O uso do silano na Odontologia pode gerar sim muita confusão para o cirurgião dentista. Muitos profissionais não sabem em quais situações seu uso é indispensável, e nem qual é a forma correta de utilizá-lo.
O silano é um material de união é indispensável para a adesão em cimentações adesivas. Por isso, é de extrema necessidade o conhecimento desse material na sua prática diária.
Por isso, elaboramos um texto completo explorando as principais questões sobre o silêncio: o que é, qual a função, quando e como utilizá-lo. Leia e veja!
O que é silano em odontologia?
O silano é uma molécula bifuncional derivada do silício. Na Odontologia, é utilizado como agente de união que acontece por meio de uma reação química capaz de unir a porção orgânica do cimento resinoso à inorgânica da cerâmica.
Esse material é indispensável para que a adesão aconteça de maneira eficaz nas cimentações adesivas. Mas, para que o processo de adesão tenha sucesso é necessário estar atento a todos os materiais envolvidos no processo de cimentação.
O silano desempenha seu papel com todos os tipos de resina, mas não com todos os tipos de cerâmica. Para que ocorra a adesão, é necessário que haja sílica na composição das cerâmicas. Por isso, restaurações ou coroas de cerâmicas feitas de alumina e zircônia, não poderão receber o silêncio como agente de união.
Para que serve o silano em Odontologia?
A principal função do silano é ser um agente de união entre cerâmica e resina, no caso o cimento resinoso no processo de cimentação de peças de cerâmica. Claro, como vimos, para que esse processo aconteça é necessário que a cerâmica tenha sílica na sua composição.
O silano é um material de muita fluidez. Basta aplicar uma pequena quantidade para que se espalhe por toda a superfície. Ele também é capaz de penetrar nas superfícies de forma eficaz.
Além de ser comercializado de forma isolada para ser agente de união, o silano pode estar presente em outros materiais odontológicos. Isso porque alguns fabricantes tratam as partículas de carga com o material a fim de proporcionar uma liga mais eficiente.
Como o silano é aplicado na cimentação?
Para começar o processo de cimentação e utilização do silano é necessário fazer o tratamento da superfície da coroa, tornando-a áspera. Dessa forma, a sílica ficará mais exposta e o silano terá maior adesão.
Na sequência lave e seque para que não sobre nenhum detrito na área de cimentação. Aplique o silano. Esse material possui alta fluidez por isso basta aplicar uma pequena quantidade para que ele se espalhe por toda superfície.
Para aumentar sua fluidez do silano são adicionadas substâncias como álcool, ácido acético e água, que, após algum tempo, evapora, deixando apenas o agente de união.
Por isso, é recomendado aplicar ar por dois minutos sobre o silano aplicado às peças. Esse processo acelera a evaporação dos solventes e eleva a resistência adesiva.
Após fazer uma aplicação, aguardar e aplicar ar para evaporação dos solventes você deverá repetir essa sequência. Ou seja, o silêncio deve ser aplicado duas vezes sobre a peça.
Depois de todo esse processo, você pode dar sequência ao procedimento de cimentação.
Quais os tipos de silano e qual utilizar na odontologia?
O silano é comercializado de duas formas: os pré hidrolisados e os não pré hidrolisados. Os pré hidrolisados vem em uma embalagem única, já os não pré hidrolisados vêm separados em dois frascos que precisam ser misturados. Entenda as principais diferenças abaixos:
Pré Hidrolisado
O silano pré- hidrolisado é aquele que já vem com água em sua composição para que a reação entre os seus componentes aconteça. Nessa situação o silano já virá pronto para uso, mas pela presença da água no frasco sua durabilidade será menor.
Não pré hidrolisado
O silano não pré hidrolisado vem com dois frascos. Para que seja ativado, é necessário colocar uma gota de cada frasco em pote de plástico. Dessa forma, acontece a hidrolização e ativação do produto. Para que isso aconteça você deve aguardar cerca de 5 minutos.
A desvantagem seria o tempo clínico necessário para manipulação do produto. A vantagem desse silano e a sua validade! Essa é muito maior quando comparada ao silano pré hidrolisado.
Vale ressaltar que não existem diferenças clínicas em relação ao tipo de silano.
Tratamento térmico do silano odontologia: qual a importância?
O tratamento térmico do silano é descrito na literatura já há alguns anos e é uma prática interessante para aumentar a resistência na cimentação adesiva por cerca de 30 a 40%.
O aquecimento do silano através da aplicação do jato de ar quente (tipo uma aplicação de secador de cabelo) aumenta a volatilização dos componentes do silano, como água e ácido acético.
Esse procedimento de volatilização aumenta a adesão do silano à coroa, aumentando assim sua resistência à cimentação. É recomendado fazer esse procedimento após a aplicação do silano por 2 minutos.
O que é Silanização?
Silanização é um processo químico que visa melhorar a adesão da interface fibra-matriz, que é um dos principais determinantes para a resposta mecânica da cimentação adesiva.
Para que o processo de silanização aconteça da melhor forma, as peças devem reservar um tratamento de superfície para torná-las rugosas e aumentar a exposição de sílica.
Após esse processo o silano deve ser aplicado. Por possuir em sua molécula uma parte de sílica (inorgânica) e uma parte orgânica ele irá se ligar na sílica presente nas coroas de porcelana e na parte orgânica de resinas.
Para otimizar esse processo deve-se fazer duas aplicações de silano com jato de ar quente para favorecer a volatinização dos solventes e aumentar a adesão da sílica.
Alumina e zircônia: por que o silano não deve ser usado nestes casos?
As cerâmicas policristalinas reforçadas por alumina são derivadas do óxido de alumínio e possuem alto conteúdo de alumina pura.
Apesar de apresentarem excelentes propriedades mecânicas, elas apresentam limitações no que diz respeito à sua utilização para fixação adesiva. Elas não possuem sílica, por isso os tratamentos de superfície podem não ser efetivos nessas cerâmicas.
Desta forma,o silano não está indicado para cimentação desse tipo de peça.
Como comprar um bom silano?
O silano para odontóloga pode ser facilmente encontrado em dentais especializadas. Os tipos de preços podem variar. Você deve considerar a sua experiência com os materiais e revisão de artigos científicos para fazer a sua escolha entre os tipos de marcas.
Conclusão
O silano é uma molécula bifuncional derivada do silício. Ele é utilizado na Odontologia nas cimentações adesivas. O silano desempenha seu papel com todos os tipos de resina, mas não com todos os tipos de cerâmica. Para que ocorra a adesão, é necessário que haja sílica na composição das cerâmicas.
Para que a cimentação tenha sua resistência aumentada cerca de 30 a 40% recomenda-se fazer o jateamento com ar quente após aplicação do silano na superfície das resinas e cerâmicas.
O conhecimento dos materiais odontológicos é fundamental para o cirurgião dentista dominar sua técnica e otimizar seus resultados.
Quer saber mais? Acesse nosso blog e veja mais notícias da área.