Saiba como os investimentos podem te levar ao seu primeiro consultório 

Avaliações
5/5
investimentos para dentista

Você já se questionou por que alguns dentistas conquistam estabilidade financeira e conseguem abrir um consultório logo depois da faculdade enquanto outros demoram muito tempo? Bem, em muitos casos, a resposta está ligada à gestão financeira.

A gestão financeira é a habilidade de investir e administrar o seu dinheiro de forma assertiva para alcançar os objetivos, mesmo que haja pouca verba no início. Sendo assim, a chave está em trabalhar estrategicamente com o que você possui para atingir as metas que você deseja.

Esse é o caminho para o sucesso e para a liberdade financeira, mas imagino que você deva estar se perguntando por onde começar. Por isso, preparei este artigo para te ajudar a se planejar e encontrar o melhor investimento para você. Confira:

Planeje o seu prazo de investimento e o valor que você quer atingir 

Ninguém pode executar um plano assertivo se não sabe aonde deseja chegar. Sendo assim, você precisa responder algumas perguntas antes de começar o seu planejamento financeiro:

1- Qual é o seu objetivo? 

Se o seu objetivo é ter o seu primeiro consultório, tente ser o mais detalhista possível nessa descrição. Pense, por exemplo, qual é a localização que você deseja, se terão sócios e se você pretende alugar ou comprar. Lembre-se também dos móveis e demais instalações. Isso o ajudará a precificar o seu sonho.

2 – Em quanto tempo você pretende alcançar o seu objetivo? 

Saber em quanto tempo você pretende alcançar a sua meta é fundamental para encontrar um investimento que te atenda. Se você está falando de montar o seu primeiro consultório, suponho que estejamos falando de algo em torno de 1 a 5 anos.

3 – Entendendo as aplicações

Depois de chegar ao custo do seu sonho e ao tempo disponível para a arrecadação desse montante, você tem os dados necessários para entender o quanto você precisa poupar por mês para chegar lá.

Assim, a próxima etapa é pensar em qual investimento comporta tal valor e qual oferece as maiores vantagens para esse objetivo. Veja algumas opções:

Tesouro Selic 

Também conhecido como LTF – Letras Financeiras do Tesouro, este é um investimento conservador, no qual a remuneração está associada à taxa Selic.

Desta maneira, este investimento está dentro da categoria dos pós-fixados. Isso significa que não se conhece totalmente a sua rentabilidade no momento da aplicação, pois a taxa Selic é alterada a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária).

Além disso, o Tesouro Selic pode ser resgatado a qualquer momento sem tributação de IOF a partir do 30º dia.

Nuconta 

O banco Nubank possui um benefício muito prático para os seus clientes. Todo o dinheiro depositado na conta do Nu rende diariamente a uma taxa de 100% do CDI, sem a necessidade de você investi-lo ou aplicá-lo em um outro produto.

CDBs 

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) fazem parte dos investimentos mais queridos por quem está saindo da poupança para algo mais rentável. Eles estão disponíveis na maioria dos bancos e corretoras.

A lógica é simples: quem compra CDBs empresta dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito. Em troca disso, essa pessoa recebe os juros.

No CBD pré-fixado, a taxa de juros é definida e informada desde o momento da aplicação. Já no pós-fixado, não é possível ter certeza de qual será o retorno em reais, porque ele seguirá a dinâmica de variações do indicador.

Por fim, existe também o CDB atrelado à inflação, que oferece como retorno uma parcela prefixada (5% ao ano, digamos) e outra pós fixada (variação da inflação, medida pelo IPCA ou pelo IGP-M).

LCIs e LCAs 

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda, que costumam garantir retornos bem superiores ao da caderneta de poupança.

Esses títulos são emitidos por bancos. Os recursos captados – o dinheiro de quem investe nos títulos – são usados para financiar atividades do ramo imobiliário e atividades do agronegócio.

Como acontece com todo o investimento, em troca desse “empréstimo”, o investidor recebe pagamento em juros, que são estabelecidos no momento da compra do título. A data de vencimento também é determinada quando o título é comprado.

Fundo Multimercado 

Os fundos multimercados podem investir em ativos de diferentes mercados — renda fixa, câmbio, ações — e utilizar derivativos tanto para alavancagem quanto para a proteção da carteira.

Os fundos multimercado têm maior liberdade de gestão e em geral buscam rendimento mais elevado. Por isso, podem ser mais arriscados, o que torna fundamental a escolha de um fundo que tenha um gestor experiente.

Mais alguns pontos importantes!

– Alguns investimentos acima podem ter diferenças de acordo com os juros e demais taxas de acordo com a instituição financeira na qual é emitida, por isso, é importante se informar e planejar.

– Quanto maior for a sua carteira, maior é a necessidade de diversificar. Logo, à medida que você for ampliando os seus ganhos, é importante remanejar estrategicamente os seus investimentos.

– Paralelamente a esses investimentos, é fundamental ter uma reserva de emergência que você possa resgatar quando quiser. Isso é fundamental para que você tenha onde recorrer em casos de emergências sem afetar o seu patrimônio.

Se precisar de ajuda para seu planejamento, nos chame no WhatsApp, clicando aqui.

Gabriel Castelo, CFP®

Sócio da Strati Investimentos

[email protected]

Instagram: @gabrielinvestimentos

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.