Profissionais da Odontologia e pessoas que possuem próteses dentárias lembram do desconforto e demora na hora de realizar esse procedimento. Mas, atualmente, existe uma tecnologia que traz mais conforto e segurança quando o assunto é saúde oral: o Sistema CAD/CAM.
Esse sistema permite que o profissional da saúde faça uma espécie de scanner na boca de seu paciente, sem o uso de material de moldagem, além de criar a prótese rapidamente por meio de uma fresadora.
Hoje, vamos falar sobre essa tecnologia, para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema CAD/CAM.
O quê é o Sistema Cad Cam?
CAD/CAM é uma sigla em inglês para as expressões CAD – Computer-Aided Design, que em português significa Desenho Assistido por Computador, e CAM – Computer-Aided Manufacturing, que é Manufatura Assistida por Computador.
Esta tecnologia é utilizada em diversas áreas para realizar desenhos e manufaturas de moldes de fundição, lâminas estampadas, ferramentas, desenhos de calçados, distribuição de plantas e desenhos e fabricação de próteses dentárias, e possibilita a realização de um trabalho mais ágil, rápido e eficaz, em comparação com os métodos tradicionais de medição e fabricação de objetos.
Os softwares CAD/CAM são usados para projetar e fabricar protótipos, produtos acabados e os processos de produção. O software CAM usa os modelos e as montagens criadas no software CAD, a fim de gerar percursos para as máquinas e ferramentas converterem os projetos em peças físicas. Um sistema CAD/CAM integrado oferece uma solução completa, do projeto à manufatura.
Para os dentistas, o CAD/CAM é a possibilidade de realizar o desenho, ou seja, o molde digital de uma prótese no computador, com uma câmera intraoral. Ao mesmo tempo, o aparelho consegue enviar o comando para uma máquina, que realizará a manufatura daquele desenho, transformando-o em uma prótese dentária pronta para ser instalada na boca do paciente.
Para que você entenda ainda mais o que é CAD/CAM, basta imaginar que, por meio de procedimentos não invasivos e indolores, um sistema que possui um aparelho de scanner consegue fazer uma leitura completa de toda a boca do paciente. Depois disso, um computador lê tudo o que foi captado e cria para uma imagem 3D, que é fresada, ou seja, é feito um corte com um instrumento próprio, de maneira simples e rápida.
O desenho feito a partir dessa leitura oral detalhada permite que o técnico ou dentista que realizará esse desenho tenha mais precisão, resolução e alcance para observar cada ponto escaneado. Ele também pode inserir manualmente dados necessários para a fabricação exata das próteses dentárias.
Como era antes do Sistema Cad Cam?
Antes do sistema CAD/CAM, a fabricação de uma prótese dentária era feita por um processo bem demorado. Quem já precisou de uma prótese dentária sabe que era preciso muita paciência, tempo e dinheiro para conseguir terminar o tratamento odontológico.
Após a identificação do problema pelo dentista na primeira consulta, o profissional encaminhava o paciente para uma clínica radiológica, para fazer os exames de imagem na região da boca, que poderiam ser uma radiografia panorâmica ou até mesmo uma tomografia.
Depois disso, era realizada a moldagem da boca do paciente, com uma moldeira e material odontológico específico e viscoso. Nesse procedimento, o paciente não podia mexer a boca por alguns minutos. Na sequência, esse molde era enviado a um laboratório, que realizada a confecção da prótese e a enviava para o consultório dentário para que o paciente pudesse experimentá-la.
O problema é que uma série de fatores fazia com que o item não ficasse tão fiel a necessidade dos pacientes, causando desconforto, quebras e fissuras nas próteses e até mesmo a necessidade de um novo molde.
O CAD/CAM Scanner já era utilizado para aprimorar o processo de moldagem, mas ele não conseguia abolir todas as etapas manuais, como por exemplo, a confecção de um molde físico, que mais tarde era utilizado pelo sistema como base para um escaneamento tecnológico que permitisse que a chance de se criar uma prótese idêntica ao molde fosse maior.
Sendo assim, por mais que o processo ganhasse um avanço, o paciente ainda era obrigado a realizar um procedimento incômodo, como o uso da moldeira, para criar uma espécie de modelo representativo de sua arcada dentária, especificações e necessidades.
Qual a origem do Sistema Cad Cam?
O sistema CAD/CAM foi desenvolvido pela indústria aeronáutica e automobilística e é encontrado em diversos campos da medicina. Foi introduzido na Odontologia entre o final da década de 70 e início da década de 80 do século passado, com Bruce Altschuler, nos EUA, François Duret, na França, e Werner Mormann e Marco Brandestini, na Suíça.
