Micromotor odontológico: para que serve e como escolher

Avaliações
5/5
micromotor odontologico tratamento

O micromotor odontológico é uma peça fundamental do dia-a-dia do dentista. Esse equipamento é fundamental para realizar vários procedimentos corriqueiros da clínica, como polimento coronário, acabamento de restaurações, profilaxia, entre outros.

Por isso, saber o que é, para que serve e sua importância na vida profissional é importante no processo de escolha de um bom equipamento. Por isso, fizemos um texto completo para que você possa conhecer o equipamento e saber como escolher o seu, vamos lá?

O que é micromotor odontológico?

micromotor odontologico consulta

O micromotor odontológico tem a finalidade de realizar procedimentos odontológicos como preparação de cavidades, coroas e tratamento de canal. Com ele você poderá realizar remoção de coroas, pontes e obturações, escariação, profilaxia, acabamento, polimento, entre outros procedimentos.

Para ser utilizado o micromotor deve ser acoplado à peça reta ou ao contra ângulo. Ambas, peças presentes no kit acadêmico odontológico.

Esse equipamento exige cuidados constantes para seu bom funcionamento. Um deles é a lubrificação. Por isso, esse processo deve ser feito no mínimo duas vezes ao dia, utilizando um óleo especial para baixa rotação.

É importante também que o ar comprimido usado nas peças de mão esteja sempre 100% livre de impurezas.O compressor deverá ser drenado pelo menos uma vez ao dia. Além disso, é importante verificar a pressão dinâmica de trabalho. O compressor e o regulador devem trabalhar com pressão de no mínimo 60 psi e no máximo 80 psi para o correto funcionamento do micromotor.

Para que serve o micromotor odontológico?

O micromotor é utilizado juntamente com o contra ângulo e com a peça reta, ou seja, ele serve de elemento motor para peças de mão. Por isso, é importante escolher um bom micromotor para assegurar o bom funcionamento das suas peças.

Quando acoplado ao contra ângulo ou peça reta o micromotor será útil para realizar diversas atividades e procedimentos corriqueiros no dentista. Veja alguns exemplo abaixo:

  • preparo de cavidades;
  • profilaxia;
  • acabamento de restaurações;
  • trabalhos leves em laboratório de prótese;
  • limpeza interna de “inlay-onlay” de resina e cerâmica;
  • confecção e polimento de dentes provisórios.

Como escolher o micromotor odontológico?

micromotor odontologico consultorio

Depois de conhecer o que é o micromotor odontológico o próximo passo é saber escolher o mais apropriado para você. Por isso, confira as dicas abaixo antes de comprar o seu.

Design: ergonomia, tamanho e peso

O design dos motores é muito importante. Os micromotores devem ter um tamanho e um formato adequado para garantir a empunhadura e inserção correta das pontas. Se você comprar o micromotor separadamente é importante garantir que esse irá encaixar perfeitamente nas peças de baixa rotação.

A utilização de micromotores com o mínimo de ranhuras é interessante para facilitar a limpeza e processo de desinfecção. O peso também é uma questão importante. Equipamentos leves e delicados ajudam na destreza manual e no conforto do paciente.

Conexão

O sistema de conexão é o tipo de encaixe das canetas ou micromotor com a cadeira odontológica. No Brasil normalmente utilizamos o sistema Borden. A maioria dos micromotores já são feitos nesse sistema, por isso você provavelmente não terá problemas de encaixe das suas canetas em diferentes equipos.

Cor dos aparelhos

Normalmente os micromotores são metálicos, mas atualmente têm aparecido alguns equipamentos coloridos. Se você se atrai muito por cores, pode optar sim, mas lembrando daquele item acima sobre o design do motor. Esteja atento no design, lisura e ergonomia do seu equipamento.

Precisão

Não priorize o preço do seu micromotor. Priorize qualidade! Isso porque você fará uso dele por muitos e muitos anos e o atendimento sem ele não é possível!

Invista em um micromotor novo, de marcas reconhecidas no mercado e que possuem alta precisão. Nesse quesito a economia não é bem vinda, pois escolher equipamentos baratos pode impactar diretamente na qualidade do seu atendimento e na vida útil do seu equipamento.

Ruído

Os motores funcionam à ar. Isso significa que a pressão gerada pelo compressor odontológico associado ao funcionamento da turbina, desenvolverá a rotação, a força e o torque necessário no atendimento. Então essa passagem de ar pela turbina, como vem com pressão e escapa, gera o ruído.

Atualmente, canetas e motores importados utilizam outros sistemas para funcionar como o Solea que é um laser. Por meio da modulação da frequência do laser o equipamento tem a capacidade de cortar a dentina e esmalte fazendo assim cavidades sem emitir ruído. Isso gera conforto para pacientes que têm medo do famoso “motorzinho de dentista”.

