Prótese bucomaxilofacial: tudo sobre essa especialidade odontológica

Avaliações
5/5
prótese bucomaxilofacial para que serve

A prótese bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que visa restabelecer estética e funcionalmente pacientes que sofreram perdas de tecido ou importantes estruturas na região da cabeça e pescoço. 

Ainda é uma área pouco explorada e conhecida pelos dentistas pois na maioria dos cursos de graduação não existe uma disciplina formal e obrigatória sobre a área. 

Por isso, preparamos um texto super completo para que você possa entender bem a especialidade e seu alcance. Veja!

O que é prótese bucomaxilofacial?

prótese bucomaxilofacial vantagens

A Prótese Bucomaxilofacial é uma das 23 especialidades da Odontologia. Essa especialidade é responsável pela reabilitação protética de perdas e/ou malformações faciais, intra e extra orais ocasionadas por trauma, patologias ou distúrbios de desenvolvimento. 

Nessa área de atuação o dentista irá produzir aparelhos e dispositivos que auxiliam no tratamento de pacientes oncológicos ou que tiveram algum trauma ou patologia. Além disso, o dentista especialista pode desenvolver e confeccionar protetores bucais e faciais usados em esportes de contato. 

Por ter uma grande abrangência de atuação, essa especialidade exige profissionais com ampla visão clínica para atuar em equipes multidisciplinares, compondo corpo clínico de hospitais, centros de reabilitação ou atendendo em clínicas particulares. 

Dentre as principais área de atuação do especialista em prótese bucomaxilofacial podemos citar: malformações craniofaciais principalmente fissuras labiopalatinas; tratamento de perdas maxilares e mandibulares; perdas oculares, perdas faciais (oculopalpebrais, nasais e auriculares); acompanhamento e auxílio no tratamento de pacientes oncológicos; tratamento de algumas disfunções da articulação temporomandibular (DTMs), além do acompanhamento e auxílio no tratamento e prevenção de pacientes atletas.

Para que serve a prótese bucomaxilofacial?

prótese bucomaxilofacial tipos

A principal finalidade da especialidade é a reabilitação e restauração estética e funcional  das perdas ou malformações faciais.

Dessa maneira, o dentista especialista na área atua na restauração de todo o viscerocrânio. O viscerocrânio é a parte do crânio onde estão localizados os olhos, a orelha, o nariz e a boca.

Dessa forma, podem ser confeccionadas próteses extra oral ou intra orais. Dentre os tipos de próteses extraorais se incluem as próteses oculares, próteses óculo palpebrais, próteses auriculares e próteses nasais.

Já das próteses intra orais podemos citar como exemplo as próteses obturadoras maxilares, próteses velhas faríngeas, próteses mandibulares e próteses elevadoras de palato.

Cirurgia ou prótese bucomaxilofacial?

prótese bucomaxilofacial o que é

Agora que já entendemos o que é e para quê serve uma prótese bucomaxilofacial é possível que você esteja se perguntando: Não seria mais interessante o paciente passar por uma cirurgia plástica reconstrutiva ao invés de fazer uma prótese? 

As cirurgias plásticas muitas vezes possuem limitação no que se diz a extensão e gravidade das alterações da área a ser reabilitada. Por isso, podemos ter limitações e as próteses podem ser a melhor alternativa para os pacientes. 

A prótese bucomaxilofacial é uma opção viável para aqueles pacientes que não podem realizar cirurgia plástica ou que, após inúmeras tentativas, não alcançam resultados.

Vantagens da prótese bucomaxilofacial

prótese bucomaxilofacial especialidade

As próteses bucomaxilofaciais podem mudar para melhor a vida dos pacientes. Isso porque ela melhora a estética e a função! Muitas vezes, pessoas que possuem uma área “mutilada”por conta de uma patologia ou trauma ficam deprimidos e com vergonha do convívio social. Dessa forma a prótese é de grande importância por fazer com que a pessoa ganhe confiança, auto estima e se reintegre a sociedade com maior facilidade. 

Além de atuar diretamente no ganho e melhora na qualidade de vida do paciente as próteses também apresentam as seguintes vantagens: 

  • Fechar aberturas no palato impedindo a passagem de alimentos ou líquidos pelo nariz;
  • Melhorar a deglutição e consequentemente a alimentação;
  • Auxiliar na fala;
  • Restaurar a estética;
  • Melhorar a auto estima e o convívio social.