A implantação desta tecnologia na área odontológica teve como objetivo promover automatização e padronização do processo de fabricações, assim como reduzir os custos da produção.
O uso da tecnologia CAD/CAM é uma importante ferramenta na construção das próteses. Entre as vantagens deste sistema estão:
- Melhor reprodutibilidade e precisão dimensional;
- Menor tempo de confecção;
- Possibilidade de utilização de novos sistemas cerâmicos mais resistentes;
- Confecção de restaurações totalmente em cerâmica.
Nos últimos anos, houve um grande avanço da tecnologia CAD/CAM quanto à leitura dos preparos dentais, programas de desenho virtuais, materiais utilizados e maquinação das restaurações protéticas. Com os avanços na maquinagem e produção de peças protéticas, foi impulsionado também o avanço dos materiais odontológicos, como a alumina, a zircônia e o titânio. As cerâmicas estão cada vez mais estéticas, biocompatíveis e mecanicamente mais adequadas.
Para que serve o Sistema Cad Cam?
A tecnologia CAD/CAM foi desenvolvida pela indústria aeronáutica e automobilística e sempre foi muito presente na área da engenharia e arquitetura como uma ferramenta para a fabricação de peças para maquinário industrial e desenhos arquitetônicos de precisão.
Os aplicativos CAD/CAM são utilizados para projetar um produto e programar os processos de manufatura. O software CAM usa os modelos e as montagens criadas no software CAD a fim de gerar percursos para as máquinas e ferramentas converterem os projetos em peças físicas. O software CAD/CAM é usado para projetar e fabricar protótipos, peças acabadas e processos de produção.
Na arquitetura, os sistemas CAD/CAM são utilizados para criar projetos 3D de objetos variados, com alta precisão de detalhes e fidelidade nas dimensões, que podem ser transformados em objetos sólidos. Na engenharia mecânica, ele é utilizado para a manufatura de peças, possibilitando aos engenheiros efetuarem alterações e corrigir erros antes da fabricação das mesmas.
Na Odontologia esse sistema é utilizado principalmente na produção de próteses dentárias fixas, como coroas, pontes e facetas. Restaurações indiretas são planejadas e fabricadas com o auxílio do computador, diminuindo a influência do processo manual executado pelo TPD – Técnico em Prótese Dentária. Em um sistema CAD/CAM as arcadas dentárias são escaneadas e as imagens se tornam um arquivo no computador.
Após escaneadas, essas imagens serão usadas como modelos virtuais, utilizadas para o planejamento e desenho das restaurações. Nos softwares desenvolvidos para prótese dentária, é possível projetar as restaurações indiretas, preencher os espaços edêntulos e realizar o planejamento de tratamentos estéticos. Há também arquivos com formas de implantes dentários, dentes e componentes que podem ser usados para o desenho da prótese.
Como funciona o Sistema Cad Cam na Odontologia?
O sistema CAD/CAM revolucionou a Odontologia e hoje é um dos mais usados por profissionais que entendem a necessidade de mesclar conhecimento prático com técnico ao tratar seus pacientes. A tecnologia CAD/CAM tem sido utilizada na Odontologia principalmente na produção de restaurações de próteses fixas como, como por exemplo, coroas, pontes e facetas.
Todo sistema CAD/CAM é composto por três fases:
- Aquisição de imagens;
- Desenho/projeto;
- Manufatura (peça).
Atualmente, a aquisição de imagens é feita por meio de scanners que podem ser intra ou extraorais. Com os scanners extraorais a imagem é obtida a partir de modelos de gesso. Isso quer dizer que o procedimento de moldagem realizado de forma convencional e o vazamento de um modelo de gesso ainda são necessários.
Com os scanners intraorais as imagens são obtidas diretamente das arcadas dentárias dos pacientes, assim como o registro de oclusão. Dessa forma a aquisição de imagens é realizada de maneira mais rápida e fácil. Alguns scanners oferecem imagens coloridas e seleção de cor, consistindo em uma ferramenta de comunicação com o paciente e documentação do caso.
A aquisição de imagens feita através do escaneamento é encaminhada para o software, onde haverá a manipulação e planejamento das imagens (CAD). Os softwares ou programas de computador tornaram possível o trabalho virtual e diminuíram o trabalho em objetos reais. Na Odontologia, os softwares têm uma interface intuitiva, de fácil utilização. Isso permite que tanto o cirurgião dentista quanto o técnico em prótese dentária seja o operador desse sistema, podendo confeccionar os desenhos necessários para o planejamento da reabilitação protética.
