Mocho odontológico: saiba sua importância e veja os principais modelos

Avaliações
5/5
mocho odontologico consultorio

Onde você, cirurgião dentista, fica sentado o dia todo? No mocho odontológico é claro! Por isso é necessário conhecer a sua importância e saber como escolher o melhor para você!

Diversos estudos comprovam que permanecer sentado por longos períodos é prejudicial à saúde. Esse hábito está  associado a diversas anomalias, inclusive problemas cardíacos, circulatórios e diabetes. Dessa forma, escolher um mocho ideal é super importante!

Por isso, preparamos esse texto completo para você! Confira!

O que é o mocho odontológico?

mocho odontologico limpeza

O mocho odontológico foi desenvolvido através de uma parceria entre médicos e fisioterapeutas. Trata-se de um equipamento bastante comum e necessário para o exercício da odontologia e por isso, está  presente em todos os consultórios odontológicos.

Mocho odontológico é uma espécie de cadeira ergométrica utilizada por dentistas. Tem como função proporcionar suporte ao nosso corpo. Assim, ele evita a fadiga e garante conforto e bem-estar ao profissional.

Esse equipamento foi criado baseando-se na ergonomia ideal de atendimento do dentista, para que o profissional trabalhe como se estivesse de pé mas com o conforto de estar sentado.

O que quer dizer a palavra mocho?

O nome mocho é originário de diversos tipos de coruja. Porém, ele é mais especificamente utilizado para denominar a coruja-diabo, um animal de tamanho menor que uma galinha.

A coruja, por ser uma ave de rapina (aves que raptam), tem como peculiaridade ter grandes olhos com capacidade de enxergar a noite. O seu pescoço  permite um giro de cabeça de até 270°. Essa característica dá grande autonomia à visualização da caça.

Em analogia a essa característica de giro do pescoço das corujas, colocou-se o nome da cadeira odontológica de mocho. Com ela o dentista pode ser ágil, e exercer a sua profissão em várias posições,  sem se levantar e perder a concentração no que está fazendo, possui um giro livre e um encosto ergonômico

Por que existe o mocho odontológico?

Os mochos foram desenvolvidos para dar ergonomia e melhorar a postura de trabalho do dentista. Além da questão ergométrica já citada anteriormente, é importante destacar outro fator bastante relevante: a pressão exercida pelas cadeiras tradicionais na genitália dos profissionais.

Os mochos odontológicos melhoram a circulação sanguínea, aliviam a pressão nas nas genitálias, articulações e minimizam a tensão sobre ombros e pescoço do usuário.

Ou seja, os machos foram criados para proporcionar melhora nas condições de saúde durante a atuação do dentista e reduzir os efeitos gerados pelo exercício da profissão.

Particularidades benéficas aos dentistas do mocho odontológico

mocho odontologico doutora e paciente

Várias são as vantagens de se escolher um bom mocho para você. Além do conforto ele é fundamental para dar condições ortopédicas e ergonômicas fundamentais para o dentista durante o seu atendimento.

Confira como o mocho odontológico pode favorecer a sua saúde!

Fator ortopédico do mocho odontológico

Após horas de trabalho, se não houver um policiamento, a postura estará totalmente incorreta e, consequentemente, o profissional ficará com dores e até pode ter problemas ortopédicos na lombar, coluna, ombros entre outros.

As doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho são consideradas um problema de saúde pública pela alta prevalência em diversas profissões. E a melhor maneira de controlá-las é através da prevenção.

Para você ter uma ideia da gravidade do problema, as LER ou DORT são relacionadas como a segunda causa de morbidade na população adulta em diversos países, até mesmo no Brasil, e os dentistas estão entre os profissionais mais acometidos por estas doenças.

Entretanto, muitos profissionais não conhecem os riscos a que estão sujeitos e acabam não colocando em prática a ergonomia na Odontologia. E isso é muito grave, pois pode levar o profissional à incapacitação temporária ou até mesmo permanente, dependendo da evolução da doença.

