Lipoplastia: conheça os tipos de procedimentos da estética facial

Avaliações
5/5
lipoplastia prontos para o procedimento

A lipoplastia é um procedimento cirúrgico estético que caiu no gosto dos pacientes por melhorar o contorno mandibular e estética facial. Este procedimento cirúrgico é realizado na região de “papada” e bochechas sob o efeito de anestesia local.

Esse tipo de procedimento geralmente gera a redefinição do contorno mandibular através da remoção do “queixo-duplo”, melhorando a estética do pescoço, além de manifestar uma aparência mais jovial ao paciente.

Se você quiser saber mais sobre os tipos de lipoplastia e como esses procedimentos são realizados, confira o nosso texto! Vamos lá!

O que é lipoplastia?

lipoplastia sorriso bonito

O envelhecimento da população e uma aceitação social mais ampla da cirurgia estética resultaram em um aumento da demanda por procedimentos para rejuvenescer o rosto e o pescoço.

A lipoplastia facial, com seus procedimentos de lipoescultura e transferência de gordura autógena, faz parte de uma abordagem mais abrangente da estética que combate os  efeitos do envelhecimento da face.

Os procedimentos de lipoplastia atuais foram desenvolvidos a partir das técnicas de lipectomia assistida por sucção realizadas pela primeira vez na Europa na década de 1970.

São consideradas técnicas, procedimentos ou microcirurgias na face que possuem o objetivo de remover gorduras localizadas em regiões específicas, através de técnicas químicas, físicas e/ou mecânicas (lipoaspiração).

Atualmente, a lipoaspiração está entre os procedimentos estéticos mais realizados. Várias regiões faciais podem receber uma lipoplastia, incluindo a região submentoniana, região lateral do pescoço, área bucal ou nasolabial.

A lipoplastia submentoniana e cervical é frequentemente solicitada porque oferece potencial para notável melhora do ângulo cérvico-mentoniano, reduzindo ou eliminando a chamada “papada””

Lipoplastia na odontologia e estética facial (lipoplastia faciais)

As lipoplastias faciais têm atraído cada vez mais  pacientes devido aos resultados imediatos, definitivos e com relativa segurança. O cirurgião-dentista é um profissional capacitado para realizar o procedimento. Geralmente, os especialistas em harmonização orofacial são os profissionais que estão mais qualificados para realizar esse tipo de procedimento.

Existem 3 principais técnicas de lipoplastias faciais realizadas por Dentistas, confira:

  • Lipoaspiração Mecânica de Papada e Jowls;
  • Lipoplastia Química;
  • Bichectomia – Remoção da Bola de Bichat.

Lipo de papada

lipoplastia paciente satisfeita

A lipoaspiração para remoção de queixo duplo e jowls é um procedimento indicado para pacientes que possuem queixa de ter a famosa “papada”.

Como é realizado o procedimento de lipo de papada?

Para remoção desse tecido adiposo é realizada uma anestesia local e uma pequena incisão abaixo do queixo.

Em sequência, a cânula especial é utilizada para realizar a sucção para remover o tecido adiposo que está em excesso. Além de remover o excesso de gordura, o cirurgião consegue esculpir a linha da mandíbula e remover o volume sob o queixo. O resultado é a eliminação do queixo duplo e a definição da linha mandibular.

Após realizar a escultura e remoção de tecido adiposo, uma pequena sutura será usada para fechar o ponto de incisão. Os pacientes ficam acordados durante todo o procedimento, como se fosse uma cirurgia odontológica convencional.

Os pacientes geralmente podem retornar às suas atividades em um ou dois dias. A maioria das pessoas sente um desconforto local após 24 a 48 horas da realização do procedimento.

Existem contraindicações ao procedimento de lipo de papada?

Para realizar a lipoplastia mecânica é necessário conhecer bem o profissional que está fazendo. Escolha um profissional renomado, que tenha sólida formação e procure saber a opinião de clientes antigos que já foram submetidos ao mesmo procedimento.

Pacientes lactantes, ou que possuem alguma infecção, cistos no local da papada ou nódulos tireoidianos como bócio estão contraindicados para fazer as aplicações.

É sempre importante fazer exames prévios, checar a condição clínica/ sistêmica do paciente antes de realizar qualquer procedimento estético cirúrgico.

Lipoplastia química

lipoplastia paciente feminina

O objetivo da lipoplastia química é reduzir a gordura na região submentoniana através do uso de produtos farmacêuticos locais à base ácido deoxicólico ou desoxicolato de sódio.

Estes fármacos servem para emulsionar a gordura, ou seja, transformá-la em várias gotículas e assim facilitar a sua quebra. Essa quebra facilita a sua absorção dentro do organismo.