A manipulação virtual dos modelos permite ampliação e recorte dos mesmos, o que facilita a visualização. O sistema possui também ferramentas diversas que permitem verificar o espaço disponível para o material restaurador, a espessura da restauração, áreas retentivas do preparo, área de contato oclusal e proximal.
Estas e outras ferramentas podem contribuir para a detecção de erros e planejamento de detalhes que fazem toda diferença na qualidade final da restauração. O processo de manufatura auxiliada ou CAM torna possível a fabricação ou materialização da imagem computadorizada que foi projetada no software CAD. O sistema CAM irá produzir a reabilitação desejada por meio de uma fresadora ou da impressão digital 3D. A fresagem é um método de fabricação subtrativa, no qual as restaurações são fabricadas a partir de blocos de materiais restauradores, que são desgastados até se obter a forma planejada no software. Os materiais utilizados para a fresagem da estrutura protética são blocos pré-fabricados de cerâmica, materiais considerados “híbridos” de resina composta e cerâmica, ligas metálicas, resinas acrílicas e ceras, dependendo da estrutura a ser fresada e seu objetivo.
Quando é indicado usar o Cad Cam?
A tecnologia CAD/CAM tem sido utilizada na Odontologia principalmente na produção de restaurações de próteses fixas, como por exemplo, coroas, pontes e facetas. A digitalização de imagens proporcionou a confecção de próteses em série, porém com maior custo para o paciente, sendo esta sua maior desvantagem.
O sistema CAD/CAM permite ao profissional confeccionar restaurações em uma única sessão, caracterizando-se pelo fácil manuseio e velocidade na obtenção das restaurações, sendo recomendado por dentistas de todo o mundo por sua facilidade e por ser possível trabalhar com diferentes materiais.
O sistema CAD/CAM tem indicações diversas, visto a sua funcionalidade e estética cada vez mais aprimoradas. As reabilitações livres de metal têm um espaço cada vez maior no mercado e o sistema CAD/CAM oferece infraestruturas constituídas de cerâmicas reforçadas, que tem propriedades mecânicas relevantes, possibilitando a confecção de coroas unitárias ou prótese fixa, tanto anterior quanto posterior.
Os sistemas CAD também garantem uma maior precisão de análise para Ortodontia, permitindo o planejamento virtual de tratamentos ortodônticos e cirurgia oral. O sistema CAM irá produzir, por meio de uma fresadora e da impressão digital em 3D sobre diferentes materiais, a reabilitação desejada. Pode-se optar por blocos de cerâmica feldspática, zircônia, dissilicato de lítio, titânio, cromo cobalto e resinas para próteses provisórias, dependendo da estrutura a ser fresada e seu objetivo.
Portanto, o sistema CAD/CAM interliga scanner, software e fresadora para os objetivos finais de reabilitação. A tecnologia CAD/CAM vem sendo aplicada a técnicas de cirurgias virtuais de instalação de implantes e construção de guias cirúrgicos e biomodelos de prototipagem rápida, que possibilitam desde uma simulação do procedimento cirúrgico até a execução de cirurgias guiadas. Os protótipos obtidos representam uma réplica anatômica fiel de um modelo virtual, permitindo melhorar bastante a visualização facilitando o planejamento cirúrgico.
Os implantes guiados por CAD/CAM permitem um novo horizonte na implantodontia e na cirurgia buco-maxilo-facial, em que os procedimentos cirúrgicos se tornam mais simples, seguros e previsíveis. A atualização dos métodos convencionais de trabalhos resulta em economia, ergonomia e funcionalidade.
Como se usa o Cad Cam?
O sistema CAD/CAM pode ser utilizado para o planejamento virtual de tratamentos. Nas áreas de reabilitação oral e estética é possível importar as imagens de tomografia computadorizada, criando um modelo múltiplo que permite o planejamento da instalação de implantes, levando em consideração a quantidade e a qualidade óssea, e a posição das próteses projetadas no software.
No planejamento para implantes é possível criar guias cirúrgicos, próteses provisórias e dispositivos cicatrizadores personalizados, ferramentas valiosas tanto para o procedimento cirúrgico quanto reabilitador.
Na área de reabilitação estética, é possível importar fotografias de face, réplicas de enceramento ou mesmo características de tamanho e forma de um sorriso “doador” para planejar, pela técnica de Desenho Digital do Sorriso o resultado final adequado à face do paciente. Durante a consulta, o paciente tem sua boca escaneada por um aparelho anatômico, com uma câmera de alta precisão colorida, capaz de alcançar lugares que nem mesmo a moldeira reproduzia.
