Gestão de pessoas: o que é, qual a importância e pontos fundamentais

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A gestão de pessoas é uma prática indispensável para que sua clínica ou consultório seja uma empresa diferenciada no mercado. Isso porque através da gestão de pessoas potencializamos talentos e fazemos com que seu consultório se torne um ótimo local para trabalhar.

Ter um processo de gestão vai além de fazer meras ações como fornecer lanches ou ter um local diferenciado para funcionários descansarem. Cuidar da sua equipe é saber que as pessoas são o grande diferencial de qualquer empresa e em um consultório isso fica ainda mais nítido.

Ter uma equipe engajada gera maior conexão com seus pacientes e de maneira indireta potencializa seus resultados. Quer saber como você pode ter um processo de gestão de pessoas no seu consultório? Veja o nosso texto abaixo!

O que é a gestão de pessoas nas empresas?

gestao de pessoas equipe

A gestão de pessoas é a área responsável por administrar as pessoas que trabalham em um consultório odontológico. Todos os funcionários e colaboradores entram no processo de gestão, incluindo recepcionistas, ASB, dentistas, colaboradores, entre outros funcionários.

De maneira geral, a gestão de pessoas visa conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas do consultório além de criar uma cultura da empresa! Cultura é a forma como você (dono) pensa, como você gosta que seus pacientes sejam tratados, como lidar com as diversas situações, entre outros fatores.

Para isso, é necessário que todos que estão envolvidos na gestão estejam em sintonia para focar em ações de engajamento de toda equipe, desenvolvimento e motivação dos mesmos para realizar ações  alinhadas com o planejamento estratégico do consultório.

São  objetivos da gestão de pessoas:

  • desenvolvendo e implementando ações que estejam integradas com a estratégia do consultório e com o cumprimento das metas;
  • contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de atendimento e comportamento;
  • garantir que sua equipe seja formada por  pessoas talentosas, qualificadas e engajadas;
  • criar uma relação positiva com o cargo e entre todos os funcionários gerando um clima de confiança mútua;
  • incentivar a aplicação de uma abordagem ética em todas as ações da equipe.

Para que serve a gestão de pessoas?

Um consultório odontológico não é diferente de outras empresas! Ele é feito de pessoas! E são essas que irão garantir o sucesso ou a falta dele.

Por isso, a gestão de pessoas é um conjunto de práticas voltadas para maximizar o potencial dos comportamentos humanos. Para que isso seja atingido, são aplicadas metodologias específicas e objetivas para desenvolver o capital humano do seu negócio.

O processo de gestão de pessoas serve para garantir que as necessidades dos colaboradores serão atendidas e de que eles estarão dentro dos cargos e funções que têm a capacidade para exercer.

Se você, como gestor,  não consegue ter esse controle você terá problemas em gerir seu time, o que pode gerar conflitos internos, alta rotatividade de pessoas e baixa lucratividade.

Além disso, uma gestão de pessoas eficiente faz com que os seus pacientes fiquem mais satisfeitos com o atendimento! Isso porque seus colaboradores estão mais engajados e comprometidos com os valores da organização. Esses aspectos fazem com que a empresa apresente um crescimento sustentável e saudável.

Qual é a importância da gestão de pessoas para a empresa?

As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa ou de um consultório! É por meio delas que todos os outros aspectos se desenvolvem. Mas é claro que a sua equipe precisa de estímulos contínuos para desenvolver um bom trabalho.

Nesse contexto, a gestão de pessoas tem a missão de encontrar as melhores práticas para abranger a empresa inteira em prol de um objetivo em comum. Cuidar da sua equipe é potencializar seus talentos!

Dessa forma você pode investir em treinamentos, capacitação, cursos, além de criar uma condição de trabalho agradável! Essa condição deve ir além de um local legal para elas trabalharem, mas também desenvolver um bom relacionamento de equipe.

