Tratamento Orto-Cirúrgico: Para quê serve e quais as etapas?

Avaliações
5/5
tratamento orto cirurgico analise

Você, cirurgião dentista sabe o que é o tratamento orto-cirúrgico? O tratamento orto- cirúrgico é aquele que combina tratamento ortodôntico com cirurgia ortognática para pacientes na fase adulta que possuem algum tipo de alteração esquelética da face que influencia a estética e a função dentária.

Existem alguns tipos de cirurgia ortognática e preparo ortodôntico com essa finalidade, por isso é importante que você saiba como diagnosticar e indicar para o seu paciente.

Por isso, preparamos um texto para que você conheça essa modalidade de tratamento interdisciplinar. Vamos lá?

O que é um tratamento orto-cirúrgico?

O tratamento orto-cirúrgico é a combinação do tratamento ortodôntico com a cirurgia ortognática. Ele é uma forma de corrigir os casos severos de má oclusão quando existe alteração de crescimento ou relacionamentos entre maxila e mandíbula.

Em casos de Classe II, Classe III, sorriso gengival, ou mordida cruzada que possuem componente esquelético dentário apenas o tratamento ortodôntico pode não ser suficiente para dar estética e função adequada para o paciente.  Nestas circunstâncias, existe a recomendação da combinação do tratamento ortodôntico, feito pelo ortodontista, com a cirurgia ortognática feita pelo cirurgião buco maxilo facial.

O tratamento orto-cirúrgico tem objetivo funcional e não somente estético. Ao se posicionar adequadamente os maxilares existe a harmonizando a face, além de trazer outros benefícios como a melhora na mastigação, na deglutição, na fonação, na respiração e, em alguns casos, tratar distúrbios do sono ou nas articulações temporomandibulares (ATM).

De uma maneira geral, o tratamento orto-cirúrgico acontece em três etapas: a primeira com o uso de aparelhos ortodônticos para alinhar, nivelar  e descompensar as posições dentárias; a  segunda com a cirurgia ortognática e a terceira com a finalização do tratamento ortodôntico.

Quando é recomendado fazer esse procedimento?

Antes de mais nada para se indicar esse tratamento deve-se procurar um Ortodontista. Esse especialista irá avaliar o paciente e suas alterações dentárias e faciais. Dessa forma, após o diagnóstico, ele irá indicar as possibilidades de tratamento.

Caso, seja de real necessidade e de interesse do paciente realizar cirurgia ortognática, o paciente deverá ser consultado pelo cirurgião bucomaxilofacial que irá explicar sobre o procedimento cirúrgico, riscos, benefícios e etapas.

Depois disso, inicia-se o tratamento ortodôntico que deverá ser planejado em conjunto, ortodontia e cirurgia, para otimizar os movimentos dentários a favor do encaixe entre maxila e mandíbula planejados para cirurgia.

Por isso, se você tem um paciente que possui alteração no encaixe dentário ou qualquer alteração facial de perfil, sorriso gengival, assimetria, entre outros, seria importante mencioná-lo a ortodontista de sua confiança.

Para quê serve o tratamento orto-cirúrgico?

tratamento orto cirurgico cirurgia

O tratamento orto-cirúrgico serve para corrigir problemas do crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, para devolver função mastigatória, proporção facial e melhora em alguns casos da fonação, deglutição e respiração do paciente.

Também podem ser realizadas cirurgias ortognáticas para melhorar o tratamento de algumas alterações nas articulações temporomandibulares (ATM).

Portanto, esse tipo de tratamento estaria indicado para pacientes com aumento do terço inferior da face, sorriso gengival, Classe II, Classe III, mordida cruzada, assimetrias, apnéia associada a Classe II, entre outras maloclusões que tenha a sua causa relacionada há problemas esqueléticos de crescimento e desenvolvimento de maxila, mandíbula ou ATM.

Quais as vantagens do tratamento orto-cirúrgico?

