Captação de Pacientes Odontologia: alavanque a sua clínica

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Você sabia que, além da fidelização, a captação de pacientes na Odontologia também é uma das principais chaves para o sucesso de uma clínica odontológica ?

Vários fatores podem influenciam o paciente a optar por determinada clínica ou consultório na hora de agendar uma consulta com um dentista. Por isso, é importante que os profissionais de Odontologia estejam atentos para conquistar novos pacientes.

Quer saber mais sobre como realizar a captação de pacientes na Odontologia? Então continue a leitura do post de hoje!

O que é a captação de pacientes na Odontologia?

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A captação de pacientes na Odontologia nada mais é do que a obtenção de novos clientes através de diversas ferramentas que pode ser o boca-a boca, como também o marketing online e offline.

Para conquistar mais clientes os princípios relacionados são a aprovação social e o vínculo estabelecido com os pacientes. Um atendimento que supere suas expectativas aliado a um excelente custo benefício no tratamento resultará em um ótimo relacionamento entre as partes.

E quando o paciente se encanta com o atendimento, fica mais fácil ele retornar ao seu consultório para o próximo tratamento, além de realizar a indicação espontânea.

Como fazer a captação de pacientes na Odontologia?

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Esse é um tema que interessa a todos os dentistas e proprietários de clínicas e consultórios odontológicos, pois sem pacientes a manutenção de uma clínica/consultório odontológico fica inviável.

Abaixo, separamos algumas ações que, se bem aplicadas, podem ajudar na captação de pacientes na Odontologia.

Defina e conheça o seu Público Alvo

A primeira etapa é entender quem é o seu público alvo, quais as suas expectativas e suas necessidades. Somente conhecendo o perfil de seus pacientes é que um consultório tem capacidade de direcionar suas ações e planejamento para captar novos pacientes.

Antes de veicular qualquer anúncio de marketing odontológico, principalmente nas redes sociais, tenha em mente exatamente quem é o seu público alvo. Atualmente, é possível fazer anúncios bem segmentados, levando em conta a idade, o sexo e até a renda familiar do paciente.

Quanto mais direcionado for a sua campanha de marketing odontológico, menores serão seus custos e mais efetivos serão as suas ações. Daí a importância de se conhecer detalhadamente quem é este público que procura pelos seus serviços.

Estude a Concorrência

Assim como em todo segmento, as clínicas e consultórios odontológicos também possuem forte concorrência.

Por isso, é importante conhecer e estudar os concorrentes, para saber o que estão fazendo de certo e errado. Além disso, essa análise pode ser usada para considerar se o serviço e o preço praticado pela sua clínica estão compatíveis com a realidade do setor.

Estabeleça uma meta

Muitos profissionais da saúde acabam realizando ações de publicidade e propaganda para captar mais pacientes, principalmente nas redes sociais, porém sem metas. Entretanto, o estabelecimento de metas é importante para saber onde se quer chegar com a captação de pacientes e quanto de lucro você quer ter.

Um exemplo, se sua clínica é focada em Ortodontia, ao lançar uma campanha de captação de pacientes é preciso saber: quantos pacientes quer captar? E em quanto tempo?

Com uma meta clara e bem definida fica mais fácil avaliar o sucesso dessa campanha.

Aloque verba para o Marketing

É desejável que o dentista separe uma verba mensal para investir em ações de marketing. Algumas estratégias que melhoram o posicionamento da sua clínica na internet é: um site bem feito e funcional; páginas em redes sociais com postagens regulares e adequadas ao público alvo; e um blog com conteúdo próprio.

Uma das causas do fracasso de campanhas de captação de pacientes na Odontologia é a alocação insuficiente de recursos financeiros para o marketing. É preciso investir com inteligência para ter o retorno almejado.

E lembre-se, não atire para todo lado! Antes de fazer qualquer campanha de captação de pacientes na Odontologia, desenhe claramente qual é o perfil do paciente que você quer conquistar.

Quanto mais detalhado o seu alvo, mais chances você tem de acertar nas ações e então aumentar a captação dos seus pacientes atingindo as metas definidas.

Tenha excelência no atendimento

Esse é um dos pontos cruciais para captação de pacientes na Odontologia: a qualidade do atendimento e do relacionamento com os pacientes.

Por isso é muito importante que o profissional não preste um serviço de forma genérica e seca. É preciso ter empatia e se esforçar para entender o que cada paciente que chega ao seu consultório pode estar passando. O dentista que sabe ouvir e atender olhando nos olhos é mais respeitado do que os outros.

De nada adianta investir em ações de marketing se não atender o seu paciente com excelência. Algumas boas práticas de relacionamento incluem:

  • Responder aos seus pacientes o quanto antes, tanto em aplicativos de mensagens ou redes sociais;
  • Agendar lembretes da consulta um dia antes;
  • Enviar pesquisa de satisfação para o paciente avaliar o seu serviço após a consulta e também para perguntar se o paciente está se sentindo melhor.