Por isso, uma gestão de pessoas eficiente tem o potencial de:

  • engajar pessoas;
  • dar senso de propósito;
  • atrair talentos e garantir a retenção dos mesmos;
  • estimular o comportamento colaborativo;
  • fomentar a inovação e a criatividade;
  • promover satisfação;
  • acompanhar a evolução pós treinamento;
  • aumentar a produtividade no trabalho

Pontos fundamentais da gestão de pessoas

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Agora que você sabe da importância da gestão de pessoas, com certeza já percebeu como é fundamental investir na valorização da equipe do seu consultório.

Para isso, veja abaixo quais são os pontos fundamentais para  desenvolver essa área na sua clínica:

Fator motivacional

Pessoas motivadas são mais produtivas, absorvem com mais facilidade novas tarefas e mantêm o clima interno da equipe em harmonia.

Os funcionários de sua clínica podem ficar desmotivados por diversas razões, entre elas, a falta de propósito no trabalho, posturas inflexíveis do dono ou do administrador, cultura organizacional desagradável e ferramentas/ infra estrutura de trabalho ineficientes.

Combater esses fatores que matam a motivação é fundamental para manter talentos na sua equipe e para manter a motivação em alta! Isso porque a motivação está atrelada ao engajamento! E engajar os colaboradores aumenta os resultados da sua clínica.

Portanto, invista na cultura interna, valorização do propósito, criar uma relação de confiança na equipe, mostrar que são importantes para todo o processo, de oportunidade para pessoas se expressarem e serem ouvidas dentro da equipe.

Promover a capacitação de líderes

Você consegue ser um bom líder para a sua clínica? Os líderes são a base de uma equipe engajada e para isso essa figura deve ser alguém na qual a equipe possa se espelhar.

Nem sempre o dentista, dono do consultório, será um bom líder! Por isso vale a pena identificar se você tem as características essenciais de liderança ou se precisa de alguém para te auxiliar nesse processo.

O líder ideal deve ter uma boa comunicação, relacionamento interpessoal e, sobretudo, um olhar humanizado sobre a equipe.

Estabelecer uma boa comunicação interna

Esse é o grande calcanhar de aquiles de qualquer empresa, inclusive dos consultórios odontológicos. A comunicação com a equipe e com os pacientes deve ser de forma segura e transparente, eliminando qualquer ruído que possa atrapalhar os processos e as relações.

O processo de comunicação deve ser claro entre os funcionários e a exposição de ideias e sugestões deve ser sempre estimuladas para que a clínica consiga identificar pontos fracos e fortes e trabalhar neles.

Além disso, a equipe precisa se sentir valorizada e ouvida para se manter motivada. Além disso, o processo de comunicação claro e objetivo reduz a chance de mal entendidos, brigas e conflitos.

Estimular um ambiente de cooperação entre os colaboradores

A cooperação é fundamental para que o consultório cresça. Trabalhar individualmente não gera um ambiente de crescimento. Por isso, você deve deixar claro que o trabalho de cada membro da equipe é importante e faz parte da conquista de todos.

Incentivar a cooperação é também uma forma de potencializar a confiança entre os funcionários. Dessa forma os profissionais se sentem mais livres para dar opiniões e ideias, e isso impacta diretamente na inovação e capacitação.

É preciso compreender que o trabalho coletivo pode render melhores resultados além de  gerar nos participantes uma agradável certeza de dever cumprido.

Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores

O processo de  gestão de pessoas precisa investir na capacitação dos profissionais da empresa. Profissionais mais capacitados vão produzir resultados ainda melhores, e estarão mais satisfeitos na sua clínica.

Você pode investir em cursos técnicos específicos de cada área e também em cursos que trabalham o relacionamento interpessoal, técnicas de gestão, de encantamento e clientes entre outros temas relevantes que irão potencializar seu atendimento e aumentar a fidelização dos seus pacientes.

Ajudar a potencializar aquilo que cada profissional tem de melhor

Quanto mais participativo um funcionário é, maiores são as chances de inseri-los na cultura organizacional da clínica, E assim, seu consultório consegue se tornar mais competitivo no mercado.

