Sabemos que ter sucesso na profissão não é uma tarefa fácil! Ainda mais em um mercado que se torna mais competitivo a cada dia! Por isso, empreender na Odontologia se tornou uma necessidade.
Sendo assim, novos modelos de negócio com uma visão mais contemporânea acabam surgindo. Isso acaba contrapondo o velho padrão de atendimento e prestação de serviço em Odontologia.
Por isso, montamos um texto super atual para você que quer empreender na Odontologia mas não sabe dar os primeiros passos. Confira!
O que significa empreender na Odontologia?
Antes de falarmos sobre modelos de negócios e inovações na área, precisamos entender o que é empreendedorismo.
Segundo o Sebrae, ser empreendedor “significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.”
Empreender é pensar nas dores ou lacunas da profissão que ainda não foram resolvidas e precisam de uma solução. E dessa forma, abrir um negócio próprio!
Empreender na Odontologia não é diferente! Além de ter um negócio próprio, empreender significa inovar. Atender um nicho específico de pacientes, ter uma clínica ou consultório com um novo formato e layout, desenvolver serviços que atendam dentistas, entre outras coisas.
Se você é dentista e está considerando montar um negócio próprio, você deve ter uma veia empreendedora.
Dessa forma, o dentista pode empreender abrindo uma clínica ou consultório, fazendo espaços de trabalho compartilhados, os chamados coworking, abrir uma franquia, ou criando soluções para problemas cotidianos dos dentistas.
O céu é o limite quando falamos de inovações e empreendedorismo.
Ideias inovadoras para empreender na Odontologia
Se você quer ser um empreendedor dentista mas faltam ideias inovadoras, confira abaixo as dicas de empreendimentos que podemos te dar!
Clínica compartilhada (coworking)
O coworking odontológico é um espaço compartilhado onde vários dentistas atuam de forma individual no atendimento dos seus pacientes. Normalmente, o prédio é composto por várias salas já com todos os equipamentos necessários para a execução do seu trabalho.
São várias as vantagens de um coworking odontológico, dentre elas a liberdade e a flexibilidade de horário.
Podemos dizer que o espaço de coworking é colaborativo, com o pagamento de uma taxa diária, mensal ou anual para o uso do espaço, que serve para a manutenção do local e também suprir os gastos com internet, água e energia elétrica.
Além de partilhar os custos, essa é uma ótima oportunidade de network, principalmente para dentistas recém formados. Por exemplo, se você é especialista em periodontia, poderá firmar apoio mútuo com dentistas que se especializaram em outras áreas.
Os espaços colaborativos são uma tendência em várias áreas e na Odontologia não é diferente. Portanto, se você quiser investir nessa área terá que construir o espaço e investir em divulgação.
Franquias
Se você é um dentista que possui um perfil mais empreendedor e já cogitou a ideia de ter a própria clínica, então abrir uma franquia odontológica pode ser uma ótima alternativa. Isso porque nesse tipo de negócio você terá todo o suporte da franqueadora durante o processo e até mesmo na vigência do contrato.
Uma franquia odontológica é um modelo de negócio no qual a franqueadora cede os direitos de uso de sua imagem para a unidade franqueada. Em troca, ela recebe uma parte dos lucros de seus franqueados.
É importante dizer que em uma franquia todos os processos são padronizados, inclusive a gestão e a forma de atendimento. Até mesmo as campanhas de marketing de todas as franqueadas seguem o mesmo padrão, não sendo possível realizar ações específicas, em alguns casos.
Sendo assim, todas as unidades de uma franquia odontológica têm a mesma fachada, utilizam os mesmos recursos tecnológicos e oferecem os mesmos produtos ou serviços.
Ainda no segmento de franquias, existe algo ainda mais recente: a franquia de radiologia odontológica.
Atualmente, existem diversas opções de franquias odontológicas associadas à Associação Brasileira de Franchising. E elas possuem diferentes portes e formatos, além de trabalharem com multiespecialidades.
É possível abrir uma franquia na área de Odontologia com um investimento a partir de R$ 30.000,00 e que pode chegar a R$ 900.000,00.
Para quem tem receio de empreender por falta de conhecimento de gestão, a franquia é uma boa opção. Isso porque se trata de um modelo pronto de negócio, já testado, assim, o dentista consegue trabalhar com mais segurança.
