Quais são os tipos de prótese dentária e qual a prótese mais moderna?

Avaliações
5/5
tipos de protese dentaria moderna implantes

O desenvolvimento da área tecnológica tem possibilitado também o avanço de vários segmentos, principalmente o da saúde, em que especialistas podem contar com tratamentos inovadores e que contribuem para a qualidade de vida dos pacientes, incluindo aí o desenvolvimento de tipos de prótese dentária, visando forcer ao paciente uma prótese moderna, mais cômoda e eficaz.

Devolver a autoestima e permitir que a pessoa tenha a vida social e comportamental de volta, é uma das missões da reabilitação oral. Essa área da Odontologia conta com recursos para atuar no tratamento em vários segmentos, de acordo com a necessidade de cada paciente.

A prótese dentária é um dos recursos disponíveis para recuperar a qualidade da mastigação e a estética do sorriso do paciente.

Independente do tipo de prótese dentária utilizada, e dos avanços tecnológicos envolvidos, é preciso realizar acompanhamento com o seu dentista. O cuidado com a prótese é essencial para o sucesso a longo prazo de um tratamento reabilitador.

O que é uma prótese dentária?

tipos de protese dentaria moderna demonstracao

A prótese dentária visa substituir um ou mais dentes ausentes na cavidade oral do paciente. A prótese dentária tem como objetivo devolver o sorriso, a autoestima e melhorar a estética. Ela contribui para o bem estar da saúde oral, devolvendo as funções mastigatórias, a fonética e, até mesmo, a respiração.

O procedimento reabilitador é indicado para aqueles pacientes que estejam sofrendo com a falta de um ou mais dentes. E a técnica a ser utilizada dependerá de uma análise completa de cada caso.

Quais são os principais tipos de prótese dentária?

A busca por tratamentos que oferecem resultados mais rápidos tem sido uma constante entre os pacientes, entretanto, especialistas alertam que existem diferentes tipos de próteses para cada ocasião.

É preciso confiar no conhecimento técnico do dentista para que, juntamente com ele, sejam definidas as melhores próteses, para cada caso.

Vejamos a seguir os diversos tipos de próteses e a finalidade entre elas:

Prótese parcial removível (PPR)

Como em qualquer tratamento, a prótese parcial removível tem a finalidade de corrigir falhas ocasionadas pela perda dentária, recuperando a forma, função eestética oral.

A prótese parcial removível é indicada em casos de perda de mais de um elemento dentário e/ou quando a prótese fixa não é a opção mais indicada para o paciente.

Esta é uma opção mais viável financeiramente. Podemos citar o rápido tempo de confecção da prótese, além do valor mais acessível, como algumas das suas vantagens. Por ser removível , tem-se alguns prejuízos na estética, e no contorno ósseo envolvido, essas são algumas das suas desvantagens.

Prótese parcial removível flex (PPR flex)

A prótese parcial removível flex (PPR flex) é uma das alternativas estéticas para substituição de dentes perdidos, e com menor investimento econômico.

Os grampos de apoio são confeccionados na mesma cor dos dentes ou gengivas. O que permite melhor estética desse modelo de PPR, comparada com as de grampo em metal.

tipos de protese dentaria moderna dentadura

Prótese parcial removível provisória (PPR provisória)

Neste formato, a prótese parcial removível substitui os dentes naturais perdidos em arcadas, nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, ou seja, onde há perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada no momento em que o paciente desejar.

De um modo geral, as PPRs são indicadas para casos de perda de um número maior de dentes e, principalmente, quando ausentes os últimos dentes ou os dentes posteriores. Através de grampos “semiflexíveis” metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares) e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.

Prótese total (PT)

Mais conhecida como “dentadura”, a prótese total (PT) é indicada para substituir artificialmente todos os dentes das arcadas superior e/ou inferior. Este tipo é fixada na boca sendo suportada somente por tecido gengival e outras estruturas anatômicas da boca.

Em alguns casos, a prótese total também pode ser indicada em caráter provisório ou imediato. Na prática, as próteses totais substituem os dentes ausentes e podem ser retiradas e recolocadas na boca.

Prótese total imediata

A Prótese Total Imediata (PTI) é uma PT instalada imediatamente após a exodontia dos dentes que ainda estavam em boca. O objetivo desta prótese é oferecer um tratamento de reabilitação oral, na mesma sessão e  devolver as funções mastigatória, estética e/ou fonética, do paciente.

Esse tipo de prótese é composto por uma base acrílica da cor da mucosa oral que se apoia sobre a gengiva. A base da prótese superior recobre o céu da boca, enquanto a inferior é confeccionada na forma de um U, criando um espaço livre para melhor acomodação da língua.

Overdenture

A prótese overdenture também pode ser chamada de sobredentadura e é caracterizada como um tipo de prótese removível e total. Essa prótese é indicada para pacientes que perderam todos os dentes. Quando comparada à dentadura, prótese protocolo ou a prótese fixa, a prótese overdenture tem algumas vantagens.

Como vantagens podemos citar uma maior facilidade na higienização oral, minimizando as chances de infecção e problemas na gengiva causados pela placa bacteriana e restos de alimentos que se acumulam entre a prótese e a gengiva.

