Pino de fibra de vidro: Como é aplicado e qual a vantagem dele?

Avaliações
5/5
pino de fibra de vidro atendimento

O uso de retentores intra-radiculares nas reabilitações estética e funcional de dentes com extensa perda de estrutura coronária e com tratamento endodôntico, é necessária para a retenção e estabilidade da restauração no elemento dentário.

O pino de fibra de vidro (PFV) é um retentor adicional intra-radicular, utilizado em casos em que o dente apresenta pouca estrutura remanescente. É uma alternativa ao núcleo metálico fundido, e permite um preparo mais conservador reduzindo o risco de fratura radicular.

Vamos falar agora sobre o pino de fibra de vidro, sua utilização e indicações. Quer saber mais? Continue acompanhando a nossa leitura.

O que é um pino de fibra de vidro?

pino de fibra de vidro dente

Para devolver forma e função nos elementos dentários com extensa perda de estrutura coronária em dentes tratados endodonticamente, frequentemente precisa-se reconstruir esses elementos utilizando um retentor intra-radicular.

E o pino de fibra de vidro é um retentor intra-radicular, utilizado em casos em que o dente apresenta pouca estrutura remanescente.

O pino de fibra de vidro é composto por uma estrutura formada por filamentos de fibra de vidro condensados. Esses filamentos formam um corpo sólido e único, que é resistente e compatível com o dente, bem como para uma correta distribuição das forças mastigatórias sobre a raiz e o periodonto.

Quanto ao formato pode-se observar variações, conforme a necessidade do diâmetro de cada conduto do elemento dentário.

A seguir vamos falar sobre as indicações, vantagens e contra indicações para o uso do pino de fibra de vidro. Continue a leitura.

Qual a indicação do pino?

Para o uso de pinos em dentes anteriores com perda inferior a 50% da estrutura coronária, o pino de fibra de vidro é indicado pela necessidade de retenção adicional. Uma vez que a força de cisalhamento é intensa e é uma área estética.

Ainda, os pinos de fibra de vidro são indicados nas seguintes situações:

  • Após o tratamento endodôntico;
  • Para restabelecer a funcionalidade do elemento dentário restaurado;
  • Para estabelecer a estética do elemento dentário restaurado;
  • Reduzir possíveis fraturas, uma vez que aumenta a resistência;
  • Em casos com estrutura dentária superior a 2 mm de férula;
  • Pode ser usado em dente com uma ou mais raízes;
  • Pode ser usado em dentes anteriores e posteriores;

O pino de fibra de vidro deve ser acompanhado por uma restauração ou uma coroa, para finalização do tratamento dentário. Cada caso deve ser avaliado individualmente e a indicação deve ser feita de acordo com o proposto ao paciente.

Além das indicações para o uso, nada melhor que saber sobre como é feito e as vantagens do produto que se está utilizando.

Como é feito pino de fibra de vidro?

pino de fibra de vidro raio x

O pino de fibra de vidro é uma estrutura formada por filamentos de fibra de vidro condensados que formam um único corpo sólido, resistente e biocompatível com a estrutura dentária. O seu formato pode variar de acordo com a necessidade do diâmetro de cada conduto.

Quais as vantagens do pino de fibra de vidro?

As principais vantagens do pino de fibra de vidro encontradas são:

  • Módulo de elasticidade semelhante ao da dentina radicular, protegendo a raiz contra o estresse e minimizando as tensões;
  • Adesão à dentina através dos cimentos resinosos,
  • Menor desgaste a estrutura dental,
  • Não apresenta risco de corrosão quando comparado aos pinos metálicos,
  • Tem fácil aplicação e dispensa as etapas de laboratório protético;
  • Baixo custo.

Contra indicações para o uso do pino de fibra

É preciso saber quais são as contra indicações e entender em quais situações irá se utilizar o pino de fibra de vidro corretamente.

Então vamos lá.

Quando não se utilizar o pino de fibra de vidro:

  • Raiz dentária com canal não tratado endodonticamente ou que necessita de retratamento (o canal está contaminado);
  • Raiz dentária fraturada;
  • Raiz dentária curta;
  • Raiz dentária com perda óssea extensa ao redor;
  • Raiz dentária com pouca estrutura, ou seja, que foi muito destruída por cárie.