Home care Odontológico
Home care odontológico é classificado como atendimento domiciliar realizado pelo cirurgião-dentista capacitado. Para você oferecer esse serviço é necessário ter equipamentos odontológicos portáteis, capacidade de adaptar suas técnicas ao ambiente e a situação clínica de cada paciente.
É muito indicado para atendimento de pessoas que possuem dificuldade de sair de casa e de se deslocarem até o consultório odontológico. Incluem nesses tipos de pacientes os idosos, pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção e pacientes com necessidades especiais.
O cirurgião dentista que trabalha em home care desenvolve projetos terapêuticos e pode realizar desde profilaxia até procedimentos mais complexos como exodontia.
O serviço de home care é interessante pois pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção para o consultório, geralmente só vão ao dentista quando um problema já está instalado. Por isso, esse serviço oferece a possibilidade de fazer um controle preventivo.
Por ser um serviço ainda pouco explorado, essa pode ser uma oportunidade de empreender na área.
Clínica e consultório odontológicos com Business Model Canvas
A maneira mais “tradicional”de se empreender na Odontologia é abrir uma clínica ou consultório odontológico. Ser tradicional não significa ser igual. Você pode inovar no atendimento quando oferece um serviço ou experiência diferenciada.
Para isso, é necessário planejar a abertura de um negócio. A melhor maneira de planejar é fazer um modelo de negócios, o chamado Business Model Canvas. Nele, cada parte do projeto é feita com estudo e detalhes e assim ficará muito mais fácil visualizar o modelo antes de executá-lo.
A técnica “Canvas” foi criada pelo teórico da administração Alexander Osterwalder. O modelo surgiu para guiar e orientar os empreendedores que vão abrir um negócio em qualquer área.
Esse modelo nada mais é do que um mapa composto por nove blocos, em que cada um representa uma parte do planejamento de um determinado negócio.
À primeira vista o Business Model Canvas parece um simples diagrama porém, a facilidade de análise que ele traz só passa a ser realmente compreendida à medida que começarmos a visualizar exemplos e a utilizá-lo em nosso dia-a-dia.
Os blocos do modelo representam as seguintes partes do negócio:
- relacionamento com clientes;
- definição da persona;
- canais de comunicação;
- segmento de clientes;
- recursos principais;
- estrutura de custo;
- proposta de valor;
- atividades-chave;
- fontes de receita;
- parcerias-chave.
Para lançar um empreendimento em Odontologia é necessário construir esse modelo de negócios. Através do Canvas você irá compreender bem qual é o seu público alvo e quais serão os seus diferenciais competitivos.
Clube de assinaturas
O modelo de clube de assinaturas para adquirir uma caixa surpresa com produtos do interesse do cliente, como alimentos, cosméticos, livros e vinhos já está bastante difundido no mercado.
Mas essa ideia agora está sendo usada para contratar serviços previamente, por meio de um pagamento mensal.
Na Odontologia o clube de assinaturas pode servir para oferecer kits de serviços que possam ser utilizados pelos pacientes periodicamente. Também podem ser realizadas parcerias com marcas de produtos dentários para patrocinarem os kits.
Por exemplo, o dentista pode enviar aos pacientes caixas com produtos para serem utilizados durante seis meses. Junto com essa caixa você pode enviar um lembrete de retorno para consultas periódicas. Portanto, essa é mais uma área de inovação para o empreendedor dentista.
Mas afinal, como empreender na Odontologia?
Ser empreendedor não é fácil e não é para todos! Você terá que resolver problemas e tomar decisões importantes todos os dias! Por isso, listamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de ser um empreendedor, confira!
Vantagens de se tornar um empreendedor dentistas:
- Trabalhar para uma cliînica/consultório que é sua não de outra pessoa;
- Possibilidades de obter maior lucro do que como um colaborador em outras clínicas (se o negócio der certo);
- Maior flexibilidade de horário, desde que você saiba se planejar;
- Chance de voltar a ter uma renda se você estiver desempregado.
Desvantagens de se tornar um empreendedor dentista:
- Necessidade de arcar com todos os custos fixos e variáveis;
- O seu salário será sempre incerto (é possível prever, mas raramente se tem certeza de quanto será o lucro real obtido);
- O negócio pode exigir um investimento inicial com capital próprio, dos pais ou a crédito (como empréstimos);
- Inexistência de benefícios trabalhistas (como décimo terceiro, INSS, FGTS).
