntica a primeira, apareceu novamente carregando ervas em sua boca.
Esculápio pegou as ervas e as usou no paciente, já declarado morto, e no mesmo instante, o homem ressuscitou. Desde aquele dia, a cobra passou a ser seu animal de estimação e ajudá-lo nas curas.
Portanto, o símbolo da Odontologia homenageia aquele que era o “ médico e dentista” da época. Conheça abaixo a origem de cada elemento do símbolo.
As cores de um símbolo são igualmente importantes na representação da profissão. Na Odontologia não é diferente. No Brasil, foram sugeridas as cores grená, amarelo e preto para representar a Odontologia.
Veja abaixo o significado das cores dentro da simbologia:
- Grená (vermelho acastanhado). Estará presente no bastão e no círculo do símbolo. O vermelho se destaca das demais por ter mais poder de convencimento e ser usado para atrair a atenção. Ela aumenta o ritmo cardíaco e cria uma necessidade de urgência ou imediatismo.
- Amarelo. Está presente na serpente. O amarelo representa otimismo, juventude, compreensão e criatividade.
- Preto. Está presente nas estrias diagonais da serpente. O preto representa a elegância, mistério, o secreto e o poder.
Colação de grau em gabinete e respectivo juramento
Em casos em que o aluno nao quer ou nao pode participa da colacao de grau em sessao pública, o acadêmico poderá solicitar a colação de grau em data especial, através do portal acadêmico do aluno, respeitando o prazo limite de 45 (quarenta e cinco) dias antes do encerramento do semestre letivo do último período do curso.
Este tipo de colação é realizado em um espaço dentro da Instituição e ocorre duas vezes por semestre letivo, em data definida no Calendário Acadêmico de cada Instituição. Nessa modalidade o aluno irá fazer o juramento frente a representantes da faculdade, como reitor, e diretor da instituição.
Quem é o juramentista?
Agora que sabemos o que é juramento e qual é a sua importância na colação de grau de Odontologia, podemos imaginar a responsabilidade do juramentista.
O juramentista é o aluno escolhido pela turma para fazer o juramento durante a colação de grau. A seleção do estudante responsável por essa tarefa deve ser feita sob orientação da comissão de formatura.
É importante que o escolhido saiba fazer a leitura com seriedade e tenha tom firme e pausado para que o texto seja lido como a cerimônia exige.
Por isso, saiba escolher bem o juramentista da sua turma! Esse momento ficará gravado para sempre na memória de todos.
Tipos de juramentos da Odontologia
Na Odontologia temos alguns modelos de juramentos que podem ser utilizados na colação de grau. Cabe à turma escolher o modelo de juramento de Odontologia que mais os agrada. Confira abaixo os tipos de juramentos:
Juramento de Hipócrates
“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”.
Juramento Ético do Cirurgião- Dentista
“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal da minha vida profissional; Dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social; Exercer a odontologia com a observância das leis do país, das normas do Conselho Federal e Regional e dos preceitos do Código de Ética Odontológica, acatando-os e reconhecendo-os publicamente como obrigatórios; Assim procedendo, possa eu merecer o respeito e o melhor juízo dos meus colegas e da comunidade; se não respeitá-los que me suceda o contrário. É o que prometo.”
Juramento da Organização Mundial de Saúde (OMS)
“No momento em que sou admitido como Cirurgião-Dentista, juro: consagrar minha vida a serviço da humanidade; ter para com os meus mestres respeito e gratidão; exercer a minha profissão com dignidade e consciência; ter a saúde do meu paciente como a minha maior preocupação; respeitar os segredos que me forem confiados; manter por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da Odontologia; considerar meus colegas como irmãos; jamais permitir que preconceitos de religião, nacionalidade, raça, credo político ou situação social se interponha entre os meus deveres e meu paciente; conservar o máximo de respeito pela vida humana; nunca utilizar meus conhecimentos contra a lei dos homens. Faço este juramento para honra minha, solene e livremente”.
Conclusão
A colação de grau é um momento marcante na nossa vida profissional Durante essa sessão solene o juramento é um dos pontos altos, sendo considerado a etapa mais importante durante o evento.
O juramento da Odontologia é realizado para formalizar a formatura e o ingresso do estudante na vida profissional. É uma afirmação que ressalta a importância da ética na profissão e o respeito ao paciente.
O juramentista e o aluno escolhido para fazer a leitura do juramento durante a colação de grau. Por ter esse papel fundamental, recomendamos muita atenção na hora de selecionar e eleger essa pessoa.
Existem alguns tipos de juramento de Odontologia, conheça todos os tipos para escolher o que melhor atende as expectativas na sua turma.