Qual a importância do Marketing na captação de pacientes na Odontologia?

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A melhor justificativa para se investir em marketing odontológico é o alto retorno.

Se o espaço da sua clínica está sendo subutilizado, pois os profissionais não preenchem todos os horários possíveis com pacientes, então é fundamental que você invista em marketing odontológico para a captação de pacientes.

Quanto antes você começar a investir em marketing odontológico, mais cedo irá conquistar uma posição de reconhecimento. Conheça abaixo algumas das melhores opções para atrair mais pacientes para sua clínica.

Marketing Digital

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O marketing digital para clínicas odontológicas é uma excelente estratégia para captar e fidelizar pacientes. Através dessas ações é possível criar uma imagem mais confiável tanto para o profissional quanto para a sua clínica, aumentando a credibilidade do trabalho realizado.

Entretanto, para ser efetivo, o marketing odontológico precisa partir de um planejamento bem estruturado, no qual é definido o perfil dos seus pacientes, as oportunidades de mercado e os diferenciais da clínica.

A partir daí  as estratégias vão englobar uma linguagem para a clínica se comunicar na internet, bem como definir os canais e os investimentos que serão realizados para que os objetivos sejam alcançados.

Não basta apenas estar na internet sem um planejamento. É preciso saber usar os canais disponíveis (site, blog, redes sociais e anúncios no Google) e construir uma presença relevante.

Um outro motivo bastante convincente para investir em marketing digital para clínicas odontológicas é o retorno alto. É possível monitorar todas as estratégias realizadas nas redes sociais, site, campanhas, entre outros. Dessa maneira, você consegue saber exatamente quanto cada iniciativa gerou de retorno.

Além de tudo, as campanhas de marketing digital odontológico possuem custo muito baixos quando comparadas às publicidades tradicionais como televisão, rádio e revista.

Marketing offline

Além do marketing online, também é preciso investir no marketing offline para conquistar mais pacientes para a sua clínica odontológica.

Algumas das principais estratégias de marketing offline para consultórios odontológicos são:

  • Ter um plano de marketing offline bem elaborado: é preciso conhecer as necessidades do mercado, suas tendências e pontos fracos, para escolher as melhores maneiras de promover seu consultório odontológico.
  • Gerar notícias para a imprensa local: uma boa maneira de trazer novos pacientes ao consultório é aparecendo em jornais locais. Para isso, realize alguma ação especial, como visitar instituições beneficentes, pois além de ajudar ao próximo, você ainda terá um retorno positivo de clientes.
  • Realizar ações em escolas com incentivo à escovação correta: o profissional pode visitar algumas escolas para incentivar a escovação correta das crianças em idade pré-escolar. Ao final, é possível entregar um cartão ou bilhete com conselhos aos pais sobre quando agendar uma visita para que a criança passe por sua primeira consulta odontológica.
  • Garantir a propaganda boca a boca: essa é uma das principais ferramentas de marketing de um dentista. Você pode aproveitar e oferecer bônus para membros da equipe que atraírem novos pacientes.
  • Participar de eventos: essa prática irá conectá-lo a pessoas que possam estar interessadas nos serviços que você oferece.
  • Fazer anúncios impressos: as formas mais tradicionais de atrair novos pacientes é através de anúncios em jornais e revistas especializadas. Essas propagandas costumam ter valor mais elevado, mas dependendo do tipo de publicidade, há diversas faixas de preço para atender todos os orçamentos.

Marketing de Relacionamento

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O marketing de relacionamento na Odontologia vai além da prestação de um bom serviço para garantir a satisfação do paciente e, consequentemente, a indicação para amigos e familiares.

É importante ter em mente que em Odontologia os clientes são o foco e o objetivo de nosso trabalho, e que todas as estratégias de marketing de relacionamento deverão ser voltadas para eles: o que os agrada, o que os torna felizes, o que ajuda a diminuir o medo de ir até o dentista e o que trará retornos positivos ao consultório odontológico.

Por este motivo, no planejamento de sua clínica ou consultório, o marketing de relacionamento deve ser impactante, pois quando bem construído, ele é capaz de personalizar o vínculo com cada paciente, identificando as necessidades, desejos e peculiaridades de cada um.

E o resultado, com certeza, será a consolidação de uma clientela de maior qualidade, composta por pacientes satisfeitos com os serviços prestados.

