A radiografia panorâmica dental é um exame radiográfico muito utilizado pelos dentistas para avaliação do complexo maxilomandibular do paciente. Além disso, o custo benefício deste exame faz com que ele seja o mais solicitado pelos dentistas.
Utilizada como auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento odontológico, a radiografia panorâmica é a escolha dos dentistas.
Vamos a seguir falar um pouco mais sobre a radiografia panorâmica, suas vantagens e limitações para o cirurgião-dentista.
Quer saber mais sobre a radiografia panorâmica?
Continue a leitura que está imperdível.
O que é uma panorâmica dental?
É um raio-x que permite a visualização de todo o complexo maxilomandibular, ou seja, possibilita visualizar estruturas internas da região da boca. É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia.
Com esse exame, o dentista tem uma boa visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas. As imagens são de fácil compreensão para o dentista, permitindo na maioria das vezes o diagnóstico do paciente. Esta radiografia também é conhecida como ortopantomografia.
Qual a importância de indicar a panorâmica dental?
A radiografia panorâmica é fundamental como exame auxiliar, uma vez que nem todo problema da cavidade oral ou característica anatômica é evidenciado aos olhos do profissional. Sem esse exame, o dentista não consegue emitir um diagnóstico preciso, e fica mais difícil indicar e planejar tratamentos, por não saber o que o paciente precisa.
Um exemplo comum, é a visualização dos dentes sisos. Com a radiografia panorâmica é possível entender a posição destes elementos e ser o exame de escolha para a cirurgia. Ou a radiografia panorâmica nessas situações pode servir como base para solicitar uma tomografia computadorizada e assim evitar complicações para determinado procedimento.
A radiografia panorâmica é um ótimo exame auxiliar para acompanhamento da saúde oral dos pacientes, nas diferentes especialidades odontológicas.
Vantagens de fazer a radiografia panorâmica
Dentre as diversas vantagens da radiografia panorâmica podemos citar:
- É complementar ao exame clínico;
- Utilizado por todas as áreas da Odontologia (permite uma linguagem universal);
- Permite a visualização de todos os dentes de uma só vez;
- Permite a visualização de reabsorções ósseas e radiculares;
- Permite a visualização de cistos, tumores, distúrbios da articulação temporomandibular;
- Pode ser realizada em adultos ou crianças;
- Localização de terceiros molares (sisos);
- Patologias extensas;
- Avaliação da cronologia de desenvolvimento dentário;
- Retenção de dentes;
- Restos radiculares;
- Anomalias de desenvolvimento;
- Planejamento e avaliação de implantes;
- Previamente ao tratamento ortodôntico;
- Baixa dose de radiação;
- Fraturas, cáries e outras alterações cujo diagnóstico não seja preciso, deve-se pedir outros exames para a precisão do diagnóstico, além do exame clínico.
Visualização global da arcada dentária do paciente e estruturas do complexo maxilomandibular
A radiografia panorâmica permite a visualização de toda a arcada dentária do paciente, ou seja, permite visualizar todos os elementos dentários presentes e todo o complexo maxilomandibular de uma só vez.
Baixa superexposição aos raios-X
Com os modernos aparelhos de raios X, filmes radiográficos mais sensíveis e o uso da proteção dos aventais de chumbo, tudo isso torna a exposição aos raios X baixa.
Nas mulheres grávidas, opta-se por realizar exames radiográficos depois do terceiro mês de gestação, mas toda situação depende da indicação do profissional e da necessidade do paciente envolvido.
A exposição à radiação de uma radiografia panorâmica é de 0,02 mSv, valor quatro vezes maior que o produzido pelas quatro radiografias interproximais, de acordo com a Sociedade de Radiologia Pediátrica.
Pode ser feita em crianças
A radiografia panorâmica pode ser realizada em crianças, tanto para a prevenção como para o diagnóstico de distúrbios dentais e faciais.
Além disso, permite a visualização dos dentes decíduos e permanentes antes mesmo que eles erupcionem. Assim é possível analisar a localização, forma, angulação e a presença de todos os dentes presentes.
