Periograma ou periodontograma é o exame que avalia o estado periodontal do paciente, avalia a condição dos tecidos moles e duros ao redor da estrutura dentária, através do registo de diversos parâmetros como a profundidade de sondagem, mobilidade dentária e lesões de furca.
Esse exame é realizado por um cirurgião-dentista, especialista em Periodontia. Somente o periodontista é capaz de realizar este exame com precisão e elaborar um plano de tratamento ideal para cada paciente, respeitando a sua individualidade.
A seguir vamos falar um pouco sobre o periograma (periodontograma), esse exame que é muito utilizado e importante para os pacientes com doença periodontal, e para os profissionais responsáveis.
O que é um periograma?
Periograma ou periodontograma é um exame para registrar a profundidade de sondagem e o nível de inserção, em seis locais por dente ou por implante em toda a dentição, de forma precisa.
Para todas as mensurações realizadas com a sonda periodontal, o valor lido na sonda é arredondado para cima. Anotado no periograma em papel ou no periograma online.
A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), é indispensável para o diagnóstico de periodontite.
Quando é necessário fazer um periograma?
O periograma ou periodontograma faz-se necessário para o diagnóstico das doenças periodontais, e como protocolo é utilizado o exame periodontal detalhado. Este exame é indicado a qualquer paciente com alterações na estrutura gengival ou perda óssea.
E através de uma sonda periodontal, observamos se há a perda de inserção (presença de bolsa periodontal) ou não, para determinar o tratamento do paciente.
Doença periodontal e raios x
Para pacientes com possibilidade da doença periodontal, as mensurações com a sonda periodontal podem detectar locais na dentição com maiores profundidades de sondagem e que requeiram avaliação adicional com raio-X.
O diagnóstico de periodontite deve ser definitivamente confirmado com radiografias. Em casos mais simples, o exame radiográfico consiste de 2 radiografias (interproximais).
Para casos mais extensos, o exame radiográfico consiste em “periapicais de todos os dentes” com até 14 radiografias e/ou uma radiografia panorâmica. As radiografias devem mostrar a altura óssea ao redor do dente e permitir estimar a gravidade da perda óssea.
A partir do exame clínico associado ao exame periodontal, tem-se um diagnóstico preciso para o paciente e para o profissional. A seguir falaremos sobre o passo a passo para relizar o periograma ou periodontograma.
O que é avaliado no periograma?
No periograma é avaliado a profundidade de sondagem e o nível de inserção, em seis locais por dente ou por implante em toda a dentição, de forma precisa.
Vamos falar sobre cada um desses e exemplificar o periograma.
Exemplos de ficha de periograma
Periograma impresso ou Periograma online, não importa a preferência do profissional. O que importa é que as anotações sejam realizadas de forma precisa e que o paciente seja informado sobre o resultado e sobre a importância no acompanhamento dessa doença.
Qual é o passo a passo para fazer um periograma online?
Os dados obtidos na consulta do paciente são transcritos ao periograma, e podem ser inseridos para criar um periograma online. Abaixo anotamos os dados principais:
- Mobilidade dentária
- Envolvimento de furca
- Margem gengival (mm)
- Profundidade de sondagem (mm)
Vários modelos de periograma podem ser utilizados, e dependendo de qual periograma for a opção do especialista, deve-se seguir as orientações e preencher corretamente.
Ao medir com a sonda periodontal, quantifica-se em mm a profundidade de cada elemento dentário em todas as faces. Existem periogramas que permitem somente anotações numéricas, outros permitem desenhos e esquemas.
Um exemplo é o envolvimento de furca, que pode ser registrado graficamente utilizando-se uma circunferência ou um círculo. Uma circunferência (grau 1), um semicírculo (grau 2) e um círculo (grau 3).
Vamos dar algumas dicas a seguir sobre como preencher e fazer o periograma.
Como salvar um arquivo de periograma online?
O periograma online não pode ser salvo no disco rígido como acontece com um documento de texto. Além disso, este website não salva qualquer dado inserido no formulário.