Como todo e qualquer tratamento na odontologia o tratamento orto-cirúrgico exibe vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens podemos citar:

  • Correção da má-oclusão dentária;
  • Melhora da função mastigatória;
  • Melhora da fala;
  • Melhora da respiração nasal (em alguns casos);
  • Melhora da estética facial;
  • Tratamento de algumas patologias da ATM (quando for o caso).

Como deve ser o preparo para esse tratamento?

A primeira etapa do tratamento após diagnóstico, planejamento e aprovação por parte do paciente será o preparo ortodôntico do caso.

O preparo ortodôntico tem como objetivo alinhar, nivelar os dentes, abrir espaços em locais estratégicos para cirurgia, descompensar a posição dos dentes que estiverem desfavoráveis para o movimento de correção da cirurgia.

O preparo pode ser realizado tanto com aparelhos fixos quanto alinhadores ortodônticos. Essa etapa pode variar em relação a sua duração. A média de tempo de preparo ortodôntico gira em torno de 12 a 18 meses.

O preparo ortodôntico pode ser mais simples, envolvendo apenas o alinhamento dentário, quanto mais complexo dependendo do grau de compensação dentária, podendo inclusive envolver extrações dentárias ou grandes movimentos com auxílio de ancoragem esquelética.

Ao longo do preparo o ortodontista realiza uma série de análises de modelos até verificar que a oclusão já está estável (3 pontos de contato entre arcadas). Nesse ponto o paciente é encaminhado ao cirurgião que dará sequência aos procedimentos pré operatórios.

Nessa etapa é importante dialogar novamente com o cirurgião para verificar as preferências de aparatologia para cirurgia, confecção de fios cirúrgicos entre outros detalhes. Assim, o paciente será liberado para cirurgia e retornará ao ortodontista no prazo entre 15 a 30 dias após a cirurgia ortognática.

Quais são as etapas do tratamento orto cirúrgico?

Agora que você já sabe o que e para que serve o tratamento orto-cirúrgico veja abaixo as etapas que envolvem esse tipo de tratamento:

  1. Avaliação com o Ortodontista;
  2. Avaliação com o Cirurgião;
  3. Planejamento integrado e definição por parte do paciente;
  4. Início do tratamento orto-cirúrgico com o Ortodontista para descompensação dentária, alinhamento e nivelamento dos arcos;
  5.  Estabilidade dos arcos e encaminhamento para o cirurgião;
  6. Avaliação pré-operatória, planejamento do caso;
  7. Preparo do fio cirúrgico pelo Ortodontista;
  8. Cirurgia Ortognática em nível hospitalar;
  9. Acompanhamento pós operatório com cirurgião, fisioterapia, fonoaudiologia;
  10.  Tratamento ortodôntico pós cirúrgico;
  11. Finalização e acompanhamento do caso.

Quais os riscos esse tratamento oferece?

tratamento orto cirurgico epi

Como qualquer tipo de tratamento, o orto-cirúrgico também apresenta riscos que precisam ser compartilhados com o paciente antes que ele tome a decisão de realizar o tratamento.

É importante saber que não há razão para ter medo, pois a imensa maioria das intercorrências são contornáveis pela equipe que está realizando o procedimento. A cirurgia ortognática é realizada em um ambiente hospitalar, e assim, acompanhada por uma equipe de profissionais.

Algumas intercorrências eventualmente possíveis são o sangramento excessivo e a reação do paciente aos medicamentos utilizados. Todos esses pontos são reversíveis.

Após a cirurgia, existem riscos  relacionados aos cuidados pós-operatórios e há extensão e complexidade da cirurgia. Alguns deles são o sangramento (muitas vezes nasal), infecções e dificuldades de cicatrização do paciente.

Além disso, há efeitos comuns do pós-operatório, como:

  • parestesia;
  • dor;
  • edema;
  • diminuição na abertura bucal;
  • dificuldades para falar;
  • problemas para respirar pelo nariz, entre outros.

Qual é o custo de uma cirurgia ortognática no Brasil?

O custo para se realizar uma cirurgia ortognática varia muito de profissional para profissional e região do país. De maneira geral o paciente terá que acertar os valores de honorários do ortodontista e do cirurgião.