Exemplos de tipos de doenças:

  1. Síndrome cervical: degeneração do disco cervical associada ao trabalho repetitivo;
  2. Hernia de disco: desgaste dos discos intervertebrais comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando dor intensa;
  3. Cervicobraquialgia: dor na coluna cervical com irradiação para o braço, devido à compressão de raízes nervosas que saem dessa região;
  4. Cifose: popularmente conhecida como corcunda, é o desvio da coluna vertebral com arredondamento para frente;
  5. Escoliose: curvatura lateral da coluna vertebral, que pode ser única ou múltipla;

Outras enfermidades:

  • Tendinite: inflamação do tecido próprio dos tendões;
  • Epicondilites lateral e medial: provocadas por ruptura ou estiramento dos pontos de inserção dos músculos flexores ou extensores do carpo no cotovelo;
  • Bursites: inflamação da bursa (inflamação aguda ou crônica do saco preenchido por líquido debaixo dos tendões;
  • Tendinite do supraespinhoso e bicipital ou síndrome do ombro doloroso: é uma patologia do ombro em que apresenta inflamação ou lesão no tendão que liga tal músculo à estrutura óssea.
  • Túnel do carpo: doença resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que se localiza entre a mão e o antebraço. Túnel cubital: doença causada pela compressão (pinçamento) do nervo cubital no cotovelo;
  • Desfiladeiro torácico: compressão do plexo braquial em sua passagem chamado desfiladeiro torácico, que causa dor no ombro, pescoço e fraqueza nos dedos.

Por isso, a escolha do mocho ideal é tão importante. A escolha do mocho correto melhora a postura do dentista no trabalho, reduzindo os riscos de desenvolver doenças osteoarticulares e outras alterações.

Fator ergonômico do mocho odontológico

A palavra ergonomia tem origem nos termos gregos érgon (trabalhos) e nomos (leis e regras). Assim, podemos dizer que etimologicamente ela tem significado de leis que regem o trabalho.

Essa é uma disciplina científica que busca entender as interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, como por exemplo, o seu ambiente de trabalho, buscando criar princípios e métodos que harmonizem o bem estar dos profissionais e o desempenho de suas funções.

A ergonomia passou a ganhar destaque no Brasil em 1943, com a publicação do Decreto-Lei nº 5.452 que aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Na Odontologia, não é raro as queixas relacionadas a dores e, neste caso, a ergonomia ajuda a diminuir o estresse físico e mental, prevenindo doenças relacionadas à prática do trabalho e, consequentemente, aumentando a produtividade.

A utilização inadequada de equipamentos e a falta de postura na realização de algumas tarefas cotidianas podem interferir na saúde geral do dentista, uma vez que essa profissão exige a interação com diversos equipamentos, instrumentais e até mesmo com o próprio ambiente.

Para a boa prática da profissão é necessário concentração e precisão de movimentos, a fim de evitar uma posição postural delimitada.

O uso da ergonomia na Odontologia é fundamental para que se possa obter um ambiente de trabalho adequado para o dentista, sendo ele seguro, saudável e confortável.

Dessa maneira, podemos dizer que o principal objetivo da ergonomia na Odontologia é a diminuição do estresse físico e mental, prevenindo as doenças relacionadas à prática da profissão e, consequentemente, buscando uma produtividade mais expressiva.