O scanner intraoral captura todas essas imagens e as envia para um software de computador, que projeta os dados e permite a personalização de uma prótese 100% compatível com o paciente. Para isso, ele detecta o tamanho de seus dentes, espaçamento existente entre eles, a profundidade, largura, entre outros dados.
Logo depois, uma espécie de impressora realiza o que os profissionais da área chamam de “fresagem computadorizada”, que imprime exatamente o que foi escaneado, tanto em cor como em formato, de maneira rápida, segura e eficaz.
Depois, basta que o profissional de Odontologia coloque a prótese em seu paciente para que ele possa usufruir dos benefícios de ter um item fabricado de acordo com as especificações de um scanner de alta tecnologia e das necessidades únicas de cada pessoa.
Com isso, diminuem as chances de se realizar a moldagem errada e o paciente não conseguir utilizar a prótese fabricada.
Quais são os benefícios do Sistema Cad Cam para os dentistas?
A utilização do sistema CAD/CAM aperfeiçoou o trabalho do dentista, que pode abandonar a confecção artesanal, eliminar as inúmeras falhas que ocorriam no trabalho, diminuir o desconforto dos pacientes e ainda aumentar a durabilidade das próteses.
Além disso, com a precisão técnica há também uma diminuição significativa nas chances do paciente quebrar ou perder as próteses, ou precisar realizar ajustes nas restaurações ou colocação das próteses.
O sistema CAD/CAM aceita também uma variedade imensa de materiais como a zircônia, cerâmica feldspática, dissilicato de lítio, PMMA para provisórios e calcinável, cerâmicas híbridas, metal pré-sinterizado, o que possibilita que os profissionais possam oferecer aos seus pacientes valores que caibam em seu orçamento, ao mesmo tempo em que garantem a durabilidade e a qualidade do que é criado em seu consultório.
Uma outra vantagem é também o modo como o dentista passa a focar melhor em seu trabalho. Isso porque a garantia e qualidade do trabalho realizado pelo sistema CAD/CAM ajuda a manter os pacientes sempre satisfeitos, elimina o desperdício e o gasto com material em excesso e ainda consegue potencializar o atendimento. Isso porque o tratamento é mais rápido e efetivo, podendo ser feito, em diversos casos, em uma única sessão, sem prótese provisória.
Com o avanço da Odontologia digital e a busca cada dia maior por padrões de qualidade superiores, muitos profissionais da área saberão o que é o CAD/CAM e adotarão o sistema, levando aos seus pacientes a chance de realizarem tratamentos mais eficazes, rápidos e com o melhor custo benefício.
Por isso, os dentistas que estão focados em unir tecnologia com um trabalho focado no bem-estar odontológico de seus pacientes, devem seguir os padrões de qualidade cada vez mais altos da Odontologia e migrar para o sistema CAD/CAM.
Principais Sistemas Cad Cam disponíveis no mercado
Cad Cam Cerec
O sistema Cerec foi desenvolvido na universidade de Zurique e foi o primeiro sistema CAD/CAM a alcançar êxito clínico e comercial. Por esse sistema é efetuada uma leitura óptica sem contato com a impressão dentária. O método de medição utilizado é o da triangulação ativa, com uma resolução de 25 microns.
O sistema CEREC I foi lançado no mercado odontológico em 1985, e foi o primeiro a usar a tecnologia CAD/CAM. Este sistema na modalidade chairside, representa uma revolução tecnológica na área da medicina dentária, porque tornou possível realizar inlays, onlays, facetas e coroas de forma simples, rápida. Posteriormente, foi lançado o CEREC II, o qual foi criado para suprir as limitações do CEREC I. Em 2000, foi lançado o CEREC III, o qual possui um desgaste mais rápido e mais eficiente, com um scanner de leitura óptica em 3D de alta precisão e pode produzir uma ou múltiplas restaurações de uma única vez.
Uma das desvantagens deste sistema é o fato do bloco de cerâmica ser fresado manualmente no final do processo, pois durante a confecção, o bloco é seguro por um dos lados para que seja realizada a fresagem.
Cad Cam Zirkonzahn
A empresa Italiana Zirkonzahn disponibiliza variados módulos de softwares para o planejamento de suas restaurações. A fresadora deste sistema é de 1500W e 350kg, a qual suporta todas as vibrações durante o processo de fresagem, atribuindo grande vantagem a este sistema. Tem também como vantagem a tecnologia comprovada de fresagem simultânea de 5+1eixos. Até 2003 era o único sistema que conseguia fazer fresagem de pontes de 14 dentes.