Caso o paciente tenha plano de saúde, os gastos com internação e anestesia geralmente são cobertos. Alguns planos de saúde também cobrem a cirurgia ortognática por entender que, sim, esse é um tratamento funcional e não apenas estético.

Dessa forma, vale a pena o paciente pesquisar o que o seu plano cobre. Para pessoas que não possuem planos de saúde ou que não possam arcar com os honorários do cirurgião o ideal é procurar a unidade de saúde básica no bairro e pedir que o dentista o avalie e o encaminhe para o serviço de cirurgia bucomaxilofacial de sua cidade.

Muitas vezes essa cirurgia pode ser realizada pelo SUS quando se comprove a real necessidade funcional no paciente.

Tipos de cirurgia ortognática

Como vimos neste texto existem várias indicações para se realizar a cirurgia ortognática ou o tratamento orto-cirúrgico. No entanto, as mais conhecidas e divulgadas são as cirurgias para correção de Classe II e Classe III esqueléticas. Vejamos abaixo:

Cirurgia ortognática Classe II

A cirurgia para correção da Classe II esquelética está indicada para pacientes que possuem protrusão maxilar, retrusão mandibular ou ambas as condições.

Essa cirurgia vai corrigir o posicionamento desses ossos face podendo ser realizada com recuo de maxila, avanço de mandíbula ou ambos, associado ou não há mentoplastia.

Cirurgia ortognática Classe III

A cirurgia para correção de Classe III esquelética está indicada para pacientes que possuem protrusão mandibular, retrusão maxilar ou ambas as condições.

Essa cirurgia vai corrigir o posicionamento desses ossos face podendo ser realizada com recuo de mandíbula, avanço de maxila ou ambos, associado ou não há mentoplastia.

Quais os cuidados o paciente precisa ter após o tratamento?

Após realizar a cirurgia ortognática é necessário realizar alguns cuidados para que tudo ocorra como o planejado. Veja abaixo alguns cuidados fundamentais para controle após alta hospitalar:

  • Beber bastante líquidos (água, sucos, água de coco, Gatorade);
  • Nas primeiras 48 horas ingerir somente alimentos frios e líquidos;
  • O cirurgião irá avaliar quando alimentos pastosos poderão ser introduzidos na dieta;
  • Nesta fase inicial da sua recuperação pode ocorrer perda da sensibilidade de dentes e lábios. Deve-se ter cuidado para evitar machucados ao alimentar;
  • Tomar todas as medicações prescritas nos horários corretos;
  • Realizar a higiene oral com cuidado. Nos primeiros 15 dias geralmente o paciente irá usar um colutório à base de clorexidina.
  •  Providenciar escova dental com a cabeça menor e cerdas macias;
  • Manter a cabeça elevada;
  • Fazer compressas de gelo nas primeiras 48 horas também auxiliam no controle do inchaço e desconforto de 20 em 20 minutos.;
  • Fazer repouso evitando atividades físicas.
  • Fazer todos os controles com o cirurgião e ortodontista;
  • Fazer tratamento fonoaudiológico e fisioterápico quando indicado.

Conheça o Método Meu Primeiro Consultório de Sucesso

O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas!

Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.

Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 240 textos já publicados.

Conclusão

O tratamento orto-cirúrgico serve para corrigir problemas do crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, para devolver função mastigatória, proporção facial e melhora em alguns casos da fonação, deglutição e respiração do paciente.

Esse tipo de tratamento estaria indicado para pacientes com aumento do terço inferior da face, sorriso gengival, Classe II, Classe III, mordida cruzada, assimetrias, apnéia associada a Classe II, entre outras maloclusões que tenha a sua causa relacionada há problemas esqueléticos de crescimento e desenvolvimento de maxila, mandíbula ou ATM.

A primeira coisa que deve-se fazer ao identificar casos potencialmente corrigidos com cirurgia ortognática é encaminhar o paciente para avaliação com o ortodontista e com o cirurgião para assim ser diagnosticado e tratado da maneira mais adequada.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.