Por isso, utilizar um mocho ideal é ter uma postura adequada quando o utiliza é necessário para evitar problemas físicos. Por isso, veja algumas dicas abaixo de posicionamento ergonômico do mocho:

  • Ao sentar-se no mocho, suas coxas devem ficar paralelas ao chão, em ângulo de 90º com as pernas. Os pés devem ficar bem apoiados no piso;
  • As costas devem ficar apoiadas no encosto do mocho odontológico, enquanto a cabeça fica levemente inclinada para baixo;
  • A posição do paciente na cadeira mocho deve permitir que a cabeça dele fique no mesmo nível dos seus joelhos;
  • Quanto à altura da cadeira, ela deve estar ajustada de forma que uma das pernas do dentista possa ser colocada sob o encosto, mas sem pressão;
  • Os cotovelos devem ser mantidos juntos ao corpo ou apoiados em um local que esteja no mesmo nível;
  • O cirurgião-dentista deve manter distância de 30 cm da boca do paciente;
  • Ao realizar trabalhos na maxila, o cabeçote deve ser posicionado para baixo; para a mandíbula, ele deve ser acomodado para cima.

O que observar na hora de fazer a escolha por um mocho odontológico

mocho odontologico consulta

Para ter uma boa postura de trabalho e evitar problemas é necessário escolher bem o seu mocho odontológico! Por isso, confira as dicas abaixo na hora de fazer a sua escolha.

Altura do assento

A altura do assento deverá permitir que o profissional com variação de estatura de 1,50 m a 1,80 m possa sentar-se corretamente, isto é, com o fêmur paralelo ao solo, o que permitirá que a circulação de retorno (hemodinâmica) se processe naturalmente, sem risco de compressão das safenas, situadas na porção póstero-interna da coxa.

Encosto

O encosto do mocho deve proporcionar ajustes de altura e profundidade. Em algumas marcas, o mocho não possui encosto, tendo seu assento em forma de sela de cavalo ou até apresenta-se como uma bola de fisioterapia, forçando assim o equilíbrio e a melhoria da postura do profissional.

Principais marcas e modelos de mocho odontológico

Conheça as principais marcas e modelos de mochos odontológicos no mercado!

Saevo

O mocho Standard Fit é o modelo de entrada na marca Saevo. Os mochos da marca, segundo a empresa, são projetados para oferecer mobilidade e segurança na posição correta de se trabalhar, complementando o consultório e preservando a sua saúde e bem-estar.

Possui estofamento em espuma injetada revestido com PVC expandido sem costura para facilitar a limpeza e desinfecção, possuem cinco rodízios duplos que proporcionam estabilidade e ajuste de altura personalizado a cada modelo. São cinco modelos diferentes com mais de 10 opções de cores.

Além do modelo de entrada a Saevo apresenta ainda os seguintes: mocho Standard, mocho Profissional II, mocho Profissional e mocho Premium.

Gnatus

A Gnatus é uma marca tradicional de cadeiras e produtos odontológicos. Eles possuem três tipos de mochos. Segundo a empresa os mochos apresentam um sistema de elevação do assento a gás através de alavanca lateral que permite maior facilidade e rapidez no ajuste de posições.

Os encostos são anatômicos proporcionando maior conforto ao profissional. Possui base com 5 rodízios, é resistente, proporciona excelente estabilidade e fácil mobilidade. Estofamento em material rígido e resistente, com revestimento sem costura, densidade adequada e que não deforma. Permite mais conforto para o profissional e é de fácil limpeza e assepsia.

O assento tem elevação central e rebaixamento das bordas anteriores, que permite agradável sensação ao sentar-se e facilita a hemodinâmica, ou seja, permite que a circulação sanguínea ocorra de forma natural.

O acabamento é liso com cantos arredondados, altura regulável permitindo que os profissionais de diferentes alturas sentem-se corretamente, respeitando-se a hemodinâmica, ou seja, quando sentado o profissional deve estar com a coxa paralela ao solo e a planta dos pés apoiados no chão.

Possuem três tipos de mochos: Standard fit, Standard e o Profissional.

Evotech

A Evotech é uma empresa de produtos odontológicos com foco em mocho, bomba a vácuo e compressor. Possui quatro tipos de mochos: Labor (tipo sela), Confort, Dual e Light. Vale a pena conferir.

