Assim que o Dentista se forma ele precisa ir para o mercado de trabalho, se posicionar e conquistar pacientes. Nessa etapa, e em toda a vida profissional, você terá que trabalhar na sua marca pessoal e fazer um logo de Dentista que comunique sua personalidade e forma de trabalho.
Todas as nossas atitudes como gestos, roupas, estilo do consultório, recepcionista, o som ambiente, redes sociais e sua papelaria ajudam a consolidar a marca na cabeça do seu paciente.
Por isso, é tão importante fazer um logotipo e um processo de identidade visual que agregue valor a sua prática clínica. Sendo assim, elaboramos um texto com 9 super dicas para você que vai fazer ou quer atualizar o seu logo.
Importância de ter uma logo de dentista
Criar um logo de Dentistas é transmitir o seu nome e sua forma de trabalhar para que seus pacientes possam te conhecer e se identificar com você. O logotipo de Dentista é simplesmente a representação gráfica do seu nome ou do nome do seu consultório que vai ser lembrado por toda sua clientela.
O logotipo vai estar estampado em todas as suas etapas de identidade visual! Sendo assim, você o terá na papelaria, cartão, placas, redes sociais, bordado em uniformes, entre outras coisas.
Por isso, o logo de Dentista deve mostrar a alma da sua empresa e criar uma ligação com seu paciente. E é por isso que o logo deve ser feito da maneira correta! Ter um logo comum ou pouco específico pode atrair pacientes que não são o perfil da clínica ou poderá passar uma mensagem errada aos seus clientes.
Nesse processo de criação do seu logotipo é importante definir alguns tópicos para conseguir expressar a sua personalidade e objetivos profissionais para conseguir impactar os clientes ideais.
Por isso antes de iniciar o seu processo de criação com as empresas de design você precisa definir:
- Qual será o seu público alvo?
- Qual nome será utilizado?
- Você gostaria que tivesse algum brasão, iniciais ou algum desenho que representasse a sua marca?
- Quais cores você gostaria que estivesse presente na sua logo?
- Quais cores não devem estar presentes?
Após ter a resposta para todas essas perguntas você estará apto a procurar uma empresa para iniciar o processo de criação da sua logo. Para isso, fique atento às 9 dicas que iremos te passar abaixo!
Dicas de logo de dentista
O objetivo do logo de Dentista é mostrar do que se trata o seu negócio! Por isso, você deve ter a cabeça aberta para ser criativo e criar logotipos que vão além dos dentes.
O importante nesse processo é criar um logo que passe uma imagem diferenciada e especial. Ele deve ajudar a gerar valor para seu negócio, demonstrar credibilidade a seu respeito para com seu paciente.
Vamos então às 9 dicas importantes na hora de elaborar o seu logotipo. Confira!
Defina seu público alvo
A primeira etapa é entender quem é o seu público alvo, quais as suas expectativas e suas necessidades. Somente conhecendo o perfil de seus pacientes é que um consultório tem capacidade de direcionar suas ações e planejamento para captar novos pacientes.
Uma boa identidade visual é aquela que consegue transmitir corretamente os seus valores e seus diferenciais para sensibilizar as pessoas certas. Por isso, você nunca deverá perder de vista quem é o seu paciente ideal!
Um logotipo voltado para jovens, por exemplo, não poderá funcionar da mesma maneira como aquele voltado para os idosos.
Por isso é importante mapear os gostos, valores, idade, hobbies e atitudes do seu público alvo. Dessa forma ficará mais fácil fazer uma logo que converse com essas preferências e que crie mais empatia.
Logo para dentista não precisa ter dentes
Uma dúvida comum de todo Dentista é: minha logomarca deve ter dentes, já que sou dentista? E a resposta para essa pergunta é: não necessariamente!
Se formos analisar o mercado, a grande maioria dos Dentistas utilizam logomarcas que possuem o desenho de dentes, implantes, aparelhos, enfim…elementos que estão relacionados ao universo da Odontologia.
Mas essa não é uma necessidade real. Você precisa achar um elemento que comunique seus valores aos seus clientes ideais. Por tanto, se julgar necessário que para o seu público a logo deve ter um dente para gerar uma ligação mais direta, faça.
No entanto, se quiser sair do lugar comum e da mesmice invista em elementos que comunique exclusividade, elegância, estética, harmonia, qualidade e excelência na construção da sua logo de Dentista.
Defina um conceito
Se a sua empresa fosse uma pessoa, quais atributos ela teria? Pensar nisso ajuda você a definir os valores e as características que formam o seu negócio e que devem ser transmitidos para os seus pacientes, ajudando a diferenciar os seus serviços.
Faça uma lista de todos os seus diferenciais, proposta de valor, missão e visão de empresa e transmita isso para quem for produzir a sua identidade visual. Isso irá fazer com que sua logo seja única e que tenha um conceito ou proposta definida. Ajudando a gerar uma comunicação mais efetiva com seu cliente.
Seja simples
Seja simples! Nada de imagens extravagantes, rebuscadas demais ou que sejam indecifráveis para os clientes! O seu nome deve estar claro, sem margem para dúvidas! Por isso, aposte em letras fáceis de ler e em elementos de fácil compreensão e rápida assimilação.
