Método SMART: conheça as suas etapas e a sua aplicação na Odontologia

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O método SMART é uma metodologia que ajuda a traçar metas. Tanto no consultório quanto na vida o estabelecimento de metas ajuda muito a aumentar a produtividade e lucratividade.

Ao criar metas devemos ter cautela. Elas devem servir para estimular o esforço e não para desestimular. Nesse sentido, entender e aplicar o método SMART para seu consultório é muito interessante.

Se você quer saber o que é o método SMART e como utilizá-lo na sua clínica, confira o nosso texto!

O que é o Método SMART?

O Método SMART foi criado por Peter Drucker e consiste em uma forma eficaz de definir metas e objetivos, seja para projetos pessoais ou para sua empresa.

A sigla é composta pelos 5 princípios que funcionam como um check list para elencar a consistência de uma meta proposta.

Veja abaixo o que significa cada parâmetro do método SMART:

  • S – Specific (específica): o objetivo ou meta deve ter como alvo uma área específica de melhoria ou atender a uma necessidade específica ;
  • M – Measurable (mensurável): a meta deve ser quantificável ou, pelo menos, permitir um progresso mensurável;
  • A – Attainable (atingível): a meta deve ser realista, com base nos recursos disponíveis e nas restrições existentes;
  • R – Relevant (relevante): a meta deve estar alinhada com outros objetivos de negócios para ser considerada valiosa;
  • T – Time based (temporal): a meta deve ter um prazo ou fim definido.

Como as metas ajudam na produtividade?

metodo smart goals

Se você tem um consultório ou clínica odontológica entende bem os desafios inerentes à gestão. Imagine que você precisa aumentar o seu faturamento, mas não sabe como irá fazer!

É difícil aumentar o seu lucro sem saber onde e como atuar, quais recursos estão disponíveis e quanto tempo terá para buscar o resultado.

Por isso, a criação de metas é uma forma de estimular a sua equipe em prol de um objetivo em comum. As metas servem como um direcionamento para atrair um lugar que quer chegar ou algo que deseja conquistar.

Para alcançar o bater de uma meta devemos então considerar ações que te levarão até o resultado esperado. E a partir dessa análise vamos poder criar o plano de ação, com dados que servirão de base para a tomada de decisões.

Por isso é interessante usar o método SMART. Esse método ajuda a direcionar as metas de uma forma que os resultados sejam de fato alcançados.

Diferenciando meta de objetivo

Antes de entendermos a fundo sobre o método SMART é preciso fazer uma diferenciação entre objetivo e meta. O objetivo é algo abstrato, algo como um desejo, uma vontade.

Por isso, geralmente os objetivos não são tangíveis. A maioria das pessoas tem  apenas ideias vagas sobre como obter essas melhorias dos seus consultórios ou negócios.

Uma meta é clara, direta, tangível e mensurável. A meta deve ser atingível, portanto, devemos fazer metas realistas de acordo com a nossa realidade.

Destrinchando os conceitos do Método SMART

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Agora que já sabemos o que é o método SMART e qual é a sua importância vamos destrinchar as suas especificações para que você possa utilizar essa metodologia na sua rotina.

“S” – Specific – Meta específica

As metas precisam ser específicas para que elas tenham uma chance significativamente maior de serem alcançadas. Para tornar uma meta específica, você deve se fazer 5 perguntas, veja:

  • Quem está envolvido nessa meta?
  • O que eu quero realizar?
  • Onde essa meta deve ser alcançada?
  • Quando eu quero alcançar essa meta?
  • Por que eu quero alcançar essa meta?

Por isso, antes de criar uma meta observe se ela faz sentido, se você consegue alcançá-la e quando ela será atingida.

A” – Attainable – Meta alcançável

Uma meta SMART deve ser alcançável e atingível. Esse fato faz com que você consiga realizar essa meta e não se frustre. A atingibilidade do objetivo deve ser ampliada para fazer você se sentir desafiado, mas deve ser restrita  o suficiente para que você possa realmente alcançá-la.

Para traçar uma meta atingível vce pode ser perguntar:

  • Tenho os recursos e as capacidades para atingir a meta? Se não, o que estou perdendo?
  • Outros já fizeram isso com sucesso antes?
  • O objetivo é realista e está ao alcance?
  • A meta é alcançável considerando o tempo e os recursos?
  • Você é capaz de se comprometer a alcançar a meta?

“R” – Relevant – Meta realista

Não basta fazer uma meta apenas por fazer. Ela deve ser relevante, ou seja, ela deve fazer diferença para a sua clínica.

