Conheça mulheres que fizeram história na Odontologia!

Avaliações
5/5
mulheres na odontologia profissional

O mercado de trabalho odontológico no Brasil era predominante constituído por homens, uma representação de 90% na década de 60. Atualmente a realidade é outra. As mulheres representam mais de 71,82%, dos profissionais na área da Odontologia, incluindo nessa porcentagem cirurgiãs-dentistas, profissionais técnicas e auxiliares.

Totalizando 381 mil profissionais do sexo feminino atuando em todo o país.

As mulheres pioneiras na Odontologia iniciaram sua trajetória como assistentes e enfrentaram inúmeros preconceitos até se tornarem as protagonistas da história profissional.

Quer saber como foi a caminhada das mulheres na Odontologia?
Continue a leitura deste texto.

A origem e história das mulheres na Odontologia

mulheres na odontologia atendimento

A conquista do lugar feminino na Odontologia, além de direitos e igualdade nesta profissão, iniciou com Lucy Beaman Hobbs Taylor (1833-1910), a primeira graduada com a terminologia profissional de Cirurgiã-Dentista nos Estados Unidos.

A história das mulheres na Odontologia, no Brasil, iniciou no meio familiar através dos pais e maridos cirurgiões-dentistas que passavam o seu ofício adiante para suas filhas, esposas e sobrinhas.

No final do século XIX, as mulheres brasileiras passaram a ter acesso ao ensino de nível superior, o coincidiu com a criação de cursos específicos na área da Odontologia.

Antonia d’Ávila, foi a primeira brasileira a ter um diploma de graduação em Odontologia, ela concluiu seu curso no Colégio da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A primeira mulher a se graduar na área odontológica, no Brasil, foi Isabella Von Sydow (isso ocorreu 40 anos após a graduação de Lucy Beaman Hobbs Taylor nos EUA), na primeira turma da escola de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Continuaremos a falar sobre o crescimento das mulheres na Odontologia.

Índice de crescimento das mulheres na Odontologia brasileira

mulheres na odontologia procedimento

No Brasil, as mulheres já são maioria na Odontologia desde os anos 90.

As cirurgiãs-dentistas se tornaram a maioria, atingindo a marca de 56,3% dos profissionais com registro ativo no final dos anos 2000. A categoria profissional tornou-se, em sua maioria, feminina.

Segundo dados coletados em 2018 pelo IBGE, 69,6% das dentistas são mulheres e elas mantêm-se firmes na liderança do quadro de profissionais da Odontologia com registro ativo no Conselho Federal de Odontologia.

As mulheres na Odontologia também são a maioria dos profissionais com registro de especialidades no Conselho Federal de Odontologia. E, outras categorias como atendentes, auxiliares, secretárias, recepcionista, também são compostas majoritariamente por mulheres.

Abaixo vamos citar algumas possibilidades de participação da mulher na Odontologia:

  • grupos de estudos e pesquisas científicas em meio acadêmico;
  • em lideranças políticas e sindicais;
  • carreira na polícia, marinha ou aeronáutica;
  • coordenações municipais e estaduais de saúde oral;
  • presidências de Conselhos Regionais de Odontologia;
  • coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde;
  • gestão do Conselho Federal de Odontologia.

Principais especialidades ocupadas por mulheres na Odontologia

mulheres na odontologia consulta infantil

As mulheres na Odontologia também estudam mais, sendo a maioria dos profissionais com registro de especialidades no Conselho Federal de Odontologia.

Entre as especialidades mais requisitadas pelas mulheres estão:

  •  odontopediatria: 85% dos profissionais registrados são mulheres;
  •  saúde coletiva: 63% dos profissionais registrados são mulheres;
  •  dentística: 62% dos profissionais registrados são mulheres;
  •  endodontia: 57% dos profissionais registrados são mulheres.

As mulheres também são a maioria, desde 2003, com diplomas de mestrado e doutorado, representando um total de  58% dos titulados em 2007.

Desafios e dilemas que as mulheres enfrentam na Odontologia

mulheres na odontologia consultorio

As mulheres na Odontologia, ainda que tenham superado as dificuldades de acesso ao conhecimento enfrentado por suas antecessoras, ainda precisam lutar pela equiparação de cargos e salários com seus colegas do sexo masculino.

A maioria das mulheres ainda precisam lidar com assédios de colegas e/ou clientes, que algumas vezes restringe os horários de atendimento tardios em seus consultórios por questões de segurança.

Referências femininas na história da Odontologia

mulheres na odontologia dentista

Vamos agora falar um pouco sobre grandes referências para as mulheres na Odontologia.

1. Lucy Beaman Hobbs Taylor

Lucy Taylor se interessou inicialmente pela medicina, mas foi recusada pela faculdade de Ohio, sugerindo como segunda opção a Odontologia. Porém, por ser mulher seu acesso foi negado, como ocorrera na medicina.