Nada de misturas excessivas de cores. Melhor ser simples e marcante para o seu público, do que complexo demais e impedindo a memorização do logo.
Seja original e não siga modismos
Quando pensamos em logomarca pensamos em algo que irá se perpetuar por muitos anos. Isso porque ninguém fica mudando sempre de nome e marca uma vez que já tenha sido consolidada na cabeça do seu cliente, certo?
Por isso, nada de seguir modismos! Seja atemporal para se manter atual com o passar dos anos. Obviamente, com o tempo todos os logos passam por reformulações, mas não devem ser feitas mudanças exageradas e que façam perder a essência do logo inicial e da marca.
Escolha as cores
As cores são fundamentais em qualquer negócio pois elas são capazes de despertar inúmeros sentimentos nas pessoas.
Não é atoa que a maioria dos consultórios de saúde geralmente apresentam cores claras e próximas de tonalidades como o verde, o azul ou o branco?
Isso acontece porque as cores mais claras, em tons do verde ao azul e até ao branco ou violeta, ajudam a acalmar e passam uma sensação de serenidade e confiança. Enquanto os tons mais fortes, como o vermelho, o amarelo e o laranja, causam desconforto, o que faz com que os consumidores não queiram ficar muito tempo naquele ambiente.
Por isso é importante não errar a mão na hora de escolher as cores do seu design porque isso pode causar desconforto nos seus pacientes e passar uma comunicação errada da sua empresa.
Escolha a simbologia
Para criar um logo, você deve pesquisar bastante e também pensar em simbolismos que possam vir a dar uma luz e se transformar em um bom logo para um dentista. Para sair do mais utilizado símbolo de dente, você deve pensar no propósito da sua marca e o que você entrega para o paciente.
Nesse contexto você deve lembrar que um dentista entrega mais do que restaurações, limpezas, implantes, etc. O dentista é o profissional que devolve auto-estima, estética, bem estar e função mastigatória.
Sabendo disso, o símbolo da sua logo pode ser representar todas essas transformações que o seu serviço causa! Seja criativo.
Padronize sua papelaria
Uma vez que a sua logomarca está criada use e abuse dela! A logo deve estar estampada em toda a sua papelaria, isto é: receituário, papel timbrado, cartões, site, jaleco, entre outros.
Utilizar a sua marca em todas as oportunidades ajuda a fixá-la na mente das pessoas!
Procure profissionais com experiência
Procure um profissional que tenha experiência na área. Evite amadorismo e empresas que não conhecem a Odontologia. Isso é fundamental para que sua logo seja perfeita para seu negócio!
Procure empresas que já tenham feito trabalho para outros dentistas. Peça o portfólio dessa pessoa e veja se você se identifica com o processo criativo da empresa! Além disso, tenta passar ao profissional todas as características que você quer para sua logo.
Diferença de identidade visual e logo de dentista
Muitas pessoas confundem logotipo ou logomarca com identidade visual. Por isso vamos esclarecer a diferença entre essas duas coisas! A identidade visual vai muito além do logo, ela abrange todos os elementos que representam visualmente sua empresa.
Construir uma identidade visual envolve vários parâmetros como a escolha correta das cores, da tipografia e de todos os elementos que compõem a sua marca e que deverão ser padronizados e usados em todas as suas formas de comunicação.
Ou seja, todas as cores, formas e letras que serão utilizadas em uniforme, cores das paredes da sua clínica, a assinatura de e-mail e assim por diante.
Portanto, definir corretamente a identidade visual do seu negócio é algo extremamente importante pois será ela a responsável por:
- Comunicar diretamente com seus pacientes;
- Transmitir os valores do seu consultório;
- Conseguir transmitir confiança a quem procura o seu consultório e a solidez da sua marca;
- Ajudar a diferenciar o seu consultório da concorrência.
O logotipo é apenas parte da identidade visual. Uma etapa! Um logo que não apresenta conexão com sua marca não cria uma identidade visual. Ele sozinho, não fala com seus clientes e nem transparece o quanto a empresa tem a oferecer.
O logotipo sem uma estratégia visual bem definida, pode ficar tão “deslocado” que acaba dando pouco ou nenhum suporte para seu consultório.
Portanto, se você puder, invista na criação de uma identidade visual completa. Nesse processo além de criar um logotipo você irá criar uma padronização de paletas de cores, tipografia que pode ser utilizada, layout de cartão de visitas físico e digital, layout de post para instagram, entre outros elementos.
Conclusão
Criar um logo de Dentista é fundamental para transmitir o seu nome e sua forma de trabalhar para que seus pacientes possam te conhecer e se identificar com você.
Ele será a representação gráfica do seu nome ou do nome do seu consultório que vai ser lembrado por toda sua clientela. Por isso, antes de criá-lo, saiba bem quem é seu público alvo, escolha cores e símbolos que representam seu propósito, seja atemporal e padronize todo o seu processo de identidade visual.
Procure empresas de design que sejam especializadas na criação de identidade visual para Dentistas e comunique toda a sua intenção de comunicação para que sua logo seja única e exclusiva.