Se você avaliar os riscos e mesmo assim deseja ser empreendedor o primeiro passo será fazer um plano de negócios. É preciso estudar qual será o capital inicial necessário para montar sua empresa, qual será o público alvo, o ponto ideal, nome, e todas as questões que envolvem a abertura de uma empresa.
Por isso, veja o passo a passo abaixo para empreender na Odontologia:
Defina seu nicho
Uma vez que você decidiu empreender e abrir seu próprio negócio na Odontologia é importante pesquisar o mercado e avaliar em qual segmento você poderá atuar.
Definir um nicho é fundamental, isso é, saber quem será o seu público pagador. Você irá prestar serviço para dentistas ou pacientes? Classe A, B, C ou D? Crianças, jovens, adultos ou idosos?
Depois de definir o seu público alvo é importante validar a sua expectativa. Ou seja, lançar uma pesquisa de mercado com o seu público para saber se a sua expectativa coincide com a realidade.
Se especialize
Para empreender em Odontologia é necessário oferecer um serviço especializado e diferenciado.
Especializar em determinada área ou público fará com que seus clientes se sintam seguros e que tenham uma experiência diferente e única.
Faça um plano de negócio
Para iniciar de fato a abertura do seu negócio é essencial montar um plano de negócios. O plano de negócios irá te dar mais clareza e aumentará as suas chances de êxito.
Se você não souber como fazer um plano de negócios, procure entidades como o Sebrae.
Lá você terá cursos e consultoria especializada sobre o assunto. Acredite, essa etapa de planejamento irá te poupar muitas dores de cabeça.
Busque recursos e investidores
Outra dica importante para quem está iniciando é estabelecer parcerias com outros profissionais ou buscar financiamento e investidores.
Sabemos que montar um negócio do zero não é fácil. Uma clínica por exemplo pode custar muito caro. Por isso, você pode buscar sócios que te ajudem no investimento financeiro e que tenham competências complementares às suas.
Busque fornecedores e parceiros
É importante também buscar fornecedores que vão disponibilizar os insumos necessários para o desenvolvimento das atividades em seu consultório.
Por isso, ao iniciar o seu negócio busque fornecedores que tenham qualidade e preços competitivos.
Contrate e qualifique a equipe de trabalho
Um consultório ou clínica odontológica precisa de múltiplos profissionais para atuar nas diversas áreas. É necessário ter alguém responsável na recepção, limpeza, auxiliar de consultório e dentistas.
Para começar, provavelmente você irá contratar um ou dois funcionários. Nesse momento é importante contratar alguém que seja treinável, receptivo e que possua habilidades de relacionamento com o público.
Depois da contratação invista no treinamento constante da sua equipe. Treine e monitore as tarefas para saber se estão seguindo suas recomendações.
Para validar se todo o processo está sendo feito da maneira adequada, faça questionários de satisfação com seus clientes e dê feedback para funcionários e dentistas colaboradores.
Invista em marketing digital
O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta de prospecção e vendas. No início não podemos esperar que os clientes caiam do céu, não é mesmo?
Por isso, explore o potencial das estratégias de marketing digital! Invista em gestão de mídias, google adwords e identidade visual.
Além disso, tenha um programa de fidelização e indicação de clientes para ampliar o seu negócio.
Tenha um consultório online
Para quem está iniciando um negócio obter clientes é uma necessidade primária! Uma das formas de obter pacientes é através de plataformas digitais.
Seja por telefone, e-mail, redes sociais ou site. É importante divulgar o seu negócio e estabelecer um relacionamento com seu cliente. É importante ter o seu consultório online.
Plataformas de agendamento online e comunicação por whatsapp facilitam muito a marcação de consultas e a chegada do paciente até você.
Conclusão
Empreender na Odontologia é uma necessidade atual! Inovar é preciso. Para isso, atender um nicho específico de pacientes, ter uma clínica ou consultório com um novo formato e layout, desenvolver serviços que atendam dentistas pode ser uma boa opção.
Existem várias áreas para inovar. Você pode optar por fazer um espaço tipo coworking, inovar no home care odontológico, abrir uma franquia ou consultório que tenha um público alvo muito bem definido.
Qualquer que seja a área escolhida, planejar antes de começar é necessário. Fazer um plano de negócios é fundamental para entender a sua persona, suas necessidades, fornecedores, desafios e seus pontos de inovação e diferenciação.