Os cuidados dentários de seus pacientes não podem terminar em seu consultório. Um bom tratamento de saúde oral vai além do consultório odontológico.
Envolve também os cuidados dos dentes em casa pelo paciente, e o kit de higiene bucal pode ajudar nesse processo.
Além disso, o dentista que demonstra esta atenção à saúde de seu paciente demonstra dedicação e cria uma relação de confiança, o que ajuda na lealdade a sua clínica odontológica.
Todo bom dentista sabe que um bom tratamento dentário também envolve o uso de produtos apropriados de higiene oral, e a indicação destes produtos é uma tarefa para o dentista.
Afinal, a higiene dental é uma parte muito importante da saúde geral do seu paciente, não apenas da saúde oral. E a má higiene dental pode levar a cáries dentárias, doenças gengivais e até mesmo problemas intestinais.
Manter uma boa higiene dental é uma maneira simples e eficaz de prevenir cáries dentárias, doenças gengivais e outros problemas de saúde que estão diretamente associados à sua higiene oral.
E algumas das melhores maneiras de manter uma boa higiene oral incluem escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista para check-ups regulares.
Felizmente, como outros aspectos da saúde do seu paciente, é possível manter uma boa saúde oral, tanto seguindo uma rotina simples como tendo alguns itens essenciais em seu kit de higiene bucal.
Quer aprender como montar o kit de higiene bucal perfeito para os seus pacientes? Venha conosco!
Por que montar um kit de higiene bucal para seu paciente?
O principal objetivo de um kit de higiene bucal é garantir uma excelente limpeza dos dentes e da boca do paciente em casa. Este kit pode ser usado em casa, mas é ainda mais útil para os pacientes que passam o dia todo fora de casa.
Além disso, a pessoa que tem sempre um kit de higiene bucal tem mais chances de controlar e prevenir as principais doenças orais, melhorar a saúde de uma forma geral, aumentar a longevidade nos tratamentos propostos pelo cirurgião-dentista e aumentar sua autoestima, garantindo melhor qualidade de vida.
Ao carregar o kit de higiene bucal, o paciente garantirá o cuidado de sua higiene oral e melhorará os resultados de seu tratamento odontológico.
Além disso, quando o dentista monta e entrega um kit de higiene bucal com os itens apropriados ao seu paciente, ele pode mostrar ao paciente que ele está realmente dedicado ao tratamento e que visa o melhor para o paciente.
Leia também: Brindes Odontológicos: Por Que, Quando E Como Adotar Essa Estratégia
Como montar um kit de higiene bucal básico e eficiente?
Em primeiro lugar, um kit de higiene bucal para os pacientes deve mudar para se adequar às necessidades de cada pessoa, entretanto, há quatro itens essenciais que não podem faltar:
Escova com cerdas macias
A escova de dentes é o primeiro item de higiene oral que o paciente pensa quando se fala da limpeza dos dentes e, na verdade, a escova é um item fundamental nesse processo.
Pois a escova errada pode trazer sérios problemas aos dentes e gengiva do paciente. Por isso, seu kit deve conter uma escova de cerdas macias e cabeça pequena, o que garante uma limpeza mais completa, incluindo os dentes posteriores.
Uma escova de dentes com cerdas macias permite limpar os dentes, pois as cerdas macias são mais flexíveis e angulam de acordo com a curvatura e anatomia de cada dente, além de não machucar a gengiva do paciente.
As cerdas duras podem danificar as gengivas sensíveis ou causar retração gengival, o que com o tempo pode levar à perda dos dentes.
E as cerdas médias ou intermediárias, serão indicadas pelo dentista, quando necessário. Por exemplo, para uma pessoa que está utilizando o aparelho fixo poderá utilizar essas cerdas durante o seu tratamento ortodôntico.
Creme dental
A pasta de dente completa o trabalho de escovação junto com a escova de cerdas macias, mas cada paciente terá especificidades em seu tratamento.
Então o ideal é conhecer bem as exigências e problemas de seu paciente para prescrever uma pasta de dente que seja a mais adequada para ele.
A pasta de dente com flúor é imprescindível para dentes e gengivas saudáveis. Ela funciona fortalecendo o esmalte dos dentes e impedindo que as bactérias grudem nos dentes e causem cáries.
O flúor também ajuda a reduzir o acúmulo de placa bacteriana, que é uma das principais causas de doenças gengivais. Portanto, o creme dental com flúor é um item essencial para seu kit de higiene bucal.
Fio dental
Os alimentos deixados nos dentes podem formar a placa dentária, que endurece e adere à superfície do dente. As bactérias da placa dentária podem causar cáries e doenças gengivais quando não são devidamente removidas da boca.
É muito importante lembrar ao paciente que o fio dental deve ser usado todos os dias, pois sem ele a limpeza dos dentes não estará completa.