Tipos de prótese bucomaxilofacial

As próteses bucomaxilofaciais possuem função estética, e principalmente de proteção das estruturas teciduais, além de reparar o contorno facial, sendo considerada um grande auxílio psicológico e social durante a reabilitação do paciente.

Existem vários tipos de protese e inúmeras possibilidades de reparo,  dentre elas destacam-se as próteses nasais, oculares, auriculares e bucais. Vejamos abaixo com maior detalhamento cada tipo. 

Próteses oculares

As próteses oculares podem ser realizadas após perdas oculares congênitas ou adquiridas, sendo essas perdas causadas por patologias ou traumas. A função da prótese ocular é prevenir o colapso e a deformidade palpebral dando sustentação e tonicidade muscular, bem prevenir a sua atresia por falta de função.

Além disso, a prótese ocular contribui significativamente para proteger a cavidade anoftálmica contra agressões por corpos estranhos como poeira, fumaça, frio e demais agentes. 

Próteses nasais

O nariz é um órgão importante e singular na face e constantemente alvo de traumas, neoplasias e anomalias. A perda desse órgão representa uma grande desarmonia na face, uma vez que o paciente sem nariz expira pela boca, levando a um esforço de sucção intensa sobre a laringe e esôfago. 

Quando o paciente está deitado, os líquidos drenados podem gerar reflexos gastresofágico gerando inflamações no esôfago podendo expandir aos seios da face, ouvidos, brônquios e pulmões. 

A prótese bucomaxilofacial nasal possui importante função estética e funcional para o paciente. A sua retenção na face pode ser obtida através de plástico-cirúrgicos, adesivos, implantes, ou  por meios mecânicos no qual pode ser utilizado armação de óculos para sustentação da prótese bucomaxilofacial.

Próteses auriculares

As próteses auriculares têm como objetivo reconstruir aloplasticamente ou de maneira artificial a área ausente, de forma uni ou bilateral. Assim como a protese nasal a protese auricular deve ser fixada na face de forma mecânica através de arcos de cabelo ou retidas através de implantes ou de sistemas adesivos. 

Próteses maxilofaciais

As maxilectomias são procedimentos cirúrgicos ressectivos indicados para tratamento de tumores e neoplasias. Por exigir margem de segurança após remoção de lesão maligna, a cirurgia ganha um grande porte e pode até gerar comunicações buco sinusais.

Esse procedimento cirúrgico envolve a perda  parcial ou total de maxila ou mandíbula, e até incluir o assoalho da órbita e globo ocular. Para reabilitar o paciente após essas perdas as próteses maxilofaciais são indicadas. Sua extensão irá variar de acordo com a extensão da lesão. 

Se a cirurgia ressectiva for de menor extensão, as próteses totais apresentarão bons resultados, porém quando se trata de ressecções maiores essas próteses precisam de ajuda para se manter retidas na cavidade. 

Nesse caso a fixação das próteses pode ser feita através de retenção mecânica, imãs, encaixes, ou por implantes osseointegrados, sendo essa última a mais relevante e satisfatória 

Próteses obturadoras palatinas

Em alguns casos de remoção cirúrgica de lesões localizadas em maxila são geradas comunicações buco sinusais. Essas comunicações costumam ser pouco toleradas pelos pacientes, por comprometer parte da estrutura levando o paciente a uma perda de peso, desnutrição e causando um impacto negativo nos indivíduos afetados. 

Para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, podem ser realizadas próteses palatinas obturadoras para impedir a comunicação dos alimentos com a cavidade nasal. 

Próteses faringeanas

Em pacientes com fissura palatina ou pacientes que tiveram tumores ou neoplasias na faringe existe uma necessidade de fechar o mecanismo velofaríngeo. Isso porque o seu não fechamento pode gerar o comprometimento na inteligibilidade de fala, com impacto direto na ressonância, na articulação e na fonação.

A hipernasalidade, o escape de ar nasal, a fraca pressão intra-oral e os distúrbios articulatórios compensatórios são as alterações mais comumente encontradas nos pacientes com distúrbio velofaríngeo. 