Com este sistema é possível confeccionar inlays, onlays, facetas, pontes aparafusadas sobre implantes attachments e barras. Permite a fresagem de todos os materiais macios e duros, como zircônio, resina, cera, metal pré-siterizado, cromo cobalto e titânio, vitrocerâmico e compósito.
Este sistema possui scanner óptico de luz totalmente automático, com duas câmaras de alta resolução e detecção automática da margem dos preparos. A grande vantagem desse sistema é de ser flexível, de fácil utilização, e tem a possibilidade de modelar e fresar simultaneamente. No website o fabricante cita o software CAD: Zirkonzahn Arquivo. O software permite a criação e salvamento dos arquivos e projetos executados. As informações de identificação do dentista, técnico e tipo de trabalho efetuado são armazenadas nesse programa. Possui também a possibilidade de registrar as fotografias do paciente, que são organizadas dentro do próprio software.
O software é composto por imagens, vídeos e instruções. Foi desenvolvido por protéticos e oferece várias soluções para tornar o processo de trabalho ainda mais eficaz. O software tem a função de suporte e traz economia de tempo. Têm como objetivo desenhar o processo de trabalho digital da forma mais intuitiva e simples possível.
Cad Cam Procera
Este sistema foi o primeiro sistema a produzir infraestruturas de coroas, pontes e abutments para implantes. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para produção de peças protéticas em titânio e, atualmente, consiste de uma infraestrutura confeccionada de óxido de alumínio e zircônio puros, densamente sinterizada.
A tecnologia Procera apresenta características mecânicas diferenciadas em relação aos demais sistemas. As cerâmicas caracterizam-se principalmente pela elevada resistência, como a Zircônia, que apresenta resistência de 900 Mpa. O sistema Procera está entre os três sistemas mais empregados na Odontologia Brasileira.
O sistema Procera tem um processamento dos dados específico, que utiliza o sistema operacional Windows, onde as informações obtidas do scanner são convertidas em pontos tridimensionais, que reproduzirão com alta fidelidade, os contornos do preparo dentário na tela do computador. A grande vantagem deste sistema é que com este software é possível delimitar as margens do preparo, estabelecer a espessura do coping e o perfil de emergência da coroa em questão. É possível também predeterminar a espessura do espaço interno para o cimento em 50microns.
Cad Cam Everest
Este sistema faz a leitura óptica através de uma câmara CCD (dimensão real 1:1 e precisão de 20 microns). A restauração protética é desenhada num software CAD, e posteriormente fresada segundo movimentos de corte de cinco eixos.
O sistema Everest introduziu o conceito de suporte através de resina acrílica, permitindo desse modo, a total liberdade de movimentação das brocas em torno da restauração, sendo esta a grande vantagem desse sistema. Por outro lado, isso torna um sistema mais lento, tendo isso como desvantagem, pois exige uma intervenção manual no meio da fresagem para colocação de resina acrílica de suporte. Outra vantagens são o tratamento em sessão única, menor tempo de consulta, estética, precisão, além de evitar restaurações e cimentações provisórias.
Cad Cam Lava
O sistema Lava possibilita a fabricação de coroas e pontes de cerâmica anteriores e posteriores, com o qual as imagens são capturadas através de um laser óptico que as transmite para um computador, no qual o programa de desenho assistido do sistema determina automaticamente as linhas de acabamento e sugere os pônticos.
Esta tecnologia tem como opção também eliminar a etapa de moldagem. O sistema Lava Scan ST Dental System, da marca 3M ESPE, dos Estados Unidos é um sistema indireto, ou seja, usado especificamente em laboratório. De um modo geral, o sistema CAD indireto utiliza a impressão convencional, que realiza a moldagem do preparo do modo tradicional, através de materiais de moldagem e confecção de modelo de gesso. Após isso, esse modelo de gesso é submetido a um processo de digitalização com auxílio de um scanner. O sistema Lava C.O.S. utiliza do CAD direto, ou seja, tem a digitalização do preparo diretamente em boca sem a necessidade de procedimentos de moldagem.
Quanto custa um Sistema Cad Cam completo para sua clínica?
O valor de um sistema completo de CAD/CAM vai depender de suas especificidades, podendo chegar a valores acima de R$200.000,00.
Conclusão
A tecnologia é uma grande aliada dos procedimentos odontológicos. O investimento em um sistema CAD/CAM traz benefícios tanto para o profissional quanto para paciente, já que aperfeiçoa o trabalho do dentista, elimina falhas, diminui o desconforto na hora do tratamento e aumenta a durabilidade das próteses.
Para conhecer mais materiais odontológicos essenciais para sua clínica odontológica, acesse o nosso material exclusivo!