Portanto, ao criar uma meta avalie se ela realmente ira elevar a sua empresa e te direcionar para o crescimento que você quer ter.

“T” – Time based – Objetivo oportuno

Uma meta SMART deve ter um prazo propondo uma data de início e término.É muito importante que a meta tenha tempo definido , pois muitas vezes não é possível atingir as metas sem um prazo.

O prazo serve como um grande motivador e pode fornecer contexto para você reconhecer as várias tarefas necessárias para atingir esse objetivo no tempo previsto. Portanto, fornecer restrições de tempo à meta ajuda a mantê-lo no caminho certo.

Por que usar o Método SMART?

Ter metas é fundamental para organização e crescimento de um consultório odontológico. Elas podem ser em várias esferas e em várias magnitudes.

De maneira prática você deverá ter metas de curto, médio e longo prazo, e assim ir cumprindo cada uma delas com o passar do tempo. Como exemplo como metas para um consultório odontológico podemos citar, por exemplo:

  • Fazer reforma da infra estrutura até o fim do ano;
  • Dobrar o faturamento da clínica em 12 meses;
  • Iniciar um projeto de marketing em 6 meses.

Com metas objetivas e com prazo você começa a pensar sobre as estratégias de como atingir esses objetivos. E com um planejamento estratégico podemos agir cumprindo micro metas até alcançar a meta final.

As metas ajudam no direcionamento das suas ações e  potencializam o sucesso da empresa. Além disso, as metas facilitam a percepção do impacto das pequenas ações no trabalho.

Como aplicar o Método SMART?

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Para aplicar o método SMART seja específico e avalie qual é o projeto e qual produto, serviço ou problema ele está abordando? Como você irá  medir o progresso dessa meta?

O que você deseja alcançar e em que data? Depois de responder a essas respostas  você pode configurar uma lista de tarefas e definir uma métrica para verificar se está seguindo corretamente com o seu cronograma.

Reveja as datas e ações que estão sendo realizadas para alcançar a meta. Se houverem desafios no caminho pare para reprogramar e reorganizar a lista de tarefas para que seu objetivo seja alcançado.

Exemplos de aplicação do Método SMART

Agora que você já conhece o método SMART veja exemplos de como você pode aplicá-lo no seu dia-a-dia e na sua clínica.

Vamos dar um exemplo de meta de vida:

Supondo que uma das suas metas seja perder peso. Descrever essa meta de uma forma não SMART poderia ser:

Quero ficar em forma.

Essa mesma meta no método SMART seria descrita da seguinte forma:

Perder 10 kg em 6 meses.

Como essa meta seria alçada? Aplicando ações específicas:

  • Entrar na academia e malhar 3x por semana;
  • Fazer restrição de carboidratos por 1 mês;
  • Agendar nutricionista semana que vem.

Utilizando o método SMART a sua meta fica bem definida, específica e detalhada. Assim, fica mais fácil seguir e atingir os seus objetivos.

Por que e como o Método SMART pode ser aplicado em um consultório de Odontologia

Como vimos, o método SMART é uma ótima ferramenta de produtividade. Esse método pode e deve ser utilizado para um consultório odontológico.

Você pode definir vários tipos de metas no consultório odontológico para potencializar os seus resultados. Veja abaixo alguns tipos de metas para você ter como exemplo:

  • Otimizar minha contabilidade dentro de 6 meses;
  • Reformar a recepção em 60 dias;
  • Trocar o uniforme das funcionárias até o final do ano;
  • Comprar um scanner intra bucal em 6 meses.

Depois de definir estrategicamente as suas metas agora você deve ser o mais específico possível. Como realizar cada uma delas? A quem devo recorrer? Quais tarefas e como posso delegar? Como monitorar as tarefas delegadas?

Enquanto estiver no processo, estabeleça um prazo para avaliar o progresso e tomar decisões. Se for preciso, faça modificações para otimizar os objetivos e conseguir atingir a sua meta dentro do prazo estabelecido.

Conclusão

metodo smart painel

O método SMART é um método eficaz de definir metas e objetivos, seja para projetos pessoais ou para sua empresa.

Em um consultório odontológico esse método pode ser muito útil uma vez que podemos utilizá-lo para definir objetivos específicos, mensuráveis e bem definidos para gerar progresso e aumento de lucratividade da clínica.

Para definir metas SMART faça perguntas estratégicas para si mesmo e sua equipe. As respostas a essas perguntas irão tornar os seus objetivos cada mais mais claro e atingível.

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