A correção dessa insuficiência velofaríngea requer tratamento com cirurgia ou prótese, e muitas vezes, tratamento funcional, por meio da fonoterapia. A prótese estará indicada para casos nos quais os pacientes não apresentam tecido suficiente para a realização do fechamento velofaríngeo para a fala, ou ainda, na presença de uma velofaringe hipodinâmica.

A prótese ou obturador faríngeo consiste num aparelho removível, que possui uma porção anterior, uma porção intermediária e uma porção faríngea. A porção faríngea é uma extensão fixa em direção à rinofaringe, o bulbo faríngeo, cuja função é atuar dinâmica e funcionalmente em interação com a musculatura da faringe, no controle do fluxo de ar oronasal.

Como são feitas as próteses bucomaxilofaciais?

prótese bucomaxilofacial como e feita

A confecção das próteses bucomaxilofaciais é complexa, pois as mesmas devem restaurar não apenas a função e anatomia, mas também devem ser naturais e estéticas  Por isso,  é necessario utilizar materiais que se assemelham ao tecido e possuam os requisitos necessários torna-se cada vez mais importante. Veja abaixo como as próteses são confeccionadas. 

Materiais mais utilizados para confecção de prótese bucomaxilofacial

Os materiais utilizados para fabriacao de  próteses faciais devem possuir algumas caracteristicas ideias como: baixa viscosidade; boa adaptação;  baixa solubilidade; resistência a tração; modulo de tensão; resistência ao rasgamento; dureza superficial; coeficiente de elasticidade; capacidade de promover ao paciente uma comodidade; não ser toxico ou carcinogênico; ter fácil aderência e ter  custos moderados. 

Alguns materiais possuiem essas propriedades e podem ser utilizados para confecção de proteses bucomaxilofciais, como: resina acrílica termicamente ativada; silicone polimerizado pelo calor ou pela temperatura ambiente; elastômero polietileno clorado e  policloreto de vinila. Os materiais mais utilizados são a resina acrílica e o silicone. Veja abaixo algumas características desses materiais. 

Resina acrílica

As resinas acrílicas termopolimerizáveis são o material de escolha para as próteses nos casos dos pacientes serem trabalhadores rurais, que sofrem exposição solar diária e prolongada, fator este que provoca deterioração do silicone em curto período de tempo.

Também estão indicadas  para casos de próteses muito extensas, retidas por múltiplos implantes, uma vez que a adesão dos sistemas de retenção dos implantes ao silicone é precária. Também podem ser utilizadas em situações onde o leito protético não apresente muita movimentação. 

A utilização da resina acrílica apresenta as seguintes vantagens: fácil manuseio, baixo custo, grande oferta, durabilidade e facilidade de higienização.

Como limitação do seu uso podemos citar a sua rigidez que pode produzir injurias aos tecidos se não estiver bem ajustada ou polida.

Silicone

Tirando as situações e indicações mencionadas acima, o silicone seria o material de escolha para a confecção das próteses. Ele possui muitas vantagens como a facilidade de  pigmentação e de manipulação, biocompatibilidade e, sobretudo,  possuir textura e elasticidade semelhantes a da pele, sendo indicados para leitos de maior movimentação, garantindo maior biomimetismo.

Qual especialidade é necessária para confeccionar as próteses bucomaxilofacial?

prótese bucomaxilofacial conclusão

Os cirurgiões dentistas são os profissionais mais indicados para fazer uma prótese bucomaxilofacial. É claro que para exercer a especialidade é necessário se especializar e aprofundar os estudos. Existem cursos de especialização na área em diversos Estados do país que geralmente apresentam 18 meses de duração. 

Conclusão 

prótese bucomaxilofacial como sao feitas

A prótese bucomaxilofacial é uma especialidade da Odontologia na qual o dentista irá produzir aparelhos e dispositivos que auxiliam no tratamento de pacientes oncológicos ou que tiveram algum trauma ou patologia. 

Nessa especialidade são confeccionadas próteses intra ou extra bucais com o intuito de restabelecer a estética e a função dos pacientes. Essas próteses podem reparar tecidos nasais, auriculares, maxilofaciais, faringe ou servir com obturadores em caso de comunicações buco sinusais. 

Para se especializar na área, o cirurgião dentista deve procurar cursos específicos e até especializados. Por ser uma especialidade pouco conhecida é uma área interessante para se aperfeiçoar pois possui muito campo e mercado de trabalho.  

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.