Então ela foi trabalhar no consultório de Jonathan Taff (diretor da faculdade de Odontologia de Ohio, na época). Com a prática diária, Lucy optou por ter o seu próprio consultório (a atividade prática era permitida), e somente muitos anos depois ela foi reconhecida pelo seu talento e foi admitida pela Sociedade Odontológica de Iowa.

Tal fato repercutiu e influenciou a Ohio College of Dental Surgery, que admitiu Lucy Taylor como aluna, a qual veio a se formar em 1866, tornando-se a primeira mulher a ter a graduação em Odontologia nos Estados Unidos.

2. Emeline Roberts Jones

Contemporânea de Lucy Beaman Hobbs, Emeline Roberts Jones historicamente é considerada a primeira dentista da América. Iniciou na profissão com apenas 17 anos, em 1854, logo após seu casamento com o Dr. Daniel Albion Jones.

Emeline exerceu a profissão durante 34 anos antes de ser reconhecida como membro efetiva da Connecticut State Dental Society, no ano de 1912.

3. Isabella Von Sydow

Foi a primeira mulher a se graduar na área odontológica, no Brasil, 40 anos após a graduação de Lucy Beaman Hobbs Taylor nos EUA. Isabella Von Sydow era a única mulher que completava o time dos quatro profissionais formados pela primeira turma da escola de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

4. Minnie Evangeline Jordon

Ela se formou no programa odontológico da Universidade da Califórnia em 1898, e enquanto cursava a faculdade de Odontologia, Minnie Evangeline Jordon administrava uma clínica de saúde bucal em um orfanato em São Francisco.

Minnie Evangeline Jordon foi a primeira dentista nos Estados Unidos a se especializar em odontopediatria.

5. Jeanne C. Sinkford

A primeira reitora de um curso de Odontologia!

Dentista americana e administradora acadêmica. Ela foi a primeira reitora de uma escola de Odontologia americana, além de pesquisadora sênior residente na American Dental Education Association.

Ainda, Jeanne Craig Sinkford é professora e reitora emérita da faculdade de Odontologia da Howard University. Em 2015, ela recebeu o prêmio de Serviços Distintos da American Dental Association.

6. Sara Gdulin Krout

Dentista da marinha !

Sara Gdulin Krout, em 1944, se tornou a primeira mulher dentista na Marinha dos EUA. Inicialmente ela foi impedida de se alistar diretamente como dentista das forças armadas devido às restrições da época.

Mantendo sua vontade em servir, Krout ingressou no Serviço de Emergência para Mulheres Voluntárias (WAVES) da Marinha dos EUA e atuou como tenente e continuou na Reserva Naval até sua aposentadoria em 1961.

7. Kathleen T. O’Loughlin

Foi a primeira diretora executiva da American Dental Association, a maior e mais antiga associação odontológica nacional. Em outubro de 2022, ela recebeu o prêmio de Serviços Distintos de 2021, da American Dental Association.

Seguiu sua carreira como clínica, educadora, executiva da indústria, advogada e pioneira no campo da Odontologia. Recebeu seu título de Mestre em Saúde Pública em administração e gerenciamento de assistência médica em 1998. O’Loughlin atuou como CEO da Delta Dental of Massachusetts de 2001 a 2008 e como diretora odontológica da United Health Group de 2008-2009.

Como as mulheres podem seguir conquistando espaço na Odontologia e em outras áreas?

A força das mulheres na Odontologia vêm desde os primórdios da prática. As pioneiras abriram as portas e cabe a você MULHER continuar avançando e requerendo o espaço onde quiser chegar, para ter o sucesso que almeja.

Conclusão

mulheres na odontologia consulta

As mulheres na Odontologia iniciaram sua trajetória como assistentes e enfrentaram inúmeros preconceitos até se tornarem as protagonistas.

No Brasil, a história das mulheres na Odontologia teve início no meio familiar através dos pais e maridos cirurgiões-dentistas que passavam o seu ofício adiante para suas filhas, esposas e sobrinhas.

As mulheres têm o seu espaço na Odontologia, e  representam mais de 71,82%, dos profissionais na área, incluindo nessa porcentagem cirurgiãs-dentistas, profissionais técnicas e auxiliares. Elas também são a maioria dos profissionais com registro de especialidades no Conselho Federal de Odontologia. Ainda, são a maioria, com diplomas de mestrado e doutorado, representando um total de  58% dos titulados em 2007.

MULHER, cabe a você continuar avançando e requerendo o espaço onde quiser chegar, para ter o sucesso que almeja.

Continue acompanhando o nosso portal Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos! Baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso, um manual prático completo para dentistas que querem abrir o seu próprio consultório odontológico.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.