Por isso, quando você inclui o fio dental no kit de higiene bucal de seu paciente, você reforça a necessidade do uso do fio dental em todas as escovações.
O fio dental é um tipo de limpador interdental que evita o acúmulo da placa bacteriana, limpando as partículas de alimentos presas entre os dentes, onde a escovação não pode alcançar.
Enxaguante bucal
Uma ótima maneira de melhorar a saúde oral do seu paciente é através do uso de um enxaguante bucal, também conhecido como enxaguante oral.
O objetivo de um enxaguante bucal é remover partículas de alimentos e placa bacteriana de locais de difícil acesso que a escovação e o fio dental não conseguem alcançar.
Os enxaguantes bucais com propriedades antibacterianas são particularmente úteis para reduzir o acúmulo de placa bacteriana, eliminando bactérias nocivas que causam mau hálito e outras infecções na boca.
Um estojo para proteger o kit
Os itens do kit de higiene bucal não podem ser jogados na bolsa de seus pacientes, o contato com coisas como dinheiro e chaves pode causar contaminação, por isso é essencial mantê-los protegidos.
Desse modo, você deve incluir os itens do kit em um estojo para manter os itens seguros. Afinal, um bom estojo é essencial para manter a escova de dentes limpa, seca e a salvo de contaminação.
Os estojos ruins ou que não vedam completamente podem abrigar germes e bactérias, que não só são insalubres, mas também podem ser prejudiciais à saúde do paciente.
Kit de higiene bucal para usuários de aparelho ortodôntico
Como dito anteriormente, cada kit de higiene bucal deve ter itens selecionados de acordo com a necessidade do paciente.
No caso dos pacientes que usam aparelhos fixos ortodônticos, o kit para higiene oral deve conter: Passo fio, Escova Ortodôntica, Escova Interdental e Enxaguante Bucal. Ainda é possível adquirir o waterpik, para ajudar aqueles pacientes com dificuldade em realizar a sua higiene oral.
Passa fio
Manter a higiene oral é de suma importância e isso inclui todos os cuidados necessários. Paciente com aparelho ortodôntico, por exemplo, chegam a demorar o dobro de tempo utilizando o fio dental.
O fio dental é essencial para uma boa higiene oral, mas seu uso é muito mais difícil para aqueles que usam aparelho ortodôntico. No entanto, esse procedimento não pode ser abandonado, pois ajuda a prevenir a gengivite e acúmulo de placa bacteriana.
E para resolver este problema você incluirá o passa fio no kit de higiene bucal, pois este item é usado para auxiliar a passagem do fio entre as partes do aparelho fixo ortodôntico.
O passa fio é um instrumento similar a uma agulha de plástico utilizado no auxílio do uso do fio dental em pacientes que utilizam aparelho fixo.
Escova ortodôntica
Até mesmo os pacientes que já estão bem adaptados ao tratamento podem achar a higiene oral desconfortável, o que favorece o aparecimento de problemas como as cáries, a gengivite e o tártaro.
Além disso, para os pacientes que usam aparelho ortodôntico, ter apenas uma escova de cerdas macias e cabeça pequena não é suficiente. Estes pacientes precisam de uma escova ortodôntica, que tem uma forma especial.
Isso porque ela foi desenvolvida especialmente para garantir a higienização tanto da boca quanto dos braquetes, fios e demais componentes utilizados para realinhar as arcadas dentárias.
Isto permite a limpeza dos lados dos dentes e do aparelho e uma higiene oral mais completa.
Escova interdental
Para completar a limpeza dos dentes e do aparelho ortodôntico, você também deve incluir a escova interdental no kit de higiene bucal. A escova interdental é aquela que apresenta cerdas cônicas ou cilíndricas, que entram nos espaços entre os dentes.
Esse tipo de escova é usada para remover restos de alimentos e bactérias que estão entre os dentes e o aparelho, em espaços que o fio dental e a escova normal muitas vezes não alcançam.
Assim, fica mais fácil limpar os pequenos espaços entre os dentes, que podem acumular mais restos de alimentos em função dos braquetes de um aparelho fixo.
Esse tipo de escova também é muito útil para as pessoas que têm um espaçamento maior entre os dentes, o que pode desencadear a formação de placa bacteriana ou tártaro e até evoluir para um quadro de cárie.
Para esses casos, é extremamente necessário utilizar a escova interdental combinada ao fio dental e até mesmo à escova ortodôntica.
Enxaguante bucal
Uma ótima maneira de melhorar a saúde oral do seu paciente é através do uso de um enxaguante bucal, também conhecido como enxaguante oral.
O objetivo de um enxaguante bucal é remover partículas de alimentos e placa bacteriana de locais de difícil acesso que a escovação e o fio dental não conseguem alcançar.
