Símbolo da Odontologia: Conheça o significado e a origem

Avaliações
5/5
símbolo odontologia

Você já parou para perguntar qual é o significado do símbolo da Odontologia? Apesar de ser um símbolo conhecido e utilizado por muitos profissionais em jalecos e na formatura, poucos sabem o seu significado.

Para você que sempre teve curiosidade e quer conhecer a história do nosso símbolo, preparamos um texto bem completo. Confira!

Qual é o símbolo da Odontologia?

O símbolo da Odontologia faz referência ao Caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio era o deus da Medicina e da cura.

Portanto, o símbolo da Odontologia é constituído por um bastão com uma serpente a envolvendo no sentido da esquerda para a direita.

Em 1912, a American Medical Association adotou o “bastão de Esculápio” como seu símbolo. A princípio, o  símbolo era adotado apenas para o Corpo de Saúde do Exército. Utilizava-se o mesmo símbolo da Medicina por entender que a Odontologia correspondia a uma especialidade médica que cuida da cavidade bucal.

No Brasil, a utilização deste símbolo foi proposto por Benjamin Constant Nunes Gonzaga. Benjamin era cirurgião-dentista do Exército no artigo publicado em março de 1914, na Revista Odontológica Brasileira, o intitulado “O Emblema Simbólico da Odontologia”.

Em 1973, durante a realização do VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, um Grupo de Trabalho constituído por Cyro Rausis, Amadeo Bobbio e Ernesto Salles Cunha ratificou o modelo proposto por Benjamin Constant Nunes Gonzaga.

Esse grupo de profissionais acrescentaram apenas que o bastão seria da cor marrom e o círculo teria a cor grená. E nesse novo formato foi recomendado como símbolo distintivo da Odontologia.

O Conselho Federal de Odontologia oficializou a utilização do símbolo revisado por meio do artigo 275 da “Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia”.

Nessa normativa o Conselho ratifica o que foi aprovado no VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, detalhando a proporção que deve ser observada nas dimensões dos elementos constitutivos do símbolo.

Qual é a origem do símbolo da Odontologia?

Sabemos que o a origem do símbolo da Odontologia é greco-romana e faz referência ao Caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio era o deus da Medicina e da cura.

De acordo com estudos históricos Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo a lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo. Esculápio por sua vez aprendeu tudo sobre plantas medicinais e virou o curandeiro mais famoso da região.

Certo dia Esculápio saiu da casa de um “paciente”, sem esperanças de curar aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo, Esculápio matou-a com seu cajado. Logo em seguida, uma segunda serpente idêntica a primeira, apareceu novamente carregando ervas em sua boca.

Esculápio pegou as ervas e as usou no paciente, já declarado morto, e no mesmo instante, o homem ressuscitou. Desde aquele dia, a cobra passou a ser seu animal de estimação e ajudá-lo nas curas.

Portanto, o símbolo da Odontologia  homenageia aquele que era o “ médico e dentista” da época. Conheça abaixo a origem de cada elemento do símbolo.

Bastão Caduceu de Asclépio

O símbolo utilizado pela Odontologia é representado por um bastão, o bastão de Asclépio envolvido por uma serpente no sentido da esquerda para a direita.

O bastão representa a autoridade dos médicos e dentistas que, muitas vezes, podem decidir sobre a vida ou a morte do paciente.

Já a serpente representa a cicatrização, cura ou o renascimento.

Lenda de Asclépio

Como vimos, todo o símbolo da Odontologia está relacionado a mitologia grega. Segundo a lenda, Asclépio foi o aprendiz do centauro Quíron. Talentoso, Asclépio aprendeu rapidamente como curar doentes e se destacou em relação ao seu mestre.

Asclépio teria ganhado a fama de ressuscitar doentes, o que desagradou Zeus – o deus dos deuses.

Querendo mostrar que a autoridade era de Zeus e reafirmar o seu poder, este mandou matar Asclépio, o deus da Medicina e da cicatrização.

Além da Odontologia, outras áreas da saúde também possuem seus símbolos baseados na lenda de Asclépio, como a Medicina, Farmácia e Veterinária.

Cores usadas no símbolo da Odontologia

As cores de um símbolo são igualmente importantes na representação da profissão. Na Odontologia não é diferente. No Brasil, foram sugeridas as cores grená, amarelo e preto para representar a Odontologia.

Veja abaixo o significado das cores dentro da simbologia:

  • Grená (vermelho acastanhado). Estará presente no bastão e no círculo do símbolo. O vermelho se destaca das demais por tem mais poder de convencimento e ser usada para atrair a atenção. Ela aumenta o ritmo cardíaco e cria uma necessidade de urgência ou  imediatismo.
  • Amarelo. Está presente na serpente. O amarelo representa otimismo, juventude, compreensão e criatividade.
  • Preto. Está presente nas estrias diagonais da serpente. O preto representa a elegância, mistério, o secreto e o poder.

Qual é a diferença entre o símbolo da Odontologia e da Medicina?

Você já deve ter percebido que os símbolos da Medicina e da Odontologia são bem parecidos, não é mesmo? Durante muito tempo era utilizado apenas um símbolo para as duas profissões.  Entendia-se que a Odontologia correspondia a uma especialidade médica que cuida da cavidade bucal.

Mais tarde, optou-se pela diferenciação dentre as áreas e consequentemente seus símbolos. Para diferenciar o símbolo da Odontologia do símbolo da Medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Asclépio. Este círculo representaria a Medicina circunscrita à cavidade oral.

Portanto, a grande diferença entre os símbolos e o círculo ao redor do bastão.

A Odontologia possui outro símbolo?

Cada profissão carrega com ela suas tradições, simbologia e cores associadas. Com a Odontologia não é diferente. Além do símbolo clássico do bastão com a serpente, temos também um pedra que representa a profissão.

Conheça abaixo a pedra da Odontologia. A pedra é muito utilizada na confecção de anéis de formatura. Confira.

Pedra da Odontologia

A granada, é uma pedra de cor vermelho-acastanhada. Por causa de seu tom avermelhado, esta pedra já foi associada ao coração e ao amor pelos povos antigos. Essa é a pedra natural  escolhida para representar o curso de Odontologia.

A única profissão que utiliza a granada avermelhada como pedra do anel de formatura é a Odontologia. Apesar de da esmeralda ser considerada a pedra da área da saúde, como para os cursos de medicina, enfermagem e fisioterapia, a Odontologia utiliza a granada.

Por ser uma especialização mais moderna da área médica, a Odontologia só ganhou um símbolo próprio muito tempo depois, em um congresso internacional de Odontologia em Granada, na Espanha.

Na época do congresso foi definido que o símbolo do curso seria o bastão envolvido por duas serpentes e que a pedra seria a granada, em homenagem à cidade que acolheu o evento.

Embora o símbolo tenha mudado para bastão com uma serpente e um circulo envolta, a pedra permaneceu como um dos símbolos da profissão.

Conclusão

Saber a simbologia a histórias e as curiosidades da Odontologia nos fazem valorizar e admirar ainda mais essa nobre profissão.

O símbolo da Odontologia traz uma história, uma lenda e filosofia. Utilizá-lo é remeter ao tradicional, aos costumes e as tradições da profissão.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.