O protocolo desenvolvido conta com uma pequena grade de marcação de 10 a 30 pontos, espaçados aproximadamente de um centímetro entre eles. Marca-se e segue-se com a aplicação com injeção do produto no plano profundo dentro da bolsa de gordura.

Por seu mecanismo de agir diretamente na célula gordurosa, há diminuição da quantidade da gordura e pequena inflamação local.  O processo de reparação da inflamação local produz diminuição da flacidez.

Como é realizado o procedimento de lipoplastia química?

Para realizar esse tipo de tratamento estético micro injeções subcutâneas são realizadas no local desejado.

A substância aplicada na região é chamada de Ácido Deoxicólico a 1%. As aplicações podem ser repetidas a cada 4 a 8 semanas, até atingir o ponto ideal de perda de volume desejado.

É um processo tranquilo, após aplicação é comum que o paciente sinta desconforto na área de gordura tratada, uma dor pequena que começa após a injeção e dura de dois a sete dias.

Esse tipo de tratamento pode ser realizado em conjunto com outras técnicas da harmonização facial, como botox, preenchimento facial ou bichectomia.

Existem contraindicações ao procedimento de lipoplastia química?

Para realizar a lipoplastia mecânica é necessário conhecer bem o profissional que está fazendo. Escolha um profissional renomado, que tenha sólida formação e procure saber a opinião de clientes antigos que já foram submetidos ao mesmo procedimento.

A lipoplastia química está contra indicada para gravidez, infecções, cistos no local e presença de nódulos tireoidianos como o bócio colóide.

Bichectomia

lipoplastia anotacoes

A Bichectomia é um tipo de  lipoplastia facial. Consiste em um  procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista e que tem como objetivo remover a bola de Bichat. A bola de Bichat é um tipo de tecido adiposo localizado na mucosa jugal ou bochechas.

A bola de Bichat possui uma função mecânica durante a mastigação. Ela se interpõe entre os músculos da mastigação masseter e bucinador, participando do deslizamento dos mesmos.

Apesar de serem um tipo de tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento. Ou seja, permanecem presentes mesmo com o emagrecimento. Por isso, desconfortos estéticos podem ser causados ao paciente.

Como é realizado o procedimento de bichectomia?

A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 30 minutos a uma hora. É realizada sob anestesia local através de uma pequena incisão dentro da boca. Em seguida, é pressionado o lado externo da bochecha para que a gordura atravesse o corte e seja removida com uma pinça.

Após a remoção, o cirurgião fará a sutura, que acontece internamente, sem deixar cicatrizes externas. Os pontos podem ser do tipo absorvíveis ou normais. No caso dos normais, o paciente precisará fazer a remoção após 7 dias.

A bichectomia não é uma cirurgia reversível, isso quer dizer que, após realizado o procedimento, não se pode voltar atrás.

Como procedimento adicional o paciente pode optar por armazenar o tecido em bancos apropriados. Esse tecido adiposo contém células tronco indiferenciadas. Por tanto, o armazenamento das mesmas pode ser uma atitude interessante para a saúde do paciente.

Se você quer ler mais a respeito da estocagem de tecido adiposo como fonte de células tronco acesse esse link.

Existem contraindicações ao procedimento de bichectomia?

Além do formato de rosto, da quantidade e simetria entre as bolas de Bichat,  outros fatores também são contra-indicações para a bichectomia:

  • pacientes que estejam fazendo tratamento contra o câncer através de radioterapia ou quimioterapia;
  • portadores de cardiopatias severas;
  • pacientes com infecções locais ou sistêmicas;
  • pacientes com deficiências de coagulação;
  • diagnóstico de problemas hepáticos e renais graves;
  • pacientes grávidas;
  • pacientes menores de idade desacompanhados.

Outro fator que o cirurgião dentista deve levar em consideração antes de indicar esse procedimento é a ausência de trabalhos científicos na área. Existe uma carência de trabalhos que avaliam o efeito a longo prazo da Bichectomia.

Por isso, o procedimento deve ser visto com cautela e todos os benefícios e potenciais riscos devem ser informados ao paciente antes do procedimento.

Conclusão

Por finalidade estética, a lipoplastia facial promove o afinamento do rosto ou redução de gordura de região submentoniana, ou a chamada “papada”. Estes procedimentos estão  mais indicados para pacientes com rosto arredondado ou com aumento comprovado desse tecido gorduroso na bochecha e região submentoniana.

O procedimento é realizado no próprio consultório e oferece boa previsibilidade e baixa taxa de intercorrência. Por ser um procedimento estético possui alto valor agregado.

Como todas as áreas da Odontologia você deve procurar profissionais capacitados antes de realizar o tratamento. É necessário também saber das possíveis complicações e do impacto da lipoplastia na função mastigatória e na estética facial a longo prazo.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.