Qual o melhor micromotor odontológico?

micromotor odontologico atendimento

Por ser um produto de alto investimento é importantíssimo que essa compra seja feita com muita cautela. Atualmente, podemos encontrar no mercado modelos que são “réplicas” de marcas renomadas, entretanto não garantem a performance e nem a duração do produto original.

Apesar de possuírem preços atrativos, essas marcas não tão renomadas e tradicionais podem ter desempenho inferior em comparação com os micromotores comercializados pelas marcas de confiança.

O micromotor geralmente é vendido no kit academico odontologico. O kit contempla a venda do micromotor, caneta de alta rotação, contra ângulo e peça reta. Mas, se necessário, você pode comprá-lo separadamente.

Os melhores micromotores são, geralmente, das empresas mais tradicionais e renomadas. Escolher materiais dessas marcas garante mais confiança e chance de acerto. As marcas mais utilizadas pelos dentistas são: Kavo, Dabi , Dentflex e NSK.

Sugerimos que antes da compra você faça uma busca ampla! Pergunte para colegas, veja reviews no youtube e faça uma compra consciente para não se arrepender.

Dicas para preservação do seu micromotor odontológico

Além de saber escolher um micromotor para comprar devemos saber cuidar bem dele para que possa durar muitos anos. Por isso, separamos dicas preciosas para você preservar o seu micromotor. Veja!

Velocidade

Siga as indicações de velocidade, conforme o diâmetro da broca a ser utilizada. Se não seguimos essa recomendação podemos causar o efeito alavanca, onde a velocidade excessiva pode entortar ou quebrar o mandril, comprometendo a segurança do operador.

Lubrificação

Não coloque lubrificantes em nenhuma das partes do equipamento. Os lubrificantes retiram toda a graxa dos rolamentos, causando superaquecimento, além de comprometer o bom funcionamento do micromotor.

A limpeza da parte externa deve ser feita com  álcool 70%, esfregando assim o componente por 60 segundos contra a superfície a ser desinfetada. Repetir o procedimento três vezes.

Para lubrificação do micromotor, existe um passo a passo a ser seguido para evitar danos:

  • retire a peça do terminal;
  • introduza a ponta do bico no orifício maior na parte traseira da peça de mão e coloque de duas a três gotas de óleo especial;
  • com óleo do spray lubrificante, proceda da mesma maneira, acionando o botão do frasco de dois a três segundos;
  • coloque então a peça de mão novamente no terminal e a peça estará lubrificada para mais um turno de trabalho.

Sobrecarga

Não faça força sobre a caneta, pois o torque é resultado do sistema (comando + caneta) e não do seu operador. A sobrecarrega do micromotor reduz a sua vida útil.

Pinça

A pinça é a parte de encaixe da broca e essa sua função precisa ser conservada ao longo do tempo para evitar a geração de ruídos e o desgaste indevido da broca. Para preservar a qualidade da pinca das peças não abra a mesma se o motor estiver em rotação.

Ao abrir a pinça, o corpo superior interno da peça é deslocado. Por isso, se o motor estiver em funcionamento, existiria uma força induzindo a rotação e esse fato pode colocar o motor em curto.

Desmontagem

Não tente desmontar o equipamento sozinho! Obviamente as peças internas possuem uma sequência correta de encaixe. A montagem incorreta pode danificar os componentes. Por isso, em caso de dúvida, chame a assistência técnica.

Acidente

Não deixe seu micromotor cair no chão. Esse acidente pode gerar a descentralização do eixo, comprometendo o funcionamento regular e constante do mesmo.

Poeira

Ao encerrar os atendimentos do dia retire o excesso de poeira do equipamento com um jato de ar, mas antes verifique se existe água no compressor ou na tubulação. Evite acúmulo de poeira no encaixe do micromotor com a ponta de baixa rotação.

Manutenção preventiva

Faça manutenções preventivas de acordo com as recomendações do fabricante. As manutenções preventivas são importantes para evitar danos importantes ou até irreversíveis no seu micromotor.

Conclusão

micromotor odontologico acao

O micromotor odontológico é um equipamento fundamental no dia-a -dia do dentista.  Ele possui finalidade de realizar diversos procedimentos odontológicos como preparação de cavidades, coroas e tratamento de canal.

O micromotor é utilizado juntamente com o contra ângulo e com a peça reta, ou seja, ele serve de elemento motor para peças de mão. Por isso, é importante escolher um bom motor para assegurar o bom funcionamento das suas peças.

O micromotor geralmente é vendido no kit academico odontologico. O kit contempla a venda do micro motor, caneta de alta rotação, contra ângulo e peça reta. Mas, se necessário, você pode comprá-lo separadamente.

Sugerimos que antes da compra você faça uma busca ampla! Pergunte para colegas, veja reviews no youtube e faça uma compra consciente para não se arrepender.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.