Existem ainda algumas contra indicações da utilização do pino de fibra de vidro. Normalmente estão relacionadas com os canais que são muito amplos. Fique atento a estas particularidades.

Como é feita a aplicação do pino no dente?

pino de fibra de vidro consultorio

O pino de fibra de vidro é fixado na raiz dentária com um cimento resinoso que é extremamente resistente e durável. Para que este pino forme um corpo único com o restante do dente é feito o núcleo de preenchimento em resina composta ao redor deste pino.

Para entender como é feito esse procedimento, vamos dividir em quatro etapas:

  1. Após o elemento dentário ser tratado endodonticamente, o dentista usa uma lima específica para remover parte do material obturador deixado pelo endodontista, chamado de guta percha.
  2. Após a remoção da guta percha, este conduto é modelado para que o pino de fibra de vidro que é pré-fabricado encaixe e tenha boa retenção.
  3. O pino de fibra de vidro é então fixado na raiz do dente com um cimento resinoso e é extremamente resistente e durável.
  4. Para que este pino forme um corpo único com o restante do dente é realizado também o núcleo de preenchimento em resina composta ao redor deste pino.

Após a realização das 4 etapas citadas, pode-se iniciar o preparo do processo restaurador do elemento dentário, seja através de uma restauração em resina direta ou da confecção de uma coroa em laboratório, por exemplo.

Agora vamos citar algumas dicas para aumentar as chances de sucesso clínico dos pinos de fibra de vidro que você for instalar:

  • O selamento apical deve ser de 3 a 5 mm, para evitar o risco de contaminação;
  • O pino deve ter 2/3 do comprimento total do dente;
  • A seleção do pino deve ser compatível com o diâmetro do conduto radicular.

Como é realizada a desobturação do canal radicular para colocação de pino ?

Deve-se utilizar uma broca do tipo Largo/Gates Glidden (Maillefer) mais fina para a desobstrução do canal no comprimento planejado.

Lembrando que o pino de fibra de vidro deve conter 2/3 do comprimento total do dente e após a remoção da guta percha com a broca Gates, deve-se utilizar a fresa do fabricante do pino de fibra de vidro conforme o pino for escolhido.

Perguntas comuns sobre o pino de fibra de vidro

pino de fibra de vidro homem e mulher

Algumas dúvidas e perguntas frequentes sobre o pino de fibra de vidro serão discutidas a seguir:

O pino de fibra de vidro é resistente?

Sim. O pino de fibra de vidro é composto por filamentos de fibra de vidros condensados formando um único corpo resistente e durável.

Posso usar pino de fibra de vidro em dentes anteriores?

Uma das vantagens do pino de fibra de vidro é ter a coloração clara. Isso facilita a utilização em dentes anteriores, e é possível contornar casos com maior exigência estética.

Para o uso em elementos dentários com extensa destruição de estrutura coronária,  o uso de retentores intra-radiculares é necessário. O pino de fibra de vidro é o mais indicado, principalmente quando estiver associado a coroas cerâmicas metal-free.

Alguns aspectos ainda devem ser observados para a utilização desse material, como: comprimento e morfologia da raiz, oclusão, localização do dente e escolha do material restaurador.

Portanto, a associação entre pino de fibra de vidro e cerâmica restabelece os princípios de biomimetismo de estrutura dental. E ainda, apresenta resistência ao desgaste e à compressão, lisura de superfície, brilho e biocompatibilidade com o tecido periodontal.

Leia também: Dente Pivô: O Que É, Quando É Necessário E Outras Alternativas

O pino pode ser removido?

Sim. Em casos de fratura, um dentista especialista em endodontia é capaz de remover o pino através de desgastes e fazer um novo procedimento.

Aleatoriamente ou sem justificativa precisa, não se deve remover o pino. Sempre antes de realizar um procedimento, deve-se analisar os riscos e o custo/benefício para o paciente, para posteriormente tomar uma decisão clínica.

Para saber mais sobre essa especialidade, acesse: Endodontia: Tudo Sobre A Especialidade E As Vantagens Para Sua Clínica.