Variação de preço de um mocho odontológico em 2021

Os preços do mocho odontológico variam muito! Essa variação está relacionada com a marca, tipo de mocho e se é um mocho novo ou usado. Hoje o dentista possui muitas opções no mercado, o que facilita a decisão de compra.

Algumas lojas especializadas como dental cremer, dental speed possuem vários tipos de mocho para compra. Você também pode optar por comprar direto da empresa ou revenda de outros dentistas pelo mercado livre ou olx. No caso de revenda, recomendamos saber bem a origem e qualidade do equipamento.

Os valores de mochos da marca Saevo, em 2021, variam de R$839,00 com o mocho Standard Fit até R$1971,00 com o mocho Premium.

As demais marcas também apresentam muita variação de preço, desde R$230,00 com modelos mais básicos até R$3.400,00 dos tipo sela. Por isso é importante pesquisar e ver o que se enquadra melhor para sua saúde e para o seu bolso.

Demais cuidados rotineiros com a saúde física que o dentista deve ter no cotidiano da sua profissão

mocho odontologico tratamento

Alguns hábitos básicos, como alongar os músculos mais utilizados durante o dia de trabalho e realizar pausas, podem melhorar significativamente o bem estar e conforto do dentista.

O importante é lembrar sempre que se preocupar com a ergonomia, bem como cuidar da saúde de forma geral ajuda a prevenir doenças que não só atrapalham como podem proibir que o dentista exerça a sua profissão.

Daí a importância de seguir as dicas a seguir, pensando no ambiente de trabalho de forma global e levando em consideração a forma como interagimos com ele.

Exercícios para alongamento no dia a dia

As regiões que os dentistas devem mais se preocupar em alongar e exercitar são a do pescoço, ombros, cotovelos, mãos e punhos. Descubra, a seguir, alguns alongamentos simples que podem ser feitos no seu consultório.

1. Braços

Sentado, entrelace os dedos das mãos e estenda os braços para cima, com as palmas viradas para o alto. Permaneça assim por 30 segundos, mantendo a postura ereta e olhando para frente.

2. Pescoço

Coloque a mão direita sobre o lado esquerdo da cabeça, puxando-a na direção do ombro direito. Em seguida, vire o rosto para baixo, em direção à axila, e puxe novamente. Realize cada um desses exercícios por 30 segundos e repita o processo com o outro lado do corpo.

3. Lombar

Sentado e com as pernas separadas, na linha dos ombros, vá debruçando o tronco lentamente para a frente, sobre as coxas. Ao encostar o abdômen sobre as pernas, incline a cabeça para a frente. Fique nessa posição por 30 segundos.

4. Mãos e punhos

Sentado, estique o braço direito para frente e, com a mão esquerda, incline os dedos da mão direita para frente. Repita esse exercício com o outro lado.

Outras dicas interessantes, além do alongamento no dia a dia, são:

  • Sempre que possível, dividir os tratamentos que duram muitas horas em mais de uma sessão;
  • Adaptar os móveis do consultório de uma maneira que possibilitem posições ergonômicas;
  • Realizar atividade física pelo menos três vezes por semana;
  • Usar meias de média compressão para prevenir o surgimento de varizes;
  • Evitar luvas que apertem o punho;
  • Prestar atenção na postura durante o trabalho.

Conclusão

A escolha do mocho odontológico ideal não é uma tarefa fácil, mas é necessária. O mocho faz parte da vida do dentista e certamente é o local que passamos mais tempo sentados.

O mocho é essencial para contribuir para ergonomia e postura correta de atendimento odontológico, evitando o aparecimento de doenças ortopédicas entre outras alterações que o dentista pode apresentar no exercício da profissão.

Além de escolher os equipamentos corretos, o dentista deve  incluir na rotina os procedimentos de ergonomia, exercícios e alongamentos aplicados para o combate das doenças ocupacionais para dentistas servem para fortalecer e condicionar grupos musculares importantes para estabilizar a coluna lombar e cervical, também cintura escapular e membros superiores.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.