Protocolo

Este também é um modelo de prótese, apesar de ser um nome mais incomum, principalmente entre a população leiga. A prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação oral de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. Ela é fixada com implantes osseointegrados, ou seja, a prótese protocolo ou dentadura fixa é parafusada sobre estes implantes.

tipos de protese dentaria moderna tratamento

Coroa

A coroa dentária é a parte superior dos dentes, que dá o formato de acordo com a função que deve exercer.

A prótese de coroa dentária funciona como uma espécie de capa, que reveste o dente natural para recuperar suas funções. Atualmente, os materiais das coroas dentárias são mais resistentes e, principalmente, mais estéticas, possibilitando um visual bem natural.

Dentre as coroas, existem alguns tipos que possuem diferentes finalidades, tais como: provisória, resina, metal, metalocerâmica, cerâmica e zircônia.

Prótese fixa

A Prótese Fixa é a prótese que substitui um ou mais dentes que foram perdidos.

Assim como a coroa, existem diferentes tipos de prótese fixa. Entre elas podemos citar:  prótese fixa tradicional de metal com porcelana, prótese fixa metal free, prótese fixa adesiva, prótese fixa com cantilever.

No mercado odontológico, outras opções também fazem parte das próteses fixas:

  • Resina: um material que surgiu para ser uma alternativa com menor custo comparadas às coroas em porcelana. As resinas são mais fáceis e mais rápidas de se confeccionar, tanto em consultório quanto em laboratório.
  • Porcelana: um material possível imitar perfeitamente as formas, cores e contornos do dente, além de bem resistente, às vezes até mais resistente que o próprio dente. Não desgasta, nem muda de cor.

Onlays, inlays, e overlays

Conhecidas como restaurações indiretas, as próteses onlays, inlays, e overlays são bastante utilizadas na Odontologia.

Geralmente são indicadas para restaurações amplas em dentes posteriores; em casos de istmo oclusal maior que a metade da distância intercuspídea ou quando o preparo envolver uma ou mais cúspides e/ou quando uma restauração estética seja necessária e uma coroa total não seja desejada.

Esse tipo de próteses indiretas são confeccionadas em cerâmica, garantindo longevidade, boa resistência e estética adequada.

A prótese dentária de silicone é aconselhável?

tipos de protese dentaria moderna implante dentario

Também conhecida como prótese flexível, possui a mesma função dos outros modelos atuando na reconstrução dos dentes perdidos ou na reposição dos elementos ausentes, devolvendo a função, a  saúde, o conforto e a estética.

No entanto, o seu grande diferencial está na utilização em pacientes com alergia aos monómeros de resina acrílica e na construção de próteses provisórias. Isso porque, diferente da prótese dentária comum, a de silicone é formada por resinas termoplásticas, como poliamidas, poliésteres e policarbonatos.

Porém, a prótese de silicone tem indicações específicas:

  • Para substituir a prótese provisória;
  • Pacientes com dificuldade na abertura de boca e alterações de motricidade;
  • Em casos de doença periodontal com a raiz do dente exposta;
  • Pacientes expostos a situações violentas, como atletas;
  • Durante o pós operatório de cirurgias de implantes;
  • Pacientes alérgicos aos monômeros das resinas acrílicas convencionais.

Auxílio da tecnologia no desenvolvimento da prótese dentária moderna

tipos de protese dentaria moderna limpeza

As indicações para uso das próteses variam de acordo com a necessidade de cada paciente e de acordo com os motivos pelos quais levaram esse paciente à perda dentária. Antes de definir um tratamento, é preciso conhecer as opções existentes no mercado e, junto ao profissional, encontrar a solução adequada para ter de volta o sorriso.

De forma geral, o uso da prótese dentária permite que o paciente tenha restabelecidas as funções e os hábitos simples anteriormente adotados quando tinha ainda a presença de um ou mais dentes naturais.

No mercado são várias as opções que com o avanço da tecnologia passaram a ser produzidas com materiais mais resistentes, flexíveis e mais parecidos com os dentes naturais.

O que se tem de mais moderno em termos de prótese dentária?

tipos de protese dentaria moderna instrumentos

Para muitos, o tratamento com próteses dentárias ainda é uma opção viável devido à durabilidade das peças, bem como dos tipos e variações de preços. A técnica permite recuperar a mastigação e a estética do sorriso tendo a oportunidade de voltar ao convívio social.

As inovações no tratamento com próteses mais modernas contribuem também para a produção de materiais mais resistentes ao desgaste estético e materiais de moldagens mais precisos para eliminar ou diminuir as dores e dificuldades de adaptação nos primeiros dias de uso da prótese dentária móvel.

Outra vantagem é a aparência mais próxima dos dentes naturais oferecendo qualidade estética para o paciente sorrir com segurança, elevando também a confiança e a autoestima.

Conclusão

tipos de protese dentaria moderna unidade

As próteses dentárias ou o próprio processo da reabilitação oral, devolvem a autoestima dos pacientes.

Em casos de perda dental por trauma ou por algum tipo de doença, a reposição de um dente traz um novo sentido à vida daquele paciente, além de ser uma questão de saúde.

Por isso, quando ocorrer a perda de um ou mais elementos dentários, é essencial procurar um dentista. E assim, entender o diagnóstico e realizar o planejamento da reposição das perdas.

O mercado odontológico atual, nos permite escolher diferentes materiais para as próteses, de acordo com o que for mais indicado para cada caso. Além disso, contamos com o scaneamento intraoral e outras modalidades tecnológicas favoráveis para tratamentos mais confortáveis e mais rápidos, com ótimos resultados.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.