Qual o melhor cimento para pino de fibra de vidro?

O uso de cimentos resinosos para a cimentação dos pinos de fibra de vidro, foi instituído para aumentar significativamente a retenção e a resistência à fratura do dente comparado com outros cimentos.

Os cimentos duais mais indicados são:

  • Autoadesivos : Sem condicionamento prévio ou aplicação de adesivo no diretamente no conduto.
  • Convencionais: Condicionamento ácido e aplicação de sistema adesivo na dentina radicular no conduto.

Qual o valor de um pino de fibra de vidro?

O ideal é que seja avaliado e previamente conversado com o cirurgião-dentista especialista. Ele poderá então analisar e passar um planejamento (orçamento) adequado de acordo com cada caso.

Para se ter uma ideia, a média do que se costuma cobrar para a realização desse procedimento é de R$300,00 a R$600,00.

Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar

Você já conhece todos os nossos canais de comunicação? Nós do empreendedor dentista podemos te ajudar de diversas formas! Confira nosso perfil no instagram e nosso canal no youtube. Ah, e não deixe de baixar nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso!

Conheça o “Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso”

O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico.

O que você vai aprender com este material?

  • Passo a passo para abrir seu negócio;
  • Como construir o seu Plano de negócios, Planejamento Administrativo e Business; Canvas para ser bem sucedido;
  • Acesso a um guia de Fornecedores e de Equipamentos;
  • Como recrutar e treinar sua equipe;
  • Como desenvolver um mindset empreendedor para alavancar o seu faturamento e vencer os desafios do mercado;
  • E muito mais! Para saber mais, clique aqui. 

Conclusão

pino de fibra de vidro idoso

O pino de fibra de vidro (PFV) é um retentor adicional intra-radicular, utilizado em casos em que o dente apresenta pouca estrutura remanescente. É uma alternativa ao pino metálico, e permite um preparo mais conservador reduzindo risco de fratura radicular.

Além disso, o pino de fibra de vidro tem diversas vantagens sobre o pino metálico, como a cor clara (o que ajuda na parte estética) e mais resiliência em casos de trauma. É ele quem faz a ligação entre a raiz e a coroa dentária.

É um procedimento idealmente realizado pelo especialista em endodontia. E sempre que um paciente precisar, deve-se avaliar o custo benefício para o paciente.

Continue acompanhando nossos artigos aqui no Empreendedor Dentista.
Os próximos estão imperdíveis!

Busque na literatura mais informações sobre Pino de Fibra de Vidro

Referências:

Para quem quer aprofundar mais nos estudos sobre pinos de fibra de vidro, a seguir tem algumas referências bibliográficas para você buscar e se aprofundar na leitura:

  1. Trusshkowsky RD. Esthetic and functional consideration in restoring  endodontically  trated  teeth.  Dent  Clin  North  Am 2011; 55(2):403-10.
  2. Zhou L, Wang Q. Comparison of fracture resistance between cast  posts  and  fiber  posts:  a  meta-analysis  of  literature. J Endodontics 2013; 39(1):11-5.
  3. Faria ACL, Rodrigues RCS, Antunes RPA, Mattos MGC, Ribeiro  RF. Endodontically  treated  teeth:  Characteristics  and considerations to restore them. JPR 2011; 55(1):69-74.
  4. Soares CJ, Valdivia AD, Silva GR, Santana FR, Menezes MS. Longitudinal clinical evaluation of post systems: a literature review. Braz Dent J 2012; 23(2):135-740.
  5. Barbosa  IF,  Barreto  BCT,  Coelho  MDO,  Pereira  GDDS,  de Carvalho  ZMC.  Pinos  de  fibra:  revisão  da  literatura. Rev Uningá Review 2016; 28(1):83-7.
  6. Santos S, De Souza P, Neto OI, Reis Goyatá FD. As indicações clínicas dos retentores intra-radiculares em dentes tratados endodonticamente. Rev Uningá Review 2012; 9(1):17-23.
  7. Prado MAA, Kohl JCM, Nogueira RD, Martins-Geraldo VR. Retentores intra-radiculares: revisão de literatura. Cient Ciênc Biol Saúde 2014; 16(1):51-5.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.