Todos os projetos e objetivos da sua clínica, tanto em médio como a longo prazo, devem ser de conhecimento dos funcionários, pois a participação deles será fundamental para melhorar a produtividade, aumentar o faturamento e a rentabilidade.

Estimular o envolvimento do colaborador com as atividades da clínica

Não dá para imaginar o sucesso de um consultório sem o real envolvimento das pessoas. O engajamento começa no movimento de tornar os funcionários o centro de atenção da clínica, pois é dele que vem a força do trabalho e o carinho e trato com os pacientes.

A gestão de pessoas é fundamental dentro desse contexto, uma vez que para conseguir a participação efetiva da equipe será necessário despertar nos funcionários o desejo de contribuir.

Por que é tão importante manter uma boa gestão de pessoas em uma clínica odontológica?

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Agora já sabemos o que é e como fazer a gestão de pessoas, veja a importância de manter esse processo na sua clínica. Confira abaixo:

Importância dos pacientes dentro de um consultório

Sem pacientes não existe clínica. Portanto, esses devem ser tratados com carinho, respeito e empatia. Passar esses conceitos para sua equipe é fundamental para que ela possa ser gentil e cordial com os pacientes.

Tratar bem os pacientes e estabelecer uma cultura centrada no sucesso do cliente é fundamental para atingir altas taxas de fidelização.

Portanto, desenvolve treinamentos específicos de como atender bem os clientes, como ser empático, como ser ético e educado com os pacientes. Uma boa ideia também é desenvolver o método disney de encantar os clientes. Essa cultura pode ser desenvolvida internamente na equipe e transmitirá aos pacientes.

Colaboradores mais satisfeitos tendem a atender melhor pacientes

Cuidar da sua equipe é cuidar dos seus pacientes e da sua clínica. Por isso, saiba valorizar e desenvolver as habilidades da sua equipe.

Construa um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento. Tenha uma estrutura agradável de trabalho, estabeleça normas, diretrizes, propósito e metas de trabalho.

Seja um líder que sabe ouvir. Escute sugestões e implemente-as! Saiba valorizar a opinião de quem está à frente do seu negócio, que muitas vezes os seus funcionários.

Uma equipe feliz e motivada propicia um tratamento mais humanizado ao paciente

Uma equipe feliz é uma equipe que cuida e valoriza os seus pacientes pois entendem que a presença deles é fundamental para sucesso da clínica e de todos. Por isso, uma equipe que está constantemente motivada tende a cuidar mais e ter um atendimento mais próximo e humanizado.

Esse atendimento diferenciado e cuidadoso tende a chamar atenção dos pacientes que se tornaram mais fiéis ao seu consultório, aumentando a taxa de retorno e lucratividade.

Equipe satisfeita e pacientes bem atendidos são receita de sucesso para a clínica

Uma vez que você desenvolve um sistema de motivação interna, treinamento contínuo e atendimento atencioso e humanizado, você terá uma grande chance de crescimento e aumento de lucratividade.

Isso porque os negócios são feitos de pessoas e seus relacionamentos. Quanto melhor o relacionamento interno melhor ser ao externo e melhores são suas taxas de crescimento! Foque nas relações pessoais.

Conclusão

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Gestão de pessoas é a área responsável por administrar as pessoas que trabalham em um consultório odontológico. Todos os funcionários e colaboradores entram no processo de gestão, incluindo recepcionistas, ASB, dentistas, colaboradores, entre outros funcionários.

Esse processo valoriza a cultura interna, o propósito, a criação de uma relação de confiança na equipe. Isso tudo mostra a importância das pessoas e sua motivação para que uma equipe seja produtiva e que promovam crescimento constante.

Uma equipe feliz é uma equipe que cuida e valoriza os seus pacientes pois entendem que a presença deles é fundamental para sucesso da clínica e de todos. Por isso, uma equipe que está constantemente motivada tende a cuidar mais e ter um atendimento mais próximo e humanizado. Isso certamente aumenta sua taxa de fidelização de pacientes e sua lucratividade.

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