Os enxaguantes bucais com propriedades antibacterianas são particularmente úteis para reduzir o acúmulo de placa bacteriana, eliminando bactérias nocivas que causam mau hálito e outras infecções na boca.
Waterpick
O WaterPik é um aparelho de irrigação oral que pode ajudar a manter a saúde da gengiva ou colaborar no tratamento de doenças da boca.
O dispositivo usa um vapor de uma solução, como água, para eliminar os restos de alimentos dos dentes e da linha da gengiva, podendo ser usado também com soluções antibacteriana/antimicrobiana e óleos essenciais para a lavagem da boca e tratamento de doenças
Kit de higiene bucal para crianças
A boa higiene oral não tem idade, por isso quanto mais cedo as crianças aprenderem a cuidar de seus dentes, melhor será o desenvolvimento de sua saúde oral.
Até os 6 anos de idade, o recomendado é que os pais façam a higienização oral dos pequenos, a fim de garantir que todos os restos de alimentos foram retirados.
A partir dessa idade a criança pode começar a fazer a sua própria higiene oral e montar um kit de higiene pode ajudar nesse processo.
Portanto, os kits de higiene bucal também são ótimos para os pacientes mirins. Todos os itens usados pelos adultos podem ser adaptados para as crianças, porém, para convencê-las, considere acrescentar algo especial como itens coloridos e lúdicos.
O kit de higiene oral é uma ótima maneira de alcançar bons resultados no tratamento e ainda reter seus pacientes.
Creme dental de um sabor mais agradável
Uma escovação eficiente é essencial para manter a saúde oral em qualquer idade, mas quando falamos de crianças, esse cuidado deve ser redobrado.
Afinal, é nessa fase que aprendemos a importância da escovação. Por isso, uma boa pasta de dente infantil é muito importante nesse processo.
Antigamente acreditava-se que o flúor era mais prejudicial do que benéfico às crianças, e após diversas pesquisas, foi comprovado que produtos sem flúor são ineficientes na prevenção às cáries.
Por isso, a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar que a pasta de dente infantil possua cerca de 1100 ppm de flúor.
As crianças normalmente repelem sabores muito marcantes, por isso, o ideal é que o creme dental infantil tenha um sabor suave e adocicado. No mercado há uma grande gama de opções, das mais tradicionais, como morango, chiclete e tutti frutti.
Leia também: Primeira Consulta: Como Proceder Na Primeira Vez Da Criança No Seu Consultório
Uma escova de dente colorida e com desenhos
Na hora de escolher a escova de dente infantil para colocar no kit, considere, primordialmente, a faixa etária que a criança está. É muito importante estar atento quanto às especificações do produto, como o tipo de cerdas, tamanho do cabo e anatomia do item.
Para as crianças, o ideal é uma escova de dente própria para a idade com cerdas ainda mais macias, cabeça pequena e haste mais curta.
Feito isso, opte por escovas coloridas e com desenhos que chamem a atenção da criança e tornem a escovação mais divertida e agradável para a criança.
Kit de higiene bucal para pessoas com implante
Os kits de higiene bucal para pessoas com implantes é semelhante ao kit comum, com creme dental, escova de cerdas macias, enxaguante bucal e fio dental.
Entretanto, para os pacientes que possuem implantes dentários, é recomendado usar escovas específicas para a higienização completa.
Escovas com suas cerdas macias, e em um formato afilado conseguem fazer uma perfeita higiene entre a coroa sob implante e o implante dentário propriamente dito, oferecendo mais conforto.
Conheça o Método Meu Primeiro Consultório de Sucesso
O Empreendedor Dentista é um site para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados e obter mais destaque no mercado.
Além disso, o Empreendedor Dentista é um site independente criado para entregar conteúdo qualificado para ampliar as oportunidades e a qualidade dos serviços oferecidos no mercado brasileiro de Odontologia. Clique aqui e acesse o Site.
O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico.
O que você vai aprender com este material?
- Passo a passo para abrir seu negócio;
- Como construir o seu Plano de negócios, Planejamento Administrativo e Business; Canvas para ser bem sucedido;
- Acesso a um guia de Fornecedores e de Equipamentos;
- Como recrutar e treinar sua equipe;
- Como desenvolver um mindset empreendedor para alavancar o seu faturamento e vencer os desafios do mercado;
- E muito mais!
Conclusão
Como vimos, é possível montar um kit de higiene bucal específico para cada tipo de paciente. Você só precisa conhecer seu público e, claro, colocar itens que sejam indispensáveis para a limpeza diária.
Além disso, a escolha dos produtos de qualidade fará toda a diferença no sucesso de um tratamento. Realizar todos os cuidados relacionados à higiene oral, é uma das maneiras mais eficientes de garantir uma boca saudável, ou seja, livre de dores, incômodos e doenças.
Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias da área odontológica.