Como alternativa, no entanto, o website pode ser salvo nos computadores Apple Macintosh e Windows PCs como um arquivo PDF.
O uso do comando “Imprimir” abrirá o diálogo de impressão para selecionar uma das seguintes opções: Adobe PDF ou FreePDF. Clicando em OK permitirá ao usuário escolher um nome de arquivo e um local no qual arquivo PDF pode ser salvo.
Quais os dados que devem ser anotados no periograma?
Todos os dados, observações e medidas avaliadas durante a consulta de um paciente com doença periodontal devem ser anotadas. A mobilidade dentária, o envolvimento de furca, a margem gengival e a profundidade de sondagem devem ser anotados em mm na ficha impressa ou online do paciente.
E durante todo o tratamento ou acompanhamento periodontal, devem ser reavaliadas as medidas, anotadas e correlacionadas com a rotina/estilo de vida do paciente.
Mobilidade dentária
A mobilidade dentária pode ser determinada de acordo com a classificação:
- Grau 0 = Mobilidade dentária normal (fisiológica)
- Grau 1 = Mobilidade detectável (até 1 mm horizontalmente)
- Grau 2 = Mobilidade detectável (mais de 1 mm horizontalmente)
- Grau 3 = Mobilidade dentária vertical detectável
Envolvimento de furca
Para detectar o envolvimento de furca, as furcas de todos os molares e primeiros pré-molares do arco superior devem ser avaliadas com a sonda para a região de furca (Sonda Nabers).
E o componente horizontal da sondagem é graduado de acordo com o seguinte critério:
- Grau 0 = Furca não detectável ou sem envolvimento de furca
- Grau 1 = Furca detectável, com um componente horizontal de sondagem ≤3mm
- Grau 2 = Furca detectável, com um componente horizontal >3mm
- Grau 3 = Trespasse horizontal lado a lado
Margem gengival (mm)
Para cada sítio, o valor da “Margem Gengival” será determinado diante da medida da “Profundidade de Sondagem”.
A “Margem gengival” como primeira medida é a distância da margem gengival clínica a qualquer referência, como, na maioria dos casos, a junção cemento-esmalte.
E a “Profundidade de sondagem” é a distância entre a margem gengival e o fundo do sulco gengival ou a bolsa periodontal, respectivamente.
Para saber o “Nível de Inserção” para cada sítio deve-se calcular: Profundidade de sondagem (mm) – Margem gengival (mm) = Nível de Inserção (mm).
Profundidade de sondagem (mm)
Deve-se sondar todos os dentes, em 6 sítios ( vestibular, mesio-vestibular, disto-vestibular, lingual, mesio-lingual e disto-lingual):
Além disso é preciso realizar as seguintes medidas:
- 1ª: Nível Gengival (NG): distância da JEC até a margem gengival, mostra se há ou não recessão gengival e caso tenha falsa bolsa deve-se anotar em negativo.
- 2ª: Profundidade à Sondagem (PS): margem gengival até o fundo de sulco ou bolsa.
- 3ª Nível Clínico de Inserção (NCI): soma da NG + PS = paciente tem doença periodontal ou não.
São muitas observações, muitas medidas e muitos os cuidados que devem ser tomados a estes pacientes. Por isso, pacientes com doença periodontal devem ser acompanhados por um especialista, o periodontista.
Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar
O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas!
Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.
Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 240 textos já publicados.
Fique atento e baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso!
“Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso”
O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico. Para saber mais, clique aqui.
Conclusão
O periograma ou periodontograma avalia a condição dos tecidos moles e duros ao redor da estrutura dentária, através de parâmetros como a profundidade de sondagem, mobilidade dentária e lesões de furca.
A partir deste exame é possível determinar o diagnóstico do paciente, o plano de tratamento e acompanhamento da doença periodontal, por um profissional. É um exame minucioso e importante, que deve ser realizado por um especialista na área, o periodontista.
Continue acompanhando o nosso portal e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Você só encontra aqui, no Empreendedor Dentista.