Algumas de nossas dicas de como adotar o marketing de relacionamento em seu consultório odontológico incluem:

  • Ter uma lista de contatos atualizada com o maior número de informações possíveis de cada paciente.
  • Disponibilizar materiais ricos em conteúdo especializado para ajudar o paciente nos cuidados diários com os dentes. Aqui vale destacar como ótimas ferramentas para disseminar esses conteúdos: ebooks, postagens em blogs, redes sociais e email marketing.
  • Enviar cartão de aniversário para mostrar ao paciente que se lembrou dele;
  • Humanizar a relação com o paciente, escutando as suas reclamações, dúvidas e receios, por mais que isso não esteja diretamente ligado ao tratamento que ele esteja fazendo naquele momento.

Como fidelizar os pacientes já conquistados?

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Uma vez que você conseguir captar novos pacientes, uma outra estratégia da clínica odontológica é fidelizá-los.

A partir de algumas ações você pode garantir que seus clientes retornem ao consultório e o indiquem para outras pessoas.

Para te ajudar a criar uma experiência única de atendimento e, consequentemente, fidelizar pacientes em sua clínica odontológica, separamos alguns passos importantes. Confira abaixo!

  1. Ofereça diferenciais para os seus clientes

Esse é um ótimo passo para a fidelização e pode ser realizado de diversas maneiras. Uma boa opção é oferecer um lanchinho especial na sala de espera, ao invés daquele cafezinho ralo.

  1. Preze pela pontualidade

Não existe nada pior para o paciente do que chegar na clínica odontológica na hora marcada e ter que esperar muito tempo para ser atendido.

E, caso o cliente se atrase muito, estabeleça um tempo de tolerância máximo para não prejudicar os demais pacientes. Neste caso, é melhor conversar com cuidado com a pessoa que se atrasou e então remarcar a consulta.

  1. Conheça bem o seu público e personalize

É muito importante conhecer bem o seu público: faixas etárias, nível de escolaridade, entre outros, para adequar o seu tratamento e diálogo de acordo com as personas que frequentam o consultório, a fim de garantir sucesso tanto na comunicação como no retorno do paciente.

E Isso deve ser repassado para todos os profissionais da clínica, como a recepcionista e o auxiliar de dentista, porque o tratamento solícito, gentil e personalizado faz toda a diferença na fidelização do paciente.

  1. Crie um padrão de atendimento

A ideia aqui não é engessar os profissionais da clínica odontológica, mas sim garantir um padrão de atendimento para fidelizar clientes. Assim, também fica mais fácil encontrar pontos de melhoria.

  1. Mantenha o ambiente limpo e organizado

O local do seu consultório odontológico precisa ser agradável e limpo, afinal ninguém confia em um ambiente ligado à saúde que está sujo e todo bagunçado.

Outro ponto importante é que a decoração e os móveis devem estar de acordo com o perfil do seu público.

  1. Permaneça em contato com o paciente após o tratamento

O tratamento adequado ao paciente não é apenas no dia da consulta. Você fideliza o cliente ao permanecer na sua memória, através de ações de marketing.

Alguns exemplos disso são: enviar uma mensagem no dia do aniversário do paciente, mandar dicas sobre cuidados bucais, enviar mensagens em datas comemorativas e  mandar lembretes de consultas e retornos. Essas são algumas práticas que vão contribuir para que seus pacientes continuem retornando.

  1. Controle os retornos dos pacientes

Essa é a dica mais prática e com resultados mais diretos para fidelizar pacientes. Ou seja, é preciso criar e manter um processo de controle de retornos na clínica odontológica.

  1. Analise os resultados

É muito importante que as clínicas odontológicas mensurem a satisfação e fidelização dos pacientes para identificar os pontos positivos e negativos percebidos por eles. Dessa maneira, é possível saber o que é preciso aprimorar para garantir um melhor atendimento.

Conclusão

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Captar pacientes na Odontologia e alavancar a sua clínica é sempre um grande desafio de extrema importância para seu negócio. A decisão final do paciente considera vários aspectos e é interessante que o dentista observe cada um deles.

Como você pode analisar durante o texto, são vários os fatores que influenciam na decisão de optar por essa ou aquela clínica na hora de marcar uma consulta, por isso, é essencial seguir alguns passos para conquistar mais clientes.

Conhecer o público alvo, ter uma clínica organizada e agradável, analisar a concorrência e investir em marketing online e offline são ações fundamentais para o sucesso de uma clínica odontológica.

Entretanto, o profissional precisa ir além. Ele deve priorizar o seu relacionamento com o paciente, sem prestar um serviço de forma seca e genérica, mas também sem ser invasivo. É preciso explicar os procedimentos e estar aberto para ouvir as queixas de cada um, se colocando no lugar deles.

Essa atitude do profissional faz com que o paciente se identifique com ele e, provavelmente, quando solicitado, irá indicar o dentista para amigos e familiares.

Com certeza, com todo esse cuidado, você vai sair ganhando, e o melhor, com a agenda cheia de pacientes.

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