É possível diagnosticar a presença de dentes extranumerários e agenesia (falta do germe dentário), entre outras alterações no complexo maxilomandibular.
Como é realizada a panorâmica dental?
A radiografia panorâmica é extraoral, ou seja, tanto o aparelho de raios X quanto o filme radiográfico ficam fora da boca.
Segundo a Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA) o aparelho de radiografia panorâmica projeta através da boca um feixe sobre um filme ou um detector que gira em sentido contrário ao tubo dos raios X.
Para a realização da radiografia panorâmica é necessário posicionar a cabeça do paciente usando apoios no queixo, na testa e nas laterais do rosto, enquanto um bloqueador de mordida mantém a boca dele aberta.
Os braços do aparelho de raios X giram em um semicírculo ao redor da cabeça do paciente, partindo de um lado dos maxilares para o outro lado, emitindo os feixes que vão ser captados digitalmente e formar a imagem radiográfica.
Após capturar a imagem ela é enviada para a tela do computador. É possível edições na imagem, e o envio on-line. A impressão do exame no filme/papel será realizada em caso de necessidade ou de acordo com a solicitação do profissional.
Com a impressão digital a imagem é lida por uma impressora computadorizada e assim as imagens obtidas são de altíssima qualidade, que podem ficar ainda melhores quando passam por tratamento em software.
Existe contraindicações para realizar a radiografia panorâmica?
Não. A radiografia panorâmica é um ótimo exame complementar, com baixa dose de radiação e com um excelente custo benefício tanto para o paciente quanto para o profissional.
A panorâmica dental apresenta quais limitações?
Dentre as limitações da radiografia panorâmica é preciso ressaltar que esse exame não apresenta detalhamento das estruturas anatômicas como as radiografias periapicais intraorais ou mesmo a tomografia computadorizada.
Qual o custo médio da panorâmica dental?
O preço de uma radiografia panorâmica pode variar entre os R$ 100,00 à R$ 250,00 reais, variando de acordo com a clínica onde é realizado o procedimento.
O custo benefício deste exame faz com que ele seja o exame mais solicitado pelos profissionais da Odontologia.
Veja outras técnicas radiográficas:
Outros exames radiográficos são complementares e fundamentais para o diagnóstico, a necessidade de cada um deles irá depender da situação do paciente e da indicação profissional. Vamos agora falar um pouco sobre os outros exames radiográficos:
Radiografia oclusal
A radiografia oclusal é um exame intraoral utilizado pelos dentistas para avaliar a posição de raízes residuais, dentes inclusos e supranumerários, entre outros.
Neste exame, a película radiográfica é disposta entre os dentes das duas arcadas dentárias (superior e inferior). Então, é realizada uma incidência de raios X obedecendo a uma angulação específica relativamente à posição da película. Assim, é obtida a imagem radiográfica que será posteriormente analisada pelo dentista.
Radiografia periapical
A radiografia periapical é um exame intraoral para visualizar a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatômicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.
O raio x periapical é o exame intraoral mais frequentemente utilizado. Abrange uma determinada área, visualizando uma média de 2 a 3 dentes, permitindo desta forma avaliar a anatomia dos dentes de uma forma mais detalhada.
Radiografia interproximal
Também chamada de bite-wing, a radiografia interproximal é uma radiografia intraoral em que se obtém imagens das faces mesial, distal e das coroas dos pré-molares e molares, além das cristas ósseas vizinhas do maxilar e da mandíbula.
Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar
O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas! Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.
Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 250 textos já publicados.
Fique atento e baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso!
“Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso”
O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico. Para saber mais, clique aqui.
Conclusão sobre a panorâmica dental
A radiografia panorâmica é um exame radiográfico muito utilizado pelos dentistas para avaliação de todos os dentes de uma só vez e de todo o complexo maxilomandibular do paciente.
Além disso, o custo benefício deste exame tanto para o paciente quanto para o profissional faz com que seja o exame mais solicitado pelos dentistas, nas diferentes especialidades.
Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias da área odontológica.